Já pode requerer online a certidão de RIC (Registo Individual do Condutor)

39 Comentários

O Registo Individual do Condutor (RIC),  é uma base de dados gerida e mantida pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária. O RIC tem por objetivo o registo das contra-ordenações graves e muito graves e dos crimes rodoviários praticados pelos condutores, sejam eles detentores de título de condução nacional ou estrangeiro, e respetivas sanções.

Neste registo fica também registado a cassação da carta de condução. Saiba como requerer a sua certidão de RIC.

Já pode requerer a certidão de RIC (Registo Individual do Condutor)


Até há relativamente pouco tempo, através do Portal das Contraordenações, os condutores apenas tinham acesso à informação relativa aos processos contraordenacionais e crimes rodoviários, registados no seu cadastro e, à consulta dos pontos da carta de condução. Agora, através do mesmo portal, é possível obter a sua certidão de RIC.

Como pode obter o RIC através do Portal das Contraordenações?

Para pedir a sua  RIC através do Portal das Contraordenações, basta que usa a Chave Móvel Digital para aceder à sua área pessoal.

Já pode requerer a certidão de RIC (Registo Individual do Condutor)

Depois basta aceder a Cadastro e escolher Consulta de Cadastro. Irá aparecer alguns dados para consulta do cadastro e também um botão para pedir a certidão RIC.

Já pode requerer a certidão de RIC (Registo Individual do Condutor)

O valor da certidão do RIC é de 38€.

O Portal de Contraordenações Rodoviárias é um canal eletrónico de interação no âmbito das contraordenações rodoviárias, que visa contribuir para a construção de um serviço de proximidade com o cidadão.

Através deste Portal, poderá aceder a informação atualizada sobre os seus processos de contraordenação e consultar o seu registo de infrações de condutor, sem necessidade de se deslocar aos locais de atendimento.

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André R.
    André R.

    38€ por um documento em PDF?
    Que absurdo… a não ser que lá nos serviços esteja alguém a ver o nosso processo em papel, depois escreva á máquina os dados solicitamos, e que depois digitalize, converta em PDF através do PDF24 e depois envie por e-mail… aí compreendo o valor…

    1. Avatar de João
      João

      Se o comerciante só cobrasse o valor do produto tomávamos café a 10 cêntimos.
      Não sei se é caro ou barato, mas os custos associados à produção do documento existem.
      Vão ao banco e pagam mais de 20€ por um estrato…

    2. Avatar de 652mga
      652mga

      Pois há 3 anos tive que pagar cerca de € 50 por este documento. Tive que me deslocar a uma esquadra onde se pedia isto e depois esperei, não sei, mas quase um mês até que chega-se a casa….

      Isto não é para que o condutor “consulte” o seu processo… há muito que isso é possível. Este documento passou a ser exigido para a renovação/emissão do CTCC (talvez seja exigido noutras circunstâncias).

      Se continua a ser caro? Sem dúvida, possivelmente a receita das multas é insuficiente para manter a ANSR! Por exemplo, neste processo CTCC também é necessário o Registo Criminal (sempre foi)… da última vez que o pedi online custou €5… Será que vão “nivelar” por baixo? Ehehe

  2. Avatar de Jota
    Jota

    €38, 00por fazer download de informação digital do cidadão através de um serviço público?
    Pagar quase 40 euros por isto é claramente excessivo e abusador.

  3. Avatar de Joma
    Joma

    38€ ?? Por apenas uma multa de estacionamento leve fique a par das suas contra-ordenações mais graves eheh

  4. Avatar de 652mga
    652mga

    Óptima notícia para quem precisa, por exemplo, do TCC (emissão/renovação)

    1. Avatar de João Costa
      João Costa

      Completo roubo para quem precisa de pedir para o TCC

  5. Avatar de Bruno Mota
    Bruno Mota

    Aqui em França, o equivalente tem custo zero.

    1. Avatar de o verdadeiro
      o verdadeiro

      pois, mas em frança, só a título de exemplo, o quilograma do salmão no supermercado custa 7 vezes mais do que em portugal … com dizia o meu avô: em casa dos outros é sempre melhor do que na nossa !!!

      1. Avatar de Bruno Mota
        Bruno Mota

        Eu compro a 40 euros o quilo. Está assim tão barato o salmão em Portugal?

        1. Avatar de Pedro F.
          Pedro F.

          Não. 7x menos foi um exagero.
          Mas o preço anda entre os 12€ e os 14€ o quilo fresco…

  6. Avatar de pj
    pj

    Nem o portal das contraordenações funciona!!!
    Já pedi senha mais qud uma vez e

  7. Avatar de Richtig
    Richtig

    Para que me interessa relembrar as multas que paguei? Já passou por isso não interessa! Gastar 40€ numa coisa desnecessária.

  8. Avatar de Xnelox
    Xnelox

    E para manter a posse de uma certidão atualizada, sugiro à requisição mensal dela

  9. Avatar de Food Gym
    Food Gym

    38.00eur para ter acesso à minha informação… isto deve ser uma piada, só pode

    1. Avatar de Bruno Mota
      Bruno Mota

      Socialismo…

      1. Avatar de 652mga
        652mga

        Socialismo bolchevique > os mencheviques acabaram nos finais dos anos 70!

  10. Avatar de Luís capela
    Luís capela

    Eu gostaria muito de resolver u problema da minha carta de condução termina 2024

    1. Avatar de 652mga
      652mga

      Qual problema? Normalmente não existem problemas com essa “obrigação”…

      1. Avatar de Bruno Mota
        Bruno Mota

        Em socialismo nunca existem problemas não é 652mga? É o paraíso na terra.

        Tira as palas, e verás o mundo de outra forma.

        1. Avatar de 652mga
          652mga

          Não deves entender a palavra menchevique… se existem problemas em socialismo? Existem os mesmos que em capitalismo, comunismo e outros quaisquer “ismos” que existam! Nada mais fácil de constactar…

          1. Avatar de Bruno Mota
            Bruno Mota

            Os mesmos? Em que realidade paralela? Porque aqui neste mundo onde vivemos as diferenças são abismais.

  11. Avatar de @McGoms
    @McGoms

    mais caro que o registo criminal

  12. Avatar de José Neto
    José Neto

    38 euros por uma coisa que devia ser grátis.
    É o nosso Portugal no seu melhor.Que custos é que têm?Se o papel e a tinta com que vou imprimir a certidão é meu?Eu não entendo como certos documentos que estão numa base de dados são cobrados valores absurdos.Uma fotocópia em qualquer lado custa,0,10 cêntimos e fornecem o papel e tinta.Eu já tinha a certeza que os nossos serviços públicos são uma roubalheira,nas isso é o cúmulo.

    1. Avatar de Pedro F.
      Pedro F.

      Isto não é uma fotocópia. Vai lá tirar uma fotocópia autenticada e depois diz quanto pagas…

  13. Avatar de Bruno Mota
    Bruno Mota

    Avençado do PS? Seguramente.

    1. Avatar de 652mga
      652mga

      Diga-me lá (preciso de um conselho): em quem devo votar? Exclua-me os camaradas (PC)…

      Qual será o partido neste país digno? Sem “avençados”, sem uso de cunhas e, fundamentalmente, que olhe pelo interesse colectivo e não pelos umbigos de alguns?

      1. Avatar de MandaForte
        MandaForte

        Olá 652mga
        Pode escolher votar no CHEGA.
        Não tem camaradas nem “socialistas”.
        Vai certamente contribuir para uma limpeza eficaz de oportunistas e incapazes.

        1. Avatar de 652mga
          652mga

          Que grande conselho! Sugere-me que escolha um partido de extrema direita… foi uma boa aposta, não sei se tem alguma ideia do que levou o mundo à 2ª Guerra Mundial, mas tudo começa com a ascenção de uma partido de extrema direita.

          https://pt.wikipedia.org/wiki/Nazismo

          A palavra “camarada” não pode nem deve ser conectada a uma ou mais tendências políticas:

          https://dicionario.priberam.org/camarada

          O “Socialismo” é, infelizmente, uma utopia… a condição humana não o permite.

          Você, como eu, sente-se insatisfeito com o rumo que este país leva… mas acreditar que o Chega é a solução é não olhar para a História! Infelizmente é muito comum, não se aprender com o passado…

          Não deixa de ser curioso a palavra “oportunista” em contexto político… dá para os dois lados: os que estão no poder e os que pretendem lá chegar!

          Tenha um bom Ano Novo, como e beba muito esta noite, mais do que se precisa, que é o que vou fazer!

  14. Avatar de Jorge Santos
    Jorge Santos

    Mas actualizar os pontos que é bom, nada ….

  15. Avatar de José Neto
    José Neto

    38 euros por uma coisa que devia ser grátis.
    É o nosso Portugal no seu melhor.Que custos é que têm?Se o papel e a tinta com que vou imprimir a certidão é meu?Eu não entendo como certos documentos que estão numa base de dados são cobrados valores absurdos.Uma fotocópia em qualquer lado custa,0,10 cêntimos e fornecem o papel e tinta.Eu já tinha a certeza que os nossos serviços públicos são uma roubalheira,nas isso é o cúmulo.

    1. Avatar de 652mga
      652mga

      Grátis não concordo, até porque uma base de dados tem custos e não se cria por si só. Mas o preço é elevado efectivamente… mas, como descrevi mais acima, já paguei mais e tive que me deslocar a uma esquadra.

  16. Avatar de David Marto
    David Marto

    O valor o RIC atualmente em janeiro de 2025 é de 46 euros e não de 38 euros.

  17. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    E onde é possivel pedir, uma vez que no Portal da ANSR não aparece o botão azul?

      1. Avatar de ianchika
        ianchika

        Obrigado.
        No entanto acabei por telefonar para a ANSR e reclamar, pelo facto de ter que pagar um disparate fazendo esse requerimento.
        Acabaram por me enviar um NIB e paguei apenas os 46€…

        1. Avatar de paulo rodrigues
          paulo rodrigues

          Penso que o deve receber pelo email….

          1. Avatar de ianchika
            ianchika

            Acredito que sim.