MEO começou hoje a desligar o 3G. Saiba quando será na sua zona…

41 Comentários

Já não é propriamente novidade que a rede 3G vai ser desligada em Portugal. As operadoras evoluíram a rede para o 4G e 5G, e daí a decisão de desligar a rede 3G (apesar de certamente se virem a registar alguns constrangimentos em alguns equipamentos e serviços). Saiba quando será na sua zona.

MEO começou hoje a desligar o 3G. Saiba quando será na sua zona...


Desligamento do 3G começa hoje na região da Bragança, Vila Real, Viseu e Guarda

O 3G (Terceira Geração) é uma tecnologia de comunicação móvel que sucedeu o 2G (Segunda Geração) e trouxe melhorias significativas em termos de velocidade de dados e capacidade de transmissão de informações. Foi lançado no início dos anos 2000 e foi um marco na evolução das redes móveis. As velocidades de download do 3G variavam de cerca de 384 Kbps a 2 Mbps. A tecnologia também introduziu novos recursos, como chamadas de vídeo, videoconferência e streaming de áudio e vídeo de melhor qualidade.

Como já era sabido, a MEO seria a primeira a desligar o 3G. Segundo referiu… “para levar até si o melhor serviço e as soluções mais inovadoras, vamos descontinuar progressivamente a tecnologia 3G, nos serviços de voz e internet móvel, entre ​04-09-2023 e 31-01-2024.​”.

A Altice refere ainda que “com a mudança da tecnologia 3G para 4G, os clientes podem experienciar velocidades de download até 5x vezes superiores, e mais ainda com a mudança para o 5G​ (até 72x superiores).” O mapa seguinte mostra o plano de desligamento do 3G a nível nacional.

MEO começou hoje a desligar o 3G. Saiba quando será na sua zona...

A Vodafone e a NOS também irão avançar para o desligamento da rede 3G nos próximos tempos.

 

Partilhar:

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mouro
    Mouro

    Acho bem. Tava a ver que era preciso chatear-me para o fazerem.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      “Tava” do verbo Tar?
      Escrevam em português, por favor …

  2. Avatar de Togas Pacho
    Togas Pacho

    E os velhotes que ainda só têm dumbfones? Como vai ser?

    1. Avatar de AJ
      AJ

      esses utilizam 2G. So vai ser desligado o 2G

      1. Avatar de AJ
        AJ

        correção: so vai ser deligado o 3 G

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Não tem acesso à NET sem o 3G

        1. Avatar de DS
          DS

          Tem acesso à Internet através de GPRS/EDGE

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Já li que vão perder. Depois se verá. Já experimentei passar por todas as redes e o 2G deu para download e upload. Mas suspeito q tenha tido apoio do 3G
            Depois do corte faço nova experiência onde não haja cobertura de 4/5G.
            Q o serviço vai piorar não me restam muitas dúvidas. Há muitas zonas no País onde o 3G é q safa a situação Tem um alcance e consistência muito superior ao 4G e ainda mais sobre o 5G.

    2. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Como já comentaram, para já o 2G é para manter.

      Muitos países já desligaram o 2G e o 3G, mas em Portugal os operadores ainda não decidiram livrar-se do 2G.

      No dia em que desligarem o 2G vão perder imensos clientes, e imensos outros deixarão de conseguir efectuar chamadas porque o sinal do 4G/ 5G provavelmente nunca irá chegar sequer perto de ter a cobertura do 2G… que diga-se de passagem já é muito pior do que era a cobertura do 1G.

      As gerações móveis vão mudando mas a cobertura na prática foi piorando a cada nova geração.

  3. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Também vão desligar o HSDPA, o chamado 3.5G? É que algumas zonas onde não há bom sinal 4GB o smartphone alterna agora para HSDPA, se cortarem esse também, passa a 2G.

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      A ideia, para já é ficar só o 2G, 4G e 5G.

      Se não tiver bom sinal de 4G/ 5G, que será o normal, ou compra por exemplo um modem melhor (com antenas externas e tal), ou se não for possível (ex.: só usa no smartphone) está tramado.

      Em teoria irão reutilizar as frequências, talvez o 4G ou o 5G melhorem… mas se o passado é um vislumbre para o futuro: tenho reduzida esperança nisso.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Tambem podem usar repetidores, tenho varios amigos que fizeram isso em zonas que só apanham rede nos telhados das casas, mas 100€ o problema ficou resolvido para todas as operadoras…

  4. Avatar de Fusion
    Fusion

    Pergunta:

    Na aldeia dos meus avós, só apanho 2G e 3G se tiver quase que o telemovel na janela. É pouco mas vai servindo nem que seja para mandar uma mensagem por WhatsApp ou consultar pequenas coisas na internet.

    Com as alterações de hoje sigifica que da próxima vez que for aldeia dos meus avós não vou ter internet, é isso?

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Diria que vao usar o espectro para 5G

      1. Avatar de Fusion
        Fusion

        Isso é opinião tua ou efetivamente é o que vai acontecer?

        1. Avatar de Keyboardcat
          Keyboardcat

          A MEO já usa 5G na banda 1 em modo DSS. Por isso ao desligarem o 3G a banda passa a ficar dedicada a NR

    2. Avatar de AJ
      AJ

      se ficarem so com 2G e não tiverem telemóvel 4G, ficam sem internet

      1. Avatar de Fusion
        Fusion

        A questão é, o meu telemovel até apanha 5G, só que lá o maximo que apanho é o 3G e mesmo assim é a rasca..

      2. Avatar de Andre
        Andre

        Androids que não suportem 4G pelo menos, já nem atualizações de aplicações levam quanto mais.

        1. Avatar de Fusion
          Fusion

          ???
          Que raio o sistema operativo tem a ver com isto? Por acaso ate uso iPhone, mas poderia ser até um Lumia com 4G que importa o SO com o caso de desligar as antenas?

          1. Avatar de Mario
            Mario

            Queria dizer que um telemóvel que hoje em dia só suporte apenas 3G e não suporte 4G é um telemóvel bastante datado e que terá que ser substituido… a menos que seja usado apenas para chamadas.

    3. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Se não tiver sinal 4G ou 5G, sim, ficará sem Internet realmente utilizável.

      Um truque que funciona em apenas alguns locais, é colocar um bom modem/ router 4G (ex.: TP-Link Archer MR600) ou até 5G na parte mais alta da casa (geralmente o sótão), e depois se o sinal Wi-Fi do próprio modem/ router não tiver qualidade suficiente para chegar às áreas da casa que interessam, passa-se ou cabo de rede CAT6a até aos locais e ligam-se pontos de acesso aí, ou tenta-se distribuir o sinal através da rede eléctrica com aparelhos powerline. Costumam ser as duas formas mais eficientes.

      Se o 4G/ 5G não tiver mesmo disponível, ou não tiver qualidade, só a fibra óptica (que não está disponível em montes de sítios e nunca irá estar), ou então Internet Via satélite (que dependendo do local também poderá não funcionar, já que depende do prestador de serviço e onde tem o(s) satélite(s) e se você tem a possibilidade de instalar a antena num local com as características técnicas necessárias).

  5. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Muito feliz, com 3G acabar.
    O 3G tal como o 4G nunca teve bom sinal aqui, e estou numa cidade que supostamente deveria ter boa cobertura.

    1. Avatar de EEQTR911
      EEQTR911

      Agora ficas feliz sem 3G e 4G. Que lógica da batata…

  6. Avatar de Carlos Alves
    Carlos Alves

    Confesso que sou BASTANTE CONTRA.
    Eu tenho iPhone e apenas uso o 3G. Isto pois o consumo de bateria é bastante menor bem como para a utilização de dados para notificações e afins o 3G é suficiente.
    Na minha zona, o 4G é muito mau, e é 1000 vezes preferível usar o 3G para as comunicações.
    Enfim… É o país que temos, preocupam-se mais a desligar a rede, do que aumentar a capacidade de comunicação das antenas, PDO’s e afins….

    1. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      Excelente comentário. Já para não falar dos benefícios da propagação rádio nas bandas mais baixas. Vá lá que mantêm o 2G, ainda deve haver alguém que percebe da poda nas decisões. Isto está a ser feito para liberação de banda e também porque não querem comprar mais equipamentos radiantes. Esta ultima, a derradeira decerto

      1. Avatar de Keyboardcat
        Keyboardcat

        A MEO transmite UMTS na banda IMT 2100MHz, não é baixa frequência, por isso não perdes benefício, só libertas espaço para tecnologias mais eficientes a usar espectro.

        As operadoras transmitem LTE nos 800 e 1800MHz, que são bandas melhores do que a usada no 3G.

        1. Avatar de Técnico Meo
          Técnico Meo

          SIm, desconhecia, não pesquisei, confesso, eu uso a nível amador outras modulações e frequências, e sim, existem modulações com muito mais rendimento do que outras no que toca a FEC entre outros garantes, a questão é que não sei se as modulações em de 4G que refere nos 800 MHZ e 2100mhz não irão, inevitavelmente, obrigar a ter um canal mais largo de espectro vs modulação 3G para garantir mais dados, limitando neste caso o numero de utilizadores instantâneos face ao 3G, limitando, neste ultimo , os utilizadores disponíveis por antena. Pode ser melhor, sem duvida, a questão é se serve melhor

          1. Avatar de João
            João

            Pior vai ser no caso da NOS.
            Na minha zona, têm o 3G nos 900Mhz e ainda é uma banda que para receber notificações do whatsapp e afins chega, além de ainda ter uma largura de banda considerável em termos de internet.
            Se fixar a rede no 4G fico sem rede.

    2. Avatar de EEQTR911
      EEQTR911

      +1

      Calma, a seguir ligam 20 radares de velocidade.

    3. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      Ao desligares a rede estás a melhorar a capacidade, podendo agora usar espectro de forma eficiente.

      A razão de desligar o 3G é para libertar 20MHz de espectro para usar em LTE/NR. Em que move muitos mais dados que 3G.

      Ou pensas que a operadora pagou milhões de euros pelo espectro e agora não o vai usar.

      Já para não falar que ao desligar o equipamento dedicado ao 3G vai poupar centenas de milhares de euros em custos energéticos. Já para não falar reparação / manutenção, suporte e custos operacionais.

  7. Avatar de Elia
    Elia

    Quando é que desligam o 5G? Parece que o 6G já está a caminho.

    1. Avatar de AJ
      AJ

      ao chegar o 6G, o próximo a ser desligado será o 4G e talvez o 2G.

  8. Avatar de DS
    DS

    O 3G já está desligado em várias localidades do pais há meses.
    Quem apenas tiver 3G, passará a utilizar 2G e a navegação na Internet através de GPRS/EDGE.

  9. Avatar de adolf santos silva
    adolf santos silva

    para mim nunca devia ter existido o 3g era um serviço péssimo ainda bem que evoluíram e deixaram essa bosta no passado

    1. Avatar de Rui Pedro
      Rui Pedro

      Evoluíram tanto que há localidades quem nem 4G quanto mais 5G.
      Adquiri recentemente um smartphone 5G e são muito poucos os locais que já passei que apanhasse 5G. Só mesmo em grandes cidades. O resto é miragem e tentativa de venda da banha da cobra.

  10. Avatar de Roger Fonseca B.
    Roger Fonseca B.

    Em conjunto com a OMTEL e CELLNEXT tem o maior nº de sites maior area coberta, vai continuar a instalação de novos sites… “best one in the future”

  11. Avatar de Rui
    Rui

    Pelos comentários neste site quem vai ganhar com isto será o starlink estou a ver…

  12. Avatar de Daniel
    Daniel

    Fibra a bombar em casa…
    Entenda-se… nas aldeias.

    Como já não passam cobre… é pedir … que fica problema resolvido… tecnicamente.

    Financeiramente, sim, é mais um problema…

  13. Avatar de SergioA
    SergioA

    Calma que ainda ha muito dispositivo 2G, onde para alem das chamadas, ainda ha muito dispositivo que usam comandos por SMS ou mesmo sinal GPRS para enviar posicao por exemplo.
    Ja tive GPS tracker que me mandava SMS com a posicao sempre que fazia chamada para esse numero.
    Nao e preciso enviar sempre dados.