jitsi: Fazer videoconferências nunca foi tão fácil (e é grátis)

18 Comentários

Já ouviu falar na plataforma jitsi? A COVID-19 tem obrigado milhões de pessoas a trabalhar a partir de casa por causa do isolamento social. Felizmente, na internet existem muitos serviços que ajudam os utilizadores a conseguir trabalhar sem muitas dificuldades.

Um dos serviços mais fantásticos para realizar videoconferências chama-se jitsi!

jitsi: Fazer videoconferências nunca foi tão fácil (e é grátis)


Precisa de um serviço que, em menos de 5 segundos, consiga ter uma videoconferência pronta a funcionar? Na internet existem várias, mas algumas são pagas e até um pouco complexas de usar.

A plataforma que apresentamos hoje chama-se jitsy e é das mais simples para criar uma videoconferência.

Principais características da plataforma jitsy

  • É gratuita
  • Não precisa de registo (como todos os outros)
  • É WebRTC (sem latência)
  • Até 50 pessoas
  • Sem limite de tempo
  • Opensource
  • Chat
  • Pode-se gravar as chamadas
  • Pode-se telefonar para um número de telefone para entrar nas chamadas em conferência
  • Pode-se fazer streaming direto para youtube
  • Pode ter o seu próprio servidor para as chamadas

Como usar esta plataforma de videoconferências?

Conforme foi apresentado, usar esta plataforma é extremamente simples. Para tal, o utilizador só tem de aceder ao site oficial do serviço e indicar um nome para a reunião. Assim, como se pode ver pela imagem seguinte, o utilizador pode instalar também um plugin no Chrome para integrar a reunião virtual com o seu calendário da Google ou com a suite de produtividade Office 365.

jitsi: Fazer videoconferências nunca foi tão fácil (e é grátis)

Posteriormente, quando já tiver criada a sessão, o utilizador pode definir uma password de acesso e são também fornecidos os números telefónicos para quem pretenda assistir por telefone.

jitsi: Fazer videoconferências nunca foi tão fácil (e é grátis)

Como referido, esta plataforma oferece múltiplas funcionalidades que podem ser encontradas no ícone mais à direita. É, inclusive, possível partilhar o vídeo no YouTube e claro, partilhar o ecrã.

A versão para mobile também funciona fabulosamente bem. Estivemos a testar durante alguns dias e  a plataforma sempre se apresentou bastante estável e com uma qualidade de imagem muito interessante.

Assim, se a ideia for procurarem uma plataforma de comunicações robusta, fácil de usar e que seja gratuita, então experimentem a jitsi. As funcionalidades que oferece são bastante úteis e a qualidade, tendo como base a tecnologia WebRTC, é fabulosa.

Obrigado aos leitores Carlos Faria e Artur Peralta pela dica.

jitsi

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de António Teixeira
    António Teixeira

    Obrigado pela dica! Partilho a minha experiência e deixo uma pergunta.
    Experimentei esta semana duas sessões com os meus alunos do 11º Ano. Uma pelo Skype, que funcionou bem e todos participaram, mas detesto a péssima usabilidade do programa, nada intuitivo (à moda da velha Microsoft). Além disso, não permite a gravação da sessão. Este aspeto é muito importante porque há sempre um ou dois alunos que, por algum motivo, não conseguem aceder à sessão. Com a gravação poderão ver tudo posteriormente.
    Depois usei o Google Meet (a nossa escola tem uma conta Gsuite). Funcionou razoavelmente, mas nem todos os alunos conseguiram aceder (não ouviam, não viam…). Felizmente ficou gravado (o vídeo vai para o Google Drive passados uns minutos) e partilhei com todos o vídeo final. É uma boa solução, mas tem poucas ferramentas de interação durante a sessão.
    Já testei o Jitsi mas fiquei com a ideia de que a gravação do vídeo tem de ir para uma pasta Dropbox o que é péssimo porque o espaço que tenho é muito limitado.
    Alguém me sabe dizer se é possível enviar a gravação para outro sítio ou simplesmente fazer o seu download?
    Obrigado!

    1. Avatar de Radamel
      Radamel

      Grande empenho Teixeira. É bom ver o esforço que a classe está a fazer para manter o fluxo da educação ativo.

    2. Avatar de Ricardo Vieira
      Ricardo Vieira

      Estive a testar e realmente só aparece o Dropbox, apesar de na comunidade falarem no desenvolvimento de ligação a outros serviços de cloud.

      De qualquer das formas é possível fazer um stream para o Youtube, mantê-lo em privado, e depois o video fica disponível para visualizar ou fazer download.

    3. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, só no Dropbox. No entanto, pode também guardar no YouTube.

    4. Avatar de Luis Chelinho
      Luis Chelinho

      Precisamente ontem testei o Zoom (https://zoom.us/) e a qualidade de imagem é muito boa.
      Permite partilhar tela ,partilhar janelas específicas e dá para desenhar por cima (pex. uma apresentação powerpoint e colocar anotações extras por cima)
      Tem também uma opção de ‘levantar a mão’, que é particularmente boa no caso de haverem muito participantes e não se conseguir ver todos no mesmo ecrã.
      Permite gravar para o PC ou para google cloud.
      A versão gratuita tens ‘reuniões’ limitadas a 40min se forem mais de 3 participantes mas podes fazer nova reunião logo a seguir.
      CErtamente é uma solução a analisar 🙂

    5. Avatar de Carlos Faria
      Carlos Faria

      Se és professor deves usar a solução oficial da FCCN, que até whiteboard tem.

      É o zoom.us, mas com licença da FCCN e gravaçao

      https://videoconf-colibri.zoom.us/signin

      1. Avatar de Artur Peralta
        Artur Peralta

        O famoso “honey pot” para os programas pagos e de código fechado. É gratuito em acadêmicos e depois se quiseres continuar tens que pagar…

      2. Avatar de Francis
        Francis

        Não dá para todas as instituições.
        ex. escolas profissionais

    6. Avatar de Cláudio Esperança
      Cláudio Esperança

      Olá. Sugiro a utilização do https://8×8.vc/ que me parece uma implementação (gratuita) do jitsi e cuja gravação creio que fica acessível via interface web. A única coisa que não consegui fazer quando testei foi o live stream para o YouTube porque o serviço dizia que tinha os workers todos ocupados naquele momento.

      O único problema que tivemos com o jitsi foi a saturação da largura de banda do access point quando parte da equipa ainda estava no local de trabalho e com meia dúzia de pessoas a partir do mesmo local, algumas pessoas tiveram problemas de áudio e vídeo (o sistema não parece ajustar automaticamente a qualidade do vídeo ou do som em função da largura de banda). No entanto em cenários distribuídos funciona muito bem.

      O meet da Google funciona muito bem, embora só permita fazer stream para utilizadores autenticados dentro do mesmo domínio (temos que utilizar o OBS Studio para fazer os nossos webinares). Ainda está semana ativei a sincronização de quase 80000 contas do nosso domínio com o Google Apps, para toda a gente ter acesso ao Google Meet caso o zoom/colibri falhe. Mas o que gosto mesmo muito das Google Apps é o armazenamento ilimitado no Google drive.

  2. Avatar de Carlos Faria
    Carlos Faria

    Para quem quiser usar outro, todas as pessoas ligadas à FCCN (por exemplo todos os alunos de universidade e ex alunos!) têm acesso ao Zoom!

    https://videoconf-colibri.zoom.us/signin

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    A FCCN também dá para o Básico e Secundário?

    1. Avatar de Luís Casalinho
      Luís Casalinho

      Hahaha…. pois! E o resto…?

  4. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    Tenho usado o zoom para trabalho e funciona muito bem, mas acho interessante esta opção de poder ligar para um numero de telefone para poder participar, não sei se o zoom também tem essa opção?
    Obrigado pela partilha.
    Cumprimentos

  5. Avatar de Gekko
    Gekko

    Falta dizer que o jitsi é self hostable. E open source, como tal existem outros grupos que fornecem uma intanccia de jitsi

  6. Avatar de Emerson
    Emerson

    Tentei compartilhar um vídeo do youtube na conferência mas só conseguiu assistir quem estava participando a partir do Chrome no PC. Quem estava via aplicativo do celular não recebeu. Alguma dica?

    1. Avatar de MárciaP
      MárciaP

      Também gostava de saber….

  7. Avatar de RENATA MELLO
    RENATA MELLO

    É possível agendar com antecedência, ou manter o mesmo link para reuniões que se repetem semanalmente?

  8. Avatar de Geovano Bitelo
    Geovano Bitelo

    Boa tarde.
    Pelo que vi no post, o Jitsi tem limitação de 50 pessoas na conferência.
    alguém saberia me dizer se eu instalar a aplicação no meu servidor esta limitação deixa de existir?