Manuais escolares gratuitos? É necessário registo em plataforma

17 Comentários

De acordo com o Ministério da Educação, cerca de 500 mil alunos terão direito a manuais gratuitos já este ano. Para tal, os encarregados de educação têm de se registar numa plataforma online para solicitar os manuais escolares que são gratuitos para os alunos das escolas públicas do 1.º ao 6.º.


Famílias, Escolas e Livreiros vão, a partir do mês de agosto, poder usar a plataforma “MEGA – Manuais Escolares GrAtuitos” para a aquisição dos livros que o Ministério da Educação disponibiliza gratuitamente a todos os cerca de 500 mil alunos, do 1.º ao 6.º anos, que frequentam estabelecimentos de ensino da rede pública.

App móvel já disponível

A plataforma online MEGA – que também estará disponível na aplicação móvel do Ministério da Educação (App “Edu Rede Escolar”) – vai gerir os pedidos que forem feitos, através de um sistema de vouchers. O registo na plataforma é gratuito e necessário para quem pretenda adquirir os manuais gratuitamente.

Após o registo efetuado, será criado um código, associado ao número de contribuinte do encarregado de educação do aluno, que permitirá o levantamento dos manuais em qualquer uma das livrarias aderentes. Neste momento tais funcionalidades ainda não estão disponíveis na app móvel.

Para aderirem, as livrarias necessitam apenas de, também elas, se registarem na plataforma. As escolas terão condições de prestar apoio aos encarregados de educação, no que diz respeito à utilização da nova ferramenta.

No ano letivo de 2018/2019 – e durante quatro anos letivos – o preço dos manuais escolares não aumenta, além das regulares atualizações em função da taxa de inflação, resultado do acordo alcançado entre o Governo e a associação que representa o setor dos editores e livreiros, a APEL.

Via

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    Nos países evoluídos os livros são emprestados durante o ano letivo e não dados. Contudo vivemos em Portugal..

    1. Avatar de JOSE
      JOSE

      so podes estar a gozar…. ainda estão a dar os livros e reclamas? era melhor se não dessem nada? não sejas ridiculo

      1. Avatar de zeca
        zeca

        e quem é que paga os livros dados? o contribuinte 🙂
        Ao emprestar ao menos o artigo é reutilizado, em vez de ser usado um ano e metido numa prateleira a apanhar pó

        1. Avatar de Deolinda
          Deolinda

          Os livros são emprestados pq os alunos tê que devolver no final do ano. A menos que seja de uma disciplina sujeita a exame. É preciso ler as coisas para entender e comentar

      2. Avatar de Pedro Pedrosa
        Pedro Pedrosa

        O comentário do EacHTimE faz todo o sentido.
        O facto de darem em vez de emprestarem, além de não incentivar os miúdos a cuidar de algo que não é deles, apenas serve para encher os bolsos das editoras. Não têm de lançar livros novos todos os anos e sabem que vão vender na mesma. Se fossem emprestados, só iam vender de 3 em 3 ou 4 em 4 anos, tirando algumas excepções de livros que não pudessem ser reaproveitados.

      3. Avatar de Pedro Pedrosa
        Pedro Pedrosa

        Ah, e não te esqueças.
        Ele sai-te do bolso na mesma. Apenas sai de forma indireta.

      4. Avatar de Louro
        Louro

        Sim porque nao estás a pagar por eles nem nada.

        Nao seria melhor equiparem as escolas com manuais que seriam re-utilizados várias vezes pelos alunos…

        Dessa forma nao havia desperdicio, os miudos nao tinham de andar com KG de livros ás costas todos os dias e gastavam menos dinheiro do que com esta palhacada…

  2. Avatar de Isabel barbosa
    Isabel barbosa

    Os manuais são gratuitos, mas terão de ser entregues no final de cada ano em bom estado, caso contrário, terão de ser pagos! Neste caso, só devem adquirir os livros de fichas nas livrarias.

  3. Avatar de Azenha
    Azenha

    Os livros são “emprestados”, o meu filho teve direito a eles, mas no final do ano, tiveram que os devolver.
    Mas isto só foi bom para as editoras e livreiros que em xs de 1 manual com livro de fichas incluidas, que os pais pagavam por ex 15€, passou o Estado a pagar o manual os ditos 15€ e os pais passaram a ter de comprar as fichas pelo mesmo preço do manual, os 15€.
    No meio disto a faturação da “mafia livreira” só quase que duplicou nestes anos (1ª a 6º ano) a faturação por este esquema.

  4. Avatar de Silva Timóteo
    Silva Timóteo

    nota: nenhum livro do 1º Ciclo pode ser reaproveitado, pois as atividades são desenvolvidas nas páginas do manual (esperteza das editoras e burrice do legislador que não pergunta nada a ninguém que está nas escolas…)e assim há a necessidade de comprar novos livros para os novos alunos de cada ano… pode ser que aprendam e daqui a 4 anos os livros sejam todos reutilizados, mas cada vez duvido mais.

    1. Avatar de Tânia
      Tânia

      O erro está na escola do manual. Eu concordo que os manuais não deviam ter NADA para escrever ou colorir, ao contrário do que se passa agora. A minha filha vai para o 3ºano, tem que escrever nos livros para poder fazer os exercícios, ainda assim temos que comprar os livros de fichas (que esses concordo que sejam pagos, dado que não podem ser reaproveitados) Mas agora a minha filha mais nova vai receber livros “apagados”, Isso é que me mexe um pouco com os nervos. São manuais, não deviam ter exercícios a completar no próprio livro.

  5. Avatar de José Carlos Oliveira Ferreira
    José Carlos Oliveira Ferreira

    Malta, e afinal, alguém sabe quando é que a plataforma vai estar disponível online? A app para o telefone já está mas ainda não tem a opção de requisitar o código, mas a plataforma, ainda nem sequer sei se já está online ou não!

    1. Avatar de Leticía Évora
      Leticía Évora

      também é a minha dúvida… quando esta disponível o site. alguém pode me tirar a dúvida. Obrigado.

  6. Avatar de Cristina Santos
    Cristina Santos

    Parece que é a informação que todos procuramos… quando fica disponível o site. E sim, os livros são EMPRESTADOS! Tem que se cuidar muito bem deles… são LIVROS, …. e são para entregar no final do ano lectivo!

  7. Avatar de Sofia Pereira
    Sofia Pereira

    Segundo verifiquei agora na plataforma MEGA (finalmente consegui ver) só a partir de 1 de Agosto está disponível agora apenas dá para fazer o registo do encarregado de educação.
    Agora, alguém me sabe dizer estando registado na APP movel, é igual ao estar registado na plataforma, certo?
    E tenho um menino a entrar no 1º ano esse terá direito aos manuais e tenho outro menino a entrar no 7º, tenho 1º escalão, como devo fazer? alguem me consegue ajudar?
    Obrigada

  8. Avatar de Alice pereira
    Alice pereira

    Boa tarde gostaria de saber se para fazer a inscrição na plataforma é preciso o cartão de cidadão do aluno? obrigada

  9. Avatar de joiciane ferreira silva silva
    joiciane ferreira silva silva

    ola gostaria de saber onde posso adquiri os manuas para meu filho moro em sobral monte agraço e e preçiso fazer a inscriçao para ter -los