MEO, Vodafone, NOS: Preços vão disparar! O que pode fazer?

57 Comentários

Como temos vindo a informar, o preço dos serviços das operadoras de comunicações vai disparar até 7,8%. Ainda não se sabe quanto aumentará cada serviço, mas, por exemplo, a Vodafone já disse que essa informação estará disponível no final do mês.

De referir que os aumentos são estabelecidos em função do índice de preço no consumidor, definido anualmente pelo INE – Instituto Nacional de Estatística.


Portugal passará a ter dos serviços mais caros da Europa

Se tem serviços de comunicações, prepare a carteira porque os preços vão mesmo disparar. Tendo em conta o aumento do custo dos tarifários, Portugal passará a ter dos serviços mais caros da Europa.

A DECO – Associação do Consumidor já enviou uma carta à Anacom – Associação Nacional de Comunicações, pois tem algumas dúvidas quanto cumprimento dos prazos e às alterações aos contratos dos consumidores. No entanto, Luís Pisco, jurista da Deco, refere que não há muito que se possa fazer.

Todas as operadoras estão a preparar-se para aumentar os preços dos seus produtos e serviços que pode ir até aos 7,8%.

MEO, Vodafone, NOS: Preços vão disparar! O que pode fazer?

O que é que os consumidores devem fazer?

Em declarações à CNN Portugal, Luís Pisco refere que…

  • A primeira coisa a fazer é consultar o seu contrato e confirmar se, de facto, inclui a cláusula que prevê a possibilidade de atualizações de acordo com o índice do preço no consumidor do INE
  • No caso do seu contrato prever uma mensalidade com valor fixo durante um determinado período (por exemplo, de 24 meses), que é considerado de fidelização, há a possibilidade de questionar a legalidade do aumento.
  • Requeira ao operador uma comunicação pessoal com a informação concreta sobre o valor do aumento e o valor final a pagar
  • Confirme a data em que foi informado da alteração: o aviso deve ser feito com 30 dias de antecedência.
  • Verificar se o que lhe é proposto é uma atualização (com base no índice do preço no consumidor do INE) ou uma alteração ao contrato
  • Se estiver em situação de desemprego, de doença prolongada ou emigração pode cancelar o contrato com a operadora de telecomunicações
  • Famílias com baixos rendimentos ou necessidades sociais especiais podem pedir a tarifa social de internet.

Comentários

57

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de BRFcitizen
    BRFcitizen

    Aumento de 3€ = “disparar”?

    1. Avatar de Migas
      Migas

      No meu caso são quase 10€

  2. Avatar de nuno a
    nuno a

    o meu tarifario atual vodafone vita91
    1000 minutos, 100 sms, 3gb net 17,5euros. depois do aumento 18,9 euros

    o futuro tarifario que estou para receber o cartão WOO
    1000 minutos, 1000 sms, 4gb net 10 euros. depois do aumento 10 euros

    arrisco-me a não ter uma rede tão estável na zona onde moro mas dá uma poupança anual 106 euros

    1. Avatar de RMR
      RMR

      É uma pena esse tipo de operadores ainda não ter e-sim, senão já tinha trocado!

      1. Avatar de Ze
        Ze

        Posso pedir um eSIM?

        Sim, a WOO já funciona com eSIM!

        https://www.woo.pt/net-fixa-gigas?_gl=1*9msxtc*_up*MQ..&gclid=Cj0KCQiA8aOeBhCWARIsANRFrQHejREiEFDrk3c64xefFiiJY77dVD_uy-5FUxh_ib-AttZ5EtISOCgaAjsiEALw_wcB&gclsrc=aw.ds

      2. Avatar de nuno a
        nuno a

        se pedires apartir da app da woo podes escolher e-sim 🙂

      3. Avatar de Gerbazio
        Gerbazio

        A WOO já tem e-sim há muito tempo.. alias, é a única operadora que permite pedir o e-sim online na hora..

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Infelizmente, não existe stock de eSim de momento na WOO. Recebi recentemente um iphone dos EUA e estou à espera. Embora me tenham dito que iriam ser breves na reposição.
          A minha portabilidade fica concluída hoje, depois é só pedir.

          1. Avatar de BunoM
            BunoM

            eu alterei o sim físico para e-sim em 5 minutos tudo via app

    2. Avatar de deepturtle
      deepturtle

      carga nisso!
      eu tb abdiquei da Vodafone (Yorn 10GB) que tinha um serviço e app mais sofisticado e da oferta da NOS por já ser cliente na altura e mudei-me para a NOWO*.
      Juntei 2 pessoas ao contrato da NOWO (só de móveis) e acordámos dividir por 3, e a parte que me cabe é simplesmente isto:
      – 20GB dados móveis
      – 5000 minutos/SMS
      Custo da minha parte: 9,10€
      Mas como também poupei dinheiro às outras 2 pessoas, elas fazem questão de arredondar para 10€. Ou seja, pago 7,5€ mensais por 20GB+5000min/sms.

      *a NOWO utiliza a rede da MEO.

      1. Avatar de deepturtle
        deepturtle

        P.S.:
        para controlar o tráfego utilizo a app “My Data Manager”.
        Em alternativa, basta marcar *#123# que a operadora também informa o saldo de dados e minutos disponível.

  3. Avatar de Nuno Nunes
    Nuno Nunes

    As operadoras em portugal ja tem e-sim menos as operadoras virtuais

  4. Avatar de Jota
    Jota

    E ainda querem comprar o Nowo! É óbvio que tem que ser vetado!

    1. Avatar de deepturtle
      deepturtle

      concordo!
      Querem monopolizar esses filhos duma jumenta!

  5. Avatar de Carlos Fernandes
    Carlos Fernandes

    Liberdade concorrencial.

  6. Avatar de Narciso Miranda
    Narciso Miranda

    Alguem sabe indicar mais ou menos qual é a clausula? Estive a ler o contrato e nao encontrei nada, ou falhou-me.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      MEO 11.3. No início de cada novo ano civil, aplicar-se-á à mensalidade do(s) serviço(s) e/ou tarifário(s) contratado(s), uma
      atualização calculada com base no Índice de Preços do
      Consumidor, conforme publicado em cada ano pelo INE, no
      valor mínimo de 50 cêntimos, com IVA incluído.

  7. Avatar de Tiago Rodrigues
    Tiago Rodrigues

    Na famosa alínea contratual da Vodafone, a mesma alega que fará aumentos baseados na taxa de inflação, que o INE revela todos os anos, para fazer investimentos nas suas infra-estruturas. Pois bem, o declínio do serviço da Vodafone é evidente. Apoio ao cliente miserável, e constantes problemas na rede!

    Eu cá reclamo e obtenho várias notas de crédito!

    Reclamem também, exijam um serviço a funcionar em pleno!

    Que eu saiba, poucas foram as empresas neste país plantado à beira mar, que deram aumentos de 7,8% aos seus funcionários, logo, o empobrecimento está aí!

    Não façam nada, e em breve, estamos todos na fila da sopa.

    Cumprimentos a todos

  8. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    Os Serviços de Telecomunicações não podem ser fornecidos por empresas privadas, pois isso coloca em causa a soberania e segurança do País, assim como a privacidade e segurança dos Portugueses, e dá azo posteriormente a situações como a que vem anunciada neste artigo.

    1. Avatar de Dinis
      Dinis

      Concordo contigo. E a electricidade também.

  9. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    Eu sou pobre e só posso usar um serviço PRÉ-PAGO sem Internet.
    Basta-me usar menos 7,8% o telefone para chamadas. Tudo ficará bem.

  10. Avatar de Akiruim
    Akiruim

    Alguem usa a LycaMobile? Sei que usa a rede da Vodafone, para quem não fala muito tem um plano interessante, 500 min/sms Nacionais, 3GB na primeira activação e 5GB nas restantes, 8€ por 30 dias, ou um ano por 80€ o que dá 6,6€ por mês

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Sim, tenho como 2º SIM para fazer chamadas e net. Sim usa a rede Vodafone em modo Roaming.
      Compro o pacote de 6 mensalidades, cerca de 7,80€/mês. Nas chamadas e SMS é tranquilo, zero problemas. Na net, noto quando estou a navegar no browser ou nas APP, as fotos demoram a carregar, mas consigo fazer Videochamadas, streaming youtube sem problema.

  11. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Para quando a abertura do mercado dentro da Europa, vamos a Espanha e temos tarifários fantásticos vamos a Itália, Pelónia e por ai fora é tudo a tromba estendida, chegamos a Portugal e o normal é 3 GB ao preço do ouro, vivemos num mercado aberto deveria ser possível contratar um serviço em qualquer país membro e utilizar onde quisermos

    1. Avatar de Tiago Rodrigues
      Tiago Rodrigues

      Pode sim.
      Pode comprar um cartão pré-pago por exemplo na França, com 100GB de dados por 10€/mês.
      Aqui usa o roaming que não tem custos…
      Tenho um amigo que detém um desses tarifários.

    2. Avatar de Rodrigo Campeao
      Rodrigo Campeao

      Na polonia por 18 euros por mes, tenho net 500 mbps de downloads e upload, 300 canais com elevensport e os canais de desporto incluidos e ainda net ilimitada 5g no iphone. Em Portugal que tem salarios mais baixos (Sim a polonia ja passou portugal ha uns anos) e os meus pais acham normal pagar 50 euros por mes para ter triple play em casa.

    3. Avatar de joao matos
      joao matos

      Antes de mandar ‘bolas’ e bitaites para o ar, convém fazer consultas e pesquisa. Apenas verificando os preços (preços mormais, não são promoções pontuais) da TIM e da Vodafone Italia, pesquisa lá quais os preços que eles têm em prática neste momento. E já agora verifica se algum dos operadores TIM, Vodafone ou Wind têm o chamado ‘Triple-Play, ou seja internet, TV e voz juntos no mesmo pacote de serviço como tens cá em Portugal nos três principais operadores.

    4. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      O provedor da Anacom bem tentou , no processo do concurso das frequências 5G, as operadoras nacionais fizeram pressão Politica QB e o Costa simplesmente atropelou o Provedor.

    5. Avatar de G
      G

      Tenho 50GB no telefone… Polónia.

  12. Avatar de Art
    Art

    Já recebi , aumento de 7,8 %
    È desta que corto a Netflix

  13. Avatar de deepturtle
    deepturtle

    a NOWO está com uma promoção até 31 janeiro!
    acabei de falar com eles e parece que têm o compromisso de não aumentar os preços até ao fim da vigência do novo contrato, apesar desta informação que o Pplware divulgou sobre o aumento até 7,8%.
    A ver vamos…

  14. Avatar de Nuno Cruz
    Nuno Cruz

    Meo é 7,8% no pacote mais 0,50€ na mensalidade de cada cartão adicional.

  15. Avatar de AX
    AX

    Meo vai por 7,8% em cima dos contratos. Incrivel como podem fazer isto assim, como se as pessoas pudessem fazer o mesmo ao contrato com o patrão. Como se com a deflação baixassem os preços ou que seja efectivamente ou se a totalidade dos custos tenha efectivamente aumentado 7,8%, duvido que tenham dado esses aumentos aos colaboradores por exemplo.

  16. Avatar de Andre
    Andre

    A NOS vai aumentar? É que ainda não vi nada a esse respeito.

    1. Avatar de falcaobranco
      falcaobranco

      Digo o mesmo…mas certamente eles devem aumentar…pode é nao ser nessas proporçoes de valores…é esperar!

  17. Avatar de Oh
    Oh

    Depois façam artigos e dizer que o 5G vai ser de borla até Março.

    Só neste país é que se vê isto.. a Anacom serve para 0

  18. Avatar de Dinis
    Dinis

    Qual contrato? Não tenho cópia foi tudo pelo telefone… Se pedir uma cópia do meu contrato dizem que não têm…

  19. Avatar de Alexx
    Alexx

    A questão que eu coloco é:
    – tenho um contrato de fidelização por x tempo. A meio desse período a operadora diz que vai aumentar o preçário em 7.8% (ou outro qualquer, isso é irrelevante);
    – Então, se eu não aceito ou recuso essa alteração ao contrato inicial, devo ter o poder de o denunciar e portanto recusar, mesmo que isso implique a perda do serviço, sem qualquer dever de indemnizar o operador com o valor relativo ao restante período.
    Verdade?
    Agora contem me lá se isso é possível e como se faz.

    1. Avatar de Manuel Joaquim
      Manuel Joaquim

      Não é verdade!

      Como isso é possível?

      Nas “Condições Gerais” do “Contrato de Adesão ao Serviço Fixo e/ou Serviço Móvel” da Vodafone, no ponto “F. Preços, Períodos e Condições de Utilização” alinea 2. diz o seguinte:

      “De modo a suportar os investimentos anuais efetuados na rede e nos produtos e serviços que a Vodafone presta, os preços aplicáveis ao serviço serão atualizados no 1o trimestre de cada ano, por referência à taxa de inflação calculada com base no Índice de Preços no Consumidor, publicado em cada ano pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no valor mínimo de 50 cêntimos (IVA incluído).”

      Ou seja, todos os anos eles podem aumentar os preços no 1º trimestre, e tu concordaste com isso

      1. Avatar de Dinis
        Dinis

        Isso é nos contratos novos. E nos antigos? Eu nem cópia do contrato tenho…

        1. Avatar de Vitor Afonso
          Vitor Afonso

          Nos antigos não tem. Pelo menos no meu. Só acabo a fidelização em Novembro…

          Contudo, eles desde o início do contrato, fizeram asneira e ando a pagar menos 5€ mensalmente do que estava acordado na altura que renegociei. Ou seja, deveria pagar 34.9€ e ando a pagar 29.80 mais um canal do puto que também deveria ser pago (Nick+). Se eles corrigirem os valores, aí reclamo pelo aumento, caso contrário deixo andar….

          1. Avatar de Dinis
            Dinis

            Se não há contrato é lei geral logo não podem aumentar.

      2. Avatar de Andre
        Andre

        Mas também diz isto:

        5. A alteração unilateral das presentes condições contratuais pela Vodafone, será comunicada, por escrito, ao Cliente, nomeadamente através de SMS ou através de inserção da informação na respetiva fatura de serviço, com uma antecedência mínima de um mês relativamente à data da sua entrada em vigor. O Cliente poderá, ainda, obter informação atualizada sobre os preços aplicáveis e as novas condições contratuais nas lojas e agentes da Vodafone, bem como em vodafone.pt ou através do Serviço de Apoio a Clientes.
        6. Quando aplicável, e caso o Cliente não aceite as alterações comunicadas nos termos do número anterior, poderá resolver o Contrato, sem qualquer encargo, devendo para o efeito notificar a Vodafone da sua intenção no prazo de 30 (trinta) dias relativamente à data da referida comunicação.

    2. Avatar de Vitor Afonso
      Vitor Afonso

      @ Alexx Se no teu contrato não tem essa alinea, podes e deves reclamar junto do Tribunal Arbitral do Consumo (CIAB, CICAP, CNIACC) ou outra Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de Consumo (RAL) que podes consultar aqui: https://www.consumidor.gov.pt/parceiros/sistema-de-defesa-do-consumidor/entidades-de-resolucao-alternativa-de-litigios-de-consumo/ral-mapa-e-lista-de-entidades.aspx

      Nos anos anteriores consegui reverter os aumentos da MEO desta forma.

  20. Avatar de Tiago
    Tiago

    Fatura MEO triplay de Janeiro tudo igual para já !

    1. Avatar de Vitor Afonso
      Vitor Afonso

      É só em fevereiro que a Meo aplica os novos valores. A Vodafone será em Março

  21. Avatar de Duarte
    Duarte

    Estamos na europa, eu pago uma mensalidade de 15 euros no Luxemburgo e uso o meu cartao em Portugal, 15 gigas internet em 5G por mes e chamadas ilimitadas, mas pode escolher internet ilimitada e em 5G por 39 euros por mes.

  22. Avatar de dptmateus
    dptmateus

    Boas,
    As condições gerais de oferta do meu serviço, na página 7 diz: “. De modo a suportar os investimentos anuais efetuados na rede e nos produtos e serviços que a Vodafone presta, os preços aplicáveis ao serviço serão atualizados no 1º trimestre de cada ano, por referência à taxa de inflação calculada com base no Índice de Preços no Consumidor, publicado em cada ano pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no valor mínimo de 50 cêntimos (IVA incluído).” – AHAHAHAHAAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH

  23. Avatar de JL
    JL

    No MEO, é a clausula 11 (novos contratos(?)).

  24. Avatar de MyNameIsChi
    MyNameIsChi

    Comecem a cancelar, a partilhar internet e tv
    Aqui no prédio instalamos o router numa cave e para cima (andares) vão vários cabos de rede saídos do switch e cabo coaxial partilhado para as tv. Em cada casa colocamos um router e vários AP’s
    Pagamos 1gb na vodafone e todos temos RF tv, mensalidade é partilhada por todos e nem 10€ é

    Comecem a fazer isto a ver se aprendem

    1. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      Na primeira avaria que tiveres e forem ai ficas sem isso e ainda te sujeitas . Deves pensar que o pessoal não vê os cabos e não suspeita.

      1. Avatar de O gajo
        O gajo

        E tu deves pensar que a malta não desliga os cabos antes de eles cá virem… Só vêem o que têm de ver, não vão ver as casas todas nem têm nada que mexer nas caixas que não são deles. E se começarem com coisas ainda lhes chegamos a roupa ao pêlo!

        1. Avatar de Técnico Meo
          Técnico Meo

          Deves pensar que o pessoal que anda no serviço aos anos que vai nessa cantiga ou que é otário, que não percebe. Era só entrar no router ou fazer o testes no pda para ver quantos mac adress ou nats estão pendurados atrás. RF a mesma coisa, passado 6 derivações nas frequências digitais nem abre o canal, no analógico senhor grãozinho na TV. Cabo de RF ainda mais fácil, é seguir o retorno. Tás enganado, no meu tempo faturei muitos, queres, pagas como os outros e caladinho. A mim também ameaçavam, outros iam buscar 20 paus, comigo não adiantava. Ou em alternativa vais pra politica, ai podes gamar á grande e ainda ser condecorado e indemnizado á fartazana.

          1. Avatar de MyNameIsChi
            MyNameIsChi

            Meu caro tivemos até hoje 0 avarias, sempre trocamos o router para o mais recente e ninguém disse nada.
            O router da vodafone só vê 1 IP e 1 mac address, claro que vê montes de ligações mas isso com uns 5 torrents também se vê.
            O tráfego ronda os 10tb/mês.
            Relativamente ao coaxial, vai para uma box especial vinda da china que pega no sinal digital e faz novas derivações digitais e analógicas
            Temos switch ubiquiti e vários routers.
            Já tivemos cá técnicos e estamos a fazer 4 anos de contrato, a renovar para mais 2.

            Este esquema está em pelo menos em vários prédios dos arredores de Lisboa, desde Camarate até Parque das Nações/Olivais.

            Ninguém nos diz nada desde que pague a fatura 😉

            Façam isto !!! Partilhem !!!
            E quanto aos canais premium prefiram piratas! Principalmente nunca paguem Sportv ou Eleven

          2. Avatar de Técnico Meo
            Técnico Meo

            Obrigado pelos comentários. Pela hora e acesso ao domínio, foi então possível determinar o IP. Passei isso ao Rodrigues da central, ele diz que vai dar-te uma surpresa natalícia, portanto, boas festas
            Quanto aos colegas, depende da sobrecarga e da presa e da zona onde se vive. Na minha zona havia incentivos para caçar “gatos “.

          3. Avatar de MyNameIsChi
            MyNameIsChi

            Bem podes tentar, uso isto, aquilo 😀 não podemos dizer.
            Agora falando a sério, não me admira nada o ataque à Vodafone, o roubo de dados da Altice e por aí fora. A segurança em Portugal é pouca comparada com a de Espanha.
            Já que és técnico Meo aprende a desativar o nauser presente nos routers, desativa também o user 1234 da NOS, e da Vodafone que é Vodafone123. Eh pah mas deixa-os estar ativos, dá imenso jeito a quem tem logins e trabalhou com as fabricantes 😉 xiuuu

          4. Avatar de PortoIsBest
            PortoIsBest

            Este esquema utiliza-se muito aqui em Matosinhos
            As redes são todas partilhadas, até por wifi, numa rua só 1 vizinho meu tem net e tv, pagamos todos
            Felizmente são belas ideias