Já viu o novo portal gov.pt? ePortugal.gov.pt acabou

26 Comentários

Têm sido várias as pessoas que têm questionado o que se passa com o portal ePortugal.gov.pt. O ePortugal esteve indisponível devido a uma intervenção técnica, deixando de existir. Agora está disponível o gov.pt.

Portal ePortugal.gov.pt acabou! Agora é gov.pt


gov.pt: novo design, nova organização e melhor experiência

Se grandes informações, o Governo mudou o ePortugal.gov.pt  para gov.pt. Não foi apenas uma mudança de domínio, pois atualmente o ePortugal.gov.pt redireciona para gov.pt. O atual Governo decidiu mudar também todo o design do portal.

Portal ePortugal.gov.pt acabou! Agora é gov.pt

Segundo é referido, o gov.pt é o novo portal único de acesso aos serviços públicos em Portugal, vindo substituir o portal ePortugal, como o canal de entrada para informação e serviços digitais da administração pública.

Para além de uma nova imagem, o portal gov.pt traz consigo uma organização de conteúdos nas páginas mais eficiente, maior foco na ferramenta de pesquisa e uma navegação no portal mais simples e intuitiva. Tudo para que seja mais fácil e mais rápido encontrar a informação de que se precisa. O gov.pt foi criado para oferecer uma nova e melhorada experiência digital aos seus utilizadores, baseada no Ágora Design System – o referencial gráfico português para os serviços digitais.

O lançamento do portal gov.pt faz parte de um processo de reestruturação de serviços digitais, apostando numa lógica omnicanal de interação entre cidadão, empresa e Estado. Até final do primeiro trimestre de 2025, está prevista a associação do portal gov.pt a uma app móvel e a outros canais, como balcão e telefone, para assegurar uma base de atendimento público transversal a todos os canais.

gov.pt

Autor: Pplware
Partilhar:
Tags:

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ismael Eduardo Guimarães
    Ismael Eduardo Guimarães

    É nisto que Portugal está a investir? Que design feio! Parece-me um site de uma daquelas agências… Onde está a vida neste site? O “ePortugal” não tinha o melhor dos domínios, mas certamente tinha um design muito mais agradável.

    Mais, como o site não está disponível apenas digitando gov.pt? Porque ainda precisamos colocar “www.”?

    1. Avatar de Someone
      Someone

      são opiniões…por acaso acho o site bem mais clean e organizado…

      1. Avatar de Carlos Fernandes
        Carlos Fernandes

        E será tão patriótico? Onde estão as cores de Portugal? Gostava de ver agora aqueles que não gostavam do antigo logo, por não representar Portugal.

    2. Avatar de Someone
      Someone

      e mais digo que só inseri gov.pt no browser Chrome e foi direto para a página…

  2. Avatar de Luis Carvalho
    Luis Carvalho

    Ficou pior. Falta cores de Portugal, parece um site feito em WordPress básico

  3. Avatar de Samuel
    Samuel

    Até um simples portal institucional é financiado pelo “Plano de Recuperação e ResiliênciaP e o NextGenerationEU” Que futuro pode ter um país que vive de mao estendida? Só cá temos emigras, pobres e funcionarios publicos. O Portugal que conheciamos acabou! É triste, mas é verdade

    1. Avatar de Nuno Monteiro
      Nuno Monteiro

      Agora manda lá a cassete do chega. Estamos a aguardar…

  4. Avatar de mcGomes
    mcGomes

    é assim que o país vai, mudam os governos e as prioridades são o online, em vez de investirem no que devem como a saúde e a educação.. mas isso dá mais trabalho que mudar o layout de umas páginas na internet

  5. Avatar de Aves
    Aves

    O que continua a existir: https://www.portugal.gov.pt/
    À direita, em baixo, tem o link eportugal que leva ao
    site do post: https://www.gov.pt
    Ou seja, o eportugal, que era verde, passou a azul. É só uma mudança de cor ou é mais alguma coisa?

    1. Avatar de Fred
      Fred

      Virou monárquico

      1. Avatar de Aves
        Aves

        🙂
        O pessoal reage mal à mudança das cores. Depois habitua-se e gosta. O Portal das Finanças também é azul. Neste, o que está a faltar é um “escudito”, do tipo do Portal das Finanças, a assinalar que é um site oficial. E um link para o site do governo porque este é o dos serviços públicos (os que ficam quando os governos mudam).

  6. Avatar de Rui
    Rui

    Site horrível, feio, cheio de bugs, sempre a pedir autenticação e com serviços a não funcionar. É triste!

  7. Avatar de Aves
    Aves

    Ainda devem andar a mexer – o Balcão do Condutor não abre (volta à página inicial).

  8. Avatar de eu
    eu

    Já vi. Tá muita bom
    Aqui dá uma página de erro.

    “Server Unavailable!
    Server unavailable.Please visit again later
    URL: gov.pt/
    Client IP: XXX.XXX.XXX.X”

    1. Avatar de eu
      eu

      Claro que colocando o www antes funciona. Ter este tipo de erros é só amadorismo

  9. Avatar de Luis Barco
    Luis Barco

    Parece que perdemos o fio à meada.
    Parece que a página que procura não existe.

    Por favor tente outra URL ou veja se a mesma está digitada corretamente.

    Voltar ao início

  10. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    Mais do mesmo.

  11. Avatar de LA
    LA

    O símbolo de “Portugal”, que devia estar no topo da página, está no fim. Triste.

    1. Avatar de Katrina
      Katrina

      Está no fim porque pelos visto é para lá que está a caminhar.

    2. Avatar de Figueiredo
      Figueiredo

      É a queda para o abismo.

  12. Avatar de Luís António
    Luís António

    Parece-me de um amadorismo sem tamanho. E não digo apenas o design (que apesar de subjetivo, tem critérios técnicos). Se um logo com formas diferentes causou uma confusão nacional, o que um site genérico pode causar?
    Pode ser um site de qualquer empresa. Analisemos o site dos serviços públicos de Espanha, França, Itália. Existe uma identidade, que remete ao país. E Portugal?

    Isso sem mencionar o fato de mudar a identidade de um lado e não mudar em todas as plataformas oficiais. Logo do ePortugal ainda aparece por todos os sítios. Nenhuma notícia oficial do Governo. Como se lança algo tão impactante pra sociedade sem uma comunicação prévia?

  13. Avatar de há cada gajo
    há cada gajo

    …ò gente problemática que reclama de tudo, aproveita tudo para a maledicência e é avessa à mudança ou evolução … Acho que deviam optar desde já pela funcionalidade em destaque no site : pedir o cheque psicólogo !!!! Não há pachorra ! Ah, e já agora, também deviam aproveitar o PRR para construírem um muro de lamentações de norte a sul do país ….

  14. Avatar de Tester
    Tester

    É de lamentar vivermos num país em que se lançam ou reformulam serviços informáticos dos quais dependem burocracias de negócios ou da vida pessoal das pessoas e que não funcionam! Serviços que estavam garantidos pelas aplicações existentes e que, de um momento para o outro, são substituidos por aplicações problemáticas. Isto tem sido prática recorrente nas aplicações do Estado Português.
    Mas a minha preocupação vai ainda mais longe: se estas novas aplicações estão cheias de bugs funcionais, ao ponto das operações mais simples não funcionarem de todo, imagem os problemas de segurança que não poderá haver por trás!

  15. Avatar de bigfriend
    bigfriend

    Dá erros de acesso. Não consigo entrar no site .

  16. Avatar de n
    n

    Hoje está offline

  17. Avatar de Cristina Coelho
    Cristina Coelho

    Bom dia
    Não dá acesso a lista de espera de cirurgias, dá sempre erro.