Justiça condena operadora a pagar indemnização por quebras de internet

23 Comentários

Quem nunca se queixou do acesso à Internet? Por norma os clientes ligam para o apoio ao cliente, mas atualmente as redes sociais são também um bom veículo para a indignação.

Recentemente uma operadora foi condenada a pagar uma indemnização a um cliente por quebras de Internet.

Justiça condena operadora a pagar indemnização por quebras de internet


O caso aconteceu no Brasil e é um exemplo de que a justiça pode também intervir nestes casos. As constantes quebras de sinal de Internet levaram a um cliente da Vivo a avançar com uma ação na justiça. O cliente queixou-se de danos morais por ter ficado offline.

Operadora condenada a pagar por quebras na internet

Como resultado do processo, a operadora Vivo acabou por ser condenada. Segundo informações, a operadora foi obrigada a pagar uma indemnização de 2 mil reais (cerca de 441 euros).

Justiça condena operadora a pagar indemnização por quebras de internet

A juíza Rita de Cássia de Cerqueira Lima Rocha, do 5º Juizado Especial Cível de Brasília, solicitou à operadora que comprovasse o fornecimento do serviço. No entanto, a Vivo forneceu apenas um screenshot do ecrã no qual mostrava a oferta do sinal, prova considerada insuficiente por ela, refere o Tecmundo.

É evidente que a interrupção de serviços, como ocorreu com o Autor [da ação], mostra-se suficiente a causar transtornos na vida de qualquer pessoa, o que enseja a reparação a título de danos morais

Referiu a juíza do caso

É verdade que o caso não aconteceu em Portugal, mas revela bem que este tipo de casos pode chegar à justiça. Com um pagamento mensal elevado, cada vez mais os utilizadores se queixam dos serviços prestados. No entanto, tem-se também visto que as operadoras estão empenhadas em baixar a taxa de queixas e oferecer a melhor qualidade aos seus clientes.

De acordo com dados recentes, das 32 mil reclamações registadas no semestre no sector das comunicações eletrónicas, a MEO foi alvo de 37% das reclamações, seguida da NOS com 34%, da Vodafone com 25% e da NOWO/ONI com 4%.

Já alguma vez se queixou da sua operadora?

 

Leia também…

Reclamações da operadora MEO são cada vez menos

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruno
    Bruno

    A verdade é uma, devíamos todos de certa forma e quando realmente justificado , fazer o mesmo. Mas o infelizmente nós portugueses pagamos demasiado pelos serviços que temos independente da operadora. Canais HD que apenas são convertidos para o sinal HD, canais repetidos só para fazer grelha enfim tantas outras coisas que nem vale apena… Mas a culpa é minha, nossa , que continuamos a pagar por isto.

  2. Avatar de Tuga
    Tuga

    Com a NOS também acontece. No meu caso já trocaram de router, mas de vez em quando continua. Foi reclamado. I router substituído estava bom. O tecnico não identificou o problema, o que é certo é que se continua, talvez aqui em Portugal se faça o mesmo. A NOS deve enviar técnicos que detetem os problemas e não quem somente faz instalação de cabos e pequenas coisas, pois existe problemas que requerem quem esteja dentro dos assuntos. Ligar para o apoio a clientes, a história é sempre a mesma. Faça assim e assado e não passa disso. A NOS QUE ENVIE OS SEUS TÉCNICOS FAZEREM DE VEZ EM QUANDO UMA REVISÃO.

    1. Avatar de Woot!
      Woot!

      No meu caso a box da NOS estragou a TV e ando eu para trás e para a frente para comprovar que foi mesmo a box que lixou a TV quando eles poderiam fazer o diagnostico na box para comprovar, mas obviamente deixam o ónus todo do lado do cliente. Tristeza…pior é que eles sabem que isto acontece e que têm boxes defeituosas e continuam caladinhos que nem uns ratos.

      Atenção ao ligarem TVs caras às boxes da NOS, não aconselho. O meu não é caso único.

      1. Avatar de Joao
        Joao

        Mas como é que a box estraga a TV?? A unica forma que me ocorre é enviando um pico de tensão pelo HDMI.

      2. Avatar de David S.
        David S.

        Olha se comprastes é uma TV com defeitos… Como uma simples BOX te estragou a tua TV e mais duvido que só tenhas esse periférico ligado na tua TV.

        1. Avatar de Woot!
          Woot!

          Comprastes?
          Relativamente à tua constatação é muito bonita mas muito genérica como se espera de uma operadora.

          A TV não tinha qualquer defeito, funcionou perfeitamente até a box estoirar e levar a TV com ela.

          O curto-circuito foi direitinho da box pela porta HDMI para a main board da TV.

          Podes duvidar do que quiseres e duvidas bem. O facto é que a box estoirou, e a TV estoirou ao mesmo tempo. A playstation que estava ligada continua a gozar de boa saúde.

          “Uma simples box” é giro de se dizer, tendo em conta que envolve componentes eletrónicos, eletricidade, e conectividades constantes entre ambos os periféricos. A box de “simples” não tem nada e curto-circuitos e avarias acontecem facilmente em qualquer dispositivo eletrónico.

          Mais, a NOS tem conhecimento que tem boxes defeituosas e existem N reclamações por parte de clientes com estes problemas e basta procurares no google que encontras alguns casos.

          1. Avatar de David S.
            David S.

            Se tens tanta certeza do que causou o dano na tua TV foi a BOX da NOS podes enviar a TV para RMA do fabricante e eles que te passem um diagnostico da causa da avaria da TV. Se eles provarem que foi da BOX e não um pico de tensão na tua rede eléctrica reclamas com a NOS e apresentas as provas.

        2. Avatar de Woot!
          Woot!

          E o que é que achas que estou a fazer? Já tenho esse relatório a confirmar precisamente isso. Só que é dubio porque diz que foi um periférico ligado via HDMI no caso, tinha 2 a Playstation e a Box, mas mesmo que só tivesse um a NOS iria alegar sempre que foi outro periférico que não a Box…

    2. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Mesma coisa aqui, mas nem se digam a enviar o técnico ou trocar o router. Estou só à espera que acabe o período contratual.

    3. Avatar de Le Juntista di Fibre
      Le Juntista di Fibre

      Isso não é bem assim, se estiveres numa rede HFC boa sorte com isso. Invés de construírem pontos de regeneração de sinal, expandem a rede até ao tutano. Os técnicos nunca te vão conseguir melhorar isso porque a própria rede já esta f…da.

      E na NOWO é igual, tudo o que seja redes de cobre é uma porcaria porque maior parte delas foram mal feitas.

      Apesar de HFC significar Hybrid Fiber-Coaxial, só existe fibra até ao bastidor, dai para a frente é tudo em cobre, so… yeah… blyat

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Em Portugal, contrário ao Brasil, a lei está só e sempre do lado dos Patrões.

    Enquanto assim for temos sempre o mesmo Portugalzinho

    1. Avatar de David S.
      David S.

      Falas do que não sabes, no Brasil eles são roubados em quase tudo.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Muito específico David S. portanto estás a contrariar e a dizer que a lei no Brasil não está mais do lado dos patrões ?! Acho que quem não sabe do que fala és tu.

        O que é que você quer dizer aqui?

        1. Avatar de David S.
          David S.

          Miguel a lei no Brasil está do lado do estado com impostos absurdos

    2. Avatar de FAR
      FAR

      Sinceramente.. a lei do Brasil e a sua aplicação é exemplo para alguém?
      Desculpe lá, mas ganhe juízo.

      PS: um exemplo muito rápido e muito simples (para não ficar perdido) lobbying das madeiras suportado por quem “faz as leis”.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Na medida que é mais benéfica para os trabalhadores sim é exemplo para Portugal que é uma vergonha. Uma pessoa aqui em Portugal se pertence ao proletariado tá sempre sempre lixado. Os tribunais e a lei está sempre do lado dos patrões.

  4. Avatar de Alisson
    Alisson

    Eu processei a VIVO aqui no Brasil uma vez também devido a constantes problemas na linha telefônica/internet.
    Tiveram que me pagar R$ 5700,00.

  5. Avatar de Hugo Nabais
    Hugo Nabais

    Em Portugal a lei serve as operadoras e os interesses económicos em geral.
    Isso dificilmente aconteceria por cá.

  6. Avatar de tito portugal
    tito portugal

    Eu já até perdi as contas. Em Portugal tudo funciona pelos interesses económicos e nunca para o interesse do cliente. Angariar cliente é muito fácil, mas depois tudo muda. Eu só não mudo de operadora, pois vivo numa aldeia no Alentejo onde tudo é esquecido.

  7. Avatar de Maria mendes
    Maria mendes

    No dia 2 de Dezembro 2019 , Black Friday , aderi a um pacote da Meo que me parecia bastante atrativo , falei via telefone e contratei esses mesmos serviços e ai começou a saga…
    O pacote ficaria por 34.90€ +/-
    Instalariam dia 5/12 .
    Apos isso enviaram mensagem a dizer que o serviço tinha sido anulado para ignorar a marcação.
    Liguei disseram que tinha havido um erro nos sistemas e só podiam dia 9/12.
    Passado 30mt recebo uma mensagem que o serviço tinha sido anulado para esquecer a marcação pois haveria uma dívida.
    Questionei como pois nunca tive meo e nao podia haver divida nenhuma. Disseram que iam analisar ….
    Passado 1h disseram que nao havia divida e pediram me que fosse a uma loja levar o comprovativo de nib, comprovativo de morada e cc (achei estranho mas cumpri e levei)
    Uma nova marcação dia 11.
    Uma nova anulação.
    Entretanto ligaram da meo , com o contacto : 213260111 falando como sra.vera rodrigues , que era do apoio ao cliente e pedia desculpa por todo o transtorno causado. E que iria fazer um novo contrato para ser iniciado e instalado no dia 13/12 e teria que mandar o contrato de arrendamento. Assim o fiz.
    Ja com montes de dados meus … que sabe se la para que….chegou o dia e ninguém apareceu .
    Hoje dia 16 /12 iguei de novo e agora exigem uma fidelização de 24meses e mais 300€ de caução visto ser um bairro social.
    Questionados por mim se tinham a noção que isso e burla e ‘gozo’ com os clientes , desligaram me a chamada ate agora.
    Acho inadmissível tudo isto.
    Ficaram com os meus dados todos ,
    Nao aproveitei outros servicos porqur tinha um ‘compromisso ‘com a meo e agora e isto que recebo.
    Descriminação e tentativa de extorsão.
    Estou extremamente desiludida e triste com a situação pois sempre cumpri com os meus compromissos.
    E a meo ???
    Pois é… irei me dirigir também aos meios certos pra prosseguir com o meu extremo descontentamento visto que a meo nada faz !

  8. Avatar de jornalismo5estrelas
    jornalismo5estrelas

    @ Pedro Pinto existe uma maneira ou site ou endereço viável e certificado onde os utilizadores e clientes possam efectuar uma queixa de quebras de serviço das operadoras em Portugal?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      QUeixa queixa so diretamente à operadora. No entanto podem sempre contribuir aqui: https://downdetector.pt/

      1. Avatar de Alfie
        Alfie

        Pode-se, e deve-se, reclamar também em mais 2 sitios:
        https://www.anacom.pt/
        https://www.consumidor.gov.pt/
        Respectivamente Anacom e Defesa do Consumidor. São queixas que ficam registadas e ajudam a formar um historial, com tudo o que isso tem de positivo.