Como é o Mundo das amizades no Facebook?

34 Comentários

A rede social mais cobiçada do momento, e do mundo, já possibilitou que se fizessem variadíssimos estudos e pesquisas.

A recente pesquisa possibilitou, não só dar a conhecer características interessantes do Facebook, como também resultou num fantástico wallpaper!

fb-relationships-full

A imagem que aqui se vê, é um gráfico que representa o Mundo Social Facebook.

O responsável por esta ideia foi um dos estagiários do Facebook, Paul Butler, que teve a  curiosidade de identificar os locais de amizade. Isto é, Butler queria saber quais os locais do Mundo onde existe maior amizade e se as fronteiras políticas e geológicas poderiam, de alguma forma, afectar essa amizade.

Então para chegar a esta belíssima imagem de amizades no Facebook, Butler pegou numa amostra de 10 milhões de pares de amigos e correlacionou-os com as actuais cidades onde vivem e depois mapeaou os dados utilizando a latitude e longitude de cada cidade.

Após ter acesso aos resultados desta pesquisa, Butler comentou a sua experiência no Facebook, dizendo que “Comecei por explorar na plataforma open-source R, uma aplicação para estatísticas ambientais. Como um ponto de sanidade, tracei alguns pontos de coordenadas de latitude e longitude. Para meu alívio, o que eu vi foi o esboço do Mundo. Depois apaguei as linhas que traçavam os pontos. Após o processamento, uma grande bolha branca apareceu no centro do mapa. As bordas faziam lembrar os continentes, mas era claro que eu tinha muitos dados interessantes para analisar, apenas com estas linhas. Para conseguir o efeito desejado, defini pesos para cada par de cidades, como uma função  de distância Euclidiana entre esse par e o número de amigos entre eles. Foram então traçados linhas entre esses pares, tendo em conta o peso, de forma a que os pares de cidades com mais amizade, tivesse uma linha desenhada por cima de outros pares. Tracei uma rampa de cores do preto ao azul até ao branco, dependendo a cor da linha, do peso de cada par.”

Depois das linhas serem ajustadas, Butler criou um gráfico com uma imagem incrível, que pode ser usada até como um fantástico wallpaper.

Dos dados obtidos, podemos notar que, como era de prever, os EUA lideram na concentração de amizade no Facebook, ao contrário da África que detem o menos número de amizades.

A imagem também permite que os países se identifiquem bem e, podemos ver que Portugal é também dos países com mais amizades pelo resto do Mundo.

Artigos Relacionados

FONTES Mais Infomações: Mashable

Partilhar:
Tags:

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de NeMewSys
    NeMewSys

    Gosto do wallpaper, é so tirar o simbolo do facebook e fica brutal!
    Onde está o link dele em 1280×1024 ou maior?

    1. Avatar de NeMewSys
      NeMewSys

      Tá aqui: http://sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc4/hs1382.snc4/163413_479288597199_9445547199_5658562_14158417_n.jpg

      Esse vosso popup que abre a imagem podia ao menos fazer resize dela, e dar o link, da forma que tá até impossibilita o utilizador de fechar o popup, acabei por fazer refresh ao artigo para o tirar da frente…

      1. Avatar de Vítor M.

        óh… basta carregar ao lado da imagem e ela desaparece.

        1. Avatar de NeMewSys
          NeMewSys

          Devia de haver uma cruzinha para fechar, este ano fiz uma cadeira no meu curso chamada Interfaces Pessoa Maquina, e o professor deu-me raspanete por fazer um popup igualzinho a este 😛

          Se tiverem interessados, para fazer resize é simples, podem faze-lo usando html simples.

          Cumps.

          1. Avatar de maurycio
            maurycio

            eu pessoalmente prefiro esta imagem assim como está!

          2. Avatar de NeMewSys
            NeMewSys

            Preferes assim? http://gyazo.com/94889d8a4b3810f2223964d0c1832c2d.png
            Credo!
            Quando vais ao google e fazes pesquisas, também ves assim?
            http://gyazo.com/769f9896546b15aa73d7a7252e756c35.png

          3. Avatar de maurycio
            maurycio

            NeMewSys
            Eu refería-me que prefiro como está o link, que não tem nada a ver com o que mostras-te… assim não gosto nada! Mas como disse… é a minha opinião pessoal… gostos!

        2. Avatar de Jo§e
          Jo§e

          Hehe parece que se esqueceram que existe o teclado.É um óptimo interface de comunicação com o computador…! Basta carregar na tecla Esc.

          1. Avatar de NeMewSys
            NeMewSys

            Repara: http://gyazo.com/94889d8a4b3810f2223964d0c1832c2d.png
            Para um utilizador não 100% addicted ao pplware, onde está a mensagem aí a dizer “Carregar ESC para sair”? Sim porque não é obvio, pois nem todos esses popups o ESC serve para os fechar.

          2. Avatar de LOL
            LOL

            Então o botão direito do rato em cima da imagem?

            Basta carregar em viewimage… whatever…

          3. Avatar de NeMewSys
            NeMewSys

            LOL não é isso que está em questão, but whatever…

      2. Avatar de oi?
        oi?

        credo, é só de mim, ou o meu computador é fora de série??? -.-

        Quando abro a imagem, diga-se popup, logo abaixo dela(dele), no canto inferior direito aparece a tal cruzinha e ainda por cima diz: “CLOSE” … lol!

        1. Avatar de kioz
          kioz

          Ja tava a ver que ninguem reparava nessa cruzinha LOL

        2. Avatar de NeMewSys
          NeMewSys

          Com o gigante tamanho da imagem, achas prático alcançar esse botão?

  2. Avatar de WhiteLady
    WhiteLady

    Oi,
    vi o teu tutorial sobre como fazer uma conta no paypal e fiz uma, mas como não é verificada, não consigo ver qual é o meu montante… Como é que posso saber quanto dinheiro ainda tenho?
    Se poderes responder aqui ou mandar-me um mail, agradecia muito.
    Ah, e peço desde já desculpa por este comentário off topic

  3. Avatar de Tomé M.

    Realmente está muito bom mesmo.

    Acabei de publicar no meu Site a evolução das Redes Socias em Form de Mapas.

    Que coincidência.

    Link: http://www.ridfick.com/redes-sociais-em-forma-de-mapa/

  4. Avatar de Andros
    Andros

    A verdade falaciosa das amizades do facebook:

    Pessoas amigas que se cruzam na rua e não se falam…

    vida dupla? dupla personalidade? Novo conceito de amizade?

    Cumprimentos

    Ps: Obviamente que não estou a generalizar a todas as situações. Mas faz pensar.

    1. Avatar de NeMewSys
      NeMewSys

      É verdade, já com o hi5 é a mesma historia, só uso o facebook se puder ganhar algo com aquilo, nem foto lá tenho. Nojo de site.

    2. Avatar de LOL
      LOL

      Já te aconteceu?! Ao menos é um caminho para meter conversa. O facebook é demais!!!

    3. Avatar de tunes
      tunes

      isso depende do uso que cada um der ao facebook.

  5. Avatar de cid b
    cid b

    alguém viu a china e a rússia?

  6. Avatar de José Miguel
    José Miguel

    E pronto, ando eu a preencher os meus dados pessoais para isto.

  7. Avatar de Pedro

    Acho fantástico a imagem de espanha, Madrid como o centro “nervoso” do facebook espanhol xD

    1. Avatar de Simões
      Simões

      Vem mostrar um facto que eu já tinha debatido com vários amigos que frequentaram universidades em Espanha.

      De uma forma geral, eles (os espanhóis) são menos receptivos a novas tecnologias, e nós um dos países mais receptivos da Europa.

      1. Avatar de tunes
        tunes

        nem tem muito a ver com o facto de nao aderirem as novas tecnologias. la existe o twenty e eles preferem e ussam mais. o mesmo no brasil relativamente ao orkut

  8. Avatar de Artur Calhau
    Artur Calhau

    O que é o facebook?

  9. Avatar de António
    António

    Fica um wallpaper mesmo espectacular! 😀

    Bom artigo! 😉

  10. Avatar de Mauro

    Muito bom… Sempre a aprender coisas novas…

    Btw, vou ler…

  11. Avatar de Skipper
    Skipper

    O facebook ganhou mais adeptos após ter saído o filme “Rede Social”. Por exemplo, aqui em Cabo Verde éramos poucas as pessoas que tinham ouvido falar nele e agora, depois do filme, quase toda a gente o usa.
    Tem um bom visual e acho-o muito melhor do que o hi5, orkut e outros sites de relacionamento. Não é?

    1. Avatar de Skipper
      Skipper

      Gostei do wallpaper btw

  12. Avatar de phixie
    phixie

    Não sou grande adepto de redes sociais. Já desde o tempo do IRC (quem se lembra deste protocolo!?) que tenho alguma relutância em aderir a amizades à distância. Sempre as usei (e uso) como uma forma de manter o contacto com pessoas que conheço e *muito raramente* aceito contacto com pessoas que não conheço IRL (in real life). *NUNCA* iniciei uma amizade através da Internet, quando muito alguns conhecidos através de fórums.
    Dito isto, e o texto já vai longo, acho que a Internet em geral (e o Facebook em particular) é uma forma vantajosa de se manter o contacto com pessoas que nos são queridas quando a distância é um obstáculo.
    Neste sentido as redes sociais são úteis e o Facebook não é um serviço pior que muitos outros. Trabalho num local com acesso público à Internet e, se me perguntarem, digo que o Facebook é usado para manter contacto com familiares/amigos e que o Hi5 é para ir à procura de pitas em fato de banho.