MEO, NOS e Vodafone! Quem tem o melhor router com Wi-Fi 6?

47 Comentários

Atualmente são muitas as famílias portuguesas que têm internet em casa. Depois de contratar o serviço, as operadoras instalam os equipamentos e tudo deverá funcionar relativamente. No entanto, nem sempre a cobertura Wi-Fi dos routers das operadoras é a melhor. Saiba qual é a operadora que tem o melhor equipamento neste e noutros aspetos. MEO, NOS e Vodafone, quem ganha?

MEO, NOS e Vodafone! Quem tem o melhor router com Wi-Fi 6?


A DECO PROteste pôs à prova os routers com a recente tecnologia sem fios Wi-Fi 6 dos três principais operadores. A DECO PROteste testou o desempenho WI-FI dos routers que são disponibilizados nos serviços de televisão, internet fixa e telefone fixo, ou também telemóvel (3P e 4P), sendo que todos os routers já têm tecnologia Wi-Fi 6.

De referir que o teste foi feito numa vivenda isolada, sem qualquer tipo de possíveis interferências “à volta”, ou seja, interferências exteriores.

De acordo com os testes realizados, a DECO PROteste revela que dentro da casa havia objetos e estruturas que poderiam influenciar no desempenho da rede Wi-Fi, mas tais “obstáculos” eram iguais para todos.

Como referido, os routers testados tinham como base a norma Wi-Fi 6. Esta norma pode funcionar na gama de frequência dos 2,4 Ghz e também nos 5Ghz. De referir também que os equipamentos podem operar nas duas gamas de frequência, em simultâneo.

Router Wi-Fi da MEO ganhou o confronto

Segundo a DECO PROteste , o router da MEO teve o desempenho mais destacado, conseguindo, em cinco dos nove pontos, valores próximos das velocidades máximas. O router da Vodafone ficou em segundo lugar, com quatro pontos nas velocidades máximas, e o dispositivo da NOS fechou o pódio, com três resultados de topo.

No download o router da MEO cumpriu apenas 69% da velocidade contratada. O da Vodafone caiu para 61% e o da NOS para sensivelmente metade. Já no upload, a MEO atingiu os 100%, enquanto a Vodafone atingiu aos 85% e a NOS chegou à marca dos 81 por cento.

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de César Boaventura
    César Boaventura

    sem muitas duvidas minhas a MEO

  2. Avatar de Tobias
    Tobias

    Seria util saber se os routers testados tem a possibilidade de adicionar rotas de rede
    para a(s) interface(s) internas.
    Infelizmente a maioria e muito limitado e nao tem e a unica forma de ter comunicacao e ter uma maquina interna que faca DNAT e SNAT a acrescentar ao do proprio router. Seriam tabelas de NAT 2 vezes.

    1. Avatar de Abilio Colaço
      Abilio Colaço

      Se queres mais serviços pagas serviço empresarial.

      1. Avatar de Bob
        Bob

        Para quê?
        Foi algo que sempre deu para fazer, até a moda do “3play” pegar, e os operadores forçarem a usar routers deles. Não é um serviço… o router faz isso, o operador é que não deixa alterar nada “básico”. Tipo, DNS…
        Muito modelos nem bridge mode suportam, para realmente se colocar um router próprio para todo o acesso à WAN.
        Mesmo assim, fica sempre o router deles ligado, com problemas de segurança por resolver… etc.
        Não confundir a “oferta” do equipamento, com ser forçado a usar dado equipamento.

      2. Avatar de Pois
        Pois

        O router é o mesmo a não ser que contrates um router “empresarial” e pagas mais só para teres portas GPON com as mesmas opções/definições do domestico.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Isto são routers para uso domestico para 98% das pessoas, queres mais opções compras um router próprio como eu tive um durante muitos anos

      1. Avatar de Vitor Afonso
        Vitor Afonso

        Faz isso se fores vodafone em que não existe maneira ativar o modo Bridge…

  3. Avatar de Carlos
    Carlos

    O router da MEO já permite mudar os DNS servers ou quê?

    1. Avatar de Zé

      Claro que não. Por causa das piratarias e tal. Na NOS também não dá.

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Na NOS permite sim alterar oara a interface WAN.

        1. Avatar de Zeca
          Zeca

          Não sejas aldrabão!

    2. Avatar de Pois
      Pois

      NÃO!!! Isso é algo que nunca vai ser permitido.

      1. Avatar de cross
        cross

        Pois. Cancelei o serviço da MEO por causa disso.
        Mudei para a Vodafone e o router deles permite mudar o DNS.

    3. Avatar de PAULO SILVA
      PAULO SILVA

      O meu da para mudar

  4. Avatar de talvez
    talvez

    @Deco Proteste: Sem indicarem a velocidade contratada não é possivel ter grande visibilidade sobre quão bom ou mau é o Wifi nos testes indicados. Conseguem fazer um artigo completo em que comparam vários routers sem um único resultado real ou sem falarem nas velocidades reais que conseguiram ou contrataram. Parabéns!

  5. Avatar de PoisPois
    PoisPois

    Para mim a NOS morreu desde o dia em que não deixa entrar nos Routers Wi-Fi NOS por IP, já para não falar noutras aberrações dos mesmos.

    1. Avatar de Hugo Santos
      Hugo Santos

      O router wifi 6 ja permite.

    2. Avatar de Pois
      Pois

      A NOS entrou numa de domótica e configurações em cloud há anos. Os router são bons, mas não tens acesso as definições a não ser que faças injeção de firmware por cabo soldado. Não me perguntes como se faz.

      1. Avatar de Abilio Colaço
        Abilio Colaço

        JTAG

    3. Avatar de Zé pevinho
      Zé pevinho

      Tens de perceber uma coisa, equipamento de operador, não é teu, logo, não te é permitido andar a mexer, cada vez mais as coisas se estão a tornar assim, ao menos sabem que o problema se ocorrer não foi criado por um amador armado em sabichão…

      1. Avatar de PoisPois
        PoisPois

        Zézinho concordo contigo, mexer por um amador, provavelmente o teu caso, nem devia ter internet. Quanto ao equipamento ser do operador é porque as regras estão erradas, porque os valores que se paga pelo serviço, o equipamento fica mais que pago.
        Arrendas uma casa e só podes dormir e comer, mas não podes usar a água porque um amador armado em sabichão pode estragar as torneiras.

        Muda de nome para Zé Toninho.

  6. Avatar de jota
    jota

    Sim, porque em relação aos preços não se podem comparar porque são todos iguais!

  7. Avatar de Mário
    Mário

    MEO e Vodafone, são empresas estrangeiras.
    Nas telecomunicações, defendo o que é português. Que nasceu em Portugal e é gerido por um grupo português. Por essa razão, sou e continuarei a ser cliente NOS.
    Ser cliente de uma empresa estrangeira, MEO e Vodafone, está fora de questão, para mim!

    1. Avatar de Fernando
      Fernando

      Curioso, o router da MEO foi desenvolvido em Aveiro nos Labs da MEO…

      1. Avatar de JOSÉ MARQUES-(DEFICIENTE MOTOR)
        JOSÉ MARQUES-(DEFICIENTE MOTOR)

        Sim, verdade. Neste caso o fiberGatway

    2. Avatar de Abilio Colaço
      Abilio Colaço

      Mubadala Investment Company PJSC

      Não é portugal.

  8. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Como regra geral, embora admita que possam existir excepções, se os routers Wi-Fi não utilizam antenas exteriores então a qualidade no Wi-Fi tenderá a deixar a desejar.

  9. Avatar de Pois
    Pois

    O router da MEO tem muitas definições que estão desativadas, podia ser o melhor router mas a MEO/PT Inovação não os ativa. Consultem o JSON de resposta e logo percebam o que quero dizer.

  10. Avatar de Zé

    Claro que NOS em último. O serviço até pode ser bom mas os equipamentos deles são uma bosta. Então o lixo de box do século passado.. Forma de funcionamento tão ridícula que foi logo encostada para o canto no primeiro dia. Sorte que a app de tv deles é decente.

  11. Avatar de José Alves
    José Alves

    Por experiência na Vodafone, recentemente foi-me colocado novo router e box, tudo da última geração, perdi sinal nas câmaras exteriores. Conclusão tinha melhor sinal com o equipamento velho.

    1. Avatar de rui
      rui

      Isso não é invulgar com wi fi 6, a maioria dos routers novos têm pior cobertura em prol de maior velocidade na zona coberta…

  12. Avatar de nhecos
    nhecos

    Os routers dos operadores só servem mesmo para receber o sinal original e ligar à box da TV (para quem vê). Quem se preocupa em ter algum tipo de controlo e segurança usa um router próprio. A situação do DNS é apenas a mais flagrante.

    1. Avatar de cross
      cross

      Vodafone permite mudar o DNS.

  13. Avatar de Irritado Anónimo
    Irritado Anónimo

    Na opinião, o melhor é comprar um router. Não se pode esperar muito dos equipamentos das operadoras, são historicamente conhecidos por ter problemas: falha de sinal wifi, falha de internet, cobertura péssima, sistema fechado com poucas opções, falhas de segurança etc.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Foi o que eu fiz ha uns anos o problema é que ficam rapidamente desactualizados que tens de comprar outro enquanto o da operador mudam sem custos

      1. Avatar de Bob
        Bob

        Podes sempre tentar apontar para modelos com bom suporte da comunidade. AsusWRT, etc. (numa gama simples de routers).
        Os Asus, quase todos deixam fazer um simples upload de firmware alternativo.
        Ou comprar algo especifico. Correr um pfsense em algum hardware, etc.

        Mas sim, se não precisares de nada, o oferecido com o serviço dá para o básico.

        Já tive vários modelos com imensos problemas, e a quantidade de modelos da Meo que são testados por aqui, é ridiculo.
        O primeiro “fibergateway”, tinha um defeito de fabrico que afectava o VOIP de uma maneira ridicula, tornando impossivel dar uso ao telefone. Foi preciso provar que tinham um defeito, para depois admitirem, e trocarem para algo mais antigo, mas que faz o trabalho 🙂

        Agora quando tiver paciência e tempo, testo o último que estão a por, mas só se suportar modo bridge, para não ter trabalho extra a colocar o meu router a lidar com o tráfego todo importante.

        Por acaso alguém tem um e pode confirmar se têm essa opção no firmware?

  14. Avatar de Ahdjdj
    Ahdjdj

    Nem consigo mudar o DNS do meu router da meo e o alcance é muito fraco.

  15. Avatar de Rui
    Rui

    Qual foi o router utilizado da vodafone?
    O huawei wifi6 v2/v1 ou o sagecom wifi 6

    1. Avatar de José Alves
      José Alves

      no meu caso é da huawei wifi6, nao sei se é v2 ou v1

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Se o transformador for de 3A é o v1 se for o de 2A é o v2

  16. Avatar de Bruno
    Bruno

    Metam 5k de ligações nesse tal router MEO e vejam o que ele aguenta.

    Só digo isso, mas gostava de ver um derradeiro teste pela malta do Pplware, isso sim ficava interessante!

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Isto é um router domestico para 1 casa, nem os monhes ficam 5 mil numa casa é obvio que o router não dá para isso porque nunca foi feito para isso é um router familiar não é para um estádio de futebol

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Como assim?
        Facilmente uma família de 3 pessoas chega a pelo menos 3-4k de ligações. Um na televisão+Instagram, outro com computador mais telemóvel com Spotify e live do Youtube, e um outro a jogar online multiplayer, se calhar a baixar mais joguinhos e ainda em chamadas VoIP com amigos.

  17. Avatar de anonimo
    anonimo

    A sério? Eu cá em casa tive que instalar um router da xiaomi em modo bridge para resolver os problemas do wifi do router fiberx da meo. Ainda por cima para desligar por completo o wifi teve que ser por telefone porque não dão a possibilidade aos clientes de o fazer devido ao sistema mesh.

  18. Avatar de Virtacool
    Virtacool

    Esperem pela Digi, um operador forte e histórico no que diz respeito ao acesso à internet.

    Além dos preços mais baratos que os outros operadores, também podem aparecer com soluções de hardware melhores.

    Aguardar para ver o que vem aí…

  19. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Routers dos operadores só tem uma função, servir de ONT, nunca usei um router de operador e inclusive tenho firewall física em casa com segmentação de redes e na rede de trabalho nem sequer tenho Wi-Fi.

  20. Avatar de Sergio
    Sergio

    Mas… a vodafone anda adoçar os clientes antigos ligando e oferecendo um expansor para aumentar o sinal em zonas da casa mais delicadas. Ainda são 50 paus, o meu foi entregue em 3 dias após ligarem-me e nota-se diferença