Leilão 5G: Já são conhecidas as regras e mapa de cobertura

9 Comentários

O tema 5G em Portugal é tudo menos pacífico. A “guerra” entre operadoras e a Autoridade Nacional das comunicações tem sido frequente e só hoje a ANACOM anunciou as condições do leilão do 5G e de outras faixas relevantes.

Fique a conhecer as principais condições de um leilão para o 5G que terminará em janeiro de 2021.

Leilão 5G: ANACOM divulga condições e faixas relevantes


A ANACOM aprovou, por deliberação de 30 de outubro, o Regulamento que fixa as condições de acesso ao espectro nas faixas dos 700 MHz, 900 MHz, 1800 MHz, 2,1 GHz, 2,6 GHz e 3,6 GHz que será disponibilizado ao mercado, as regras procedimentais do leilão e as condições que serão associadas à utilização do espectro que for atribuído. Atualmente a utilização do Espectro pelos Operadores Móveis em Portugal é a seguinte:

Leilão 5G: ANACOM divulga condições e faixas relevantes

Findo o prazo da consulta pública, a ANACOM analisou e ponderou os 505 contributos recebidos, e teve em consideração os objetivos e finalidades nacionais enunciados na Resolução do Conselho de Ministros n.o 7-A/2020, de 7 de fevereiro (RCM 7-A/2020), que aprovou a estratégia e calendarização da distribuição da quinta geração de comunicações móveis.

ANACOM anunciou as condições do leilão do 5G e de outras faixas relevantes

João Cadete, presidente da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), referiu hoje em conferência que espera que o leilão do 5G encerre no início do próximo ano e que as licenças sejam atribuídas ao longo do primeiro trimestre do próximo ano. O presidente da ANACOM referiu ainda que, mal sejam atribuídas as licenças estas podem ser de imediato utilizadas.

Leilão 5G: ANACOM divulga condições e faixas relevantes

De acordo com o documento enviado ao Pplware a ANACOM “decidiu manter os preços de reserva previstos no projeto de Regulamento, que totalizam para o conjunto de lotes um valor de 237,9 milhões de euros“.

Leilão 5G: ANACOM divulga condições e faixas relevantes

Relativamente às obrigações de cobertura das populações a ANACOM partilhou também um mapa de cobertura  5G e os respetivos deadlines. Existe a necessidade de reforçar os níveis de cobertura onde estes apresentam deficiências, em particular
nas zonas menos densamente povoadas, promovendo a coesão social, económica e territorial, indo
ao encontro das expectativas das populações e do tecido económico nacional.

Leilão 5G: ANACOM divulga condições e faixas relevantes

Relativamente à entrada dos novos operadores, não haverá condições especiais.

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Coelho
    Coelho

    é muita radiação para o ser humano… fora os milhares de satelites e outras coisas desconhecidas que emitem radiacao…. basicamente vivemos num microondas

    1. Avatar de Hélio Musco
      Hélio Musco

      Sim, o pior microondas é o Sol que torra a Terra 24h por dia.

    2. Avatar de Urtencio
      Urtencio

      sentes o corpo aquecer?

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        Eheheheh!!!!!

      2. Avatar de rui
        rui

        bem não faz, mas qualquer dia já não é preciso meter 1 chip no porco, já fazem via wireless

      3. Avatar de bernardo jose
        bernardo jose

        Eu doute um bom Exemplo, Conheçes o que é Orgonites, Então aplicate e faz algumas , para te protegeres das radiaçôes Electromágnéticas , Olha que Funcionam e de que maneira a classe médica Cientefica nâo gosta muito que as pessoas se enterem destes aparatos , que Neutralizam energias noçivas em Seu entorno deixote um enlaçe , para pesquisares ok …https://www.orgoniseafrica.eu/en_eu/info/orgonite-wiki/orgone-history-wilhelm-reich-don-croft

        1. Avatar de Jorge
          Jorge

          Puxa, tanta inteligência e não acertas uma palavra em português correcto?!

        2. Avatar de Vivas
          Vivas

          Io espreçome mal em portuges mas este camarada e tam mao cuanto io

  2. Avatar de MAnuel
    MAnuel

    NA minha rua nem adsl passa, e vamos nós para o 5G… Que país terceiro mundista…