Japão: Internet a 10Gbps custa “apenas” 50 euros

47 Comentários

Sabem qual a velocidade da vossa internet? Se não sabem, podem fazer o teste aqui e ficar com uma ideia do throughput. E quanto pagam por 100 Mbps, 200 Mbps, 500 Mbps ou até mesmo 1Gbps?

No Japão as operadoras começaram a oferecer Internet a 10Gbps por “apenas” 50 euros.

Japão: Internet a 10Gbps custa "apenas" 50 euros


A NTT East e a NTT West, operadoras do Japão começaram a oferecer Internet a 10Gbps para os clientes domésticos. Para se ter uma ideia de comparação, em Portugal nem todas as Instituições do Ensino Superior têm uma ligação a esta velocidade. Nos Estados Unidos grande parte dos utilizadores “apenas” tem internet a 1Gbps.

A velocidade (10 Gigabits por segundo ou 10,000 Mbps de largura de banda) é qualquer coisa e o preço é bastante simpático.

Japão: Internet a 10Gbps custa "apenas" 50 euros

Segundo informações das operadoras, o objetivo passa por oferecer a melhor qualidade de internet e garantir que se reproduzam conteúdos 4k e 8k sem qualquer latência.

Inacreditável: Afinal os portugueses usam pouco a internet!

Para conseguir usufruir de tal largura de banda, os clientes têm de ter também um router especial, capaz de suportar ligações a 10Gbps. Este equipamento custa cerca de 4,48 euros por mês.

Além de suportar velocidades de 10 Gbps por cabo, este router vem também com Wi-Fi 6. De acordo com a documentação, o Wi-Fi 6 poderá oferecer comunicações a 9,6 Gbps. Com o Wi-Fi 5 a velocidade máxima de transferência de dados era de 3,5 Gbps. Há outras especificações interessantes – ver aqui.

Qual a velocidade da sua internet?

Leia também…

Internet fixa em Portugal é das mais rápidas do mundo. A móvel… não está mal!

 

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo Pedroso
    Paulo Pedroso

    “Para se ter uma ideia de comparação, em Portugal nem todas as Instituições do Ensino Superior têm uma ligação a esta velocidade. ” Mas em Portugal existe alguma intuição com 10GBps ?

    1. Avatar de Paulo Pedroso
      Paulo Pedroso

      Instituição****

    2. Avatar de Miguel Costa
      Miguel Costa

      A maioria das universidade de Lisboa e Porto, têm ligações de 100GBps.
      Isto é por cabo. Wifi, não arranjas acima de 10mbs… para dar para todos e poderem usar routers baratos.

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      Sim, a maioria tem já velocidades de 10G e, se não me engano, em breve passarão a ter velocidades de 100G de upload e download.

  2. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Incrível,uma velocidade de 10 Gb/s em download !! Por aqui por Portugal nem daqui a 10 anos !! Nem daqui a 10 anos.Então se o máximo que as 3 principais operadoras de telecomunicações não passa do 1 Gb/s,daqui lá oferecerem estes 10 Gb/s ou até o router especial que já vem com o Wi-Fi 6.Daqui lá !! 😐

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Para que queres 10Gbps? Só se for para empresas.

      Aqui em Portugal estamos muito bem servidos, excepto no preço. Tu não achas que 1Gbps estar disponível já não é bom? Existe paises que nem sequer têm metade disso, em Africa a internet é bem escassa, na Tailandia é outra em vários locais.

      O problema não é estar disponivel, mas sim o preço. Esta caro.
      Agora dizer que Portugal esta mal servido, é sem duvida uma asneira. Volta para os tempos de 2011, 2012 onde nem 500Mbps existia ainda disponivel, excepto uma vez que a ZON lançou e depois descontinuou.

      Mal servidos não estamos 😉 No preço sim, na tecnologia nem por isso!

      1. Avatar de Louro
        Louro

        Existem países na UE que nao tem velocidades de 1Gb para domésticos, e as empresas pagam forte e feio se as quiserem ter.

      2. Avatar de Klaus
        Klaus

        África é um continente, para de tratá-la como um país. Na África do Sul, Marrocos e Egito há velocidades melhores que em Portugal e por preços mais em conta!

    2. Avatar de Miguel Costa
      Miguel Costa

      Para teres 10gbps de download, tens de ter muita capacidade de upload, além de muita capacidade de escrita. 99,99999999999999% dos discos actuais não suportam escrita de 1gbps, mesmo usando a cache avançada.

      1. Avatar de soldier
        soldier

        Está a confundir gigabit por segundo com gigabytes por segundo,são duas unidades diferentes,sendo que 1 bit corresponde a 8 bytes,ou seja, 10 Gbps de download são 1250 Megabytes por segundo ,o meu SSD suporta velocidades de leitura e escrita até 3500 Megabytes por segundo,eu podia ter uma velocidade de dowload de 30 Gbps e iria usufruir nos downloads.

        1. Avatar de F Silva
          F Silva

          é ao contrário… 1 Byte contém 8 bits

          1. Avatar de soldier
            soldier

            Está certo,confundi,mas as contas estão certas e o meu raciocínio também,relativamente aos valores teóricos de Download.

      2. Avatar de Pedro
        Pedro

        Um filme a 4K usa entre 15Mbps a 25Mbps. Por isso, mesmo com 1G seria mais do que suficiente para a maioria das utilizações. Para que se tenha uma noção, uma empresa usa uma média de 1M por cada empregado, ou seja, uma empresa com 100 empregados (com uso normal da rede e escritórios distribuidos) usaria 100M. Esta é uma regra para médias e não é aplicada a todos os casos.

        1. Avatar de Técnico Meo
          Técnico Meo

          15mbps a 25mbps os rips dos 4k 🙂

        2. Avatar de soldier
          soldier

          Eu estou a reproduzir um vídeo em streaming (youtube) em 4K e estou a utilizar em média 55 Mbps.

    3. Avatar de Le juntiste de Fibre
      Le juntiste de Fibre

      Ligações Empresariais em Fibra chega a 10Gbps

      Cheguei a instalar uns quantos na NOS

    4. Avatar de Gaspar Oliveira
      Gaspar Oliveira

      Oferecer é fácil, cumprir é outra coisa.
      Tenho contratado na NOS 200mbps, ao fim de semana não passa dos 10mbps.

      1. Avatar de JS
        JS

        Convém também entender o que tem contratado em vez de apenas mandar bitaites.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          O contrato dele deve de dizer 200Mbps durante dias úteis e 10Mbps no fim de semana, ora essa! Pois no contrato estão sempre protegidos pois a velocidade é sempre até x Mbps …

          1. Avatar de mlopes
            mlopes

            pois mas esse “até” é uma matéria que devia ser regulada há muito e, infelizmente, não é.
            o “até” apenas devia permitir uma determinada flexibilidade e tudo devia estar muito bem definido por lei.
            como não está, as operadoras continuam a vender contratos totalmente irrealistas, “burlando” os clientes mas sempre protegidos pela falta de legislação específica

  3. Avatar de Fabio
    Fabio

    Interessante essa oferta quando a maioria das placas de rede se aceitar 1 gbps já é muito bom…

    Isto cheira-me a publicidade tipo NOS 5G lol…

    1. Avatar de Miguel Costa
      Miguel Costa

      Nem as placas nem os discos. Mas, deixa lá a miudagem ficar toda contente…
      É como terem 200mbs, fazerem festa e nunca usaram nada que chegassem aos 5mbs.

      1. Avatar de soldier
        soldier

        O meu SSD WD Black SN750 de 1 TB, suporta velocidades de leitura e escrita até 3500 Megabytes por segundo, um Disco SSD 2.5″ suporta velocidades de leitura e escrita até 500 Megabytes por segundo,ou seja,uma ligação á internet de 4 Gbps,iria levar o SSD ao limite…e provavelmente a conta bancária.

        1. Avatar de IDroid
          IDroid

          O problema é a placa de rede ; a grande maioria das pessoas só tem placas que permitem 1gbps. As placas que têm ligações de 10gbps continuam muito caras…

          1. Avatar de Polo
            Polo

            As placas de 10gigabits não estão assim tão caras, até o meu NAS já tem duas

          2. Avatar de soldier
            soldier

            O preço desceu consideravelmente,mas numa rede doméstica,recomendo no máximo 1 Gbps, eu quando comprei há alguns anos atrás um switch Gigabit e cabo de rede para suportar redes de 1 Gbps,investi umas dezenas de euros,e até hoje tudo funciona,isto é daquelas coisas que só se compra uma vez se for de boa qualidade. Os portáteis mais antigos só têm placas de rede até 100 Mbps e wireless 802.11g.

      2. Avatar de Gaspar Oliveira
        Gaspar Oliveira

        Não podes ter um local com n maquinas e 10gbps ser para essas n maquinas.
        Agora essa tua arrogância de superioridade “deixa lá a miudagem ficar toda contente…” na tua linha de raciocínio penso que sejas um pobre coitado que vem para aqui tentar ser o maior da aldeia e deves ser um pobre coitado coitado… Pelo menos tenta ganhar alguma coisa com essa sabedoria toda.

    2. Avatar de Mestre em direito
      Mestre em direito

      Fábio, há router e placas de rede de 10 Gbit mas aqui é mesmo o que dizes:
      – a maioria das pessoas usa Wifi e o ax da apenas uma fração disso, então quantos mais conectados estiverem…
      – os servidores fora do Japão não conseguem dar a um único cliente essa largura de banda logo tens um “Ferrari” a andar nunca estrada de terra…
      – 10 Gbit num contexto doméstico não faz sentido. Seria preciso terem 3 consolas de jogos ao mesmo tempo, 3 PC e ainda dois ou 3 aparelhos em streaming vídeo a 8K HDR

      Eu atualmente tenho 100 mega reais e consigo ter 2 aparelhos em streaming 4K e 2 PC em atualizações, 2 telemóveis conectados sem lentidão na net. Portanto…

      1. Avatar de paulo rodrigues
        paulo rodrigues

        100Mbps chegam bem… eu tenho, acabado de medir, 95Mbps de download e 96Mbps de upload. Consigo upload de vídeo (streaming) em HD e 4K sem problemas. Tenho dois dispositivos com placa de rede Gigabyte, o portátil também tem, e o que interessa mesmo é que a velocidade seja estável. Penso que para uso doméstico serve perfeitamente.

        1. Avatar de iDroid
          iDroid

          Concordo; por enquanto, para um agregado familiar de quatro pessoas, e com os requisitos contemporâneos (4K no máximo), 100Mbps chegam bem.

  4. Avatar de Luis
    Luis

    Na Polónia a INEA tem 10gbps a 35 euros por mês. 1gbps custa 22 euros

  5. Avatar de Faisca
    Faisca

    O Japão daqui a 2/3 anos já testa o 6G!

    1. Avatar de ElVisitante
      ElVisitante

      É outra sociedade…
      Vai fazer faísca! 🙂

      1. Avatar de Mestre em direito
        Mestre em direito

        Nisso tens razão, todos “Apanhadinhos”, vivem de redes sociais e jogos, ninguém fala com ninguém e já tem imensos bares e restaurantes sem empregados humanos. Assim não os invejo.

        1. Avatar de Mario
          Mario

          E a consequência da deshumanização é o suicídio elevado no Japão e na Coreia do Sul. Nenhum país é perfeito.

  6. Avatar de Peferreira98
    Peferreira98

    Esqueceram-se do streaming que é o futuro próximo dos videojogos. Só isso já dá utilidade aos 10gbps todos.
    Isso de downloads é mais coisa menos coisa estamos num patamar que o benefício dado pela maior velocidade, não compensa o tempo e o dinheiro gasto.

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Esquece jovem. Burridades. Nem 500 mb consegues saturar com um comum consumidor.

      1. Avatar de PeFerreira98
        PeFerreira98

        palavra chave -> comum.

    2. Avatar de Necro
      Necro

      Para o streaming de jogos também não precisas de 10gb, o mais importante e difícil de melhorar é a latência…
      E em Portugal estamos realmente muito bem servidos, o preço é que é elevado para os ordenados, mas isso não é só na Internet que acontece…
      Aliás as nossas boxes de TV metem inveja a muitos países, tal como os nossos multibancos ou via-Verde por ex.
      E nos EUA nunca na vida a maioria dos utilizadores tem 1gbps, chega quase aos 100mbps!!

  7. Avatar de Gaspar Oliveira
    Gaspar Oliveira

    Eu ja ficava feliz que a minha internet “200mbps” ao fim de semana chega-se aos 50mbps, por norma anda abaixo de 10mbps. A NOS é uma vergonha, ainda dizem que serão factores externos que afectam o wifi, mas coinncidencia é sempre ao fim de semana, o resto dos dias pelo menos chega aos tais 50mbps. Tem os pts saturados e ainda andam a oferecer 1gbps.

  8. Avatar de Woot!
    Woot!

    As vezes demoro 1 minuto a carregar uma página de texto num browser com a porcaria da internet da NOS de supostos 500mb e o Japão anda com Gbs 😀 Será que os clientes só recebem metade ou 1/4 daquilo que subscrevem e pagam como acontece por cá?

    1. Avatar de mlopes
      mlopes

      num país onde o atraso médio anual dos comboios é de 0,9 minutos, dúvido que tenham os problemas que referes com os contratos de internet 😉

      1. Avatar de António
        António

        Sim, como quando a empresa de comboios emitiu um pedido público de desculpas por um comboio (-bala, creio eu) ter partido com 45 segundos de atraso. Eles levam a exactidão muito a sério.

  9. Avatar de andy
    andy

    O custo para produzir equipamentos com 10Gbits é ainda elevado. Não estou a ver as nossas operadoras investirem agora em routers com 10GB para uso doméstico.
    Além disso são poucos os laptops ou motherboards com placa de rede 10Gbits ou wifi6, pelo que temos que recorrer a placas externas e que tem um custo de +- 100 Euros.
    Para mim o factor de ser 10Gbits é para poder ser partilhada entre múltiplos equipamentos e utilizar a totalidade da largura de banda disponível – (ex: placas gigabit ou ligação wifi6)

  10. Avatar de Marquete
    Marquete

    Aqui no Brasil 1gb seria sonho. Tenho 35mb de velocidade em sites de testes de velocidade mas na real faz se down a 4mb e up a 1,5. Triste.

  11. Avatar de Socky
    Socky

    Na Suiça já há internet a 10Gbps desde 2018, por 40 francos mensais (37 euros). Não sei porquê este espanto com o Japão.