MAPiNET bloqueia site sem qualquer fundamento (outra vez)

125 Comentários

Nos últimos tempos um dos temas que tem assolado a Internet em Portugal prende-se com o bloqueio de sites ao nível do DNS, alegadamente, por promoverem a pirataria.

Mas o MAPiNET, Movimento Cívico Anti Pirataria na Internet, bloqueou um site legítimo sem qualquer fundamento. Este é já o segundo site bloqueado de forma injustificada desde o início do ano.

pirataria_internet


O Ultimate Music, o site agora bloqueado, dedicava-se à divulgação de notícias e vídeos de promoção de vários artistas. “Todas as editoras do Reino Unido, Austrália, Estados Unidos e Espanha enviam-me informações sobre os lançamentos dos seus artistas e querem que eu coloque todo os vídeos e músicas que eles disponibilizam no site”, referiu o responsável pelo site Josep Vinaixa, ao site Revolução dos Bytes.

A MAPiNET notificou o responsável pelo Ultimate Music informando-o de que se o seu site não alterasse o tipo de conteúdos dentro de 24 horas que seria feito um bloqueio ao nível do DNS.

sites_bloqueados

Todos os conteúdos deste site, agora bloqueado indevidamente, são provenientes do YouTube (na conta VEVO) ou do Spotify, sendo colocados pelos próprios artistas, não divulgando assim qualquer obra protegida de forma ilegal.

Segundo a MAPiNET, este site “não tem qualquer licenciamento para operar […] em território Português”, tendo esta informação sido reforçada pela Passmusica, que alega que o YouTube e o Spotify negoceiam directamente com as editoras, ao contrário do que o Ultimate Music fez.

No entanto, este site apenas utiliza o conteúdo de forma embebida a partir dos sites que já pagam as respectivas licenças e permitem que o conteúdo seja partilhado, pelo que não infringe qualquer lei relacionada com Direitos de Autor.

Este já é o segundo caso de bloqueio de sites por nome, ao nível do DNS, em Portugal que ocorre de forma indevida.

Comentários

125

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ru1Sous4
    Ru1Sous4

    A questão é, não existe consequências legais por este tipo de acções?

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Achas?
      Claro que não! Se houvesse não o faziam.

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      Isto deveria de ser assim: por cada dia que um site esteja bloqueado incorrectamente a conta bancária de todos os membros é bloqueada (congelada) por um mês, sendo que mesmo que um site só esteja bloqueado uma hora corresponde a um dia (seja 5 segundos, seja 23h59m).

      Aí é que se iria ver essa associaçãozeca a ter cuidado com o que faz.

  2. Avatar de Carlos
    Carlos

    “movimento cívico” é muito bom.

    Mas isso quer dizer que qualquer grupo de pessoas pode obrigar os fornecedores de Internet a bloquear qualquer site que lhe apeteça desde que dê a desculpa de haver uma violação dos direitos de autor? Hmmm… Isso parece-me boa ideia…

    E ainda, isto só acontece porque em Portugal a Justiça não funcionava. Num país onde funciona os moços do MAPiNET levavam com um processo em cima tão depressa que até andavam de roda. Aqui? Aqui ficam impunes.

    1. Avatar de José
      José

      Deixar a Justiça nas mãos de privados é, perigosíssimo! No fim de contas estes tipos agem como policias e juízes, sem dar contas a ninguém e em defesa de interesses próprios! É como a EMEL, uma empresa privada de estacionamentos, que andava falida há uns poucos de anos e agora anda a multar em Lisboa, como se fosse polícia e multa até automóveis, fora da estrada e em terrenos que não são do Estado, basta, estar fora do “parque deles”! Essa eu vi! Como vejo esta gente a tomar decisões, à toa sem controlo nem legitimidade e o nosso poder político anda a dormir! O problema é que os políticos têm interesses particulares nestas empresas. Esta tirania é, do mais inconstitucional que pode haver, vai contra todos os princípios consagrados na CRP. estas associações não servem absolutamente para nada, nem têm qualquer legitimidade, e no entanto eis um “acordo” como se fosse uma antiga coutada, onde estas criaturas agem como querem e entendem. Gostava de conhecer as razões para tal acordo, e não me falem em pirataria, termo que ELES adoptaram, essa é a desculpa mais imbecil de sempre para defender um capitalismo selvagem, desmedido e sem controlo. Não alterei até hoje o DNS, mas agora fiz. Ninguém me pode impor um crime que não cometi, muito menos uma associação de interesses privados, para destas associações, a única que conheço e age desta forma chama-se máfia!

      1. Avatar de NT
        NT

        Basta meter a cenoura à frente que o burro anda… Os cães ladram e a carroça avança…

      2. Avatar de MarioM
        MarioM

        A nova escravatura do seculo XXI

    2. Avatar de Vasco
      Vasco

      Apetece denunciar o site da MAPiNET com a indicação de que eles violam os direitos de autor.

    3. Avatar de Vlad
      Vlad

      Não é só aqui que rolam impunes! Basta olhares sobre outros países da UE, EUA,… e ver que são a mesma coisa ou piores. O bloqueio de sites sem qualquer tipo de tratamento jurídico já acontece nos EUA à uns anos atrás e já estão fartos de bloquear sites legítimos.

    4. Avatar de Ha cada um...
      Ha cada um…

      Mas olha a melhor….
      No site da passmusica tem um comunicado de imprensa que diz isto:

      O TRIBUNAL DA PROPRIEDADE INTELECTUAL RECONHECE À PASSMÚSICA O SEU DIREITO A
      AUTORIZAR OU PROIBIR A UTILIZAÇÃO DE OBRAS EM ESTABELECIMENTOS DE
      RESTAURAÇÃO E BEBIDAS ATRAVÉS DE RÁDIO E CANAIS DE TELEVISÃO
      (…)
      sustenta que a utilização de música, mesmo que
      provindo de emissão de estação de rádio sintonizada num aparelho existente num
      determinado estabelecimento de restauração e/ou bebidas, não deixa de constituir
      comunicação ao público ou execução pública, pelo que carece de autorização dos respectivos
      produtores e respectiva remuneração a estes e aos artistas

      So neste pais… Como se o passar musica na Tv ou na radio as pobres coitadas das editoras ja nao comessem o seu… Mas como a Passmusica e os seus amigos da MAPINET nao comeram, ha que tentar a todo o custo xular o seu… So neste pais…

  3. Avatar de migas
    migas

    CENSURA PURA!!!

  4. Avatar de Tecnical
    Tecnical

    Posso estar enganado, mas este acordo que permite o bloqueio indiscriminado de qualquer site, ainda vai dar que falar.

    1. Avatar de cliente
      cliente

      Exato, mas apenas quando as operadoras de Internet começarem a perder clientes, enquanto isso não acontecer, fala-se mas nada acontece e a censura continua.

      1. Avatar de Nmf
        Nmf

        E vão perder os clientes para quem?

  5. Avatar de Diogo
    Diogo

    Existem sites bloqueados em Portugal? 😮
    Não tinha reparado… Deve ser por ter trocado de DNS 😛

    1. Avatar de Dinis Coelho
      Dinis Coelho

      Mesmo

    2. Avatar de nuno
      nuno

      Por aqui tambem tudo a funcionar

  6. Avatar de Jorge
    Jorge

    Abriram a caixa de Pandora….

  7. Avatar de Jose
    Jose

    Estes senhores da mapinet são uma verdadeira anedota

    1. Avatar de Jorge Rodrigues
      Jorge Rodrigues

      +1

    2. Avatar de rodrigo
    3. Avatar de pedrostrik
      pedrostrik

      era bom que o grupo anonymous Portugal, (que se preocupa em fait-divers), ataca-se estes da mapinet, que só a existência destes ofende a comunidade informática

  8. Avatar de Francisco
    Francisco

    Não investiguem os sites que não é preciso -.-

  9. Avatar de já vem tarde a ideia
    já vem tarde a ideia

    surgiro então que se fassa um ddos attack a esse tal site para que nao censurem e nao estejam abloquear a torto e a direito e tambem nao abusem do poder. lol

    1. Avatar de Joana
      Joana

      eu fazer até fazia, nao sei é como

    2. Avatar de Miguel
    3. Avatar de Luis Neves
      Luis Neves

      Epá eu ja sugeri isso há muito tempo, aqui, mas não o sei fazer…mas acho que vou começar a aprender…alguém por favor acabe com estes parasitas armados em defensores dos coitados dos artistas…pelo amor da santa já não há pachorra para esta gentalha de cinco coroas…

  10. Avatar de Renato
    Renato

    Vergonhoso….

  11. Avatar de Jsp
    Jsp

    Opa ja começa o bloqueio de sites sem razão. Daqui a uns tempos é o bloqueio de blogs e sites que falam mal do governo ou que denunciam a corrupção com a justificação que não tem licença para falar do governo e afins.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      é um cheirinho de opressão .

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        Quererás dizer PIDE?

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          a tua tia 😛

        2. Avatar de _root
          _root

          Nao. PID mesmo. Evoluçao para a versao 2.0 da PIDE

  12. Avatar de Francisco Gomes
    Francisco Gomes

    Já faltou mais o regresso ao 24’Abr’74, à CENSURA PRÉVIA, lápis azul & companhia… Ou vcs ainda sonham que esta coisa é uma “democracia”???

    1. Avatar de David
      David

      Epá…nao digas essas coisas…há quem acredite ainda no Pai Natal…

    2. Avatar de Joana
      Joana

      na realidade “nós” vivemos numa ditadura democrática 😉
      Há pessoas é que ainda não querem perceber isso.

  13. Avatar de Fernando Costa
    Fernando Costa

    A MAPINET começa a ser como a antiga censura,eu apenas continuo sem saber como sem haver uma ordem de um tribunal se bloqueiam sites a seu belo prazer, pois como já li varias vezes qualquer dia só por não se gostar do conteudo de algum site, lá vem bloqueio.
    “A bancada parlamentar do BE vai solicitar ao Governo a extinção do memorando que permite bloquear o acesso a sites piratas sem o recurso a uma decisão judicial.”( Retirado de uma noticia publicada na exame informática), pessoalmente acho que é a melhor opção, porque entre partilha e pirataria vai ainda uma grande diferença.

  14. Avatar de BlinZk
    BlinZk

    É uma vergonha, as operadoras serem obrigadas por lei a bloquear conteúdos aos seus clientes, que pagam por um serviço de acesso sem restrições! Isso sim, é uma violação do contrato que as operadoras são obrigadas a fazer, por ordem de um tribunal!
    Só é legitimo penalizar quem infringe! E portanto, se acham que o “criminoso” é quem publica, tem que encontrar formas de o penalizar sem que as operadores tenham que restringir o serviço que lhes é pago pelos seus clientes!

    Agora, se X ou Y é crime ou não, isso já é outra história!

  15. Avatar de joao figueira
    joao figueira

    paginas amarelas = 8.8.8.8 ou 8.8.4.4 done.

    1. Avatar de Paulo Martins
      Paulo Martins

      Por algum motivo eu tenho o DNS da Google configurado e contínuo a ver o acesso bloqueado em alguns sites…

      1. Avatar de Eskiso
        Eskiso

        Falta-te o DNS IPV6

        1. Avatar de Paulo Martins
          Paulo Martins

          Não me lembrei disso, resolvido.
          Obrigado.

        2. Avatar de joao figueira
          joao figueira

          Google Public DNS IP addresses

          The Google Public DNS IP addresses (IPv4) are as follows:
          •8.8.8.8
          •8.8.4.4

          The Google Public DNS IPv6 addresses are as follows:
          •2001:4860:4860::8888
          •2001:4860:4860::8844

      2. Avatar de joao figueira
        joao figueira

        tens um comando para verificr onde estás a resolver nomes: nslookup
        https://technet.microsoft.com/pt-pt/library/cc725991(v=ws.10).aspx
        C:\Users\user>nslookup pplware.sapo.pt
        Server: dnsserver.domain.com
        Address: 192.168.1.254

        Non-authoritative answer:
        Name: pplware.sapo.pt
        Address: 213.13.65.217
        em que o campo indicado por “server” é o local onde está o serviço de dns.

    2. Avatar de somaisum
      somaisum

      O que está em questão não é arranjar meios para contornar, é o facto de eles tão liberalmente bloquearem o que querem e bem lhes apetece.

      Juizes (suponho que sejam eles que emitam as ordens judiciais) sem conhecimento de como funciona ” a internet” tá td lixado!

      1. Avatar de sa
        sa

        Agora ja nem é preciso juiz. Fizeram um “acordo”.

        1. Avatar de Bô Tem Mel
          Bô Tem Mel

          É a EMEL da Internet!

          1. Avatar de José
            José

            Nem mais! Mas são empresas que agem no âmbito da Justiça, que eu saiba essa não é, nem deve ser privada! É inconstitucional e os políticos viram a cara a tal, mas não às subvenções!

    3. Avatar de TugaMarafado
      TugaMarafado

      O problema não está em mudar os dns e pronto… o problema é bem maior, estamos num estado de direito e o bloqueio de sites é ilegal. Também não vão prender o vendedor carros porque o cliente não sabe conduzir.
      A dita MAPINET é um ninho de incompetentes e anormais ! Caso não termine rapidamente temos situações como foi dito de bloquear blogs, etc… apenas porque não gostam!

    4. Avatar de Jonas
      Jonas

      Eu tenho assim:
      Servidores DNS IPv6: 2620:0:ccc::2
      2620:0:ccd::2

      Servidores DNS IPv4: 208.67.220.220
      208.67.222.222
      e não tenho nada bloqueado

  16. Avatar de atento
    atento

    Eis a prova que “eles são os donos disto tudo” e só estão interessados nas negociatas e serem eles a negociar com os artistas e não aceitam concorrência…
    Isto não é nenhuma associação/entidade que defenda os direitos dos artistas.
    Espera-se que agora um determinado numero de cidadãos apresente nas entidades próprias com queixa sobre estes senhores, inclusive nas entidades próprias europeias.
    Vergonha de país e de povinho que deixa criar estas empresas parasita apenas para os tachos…

  17. Avatar de zé povino
    zé povino

    d d o s a t t a c k
    a esse site

  18. Avatar de Truth
    Truth

    Metem campónios mais ignorantes que um puto de 10 anos a “regular”… Estão a espera do que?

  19. Avatar de Devinex
    Devinex

    Alguma associação ou entidade que possa travar este tipo de bloqueios? Como é que fazemos para ter leis como as que são associadas à Suiça?

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      É levar a tribunal, basicamente. Quanto à segunda parte, é fazer abaixo assinados atrás de abaixo assinados para que a situação seja discutida em plenário na Assembleia da República.

  20. Avatar de zé povino
    zé povino

    kcattasodd a esse site, leiam do inicio para o fim

    1. Avatar de Sérgio E.
      Sérgio E.

      Do início para o fim ? OK… kcattasodd … continuo sem perceber…

  21. Avatar de BajayzuzTheBeast
    BajayzuzTheBeast

    The amount of f*cks i give depois de trocar o meu DNS = 0.
    Bloqueiem a net toda PT se quiserem. Quando forem alvo de queixa de censura avisem, até lá vou para a baía dos piratas apanhar sol. See ya.

  22. Avatar de mrshanly
    mrshanly

    Não percebo como é que bloqueiam páginas sem qualquer referência a legislação em vigor ou a qualquer decisão judicial… como é que a pessoa responsável pela página é obrigada a cumprir uma sentença que não conhece e cujos fundamentos não pode controlar e s não foi tida nem achada nisso? isto é completamente abusivo…

  23. Avatar de Antonio
    Antonio

    Mas afinal que organização (MAPiNET) é esta e de onde lhe vem a legitimidade para fazer o que tem andado a fazer?

  24. Avatar de Dinis Coelho
    Dinis Coelho

    Dns da Google, obrigado por me salvares dos dramas deste país…

    1. Avatar de Alucard
      Alucard

      A mim foi-me recomendado usar o OpenDNS da Cisco. Alguém aqui usa?
      Entre confiar toda a minha navegação à Cisco ou à Google, estou mais inclinado para a primeira.

  25. Avatar de Dantas
    Dantas

    Daqui a uns anos ficamos iguais à China… só falta impor o sistema operativo!

  26. Avatar de joao
    joao

    Mas estes gajos da mapinet ainda nao perceberam que tao a fazer um trabalho em vao? Andam meses a reunir sites e blogs para bloquea-los e depois no nosso lado é so alterar um dns que demora 10segundos. Tantas pessoas a ganhar ordenados para que? Quem os paga? Tanta gente a passar fome e estes gajos nem devem saber o que é uma vpn , ou proxy e devem ganhar balurdios. Eu tinha vergonha de fazer um trabalho destes, ainda por cima ja andam a bloquear sites que nao têm nada a ver com pirataria. Eu falo por mim, antes de estes palhaços aparecerem ja eu usava os dns da google há muito tempo.

    1. Avatar de sómaisum
      sómaisum

      Mas desde quando é que é em vão? Se livremente bloqueiam o acesso, ou melhor, o reedirecionamento a determinados sites, brevemente bloqueiam tudo, e esse é o grande problema, não é como saber dar a volta, é a liberdade com que eles fazem isto

      1. Avatar de joao
        joao

        Eles até podem bloquear todos os sites da internet, mas tu vais ter sempre acesso a todos.

  27. Avatar de 3nvy
    3nvy

    É mais do mesmo, eles agora andam a fazer “publicidade” a ver se ganham uns trocos lol.

  28. Avatar de N.Silva
    N.Silva

    http://www.mapinet.org/site/index.php/legislacao , por isso é que fazem mais ou menos como lhes aptece… 😛

    1. Avatar de Alvaro Costa
      Alvaro Costa

      Acedi ao site pelo link que colocaste para ver a legislação e… “Em desenvolvimento…” LOL

  29. Avatar de Wistfultale
    Wistfultale

    Acho muito bem bloquearem e tentarem acabar com a pirataria pela raiz. Agora, daí a bloquear páginas que se limitam a divulgar artistas? Pela amor de Deus… Então quer dizer, eu estou prestes lançar-me no mundo da música, irei lançar um Single de graça (sim, 100% grátis!) no meu site. Será que irei ser bloqueado? Era o que mais me faltava…

  30. Avatar de Miguel Sousa
    Miguel Sousa

    Já não é só o 2… 4 fóruns que usava para conhecer as aplicações gratuitas da Google store, foram bloqueados, porque não se pode usar instaladores externos aos telemóveis/tablets. Incluindo um aviso que tablets android eram perigosos para os utilizadores, principalmente se andasse a instalar aplicações através de pens usb. (basicamente uma publicidade à Apple que só permite instalações a quem tenha internet nos seus dispositivos)
    E nem vale a pena reclamar… porque ainda se levam respostas más e ameaças de serem processados por 50 milhões de euros, como aconteceu ao que mantinha um dos fóruns.

  31. Avatar de Bruno
    Bruno

    MOVIMENTO CÍVICO
    ANTI PIRATARIA NA INTERNET
    COMBATER A PIRATARIA É UM SINAL
    DE CIVILIZAÇÃO E CULTURA

    É o que está no site deles… Civilização e cultura??? Movimento civico???? Ainda por cima tem o patrocinio da TVI e da SIC!!!!!Ver mais abaixo no site deles…

    1. Avatar de atento
      atento

      o benfica tb… sic… tvi… etc…

  32. Avatar de Paulo Santos
    Paulo Santos

    Ponto 2º de Objjectivos (deles)
    “- Combater a pirataria na Internet, através da dinamização de uma atitude responsável por parte dos utilizadores”

    Contradizem-se logo com uma acção destas. Façam o que eu digo não façam o que eu faço, deve ser o lema deles….

  33. Avatar de tiago
    tiago

    Só gostaria de perguntar a esses senhores da MAPiNET onde, para eles, começa a pirataria… mesmo curioso de saber a resposta deles… e dps só lhes dava este caso… “explique-me então porque uma semana antes de ser lançado oficialmente no mercado, o Win98 já se encontrava na net para sacar?” 😉

    Oh MAPiNET cresce e aparece…

    1. Avatar de José
      José

      De lado algum! Nem quem lhe deu a permissão o fez à luz de um documento que rege toda a sociedade e deveria ser sempre a orientação desta; A Constituição da República Portuguesa.

  34. Avatar de João Costa
    João Costa

    Uma vergonha.

    Muito difícil compreender como é que conseguem fazer uma coisa destas. É muito estúpido bloquear conteúdos do youtube, vevo, spotify, entre outros. Tendo a compreender o resultado negativo para os artistas , mas bloquear desta forma, é como prender preventivamente todos os que têm carros que conseguem ultrapassar os limites de velocidade.

    O mercado está a mudar e os operadores, e intermediários do vídeo e música têm tendência a desaparecer. Não sei se é bom ou se é mau, mas entendo que este movimento é uma espécie de tentativa de sobrevivência desajeitada.

    A seguir fazem o quê, bloqueiam os servidores de DNS do google, ou do opendns? E depois o site do PS, PSD, CDS, BE, PCP, etc. E finalmente ficamos com a interntet de antigamente, antes de 1973… há… pois… não havia.

    A todos, Mudem os servidores de DNS da vossa configuração:
    http://www.howtogeek.com/164981/how-to-switch-to-opendns-or-google-dns-to-speed-up-web-browsing/
    Google DNS
    Preferred: 8.8.8.8
    Alternate: 8.8.4.4

    OpenDNS
    Preferred: 208.67.222.222
    Alternate: 208.67.220.220

    1. Avatar de Alucard
      Alucard

      Obrigado pelo tutorial, muito útil. De facto demora apenas um minuto ou menos a fazer a alteração. Já não estamos no tempo de lápis azuis e censura e o OpenDNS acabou de ganhar mais um utilizador.

  35. Avatar de Jorge
    Jorge

    Também gostaria de perguntar a estes senhores da MAPiNET , onde começa a pirataria?
    – E já agora, assinem e partilhem esta petição: http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=AC1990

    1. Avatar de Sergio
      Sergio

      A ACAPOR já está extinta e já foi fechada a imenso tempo deu falencia procura no Google Noticias, o pior é que essa assinatura também já é antiga.. não faz qualquer sentido! Informem-se.

  36. Avatar de seco
    seco

    Quando é que vão por na cabeça que este tipo de bloqueios nada tem a ver com a pirataria mas sim com a censura que se está a querer implementar na net? Isto é só uma desculpa desonesta.

    1. Avatar de NT
      NT

      Naaaa vamos é lutar contra o terrorismo! Ver o BigBrother ou a quinta que isso é que é cultura!
      E trabalhar a 2 cêntimos por hora mas a descontar para o ‘estado’ 1 cêntimo, mais ,5 cêntimos para os ‘artistas’ e outros ,5 para o FMI.

  37. Avatar de miguel
    miguel

    Deve estar para breve bloquearem o youtube. Resolviam isso bem acabavam com internet, TV e radio de vez em portugal sim escrito com letra pequena e voltavamos a ler o jornal que eles aprovem antes de sair para as bancas.

  38. Avatar de Miaggy
    Miaggy

    Por menos ja vi sites de entidades a serem atingidos com LOIC em massa. A MAPiNET coloca-se cada vez mais a jeito de merecer um pouco do seu veneno…

  39. Avatar de Romeno
    Romeno

    O “dono” da MAPiNET é o Dr. António Paulo Antunes dos Santos (e da GEDIPE – Associação para a Gestão de Direitos de Autor, Produtores e Editores e da FEVIP – Federação de Editores de Videogramas)
    Vão a publicacoes.mj.pt, pesquisem por MAPINET e vejam o documento da constituição.
    Aqui podem consultar o curriculum (págs. 8 a 12): http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR23543.pdf

    1. Avatar de NT
      NT

      lol gosto das competências informáticas
      Windows e Outlook…
      Penas não ter escrito windoes e outelooke

  40. Avatar de George Orwell
    George Orwell

    Em
    http://www.mapinet.org/site/index.php/artigos-noticias/25-assinado-um-acordo-que-simplifica-o-bloqueio-de-sites
    pode ler-se o seguinte:
    “…este memorando que acaba por ter contornos pioneiros na Europa, onde não existe nenhum caso tão claro de auto-regulação. O bloqueio de DNS está em vigor no Reino Unido, mas obriga a ordem judicial,…A solução excelente seria ter a legislação do nosso lado, mas acreditamos que o Estado não tem de ser o regulador de tudo e sim ser uma parte e patrocinar estes acordos”

    Do acima reproduzido ficamos então a saber que eles sabem que não têm a legislação do seu lado. Mais, pasme-se, são pioneiros na Europa ! Eu até diria que são pioneiros no mundo inteiro pois conseguem ter poderes extra territoriais ou universais que lhes permitem bloquear o acesso da universalidade dos cidadãos portugueses a sites com domínio ou localização do servidor, por exemplo, nos USA.

    Os atrasados bretões do país da Magna Carta e do Bill of Rights que lançaram os fundamentos do moderno estado de Direito não prescindem de uma ordem judicial ! Que coisa estranha!! Suspeito que os USA dos pais fundadores que legaram a Constituição americana ainda vigente também não prescindam.

    E como o Estado não pode regular tudo, aí estão eles para regular o que o Estado não pode ou não quer regular, presumivelmente ungidos por algum poder sobrenatural acima do escrutínio universal e directo que deu maioria parlamentar com poderes constituintes para inscrever os direitos fundamentais da Constituição da República Portuguesa que garantem ao cidadão o direito de defesa, de livre expressão, direito ao conhecimento do fundamento das decisões administrativas, divisão de poderes e recurso aos tribunais, uns meros percalços pelo caminho, nada que uma boa e inovadora “auto-regulação” não possa ultrapassar.

    Que pioneiros “auto-reguladores” são estes ?? Ainda vão ganhar um qualquer Prémio Nobel !

  41. Avatar de Pedro H.
    Pedro H.

    Creio que o Mapinet deveria bloquear o acesso a outros sites, passo a listar:
    Google: Contém links para artigos e documentos protegidos por da’s.
    Youtube e similares: mesma razão de cima

    Bem… Se calhar todos os sites de notícias que não produzam conteúdos próprios, sendo um deles por exemplo, a Wired que de vez em quando manda uns artigos de outras fontes ( devidamente mencionadas claro, se têm autorização não sei… )

    Se calhar os sites de receitas também deveriam ser bloqueados porque copiaram a receita de arroz doce da minha tia-avó ( sarcasmo here ) e provavelmente todos os sites de artes marciais cujos autores certamente “copiaram” as técnicas de grandes mestres do passado…

    Ahhhh… Eu podia continuar mas a lista é demasiado longa… LOL…

    Se calhar certas pessoas na Internet deveriam mandar abaixo o site da mapinet de vez, ou pelo menos durante algum tempo, mas se calhar é melhor não, não vá eles fazerem-se de coitadinhos…

  42. Avatar de Limonada
    Limonada

    Ninguem mete a mão nestes gajos da Mapinet?

  43. Avatar de Nuno
    Nuno

    Já foi à algum tempo que apareceu um tipo dessas associacoes a aceder com uma pinta do caneco ao “novo” btuga,o btnext.
    Ora quem era utilizador do antigo sabe bem o jeito que dava,não tanto pelos torrents mas pelo fórum de inter-ajuda e sabia tambem que os valores em publicidade eram simpáticos.
    Este novo nao passa de uma copia e face ao crescente bloqueio de sites,imunidade do bt a estes e o acesso destes senhores a este site levanta-me a suspeita que o referido site pertence a estes,que o usam para obter lucros com publicidade (nada contra) e simultaneamente fazerem um phishig aos users registados..obtendo ips,operadoras,mails etc…Claro que podem sempre alegar a tal historia judicial mas relembro que tal foi com o btuga e nao btnext e parece-me ser so mandar areia para os olhos e deturpar a realidade.
    Experimentem deixar devo usar a ver se a mapinet nao fecha portas..
    Eu ja nao uso..antes viroses que me abrem a travessa do dvd a ter a maquina scaneada pelo trojan do mapinet.

  44. Avatar de RM
    RM

    Só falta dizerem que 99.9% dos sites não têm qualquer licenciamento para operar […] em território Português!

  45. Avatar de TrasMontano
    TrasMontano

    Alguém me pode informar com que legitimidade (base legal), este movimento opera?

    1. Avatar de João
      João

      Nenhuma! Violam inclusive a Constituição, como já foi referido! Este é apenas um meio de interesses privados evitatem concorrência. Mas não passa de um gesto desesperado e ilegal, tanto deles com de quem os deixou fazer isto.

    2. Avatar de João
      João

      Nenhuma! Violam inclusive a Constituição, como já foi referido! Este é apenas um meio de interesses privados evitatem concorrência. Mas não passa de um gesto desesperado e ilegal, tanto deles com de quem os deixou fazer isto.

  46. Avatar de Bill Gaitas
    Bill Gaitas

    MAPINET sao um nojo… bando de pessoas que nao quer trabalhar e vive na era dos dinosauros.

  47. Avatar de Adolfo Dinis
    Adolfo Dinis

    e que tal porem a mapinet e o estado português em tribunal?

    1. Avatar de NT
      NT

      Pois… Com que argumento (€€€)? Achas que consegues pagar mais que esses maneis?
      Podia-mos era ‘bloquear’ a mapinet e companhia (DNS dns hijacking) e redirecionar para http://hmpg.net/

  48. Avatar de nikov
    nikov

    A melhor forma de protesto contra essa dita cuja associação mapiANTInet , é fazer download de tudo e principalmente ignorar esses prochenetas.

    1. Avatar de NT
      NT

      Se não tiverem espaço em disco é tudo a fazer download para o /dev/null e assim quando os “Agentes da Autoridade” forem ver o PC não tem lá nada ilegal.
      https://www.reddit.com/r/linux4noobs/comments/3wed8u/pipe_torrent_to_devnull_testing_isps_download/

  49. Avatar de NT
    NT

    Ficam as questões no ar…
    Por exemplo a SIC tem vários vídeos no sapo.pt, Será que ambos os sites têm os tais licenciamentos?
    E se formos a ver tecnicamente estamos todos “ilegais”. Porque hoje em dia todos nós temos um router em casa. Ora se o conteúdo, por exemplo, do youtube não é acedido diretamente pelo nosso computador, tem que passar pelo router certo? Que por sua vez passa o conteúdo para o nosso computador. Será que os isp’s estão a pagar ‘os licenciamentos’? E os ISP’s já têm a lista de ip’s que eles fornecem… Mas agora se os ISP’s desistirem de ter servidor dns e passarem a usar um dns de outro país? ou o da google?

    Já agora onde é que poderemos obter tais licenciamentos? E quais os custos?

  50. Avatar de Gajos das IT's
    Gajos das IT’s

    Vou só deixar isto aqui. O método profissional da MAPinet:

    https://vid.me/3Lp7

  51. Avatar de Krasy
    Krasy

    isto tem apenas um nome Caça ás Bruxas!!!

  52. Avatar de André
    André

    Gostaria que este fosse bloqueado: http://www.mapinet.org/site/

  53. Avatar de joao silva
    joao silva

    a internet conforme a conhecemos tem os dias contados. em breve não será necessário operadores nem servidores. cada aparelho será um servidor e cada pessoa um operador.

  54. Avatar de Agora
    Agora

    Aonde andam agora os Anonimous ?
    We need yoy :-0

    1. Avatar de KaYs3r
      KaYs3r

      Pois, já lhes ensinavam uma lição…..

  55. Avatar de pedro silva
    pedro silva

    Esta é a mesma história da taxa que colocaram nos dispositivos de armazenamento… entidades sem qualquer estatuto legal, deontológico ou sequer idoneidade que se aproveitam ocultando-se em argumentos vagos. A minha empresa deixou de comprar – com muita pena das empresas nacionais – dispositivos de armazenamento em Portugal dado o aumento de quase 30% que isso significaria no nosso orçamento para esses dispositivos ao final do ano (sobretudo DVDs, Blu-rays e cartões de memória).
    Este caso é ainda mais grave quando se trata de uma acção ilegal. O facto de não haver contrato não interessa pois os artistas e editoras têm controlo sobre as geografias nas quais disponibilizar os conteúdos. Só eles o podem bloquear se assim o desejarem e não uma qualquer auto-intitulada entidade de interesses próprios.

  56. Avatar de Fernando "Eagle" de Sousa
    Fernando “Eagle” de Sousa

    Acho esse um caso de autoritarismo, caso não tenha havido pesquisa anterior para que se saiba a origem do conteúdo, e é claro que deve haver sempre o princípio da ampla defesa e do contraditório.

  57. Avatar de Risca
    Risca

    E falando em sites bloqueados, alguem me sabe explicar o porque de este tambem estar bloqueado?

    http://www.bankrollmob.com/

    Estando num país livre, qualquer dia a net em portugal é só para ler as noticias que eles querem.

    ….

    Venha o fim de semana, para ver o futebol hehehe

    querem, mas não conseguem

  58. Avatar de Ha cada um...
    Ha cada um…

    A situaçao aqui e simples…
    O site é legal, tem conteudo legal, mas como eles nao encheram o bolsinho ja é ilegal.
    Isto é o tipico desta “associaçao” que:
    – Ate tens pirataria mas pagas a comissao deles : Tudo OK
    – Tens um site legal mas nao lhes das a comissao deles (porque legalmente nao o tens que dar): Site pirata

  59. Avatar de Dino
    Dino

    A situação é simples chegará uma altura que os pardais irão cair do ninho.
    Quando o Povo Revoltado começar a fazer justiça pelas próprias mão esses arrogantes deixaram de pensar que são intocáveis, Não querem acreditar mas quando alguém começar a fazer vingança mas com cabeça e pé isto tudo muda . Bloqueiam para mostrar serviço e para se gabarem aos seus círculos de amigos que são uns Heróis uns salvadores da Pátria … que na realidade quase toda a suas vidas não passam de uns vermos que se acostumaram aos taxos

  60. Avatar de Luis M.A. Rodrigues
    Luis M.A. Rodrigues

    È impressionante, como autênticas associações de malfeitores conseguem dentro do quadro legal manipular a legislação a favor do próprio bolso, como é ocaso da lei da cópia privada, eu utilizo varias pens para documentos privados e cada vez que compro uma tenho de contribuir para esses ladrões, agora já vão ao ponto de bloquearem sites legais sem uma decisão judicial, isto é pior que no tempo do índex.

  61. Avatar de Carlos
    Carlos

    A questão de fundo é: Privados a tomarem medidas, reservadas a tribunais. Não sei até que ponto isto constitui ou não um crime publico e se o for, o Ministério Público é obrigado a investigar, mesmo que ninguém tenha feito queixa.

    1. Avatar de Alucard
      Alucard

      É pelo menos a meu ver, manifestamente inconstitucional. Mas para o Tribunal Constitucional analisar é preciso que haja um certo número de deputados a requerê-lo. Se fossem subvenções e outras mordomias de políticos…

      Temos uma justiça lenta e disfuncional e depois temos leis especiais para grandes empresas e grupos de interesse fora do quadro judicial. Este é um exemplo, outro é o que a NOS usa para fazer penhoras dos bens em dívidas de baixo valor sem a pessoa ser formalmente notificada nem presente a um juiz (vejam o Sexta às 9 de ontem). Ou as concessionárias das auto-estradas que tem acordos especiais com a Autoridade Tributária para ser a máquina do Estado a encontrar os seus devedores às nossas expensas. Porque os tribunais funcionam mal, mas as Finanças conseguem sempre esmagar o cidadão. Dizem para aí que vivemos num Estado de Direito, eu até me rio.

  62. Avatar de Carlos
    Carlos

    A SIC e TVI são membros da Mapinet, porque não começar logo por atingir e deixar de ver estes dois lixos televisivos que são estas escórias de canais de TV?

  63. Avatar de J
    J

    Este bloqueio de sites é ilegal. Ainda por cima é um grupo privado. Existe um acordo que mt gente nao sabe, mas se por acaso um site que eles fechem apresentar queixa e o casa vai a tribunal e têm de indemnizar o site quem paga são as editoras. Isto so vai acabar qual o povo se mexer

  64. Avatar de Bruno
    Bruno

    A União Europeia vai acabar com este tipo de bloqueio, alem de serem ilegais prejudicam os ISP’s, esta MAPINET está com os dias contados visto hoje em dia ser tudo via cloud, vá bloqueiem o dropbox, mega, Drive, iCloud e por ai fora.

  65. Avatar de Alípio
    Alípio

    Cuidado com o que aqui dizem! Olhem que essa gente ainda fecha o site!!!