MB WAY: Dois homens detidos em flagrante em burla de 2500 euros

33 Comentários

O sistema de pagamentos MB WAY é dos mais fantásticos. No entanto, face à sua facilidade de operação, são muitos os burlões que o usam como parte envolvente de esquemas.

Dois homens de 29 e 32 anos foram detidos esta passada quinta-feira no concelho de Portalegre por suspeita de burla através de MB WAY.

MB WAY: Dois homens detidos por suspeita de burla


Burla com MB WAY e apreensão de outro material…

O MB WAY é a solução Multibanco que lhe permite fazer transferências instantâneas, compras online e físicas, gerar cartões virtuais MB NET e ainda levantar dinheiro através do seu smartphone, tablet ou PC.

Burlas usando o MBWAY não é propriamente um tema novo. No entanto, nunca é de mais alertar para as vigarices que são feitas com recursos às soluções digitais. 

De acordo com a GNR, no decurso de uma ação de patrulhamento, os militares da Guarda detetaram dois indivíduos a utilizar de forma suspeita um multibanco já referenciado como local de levantamento de dinheiro resultante de burlas MB WAY.

No decurso da abordagem foi possível confirmar que tinham acabado de cometer uma burla no valor de 2 500 euros através de MB WAY.

MB WAY: Dois homens detidos por suspeita de burla

Na sequência da detenção foi apreendido o seguinte material:

  • Um veículo;
  • 800 euros em numerário;
  • Dois telemóveis;
  • Três suportes de cartões SIM.

Os indivíduos foram constituídos arguidos e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Portalegre.

Recomendações da GNR

  • Não aceite fazer pagamentos através da aplicação;
  • Sempre que possível, realize os seus negócios de forma presencial;
  • Receba os pagamentos presencialmente ou através de transferência bancária;
  • Nunca receba instruções de desconhecidos, sobre pagamentos por este serviço
  • Antes de utilizar a aplicação, solicite sempre informação ao banco sobre o seu funcionamento.

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Há Cada Gajo
    Há Cada Gajo

    Os analfabetos funcionais caem que nem uns patinhos.

    1. Avatar de Há Cada Toino
      Há Cada Toino

      Pelo teu comentário fiquei sem perceber em que diferes deles.

      1. Avatar de Nuno+Palma
        Nuno+Palma

        Analfabeto funcional não é uma ofensa.

      2. Avatar de Há Cada Gajo
        Há Cada Gajo

        Ao não perceberes, as tuas dificuldades são ainda maiores.

    2. Avatar de Luis H
      Luis H

      Nem toda a gente nasceu na era digital e depois há pessoas com mais intenções que infelizmente abusam dessa “ignorância”…

      1. Avatar de David
        David

        claro que nem toda a gente nasceu na era digital mas nasceram já existia a lingua portuguesa e diz claramente no multibanco “Não meter o numero de outra pessoa”

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Não se trata de “dizer” o que quer que seja. Burlas sempre existiram, sempre existirão e ninguém está livre de cair numa, mais ou menos elaborada.
          Chamem-lhes analfabetos ou o que quiserem mas mão se conseguirem meter no lugar dessas pessoas é apenas uma limitação vossa.

          1. Avatar de Há Cada Gajo
            Há Cada Gajo

            Só mexo no que sei realmente mexer. E não falamos do saber superficial. Este saber superficial é aquele saber em que todos acham que sabem de tudo, como diariamente se vê pelos que aqui comentam. Eu sei o que sei, sabendo que há infinitamente mais coisas sobre as quais nada sei do que o que realmente sei. Sou consciente das minhas limitações e não tenho vergonha em expô-las. E depois temos isto.

  2. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Lá continuam as burlas por parte dos gatunos. 😐

  3. Avatar de Algo
    Algo

    Desde que os bancos se manifestaram contra a MB Way tem se noticiado muitas notícias de burla. Hum…

    1. Avatar de Urtencio
  4. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Amanhã já estão cá fora, a fazer o mesmo de novo.

  5. Avatar de KaPutnixZ
    KaPutnixZ

    Portanto.. Uma das recomendações da GNR é não fazer pagamentos com o MB Way.. Isso é tipo recomendar a não usar um carro para não sofrer de Carjacking.. Enfim…

    1. Avatar de Rafilda
      Rafilda

      Para certas pessoas que não sabem o que estão a fazer talvez seja mesmo melhor essa solução. Todos os outros podem ignorar.

    2. Avatar de iDroid
      iDroid

      Car Jaquim!

      1. Avatar de rjSampaio
        rjSampaio

        Jaquim! Jaquim!

      2. Avatar de MACnista
        MACnista

        … sim Car Jaquim!, só roubam o carro a quem se chamar “Jaquim”! percebeste?? 🙂

    3. Avatar de David
      David

      Vamos lá ser honestos só caí nisto quem não percebe minimamente do que esta a fazer no multibanco diz claramente a vermelho “Não colocar o numero de outra pessoa” e mesmo assim as pessoas sao enganadas diria que a melhor solução é mesmo não usar

      1. Avatar de dasda
        dasda

        porque raio activar um cartao nao pode ser so feito ao bancao com id e ser a propria pessoa titular dessa conta fazer? acabam logo todos os problemas…desactivar isso no multibanco e ja ta.

      2. Avatar de dasda
        dasda

        la porque diz a vermelho se estao ao telefone e a ouvir o ke o outro esta a dizer a a confiarem nessa pessoa (pq tentam transmitir essa confiança) eles fazem o ke lhes mandam…tipo 1 em 100 cai…tipo na vacina o meu pai a dizer.me para ir a internet confirmar a data dele..kuando eu vi a msg no telemovel era so mandar um sms….falei sobre isso ha medica de familia ela disse ke haviam NNNN casos ke nao liam ou percebiam a msg….se nao percebes o basico de 4 classe que nem toda a gente esta atenta ao que faz ou le….es mais urso ke os ke sao enganados….eu faco apps e tenho ke fazer programas para TODA a gente..nao é so para iluminados como tu. Esforço-me ao maximo para que todos naveguem e percabem o ke tem ke fazer intuitivamente..mas ja sei ke é luta ingloria..pq nos testes ha sempre alguem ke pensa diferente e faz o ke nunca ninguem imaginou….

    4. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      É boa forma de evitar. Se vais a um bairro perigoso, uma boa forma de não seres assaltado é não levares pertences contigo. Não há nada para roubar…

  6. Avatar de Sapo
    Sapo

    “Ó sôr Juiz.. é que eu só estava a trabalhar para complementer o RSI.”

    Juiz: “Libertem este homem honesto!”

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Honesto mas analfabeto, pois não sabe falar correctamente…

    2. Avatar de Zeca
      Zeca

      Sabes que misturar temas demonstra baixo QIE não sabes?

  7. Avatar de Atento
    Atento

    Continuo sem entender as recomendações completamente ABSURDAS da GNR:
    “Não aceite fazer pagamentos através da aplicação;”
    “Receba os pagamentos presencialmente ou através de transferência bancária;”

    Revelam um desconhecimento e ignorância muito grande, quanto mais não seja por não perceberem que os pagamentos MBWay são transferências que podem ser confirmadas de imediato, com óbvias vantagens, tanto para quem paga, como para quem recebe.

    1. Avatar de João
      João

      Receber pagamentos não vejo problema, mas enviar dinheiro pelo mbway é outra história.
      Caso envie dinheiro por mbway e queria saber para quem enviou, nenhum banco lhe dá esse informação.
      Se tiver feito transferência, sempre consegue saber o nome, o banco (pelo iban/nib) e até talvez mais alguns dados junto do banco.

  8. Avatar de Filipe Rafael
    Filipe Rafael

    Se uma pessoa souber utilizar a app não passa por isto! Agora infelizmente á quem caia porque não sabe!

  9. Avatar de Ze
    Ze

    Mas será possível ires s todos fdr?! Só sabem dizer mrd e insultar o próximo! Gostam?entaoprovem do vosso veneno!

  10. Avatar de Luisão
    Luisão

    No outro dia estava numa papelaria e ouvi um casal jovem, na casa dos 20 anos, a dizer que não confiava no MBWay por causa das burlas. O MBWay como qualquer outro pagamento digital está sujeito a burlas. O problema está nas pessoas em que aderem ao MBWay sem saber o que é e como o fazer, primeiro deveriam de se informar para saberem como funciona. Estas noticias embora sejam boas para divulgar as burlas existentes, por outro lado dão má reputação à própria aplicação. É a SIBS que gere a MBWay, não é uma empresa qualquer, independentemente disso as pessoas tem que saber e conhecer antes de aderir a qualquer serviço.

    1. Avatar de PeterOak
      PeterOak

      Custa-me a acreditar que um casal jovem não saiba usar o MBway. É triste quando as pessoas não querem aprender por medo.
      O ponto fulcral na utilização do MBway é associar o seu número de telemóvel pessoal ao seu cartão multibanco. Simples!!

  11. Avatar de leme
    leme

    A minha mulher meteu a venda um tablet no OLX. Num intervalo de 10 min duas pessoas ligaram, muito interessadas no tablet. Tão interessadas, que queriam pagar na hora o tablet, e ela o levava no dia seguinte. Maravilha, o negócio mais simples de sempre! Só que depois de alguma conversa e tal, os sujeitos, usando o mesmo script, começavam a pedir para ir ao mbway e gerar um código para levantar guito no MB. Um deles até tentou ‘comprar’ um cartão SD que tb estava à venda e desta forma tentar encaixar mais.. tristeza, mais vale voltarem a vender t-shirts roubadas na feira, se é que entendem..

    1. Avatar de PeterOak
      PeterOak

      Entendo.