Já se pode usar o Facebook Messenger directamente no browser

28 Comentários

O Facebook tem estado a investir de forma muito séria no Messenger e no seu serviço de mensagens instantâneas. A prova disso surgiu na conferência F8 onde foi apresentada a nova plataforma dedicada a este serviço.

Depois de tornar o Messenger como uma plataforma de serviços e de aplicações, lançou agora um site dedicado a este serviço, onde podemos usar o Messenger de forma independente e sem estarmos dentro da maior rede social da Internet.

fb_messenger_1

A nova versão do Messenger, dedicada aos browsers, volta a mostrar a vontade do Facebook de remover este serviço de dentro das suas aplicações e da própria rede social, tornando-o independente e autónomo.

No site agora lançado, messenger.com, o utilizador tem acesso a todas as funcionalidades que tinha já na versão do site do Facebook, mas agora de forma dedicada e completamente independente.

Nesse novo site poderá realizar todas as mesmas funções que já fazia dentro da página do Facebook, com troca de mensagens, chamada de voz e de vídeo, e acesso a todo o histórico.

A nova interface do Messenger está muito decalcada do que podemos ter já nas versões móveis deste serviço, garantindo assim uma experiência de utilização transversal e unificada.

fb_messenger_2

Esta nova plataforma está já disponível em Portugal, mas apresenta ainda ainda muitos elementos em Inglês, o que revela que é ainda um trabalho que está a ser desenvolvido e que terá melhorias a breve prazo.

Apesar de ser estranho o lançamento de um site com um serviço que está disponível dentro do Facebook, este mantêm a linha que o Facebook tem seguido nas plataformas móveis e que passa por remover o Messenger do Facebook e autonomizá-lo.

Podem aceder e autenticar-se já no novo site, ficando de imediato disponível todas as conversas que têm noutras plataformas.

Facebook Messenger

 

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João
    João

    Utilidade –> Zero

    1. Avatar de Sandro Garcia
      Sandro Garcia

      Não, não é assim… por acaso gosto da novidade. Ás vezes quero usar apenas o messenger e não tenho de estar no Facebook em si. Estava mesmo à espera disto…

      E muitas pessoas não querem Facebook para nada apenas usam isto para o chat.

      1. Avatar de Armando
        Armando

        Podes crer, Sandro. 😀 Aliás, se o Facebook se desdobrasse em dois e permitisse um registo exclusivo para chat, acho que ia ser a debandada geral do serviço principal! Eu não preciso de Facebook para nada e há muito que cancelei a conta, mas se calhar não me importava de usar aquilo só para “chatear”, tal como de resto faço com Skype ou Hangouts…

    2. Avatar de Dias
      Dias

      Se ainda fosse uma extensão para o Chrome ou a app para o Windows 8 é que ficava agradecido, ao menos recebia as notificações como deve ser. No chrome o esquema de notificações funciona mas tenho de ter sempre o site aberto.

      1. Avatar de Alex
        Alex

        Ui ui. That’s a problem! E de outra maneira não tem de estar aberto?

    3. Avatar de Magpie
      Magpie

      Para quem está no trabalho e não pode/deve ter a pagina do Facebook aberta, mesmo sendo somente para usar o chat. Esta novidade é muito boa. 😉

  2. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    Não consigo iniciar sessão… Mesmo estando logado no Facebook onde clico para iniciar sessão? Acontece a mais alguém?

    1. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      Afinal já descobri, lol… Tem um botão logo no fim do artigo que redireciona para a página do login. xD Anyway, espero que o serviço vos funcione.

      1. Avatar de Anónimo
        Anónimo

        Podia era ter as opções do menu superior como em cima (ver quem está online, entre outros recursos). Mas isto chega e sobra, afinal só preciso mesmo do Facebook para o chat, os lembretes de aniversário e os grupos, é essa a utilidade da rede social!

  3. Avatar de Alberto
    Alberto

    Faria mais sentido que investissem mais em tornar a APP mais leve nos smartphones/tablet. Não acho que esta novidade traga nada de novo.

    1. Avatar de lo
      lo

      Há muitas pessoas a usar os computadores em formato de portátil e de mesa (desktop). Por isso sim traz algo de novo, porque fica logo à mão, mais do que o próprio smartphone. Até dá mais jeito escrever no teclado do pc do que no mini teclado do smartphone.
      E ainda a vantagem de ter o facebook messenger numa página da internet tem também a ver com o facto de cada vez haver mais computadores (portáteis) direcionados só para a internet, tipo o chromeOS.

    2. Avatar de gdfgd

      fazer uma coisa nao invalida a outra
      e por isso que existem varias equipas a trabalhar em projectos diferentes.

  4. Avatar de Não Não
    Não Não

    Gosto muito da interface do Messenger. é uma boa app e está disponível para os 3 principais sistemas operativos, o que é muito bom.
    Sou obrigado a admitir que a interface da app está muito bem conseguida no Windows Phone, aqueles balões quadrados são muito elegantes!

  5. Avatar de Alex
    Alex

    Não dá para aceder no smart. Extremamente inútil

    1. Avatar de Geiras
      Geiras

      There’s an app for that!

  6. Avatar de Marco
    Marco

    Ou sou só eu a achar o que o aspecto do site é quase uma cópia da aplicação de mensagens que vem no os x?

    1. Avatar de Geiras
      Geiras

      Não tens muitas opções de design para além de lista de mensagens do lado esquerdo e conversas do lado direito. O antigo Messenger da Microsoft para o PC também era assim…

  7. Avatar de André
    André

    E nao é possivel saber quem está activo? até vejo alguma utilidade sem ter de estar sempre a ver videos de gatos, supostamente tb torna o sistema mais leve?

  8. Avatar de PFerreira98
    PFerreira98

    Não seria mais fácil terem aproveitado o código da APP do windows phone e terem feito uma APP para windows 8/10 ? Ah wait temos os linux, OSX, w7 users….

  9. Avatar de Emanuel
    Emanuel

    Activei as notificações, criei atalho na barra de ferramentas (no Chrome: menu -> mais ferramentas -> criar atalhos de aplicação) e activei as notificações desktop. 5*! Andava à espera disto desde que o FB Messenger para Windows foi descontinuado! 😀

    1. Avatar de Fernando
      Fernando

      Emanuel como conseguiste ativar as notificações desktop depois de adicionares o Facebook Messenger à barra de ferramentas?

  10. Avatar de Artur Oliveira
    Artur Oliveira

    E porque há-de ser no browser e não no ambiente de trabalho? Para usar no browser, vale mais aceder à página da rede que vem dar ao mesmo; dantes ainda havia o recurso ao Ftalking ( homólogo do google talk) mas depois do facebook ter comprado whatsapp, nunca mais se conseguiu ter messenger no ambiente de trabalho; é impressão minha ou o Facebook anda a tentar controlar tudo e tirando alternativas aos utilizadores?

  11. Avatar de tiago
    tiago

    As criticas que estamos a fazer, certamente o pessoal pelo resto do mundo tambem o fará e o Facebook, vai mudar para extensão do chrome e afins…

  12. Avatar de Duarte
    Duarte

    Muito bom, vou reduzir o acesso ao facebook uns 80% no PC xD

  13. Avatar de Kendimen

    Curiosamente parece-me que há muita gente que ainda confunde o Facebook Messenger com o MSN Messenger… Este site talvez crie ainda mais confusão!

  14. Avatar de Bruno Sérgio Nobre
    Bruno Sérgio Nobre

    GOOD