MEO anuncia novo Router Fiber GateWay com WI-FI 6

47 Comentários

Foi em 2017 que a MEO lançou no mercado o poderoso Router Fiber GateWay. Este equipamento foi considerado um dos melhores dentro dos equipamentos oferecidos pelas principais operadoras.

A MEO anunciou agora o novo router Fiber GateWay com WI-FI 6 (made in Portugal, produzido pela Altice Labs em Aveiro). Este equipamento estará disponível já no próximo ano para os clientes MEO em Portugal.

MEO anuncia novo Router Fiber GateWay com WI-FI 6


A Fiber GateWay com WI-FI 6, sendo uma novidade mundial no conjunto de características que apresenta, é um dos primeiros no mundo a recorrer a esta tecnologia, a que se junta uma solução de Smart Mesh WiFi, o que permite uma nova liberdade no acesso à Internet dentro de casa bem como uma experiência enriquecida com WiFi.

Quais as vantagens de ter Wi-Fi 6 ?

  • Mais velocidade (com um aumento de aproximadamente 40% na velocidade de pico)
  • Velocidade média consegue ser cerca de 4 vezes mais rápida por utilizador em ambientes de elevada densidade de dispositivos
  • Maior número de dispositivos ligados, triplicando o número de utilizadores concorrentes e melhor capacidade de gestão de terminais
  • Mais eficiência e menor consumo de energia – o aumento da eficiência e a menor latência de rede irão proporcionar um melhor desempenho nas aplicações que necessitam de informação em tempo real, nomeadamente nos jogos ‘online’, realidade virtual aumentada, monitoria de tempo real e aplicações críticas.

Novo Router Fiber GateWay vem com controlador EasyMesh

A EasyMesh permite utilizar de forma inteligente extensores de Wi-Fi dentro de casa. Desta forma é possível uma maior cobertura, maior alcance e “roaming” entre extensores sem queda de sessão ativa. A comunicação é segura com a gateway e descoberta e configuração automática de novos extensores. Os extensores desenvolvidos pela Altice Labs estão disponíveis na norma Wi-Fi 5 e Wi-Fi 6.

Além do Wi-FI 6 e controlador EasyMesh destaque para o suporte para RDK-B (Reference Design Kit for Broadband). O RDK-B é um pacote de software Open Source que permite novas funcionalidades e serviços, provenientes de desenvolvedores no mundo inteiro possam enriquecer o ecossistema da casa conectada.

MEO vai ajudar a ter o melhor acesso à Internet

Esta evolução é ainda acompanhada por uma nova plataforma de gestão na Cloud que auxiliará os Operadores a fornecerem uma melhor qualidade de experiência sobre o serviço Wi-Fi. Capaz de diagnosticar proativamente situações que afetem a qualidade do sinal e cobertura, esta plataforma suporta também processos de gestão autónoma do Wi-Fi, assim como a capacidade de investigar e despistar problemas.

Foi ainda desenvolvida uma aplicação móvel para Android e iOS, que permite um controlo do Wi-Fi dentro e fora de casa, introduzindo ainda novas possibilidades de controlo parental, de visualização topológica de rede, aferição da saúde e desempenho da rede Wi- Fi, assim como serve de guia para os utilizadores na instalação dos extensores, identificando os locais ideais para a sua localização.

Para Alexandre Fonseca, Presidente Executivo da Altice Portugal,

Este é o resultado de uma estratégia muito clara da Altice Portugal de aposta na inovação, na investigação e no desenvolvimento de produtos e serviços diferenciadores, também através da promoção e partilha do conhecimento.

Altice Portugal e Altice Labs são sinónimo de progresso e avanço tecnológico, chegando a mais de 35 países e 250 milhões de utilizadores. A Altice Portugal é a empresa que mais investe em I&D em Portugal, num total de mais de 86 milhões de euros, com 700 engenheiros altamente qualificados em busca incessante por soluções tecnológicas para as necessidades das pessoas e empresas. Uma estratégia materializada também na criação e continuidade do Altice International Innovation Award, o maior prémio de inovação do país, que conta este ano com a terceira edição, e que distingue projetos tecnológicos de Startups e Academia de várias geografias do grupo Altice.

Esta nova Fiber Gateway é desde agosto disponibilizada aos clientes da Altice em França, prevendo-se para o próximo ano a sua disponibilização em Portugal.

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    Que metam o router onde o sol não brilha, se nem sequer existe cobertura para pessoas que vivem no litoral e com fibra a poucos quilometros

    1. Avatar de Hugo Tavares
      Hugo Tavares

      +1, passa fibra a 200 metros e nao me querem fazer puxada…

      1. Avatar de Bob
        Bob

        Garanto que fazem a puxada, se compensar monetariamente.
        Oferece-te para pagar, e vês que tratam de abrir a estrada e tudo!

        O capitalismo é mesmo assim… funciona à base de lucro.

      2. Avatar de José Lopes
        José Lopes

        Já foste a uma loja tentar saber se a tua casa ja está cadastrada no sistema? A mim fizeram a puxada de uma ONT a 350 metros

      3. Avatar de Técnico Meo
        Técnico Meo

        podes ter fibra, podes é ou não ter PDO ou as fibras estarem todas ocupadas

  2. Avatar de João Reis
    João Reis

    MEO no caminho certo.
    Ainda há esperança para este operador. Nota se a querer cortar com os problemas básicos e recorrentes da PT Telecom.
    Até melhorar os routings internacionais mantenho me na Vodafone é claro.

    Pergunta básica. Este router vai ter modo Bridge?
    Improvável não acham ?

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Provavelmente vai ter. O atual já tem

      1. Avatar de Bob
        Bob

        Já o anterior ao anterior tinha 🙂
        Agora… será que este vai aguentar mesmo mais ligações?
        Eu tinha o fibergateway, mas tive de voltar para o anterior com norma AC, porque o Fibergateway não aguentava com a carga e dava diversos problemas a nivel de voip, jitter, lag, etc.

  3. Avatar de Cesar
    Cesar

    Ola gosto muito da fiber gateway

    1. Avatar de Sorte dura
      Sorte dura

      Comentários destes vê-se que é um utilizador que só usa para fcb e pouco mais

      1. Avatar de Cesar
        Cesar

        O Farmville puxa muito pelo meu PC

        1. Avatar de R!cardo
          R!cardo

          Tens que por um water cooling, assim já não puxa tanto e podes regar no Farmville

  4. Avatar de Olhos azuis
    Olhos azuis

    Mais do mesmo…
    para vir com os mesmos problemas não quero!
    E sim tenho montes de problemas, especialmente nos torrents, puxa-se bem até a tv para!
    Deviam trocar pelos ciscos ou huaweis, equipamento com processador bom!

    1. Avatar de Luis Costa
      Luis Costa

      Aqui funciona tudo bem. A TV vai buscar largura de banda a uma vlan aparte. Deve haver aí um problema qualquer…

      1. Avatar de Boneco dos bots
        Boneco dos bots

        Tenho problemas no telefone, o router reinicia do nada, se puxar muito pelo giga a TV tem paragens.
        Concordo com o que foi dito pelo olhos
        Pior router que este não existe
        Caso não tenha problemas é porque tem só uns 5 equipamentos ligados.
        O fiber começa a borrar-se todo com 15 equipamentos dos quais 6 fazem torrents ao mesmo tempo

        1. Avatar de fc
          fc

          Esse problema não afeta um cliente residencial normal. Se tem uma utilização tão intensa talvez seja melhor outro serviço ou equipamento. Pelo que descreve tem uma utilização ao nível de uma pequena empresa.

        2. Avatar de O novo do restelo
          O novo do restelo

          15 equipamentos ligados simultaneamente dos quais 6 fazem Torrent

        3. Avatar de O novo do restelo
          O novo do restelo

          15 equipamentos ligados simultaneamente dos quais 6 fazem Torrent simultaneamente … e esperas que uma linha e equipamentos domésticos consigam lidar bem com a carga? LOLOL

          És um gênio, deves ser dos “informáticos” que por ter “giga doméstica” pensa pode ter uma dessas a alimentar uma empresa ou centro comercial. Não te preocupes, é comum em Portugal esse tipo de “inteligência”.

          1. Avatar de Tecnico Meo
            Tecnico Meo

            Nesta estou contigo. Na Mouche. Á anos atrás, ainda com o cabelo todo e no terreno, fui chamado a uma avaria já com não sei quantas reencidências em que um pirralho de 14 anos com dos primeiros acessos de fibra de 100 megas, a queixar-se que não tinha o contratato. Quando lá cheguei era sobre os torrents, que não tinham sementes… com o dth a 300….

            Filmes sem sementes não andam….

          2. Avatar de Bob
            Bob

            A linha aguenta bem, dependendo da configuração dos clientes.
            Já o equipamento não…. obviamente.

            E a ligação é partilhada e não dedicada!

          3. Avatar de Sprint da net
            Sprint da net

            O meu irmão teve a meo e sei bem do que falam aqui, desistiu logo e foi para tribunal mas… pera lá, a vodafone aguenta e bem, o meu irmão é informático, tem praticamente um datacenter em casa em cima do smartrouter 2.0 e aquilo aguenta bem, está sempre a puxar os 900Mbps e o maximo do upload (faz alojamento cloud) e tem 0 problemas.
            Na meo com o fibergateway n aguentava, acontecia o que dizem nestes comentarios.

            A “net” só tem de aguentar ligações ilimitadas como a velocidade máxima 24h por dia 7 dias por semana, só se tiver avarias é que temos de aguentar.
            A da meo dá, mas sem esse fiber, só com o ONT anterior.
            O FIberGateway não presta para nada!! Onde já se viu limitarem 100 portas???

            E mais, respondo ao Tecnico Meo, aquelas centrais sao lixo puro, 70 clientes ligados numa linha 10Gbps em Lisboa uiii
            A vodafone tem linhas de 100Gbps para 90 clientes uiii
            A vodafone tem uma rede própria, a meo não uiiii

            Pois é uiii

          4. Avatar de Tecnico Meo
            Tecnico Meo

            ó Sprint da net, já alguma vez estiveste numa central? Tás a confundir as cartas de ADSL com uma PON 🙂

            Vai deitar-te, já deu o vitinho 🙂

          5. Avatar de Engenheiro redes TAP
            Engenheiro redes TAP

            Oh tecnico meo ve-se mesmo que vive fora da realidade, quando tiver 100 NAS em casa e necessitar de 10gb de rede falamos

          6. Avatar de Tecnico Meo
            Tecnico Meo

            Engenheiro redes TAP

            a PT tem acessos dedicados para clientes especiais. É preciso é pagar 🙂

            Borlas é no Continente

        4. Avatar de Bob
          Bob

          Caso o teu problema no telefone seja ruído e quebras (problemas no jitter), eu passei mais de 1 ano a dizer à Meo qual era o problema e aonde… e só recentemente reconheceram e foram trocar o router para o modelo anterior ao Fibergateway.
          Não fiquei a perder nada… tirando que agora volta ao sistema ONT+router.
          Bridge funciona, e 0 problemas com o telefone.

          O Fibergateway não aguenta com muita carga… depende muito do uso total da rede.

          1. Avatar de Insider
            Insider

            Aqui NOS e routers das operadoras só em bridge! Qualquer que seja o modelo!

      2. Avatar de Botelho
        Botelho

        Concordo, router péssimo !!
        basta 10 equipamentos meus a puxar e bem que a tv tem paragens
        Wifi que desliga do nada
        Controlo total do isp
        nao temos password de admin
        esteticamente feio
        portas de 1gbps deveria ser de no minimo 2,5gbps
        telefone com falhas
        pouca memoria
        a lista continua…

  5. Avatar de Rafael Encarnação Cardoso
    Rafael Encarnação Cardoso

    Já tive um e também não recomendo, routers da MEO só mesmo por que é obrigatório, mais vale ter um outro router para fazer a gestão da rede.

    1. Avatar de joao
      joao

      o meu so serve para ter telefone activo. resto o meu asus rog faz tudo e melhor….

  6. Avatar de Nr
    Nr

    Os atuais clientes vão ter acesso ao novo router? Ou é só para os novos?

    1. Avatar de Rafael Encarnação Cardoso
      Rafael Encarnação Cardoso

      Óbvio que é só para novos clientes e que instalem o pacote mais caro. Os restantes continuam a gramar comnos thonson com 20 anos

    2. Avatar de Sprint da net
      Sprint da net

      Só para novos clientes
      troca por 40 euros + renovação de contrato

    3. Avatar de mlopes
      mlopes

      isso tem muito que se lhe diga. por norma é só para novos clientes mas muitas vezes depende da capacidade de negociação de cada um

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        É um facto.
        Eu quando instalei a minha fibra, 100MB, trouxeram um modem já usado, cheio de pó e era dos que nem 5GHz tem ou seja, por Wifi jamais apanhava os 100MB.

        Contestei, ameacei, nada!
        Um dia, deu me na cabeça de falar disso à minha advogada da DECO, sei que 2 dias depois recebo uma chamada a dizer que vinham um engenheiro trocar o modem por algo novo e mais recente, claro que não é o melhor deles (o preto) mas sim o VAC V2 mas prontos, sempre era melhor do que a porcaria que instalaram.

        O engenheiro que veio ca trazer disse que vai da forma como falo, se no dia da instalação me recuasse a instalarem devido ao modem, eles acabariam por me dar um em condições mas prontos, calei-me por ser nabo!

  7. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    Que venha ele cheio de bugs, activa-se o modo bridge (se tiver) e fica só a fazer de ont

  8. Avatar de Miguel
    Miguel

    Certamente que não vou ter direito a ele, já me deram um todo usado cheio de pó… de 2009… quanto mais esse!

  9. Avatar de Diogo Costa
    Diogo Costa

    Não sou especialista e gostava de saber se é normal este router gateway o que instalam agora apenas disponibiliza 50% da velocidade contratada através de wifi isto é normal? Os aparelhos em que testo são mate 20x e s10 + com o snapdragon 855 que em teoria tem a norma wifi que vai até aos 1.2GB
    No upload não tenho perdas 100/100 só download é que perde bastante. A norma wifi deste router não devia suportar 500mb?

  10. Avatar de Artur Oliveira
    Artur Oliveira

    Tecnicolor VAC V2 / FiberGateway contam com os protocolos de transmissão WIFI nas frequências do 2.4 GHz ( WIFI que qualquer Router transmite) e o 5 GHz que e o novo protocolo.
    2.4 GHz que na norma mais recente pode transmitir até 300MB no WiFi, só transmite até 165 na realidade, independentemente da capacidade da placa de rede utilizada….
    5 GHz vai até aos 1300MB por WiFi, mas não e compatível com as placas de todos os equipamentos existentes
    Ligar WiFi e verificar o k que detecta, se placa suportar, detecta os 2 Wifi’s, se a placa não suportar, só a rede 2.4.
    Quando comprarem equipamentos, comecem a verificar as especificações do WiFi, tal como aconteceu quando apareceu as redes 4G nos equipamentos….
    Não se queixem de supostamente comprarem um topo de gama, chegam a casa, e não suporta o 2 modos de transmissão… Só por ter um bom CPU, muita memória, o resto não seja treta…
    Tal como tudo, depende do Equilíbrio Global do Equipamento…

  11. Avatar de Artur Oliveira
    Artur Oliveira

    Em termos de Protocolo das instalações MEO, passa-se o Seguinte:
    Instalações ADSL – THOMSON TG784n
    Instalações Fibra:
    Acesso = 200MB
    – ONT + Tecnicolor TG789 VAC 2 ( WiFi 2.4/5GHz )
    – FiberGateway

    Não esperem pagar pouco no acesso e receberem os Equipamentos de TOPO de GAMA em casa, nenhuma operadora o vai fazer, tal como tudo, o dinheiro e k paga o k se TEM…
    E não se queixem de acessos lentos, ou falta de capacidade do acesso, quando 90% das Situações, são problemas do Utilizador e não do Provedor de Serviços…
    Verifiquem o que tem em casa, capacidade de transmissão máxima WiFi das placas de rede, protocolos suportados ( 2.4/5GHz ), LAN ( ligação cabo de rede UTP ), e utilização total de Largura de Banda Utilizada ( velocidade contratada )…
    Exemplo – acesso de 100MB com 10 equipamentos ligados, mas 1 a consumir por exemplo 90% da velocidade, o resto só vai ter 10%, significa que 9 máquinas só vão ter 10MB de velocidade dividida ( acesso de Tartaruga ), depois queixam-se da Operadora…
    Há agora mais uma INFO para todos:
    Por LEI, estabelecida pela ANACOM, um Operador e Obrigado a Fornecer 70% da Velocidade de Acesso Contratado, excepto ADSL, 3G/4G… (Acessos Fibra)
    Verifiquem o que Assinam nos Contratos, muitos têm cláusula que permite fazer baypass da LEI….

  12. Avatar de Artur Oliveira
    Artur Oliveira

    Instalações ADSL – THOMSON TG784n
    Instalações Fibra:
    Acesso Inferior ou Igual a 100MB:
    – Tecnicolor TG784n V3 ( WiFi 2.4GHz )
    Acesso Igual ou Superior a 200MB:
    – ONT + Tecnicolor TG789 VAC 2 ( WiFi 2.4/5GHz )
    – FiberGateway ( 2.4/5Ghz )
    Acessos com BOX 4K ( não depende da Velocidade )
    – FiberGateway ( 2.4/5Ghz )( Obrigatório )

  13. Avatar de Artur Oliveira
    Artur Oliveira

    O Wifi 2.4Ghz realmente só ira fornecer 50% da velocidade contratada, 100MB de acesso ( 50 no Wifi ), 200MB de acesso ( 100MB no Wifi ), superior a 200MB ( ate aos 165 no máximo – ate agora não vi mais de 150 ). Configurações dos próprios Router’s, independentemente de Operadora ou Externos… podem testar…
    O 5Ghz já vai ate aos 1300MB no Wifi, mas ate agora, não apanhei equipamento nenhum no Mercado com Placa Superior a 350MB, e quem as tinha, com acesso de 1GB, esgotou a placa.
    Esta vai para o DIOGO COSTA – “Os aparelhos em que testo são mate 20x e s10 + com o snapdragon 855 que em teoria tem a norma Wifi que vai até aos 1.2GB”
    Pergunto-te se só o CPU do equipamento e que controla a velocidade do Wifi, não existe o resto de componentes que limitam a velocidade do Equipamento?

    Já agora, 1 PERGUNTA PARA TODOS:
    Quando 1 equipamento esta ligado a NET, Wifi ou rede Móvel 3G/4G, Telemóvel, Tablet, PC, Consolas (PS3/PS4/XBox) – ele só esta a consumir a largura de banda que testam ou esta a consumir em 2 plano também?

  14. Avatar de Gonçalo Marinho
    Gonçalo Marinho

    Tanto entendido na técnologia e ninguém esclarece o Artur Oliveira?

  15. Avatar de João
    João

    Sabem se as portas são PoE?

  16. Avatar de Gonçalo Marinho
    Gonçalo Marinho

    O básico da PT telecom é que os vizinhos clientes da Vodafone aqui no prédio usam a mesma fibra que os clientes do Meo. Aqui no prédio só à uma fibra. E + o cabo coaxial que é tecnologia do tempo em que apareceu a TV em portugal. Para ligar as antenas instaladas nos telhados às Tvs de casa, ainda a preto e branco. Que a Nos com uma varinha mágica transformou em “FIBRA”. Andam a atirar com areia para os olhos. Isto é em Portugal mais propriamente em Matosinhos. Se for preciso estou ao dispor para provar com uma visita ao prédio. E ainda dou uma aula de borla sobre tecnologia desde a válvula eletrónica até aos dias de hoje.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      As Fibras em algumas zonas são partilhadas por vodafone e meo. Concordo plenamente com a “fibra” da nos.

  17. Avatar de Miguel Castanheira
    Miguel Castanheira

    Boa noite,
    Alguém sabe se é possível ligar esse novo extensor por cabo de rede ao router MEO Fibergateway?

  18. Avatar de Jaime
    Jaime

    Aguardo a instalação deste equipamento até hoje…