Maior parte dos NFT (Non Fungible Token) vale hoje zero… e agora?

47 Comentários

Nos últimos anos surgiram algumas tecnologias que rapidamente cativaram alguns utilizadores. Os NFTs (Non Fungible Token ou Token Não-Fungível) foram um dos exemplos, mas é caso para dizer que foi bom enquanto durou! Maior parte dos NFT vale hoje zero.

Maior parte dos NFT vale hoje zero... e agora?


Milhares de NFT que atingiram o pico de valor… valem atualmente zero.

Os NFT, non-fungible tokens, são bens digitais únicos que são indivisíveis, verificáveis numa blockchain, e não podem ser duplicados ou falsificados. As coleções de NFT são emitidas e vendidas em formas digitais como imagens, vídeos, músicas, tweets, entre outras. Estes tokens são armazenados individualmente numa blockchain e cada arte digital única tem metadados que contêm o nome do artista, data de criação, título, e outras informações relevantes.

Segundo é agora revelado pelo Publico, citando um relatório de um grupo especializado em ativos digitais, cerca de 23 milhões de pessoas perderam o que investiram na compra de NFT, ou criptoarte. Dezenas de milhares de NFT, que em 2021 atingiram um pico de popularidade e valor, valem atualmente zero.

De 73.257 coleções registadas pela NFT Scan e CoinMarketCap, 69.795 valem zero Ether. O mesmo estudo mostra que 79% das coleções NFT não foram vendidas e que não há procura suficiente para a oferta.

Os NFT podem ser comprados usando criptomoedas, e vendidos no mercado aberto. Existem vários mercados que permitem a sua compra e venda, e tal como os ativos normais, o seu valor segue a regra da oferta e da procura. Os principais exemplos de mercados onde se podem comprar estas coleções são o OpenSea, Rarible e Nifty Gateway. O OpenSea é o maior e mais popular mercado de NFT.

A “bolha” agora rebentou…e é com curiosidade que se olha para o que se vai fazer com esta tecnologia.

Partilhar:
Tags:

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Lol
    Lol

    Ohhhh…. Tadinho…..que pena. A moda passou? Bem vindos de volta ao .JPG!

    1. Avatar de Ifm
      Ifm

      Havia o Bitcoin, depois apareceu e ainda parace 100mil moedas digitais.

      Os NFT viraram moda…. mas isso ia acabar.

      O Bitcoin e pouco mais é o que vai durar o máximo tempo possível.

      E só vai mesmo estabilizar quando não houver mais ou nessa altura rebenta a bolha… mas para mim e 90% das pessoas é o mais seguro.

      1. Avatar de filipe
        filipe

        Eu chamo a essas coisas de esquemas piramides digitais…
        É igual. Enquanto houver quem pague vai rolando a coisa. Quando deixa de ter alguém que pague vale zero e o ultimo fica a arder.
        Eu ainda n percebi o que sao NFTs…

  2. Avatar de pois pois
    pois pois

    Agora, dou uma gargalhada.

  3. Avatar de Redin
    Redin

    Questão…. e agora?
    Fácil. Deixem-se de merd@s e comprem bitcoin.

    1. Avatar de Andre
      Andre

      Já voltou o envelope! Amigo, já todos percebemos que não se ganha nada com isso. Vá vender para outros blogs da “especialidade”. Há cada um!

      1. Avatar de Eu
        Eu

        Aceita que dói menos.

  4. Avatar de jota
    jota

    “e agora”? Quem é que manda investir em coisas que não existem fisicamente?

  5. Avatar de cdf
    cdf

    perguntem a santa casa da misericórdia…

  6. Avatar de lince ibérico
    lince ibérico

    criptocoisas servem para quê? ah?
    Para gamar dinheiro a quem o tem, bah!!

  7. Avatar de Dono da verdade
    Dono da verdade

    Se vale 0 é boa altura para comprar. Menos do que isso não vai valer. Se tanto por valorizar

    1. Avatar de Zé

      Eh pá, tens razão. Se estão a vender a zero é melhor “comprar” agora. Nunca se sabe quando esta palhaçada volta a ser moda e depois é vender só para ter lucro.

  8. Avatar de Pirata
    Pirata

    Agora esperar o Bull Market e volta tudo ao mesmo. O que não falam é que as colecções que existem continuam com bom volume. E há mais nfts noutras chains…

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Vai dizer isso ao Neymar

  9. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    A tecnologia NFT tem muito para oferecer, os NFTs como arte ou la o que quiseram fazer daquilo é que já se sabia que tinha os dias contados, mesmo assim o relatório tem muitas falácias, basta andar pelo opensea para ver muitos NFTs a valorizarem, pessoalmente fiz uns trocos, 3X com NFTs da coleção do trump agora quando foi a cena dele na prisa com mugshot.
    Nada de especial mas dá para brincar nas cryptocenas enquanto o mercado continua em queda livre

  10. Avatar de Alves
    Alves

    E novidades?
    Já se sabia que 99% que surgiu após a Bitcoin eram esquemas para ganhar dinheiro fácil.

    Mas também se alguém caiu nesses golpes foi por sua culpa porque tudo dizia o mesmo só quem andava a dormir caiu nisso.

    Mas o mesmo se passa com moeda fisica seja em dólares ou euros, todos os dias nos deparamos com esquemas por isso nada tem a ver com o tipo de moeda seja virtual ou física sempre vão existir esquemas.

    Agora Bitcoin é outro assunto que nada tem de esquema.

    1. Avatar de dhhf
      dhhf

      Bitcoin é a mesma coisa …enquanto existir quem compre ele vive…

      1. Avatar de Alves
        Alves

        Quando dizes isso, não fazes ideia nenhuma como funciona a Bitcoin são pessoas como tu que são fáceis de enganar com esquemas porque tem uma opinião sem saber um mínimo daquilo.

        Mas uma coisa fazes bem, não sabes nao tenhas nem queiras assim ficas livre de ganhar dinheiro e perder dinheiro.

      2. Avatar de Redin
        Redin

        E isso é bom. Chama-se mercado.
        Enquanto os euros e os dólares além de te fazerem mais pobre todos os dias, és obrigado a usar por força da bota do estado.
        1 BTC irá valer sempre 1BTC a vida toda. O euro já vale menos 60% desde que foi criado. O dólar já só vale menos 96%.
        Mais importante do que saberes como lidar com Bitcoin é conhecer como a moeda fiduciária funciona.
        Acordem da “Matrix” e abram os olhos.

        1. Avatar de filipe
          filipe

          Se eu for ao pingo doce aceitam esses BTCs?!?
          1 BTC irá valer sempre 1BTC
          1euro vale sempre 1 euro
          1 dolar vale sempre 1 dolar…

          1. Avatar de Eu
            Eu

            Tens tanto para aprender ainda. Nem sei se te chamo burro se ignorante.

          2. Avatar de lambisco
            lambisco

            Não adianta.

            1btc vale um 1btc, e 1btc tanto vale muito como não vale um caraças.

            Tanto o EUR como USD tem o valor associado a alguma coisa, seja ouro, petróleo, pistachios, colheres de tulicreme, o que quer seja… O BTC não tem um valor associado a nada, é extremamente volátil e basta um cromo como o Musk para rebentar com um mercado inteiro e por pessoas na penúria… Esta malta é toda muito sabida, economista, e tal, no entanto, ainda andam todos a brincar aos bitcois na esperança que um dia possam tirar para ganhar uns trocos…

          3. Avatar de Eu
            Eu

            Hades explicar aqui a gente essa magia do que é que o Eur ou o Dolar está associado, ó esperto.
            Os EUA no momento da pandemia, imprimiram 30% de todo o montante até hoje existente. Diz lá de onde eles fizeram essa magia.
            Agora diz lá também qual a magia para fazeres o mesmo ao bitcoin e dares um valor diferente.
            Abre-me esses olhos mula.

        2. Avatar de mikado
          mikado

          Chama-lhe mercado mas o valor da BTC não para de cair.

          1. Avatar de Redin
            Redin

            Não me parece que percebas alguma coisa de mercados e de valorização.
            O que tu vez no BTC que é preço, os adotantes de olhos bem abertos vêm valor. Vai estudar um bocadinho e volta.

        3. Avatar de jotabê
          jotabê

          Vamos a 1 exemplo prático, em 2022 compraste um apartamento por 3 bitcoin, hoje ofereço 3 bitcoin por esse mesmo apartamento, vendes?

          1. Avatar de jotabê
            jotabê

            @Redin, para que não tenhas prejuizo, subo a parada para 4 BTC…

          2. Avatar de Redin
            Redin

            O BTC é uma reserva de valor. Vende-me essa casa daqui a algum tempo no futuro.
            Não irei aceitar FIAT já que tenho a absoluta certeza de que ele não valerá o mesmo.
            Continuas preso ao preço.
            Eu falo em valor.

          3. Avatar de jotabê
            jotabê

            Comparas BTC com FIAT, mas usas BTC como Titulos de Bolsa, portanto cada uma tem a sua função e não são comparáveis. Se eu preciso da casa agora, pq vou esperar algum tempo?

          4. Avatar de Eu
            Eu

            Tivesses comprado no início. Hoje não farias essa pergunta.
            Mas ainda vais a tempo.
            Está tudo muito no início.
            Apenas primeiro como usar. Eu sei que dá trabalho, mas “não existem almoços grátis”.

          5. Avatar de Eu
            Eu

            *Aprende primeiro como…

          6. Avatar de Redin
            Redin

            @jotabê, eu apenas comparo o valor de uma por outra. A sua utilidade como moeda ainda vai demorar embora eu já o pratique em alguns produtos e serviços.

          7. Avatar de jotabê
            jotabê

            @Eu, o desespero por novos compradores é tanto que eu escrevi “comparas” e tu leste “compras”, há que distinguir “comprar moeda”(BTC) com “comprar com moeda”(FIAT)

          8. Avatar de jotabê
            jotabê

            @Redin, Ao falares em valor só estás a falar em “comprar moeda”, o cidadão comum, não “compra moeda”, “compra com moeda”, no tempo do Escudo havia pessoal que tinha contas em USD (comprava Dollars), porque era uma moeda mais estável e se o Escudo desvalorizasse tinha mais uns trocos(no caso de os usar). Se não usares, pode ter o valor que quiseres, mas se usares vai depender sempre do valor do produto, até podes comprar um apartamento usando como moeda de troca um carro em vez de BTC…

  11. Avatar de awake
    awake

    NFT é uma tecnologia, não são apenas imagens para comprar e vender, embora a única coisa que ouça falar seja de facto isto.
    Pode e irá ser aplicado em diversas aplicações como por exemplo na compra e venda de artigos digitais e físicos, onde um NFT será um método inviolável de garantir a autenticidade de um artigo (p.ex.), onde grandes marcas de renome já se encontram a investir…

    Lembrem-se que crypto não é apenas comprar e vender as “moedas”, engloba toda a tecnologia por trás (blockchains) e isso sim é uma grande inovação tecnológica que está a ser, e irá ser aplicada em muita coisa de futuro…

    Mas regra geral muitos dos comentários acabam por ter razão, pois em dezenas de milhares de projetos, apenas 1 ou 2% se irão manter para futuro devido á sua tecnologia e inovação, os restantes são apenas um método que muitos usam para comprar / vender e enganar o pessoal desinformado…tal como em qualquer mercado, lucros rápidos vão sempre envolver riscos elevados o que leva a ganancia humana a perder tudo.

  12. Avatar de Dani
    Dani

    Comprem terrenos…
    Mas na terrea, não na Lua… nem em Marte …

    1. Avatar de filipe
      filipe

      Neste momento é capaz de ser mais barato comprar na lua

  13. Avatar de Catedral
    Catedral

    Ok, eu sempre pensei que era moda, mas já agora existe alguma explicação para deixar de ser moda? Se estiver relacionado com crise de criptoativos, então as criptomoedas também vão ar.

  14. Avatar de Victor
    Victor

    Alguma vez valeram alguma coisa?

  15. Avatar de Santos
    Santos

    Antes de fazerem comentários deviam de ler……pois eu também pensava que era só coisas fakes e que iam morrer mas atualmente, após acompanhar a evolução do mercado cripto, chego a conclusão simples, quando os maiores grupos financeiros do mundo (Blackrock)e outros entram no mercado cripto….. não deve ser para ter prejuízos mas sim dominarem um mercado novo que está prestes a explodir …… apendam, lendo muito….

  16. Avatar de Yur-pt
    Yur-pt

    Um produto ou serviço só tem valor enquanto houver alguém disposto a pagar por ele.

  17. Avatar de Infinity
    Infinity

    Oh no…. anyway.

  18. Avatar de Eu
    Eu

    Não sei se vocês já se aperceberam. Então para quem anda distraído observem aos anos que o bitoin existe e as grandes corporações e até estados ja fazem a sua reserva nele. Muito ou pouco, mas fazem.
    Deve ser porque não VALE nada.
    Vocês é que são os inteligentes. Mas não confiem, verifiquem.

    1. Avatar de lambisco
      lambisco

      Que sabichão que tu és. Um gajo que nem sabe ler, nem escrever em condições. Diz lá, a pandemia também foi uma lavagem cerebrál?

      1. Avatar de lambisco
        lambisco

        Já agora, encontra o erro!

      2. Avatar de Eu
        Eu

        Cuando faltam argomentus, qualqer coiza serv pra mostrares que tems razao.

  19. Avatar de EEQTR911
    EEQTR911

    E novidades? Mas quem é que ainda acreditou em NFTs?