Já há vídeo do embate de caça russo com o drone dos EUA

64 Comentários

Um dos assuntos da semana tem sido a colisão de um caça russo com um drone MQ-9 Reaper dos EUA. As opiniões têm sido diversas. Recentemente os EUA divulgam o momento do embate do caça russo no drone no mar Negro. Veja o que aconteceu.

Já há video do embate de caça russo com o drone dos EUA


Caça russo lança combustível quando interceta drone americano

De acordo com o Comando Europeu do exército dos EUA, um caça russo Su-27 colidiu com um drone americano MQ-9 Reaper sobre o Mar Negro esta terça-feira. A perda do drone do MQ-9 Reaper foi completa, segundo as informações.

Um vídeo divulgado recentemente pelo Comando Europeu das Forças Armadas dos Estados Unidos mostra momentos críticos no encontro entre as duas aeronaves no ar. O vídeo foi registado pela câmara do drone MQ-9 Reaper. No vídeo é possível ver um caça russo Sukhoi SU-27 a aproximar-se e a despejar combustível aquando da interceção do drone americano.

Os Estados Unidos acabaram por derrubar o drone em águas internacionais a sudoeste da Crimeia. Segundo o que foi revelado, os operadores procederam à limpeza de dados e software sensível, mitigando assim o risco de informações secretas serem obtidas pelo inimigo.

Moscovo veio referir que ia tentar recuperar os destroços do drone. No local está já uma equipa russa com esse objetivo.

Leia também…

Mar Negro: Caça russo colide com drone MQ-9 Reaper dos EUA

Comentários

64

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sc
    Sc

    Eu não vi nenhum embate, apenas um monitor que faleceu…. 🙂

    1. Avatar de Mais um
      Mais um

      Não é cego. 😉

  2. Avatar de ze
    ze

    Embate bem notório sem dúvida, embate, formou-se uma bola de fogo, caem as três aeronaves, uma delas consegue aterrar na vertical e ainda se vê o chinês ali no canto superior direito a rir à gargalhada

  3. Avatar de PorcoBujon
    PorcoBujon

    Passa nada. Era apenas água para lavar o drone pah

  4. Avatar de Aiaiai
    Aiaiai

    Eu gostava de ver era as imagens (vídeo) do caça a embater contra o drone…
    Neste vídeo não se vê embate nenhum como diz no primeiro paragrafo (e como foi noticiado).
    Nota: No texto em Ingles fala em ‘encontro’ -> “footage of the encounter between”

      1. Avatar de Kush
        Kush

        Da para ver clarinho o embate, são factos, não há argumentos.

        A mentira está a contagiar o ocidente, devemos sempre lutar pela democracia, não somos ratos, nem nunca seremos, nem que para isso, seja preciso vestir de novo a farda militar e lutar pela liberdade.

        abc

  5. Avatar de deepturtle
    deepturtle

    Os russos a fazerem das deles.
    O que vale é que os americanos apagaram o software remotamente, antes que os orcs lhes pusessem as patas em cima.

    1. Avatar de maxim
      maxim

      olha o gollum!

    2. Avatar de sa.pong
      sa.pong

      Claro que apagaram… Por isso é que estão desesperados para salvar o que os Russos já detectaram e e estão a trazer para terra firme…

  6. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    A Rússia está a DAR uma lição economica e militar ao ocidente (50+ paises gov por inuteis corruptos).

    1. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Você acredita mesmo no que acabou de escrever!? Provavelmente na região da Moscóvia nem se viverá muito mal quando comparado com as zonas cosmopolitas do ocidente, mas o resto da federação tem qualidade de vida miserável, qualquer português do interior vive melhor que esses desgraçados sem acesso a eletrodomésticos básicos. Quanto à parte militar apenas comento o seguinte e já comprovado por várias fontes…já há T62 com bandeira ucraniana!

      Não se esqueça que deve de bater as botas enquanto estica o braço em saudação ao retrato do seu querido fuhrer putin que tem junto das fotos do bobby e do tareco.

      1. Avatar de jorgeg
        jorgeg

        loll a cnn+++++ forte em sua casa!
        O sr já alguma vez esteve na Rússia?! Não diga barbaridades!

        Hummm Fuher,… Obama, Bush, Clinton invadiram 9 países e mataram mais de 20 milhões de pessoas,… hummmm Rússia Baddd!

        1. Avatar de GM
          GM

          Quantos russos mataram os russos dentro de portas? Já para não falar fora delas.

        2. Avatar de Imf
          Imf

          Jorgeg, faltas te as aulas de história???

          Ou só vez mesmo o que passa nos mídia?

          Comparar a Rússia ao Hitler é só de todo a pior comparação de sempre, que claramente só pode ser feita por um inculto.

          Não te vou explicar porque quero que percas 20 min do teu dia a cultivar te. Mas verificar, qual o povo que teve mais baixas durante a 2 guerra mundial.

          E depois vem cá falar do Hitler e do povo russo, se não fossem eles hoje em dia falavas alemão.

          Todos os países têm defeitos e podem reclamar da Rússia por 50mil motivo mas não sejamos ignorantes e por tudo o que não gostamos num saco.

          Eu também não gosto de amarelo de azul, mas não é por esse motivo que digo que o amarelo e azul são iguais.

          1. Avatar de Repara
            Repara

            Oi! Cá por mim juntou Obama, Bush e Clinton ao Hitler, não foi a Rússia a Hitler. A estupidez era tanta e como não adiantava, não disse nada.

          2. Avatar de jorgeg
            jorgeg

            Leia outra vez, não faça isso, eu traduzo..

            Não comparei O Putin ao Hitler quem o fez foi o tipo acima… so utilizei uma pitadinha de sarcasmo, o tipo compara PUtin ao Hitler mas os 3 Americanos chacinaram milhoes com mentiras , não.

            Este tipos ( inuteis) comparam Putin, Trump, e outros ao Hitler, perguntam-se-se pq?

            Porque a cnn++ e o resto da maquina de propaganda do ocidente o dizem.

        3. Avatar de Repara
          Repara

          Está-te a faltar umas páginas da história da Rússia e das sua relação com a Ucrânia. Lê sobre a Grande Fome, Holodomor ou “fome do terror”, de 1932 e 1933, durante o estalinismo. Estima-se que diretamente pela fome tenham morrido mais de 3 milhões de ucranianos de etnia ucraniana.

          Em 2017, a Assembleia da República Portuguesa aprovou um voto de condenação, “Reconhecimento do ‘Holodomor’ – Grande Fome de 1932 e 1933, ocorrida na Ucrânia”, em que Portugal se junta à comunidade internacional no reconhecimento oficial deste genocídio. Aprovou também outro voto às vítimas da Grande Fome na Ucrânia.
          Ajuda a perceber por que é que os ucranianos estão a combater a invasão russa.

        4. Avatar de Leonel matos
          Leonel matos

          Mas é claro que o senhor Putin não matou ninguém nas suas guerras. São cá uns Santos quanta ignorância

      2. Avatar de SouHumanoNaoOcidental
        SouHumanoNaoOcidental

        Veja o trabalho do Professor Eldar Shafir da universidade de Princeton sobre a pobreza nos EUA. Num país que tem as maiores riquezas mundiais a pobreza, seja economica, financeira e cultural é uma das piores que existe no planeta. Não se esqueça que o capitalismo selvagem, pela primeira referido por Karl Marx, é um comportamento comum e incentivado pelos EUA e que se propagou pelo resto do mundo. As crises financeiras, com origem e responsabilidade norte-americana, nunca foram pagas por esse país mas sim pelo resto do planeta. As crises migratórias muitas delas iniciaram com as campanhas de expansão norte-americana por locais que não deviam estar. Portanto deixede atacar a Rússia, país que nunca foi colónia de nenhum páis. E que mantem-se culturamente acima de muitos países ocidentais, mantendo as suas tradiçõe e lingua.

      3. Avatar de yamahia
        yamahia

        “qualquer português do interior vive melhor que esses desgraçados sem acesso a eletrodomésticos básicos”

        Essa é boa, qualquer português???
        Aconselho-o a ir dar uma voltinha pela avenida Infante D. Henrique sobretudo ali para os lados de Santa Apolónia, estação e viadutos e de seguida pode também dar um pulinho ao Camões e entrar em duas ou três escadarias de prédios e depois opine.

    2. Avatar de JL
      JL

      Moscávia a dar uma lição económica? Cleptocracia não é lição económica.
      Moscávia a dar lição militar? Táticas da 1ª Guerra Mundial já não são lição militar.

    3. Avatar de Macópio
      Macópio

      Ah grande cegueta!

    4. Avatar de Rui
      Rui

      Estão a dar um baile tão grande que pedem armas a quem quer que seja: Irão, Coreia do Norte….. certamente a Rùssia está em força. Quando começou a invasão, não íam conquistar a Ucrãnia em 3 dias? Eu vi dezenas de km de viaturas militares….. para dias mais tarde ver tudo a arder……

      E já agora, não quer falar no sucesso russo sobre a venda de combustíveis? Em Dezembro de 2022 já estavam a vender metade do que vendiam no início do ano!

      Eu não percebo porque não vai morar para rússia, já que lá está-se no céu! Não pode é parar de gabar o putin, caso contrário pode suicidar-se de uma escada ou janela!!!!!

  7. Avatar de Tiago
    Tiago

    Só apoiantes do Putin. Dava para encher um avião e enviar toda gente para a Rússia

    1. Avatar de Camões
      Camões

      Um avião tenho a certeza que não chegava, mas se esse “sonho” se tornasse realidade concerteza Portugal ficava mais limpo e melhor.

    2. Avatar de maxim
      maxim

      Se as pessoas quiserem pagam bilhete e vão, ou queres tu dizer quem vai para aonde?

    3. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      Guerreiros como tu era enviar para a linha da frrente do conflicto para lutares lado a lado com os teus teus irmãos do batalhão nazi Azov!

      1. Avatar de GM
        GM

        Batalhão nazi Azov? Está cheio disso. Tantas palas, de lado e à frente.

      2. Avatar de Luis Garcia
        Luis Garcia

        jorgeg diz-me uma coisa. Já viste ou foste para uma área em conflito com bombas a voar por cima da tua cabeça? É que se não foste cala-te porque não sabes o inferno que é.

      3. Avatar de Tiago
        Tiago

        Eu estou bem no Ocidente e apoio o ocidente. Agora, pessoas do Ocidente, do mundo livre a apoiarem um país que é uma ditadura, não sei o que fazem aqui. Já deviam estar a chegar à Rússia.

  8. Avatar de Helder
    Helder

    Se virem bem, no segundo “encontro”, a helice fica empenada… logo há embate do avião no drone.

  9. Avatar de maxim
    maxim

    pode ser so ilusão de ótica, se os fps da camara tiverem sincronizados com as rpm da helice.. mas não estou a dizer que n houve contacto. precisamos de outro angulo do VAR p tirar as duvidas

  10. Avatar de pdsermqq
    pdsermqq

    Os americanos gostam de se meter em todos os territórios e depois admiram-se…

    1. Avatar de frango assado
      frango assado

      se fossem os tugas tinham ficado em casa a nanar com medo do combustivel…

  11. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    Os americanos e toda a imprensa alinhada na desinformação, que não sei se sabem, é ainda mais importante que a guerra no terreno. Onde é que pelas imagens se tiram conclusões, sejam elas quais forem ? O que é que dá para ver ? Nada. Absolutamente nada. Sejam objetivos. Não se deixem enganar. …ainda falta saber quem rebentou com o nordsteam…, sobre as acusações da AMI sobre o uso de escudos humanos por parte da Ucrância, caso sobre o qual tambem ficou tudo calado ou o que fazia um centro operacional de comando num teatro…quando diziam que a Ucrania não usava qualquer instalação civil para fins militares… Tudo uma palhaçada, tudo mal explicado, mas…ninguem se importa.

    1. Avatar de Repara
      Repara

      A Amnistia Internacional chama ao bombardeamento do Teatro de Mariopol um crime de guerra. Dois caças largaram duas bombas de 500kg “apesar de saberem que centenas de civis estavam abrigados no local, tornando o ataque de 16 de março num claro crime de guerra.”
      Quanto ao Nord Stream há diferentes hipóteses. Uma, que terá sido a Rússia, para não ter que cumprir o contrato de fornecimento de gás à Alemanha (sendo certo que estava a cortar os fornecimentos à UE. Outros que terão sido os EUA ou a Ucrânia para cortar essa fonte de financiamento da Rússia.
      Quanto ao drone, com imagens claras ou não, se os russos não quisessem perturbar o voo do drone tinham-lhe passado ao lado. Se lhe tocaram na hélice voluntariamente ou não, não é relevante.

      1. Avatar de Há cada gajo
        Há cada gajo

        A Ami retirou a acusacao que fez à Ucrânia de está usar escudos humanos de civis?

        1. Avatar de Repara
          Repara

          A Amnistia Internacional não acusou a Ucrânia de estar a usar civis como escudos humanos. O que disse foi que as “Táticas de combate ucranianas colocam civis em perigo”, em 19 povoações relativamente distantes das frentes de combate.
          https://www.amnistia.pt/ucrania-taticas-de-combate-ucranianas-colocam-civis-em-perigo/
          Isto deixou os russos e os pró-putinistas muito satisfeitos porque seria uma justificação para os crimes de guerra que são os bombardeamentos arrasadores a edifícios civis, incluindo habitações, que são feitos todos os dias.
          Zelensky não gostou da declaração e acusou a Amnistia de transferir culpa do agressor para a vítima. Não se voltou a falar do assunto. O que se está a falar é de levar os criminosos de guerra russos ao Tribunal Penal Internacional.

          1. Avatar de Há cada gajo
            Há cada gajo

            Pois é uma questão de semântica, tá visto. MAs eu ponho aqui para tu leres bem : “A Amnistia Internacional revelou esta quarta-feira que as forças ucranianas colocaram, desnecessariamente, civis em perigo ao estabelecerem algumas bases militares e sistemas operacionais de armamento em áreas residenciais sem contexto de defesa imediata e direta dessas áreas, à medida que repeliam a invasão das forças russas, que teve início em fevereiro”

          2. Avatar de Há cada gajo
            Há cada gajo

            E o centro de comando operacional ucraniano que estava no teatro de Mariupol e que a SIC documentou numa reportagem e do qual nunca mais se falou ?

          3. Avatar de Repara
            Repara

            Tu e os demais putinistas deviam era ter vergonha na cara, mas é pedir muito
            O que disse a Amnistia Internacional sobre o ataque ao Teatro de Mariopol:
            https://www.amnistia.pt/ucrania-um-claro-crime-de-guerra-das-forcas-russas-no-ataque-ao-teatro-de-mariupol/

          4. Avatar de Repara
            Repara

            E diz:
            “Alguns ataques russos a zonas civis estavam ocupadas por militares ucranianos, mas a organização conclui que a Rússia cometeu crimes de guerra em várias zonas de várias cidades do país, arrasando locais em que não foram encontradas provas de que as forças ucranianas estavam instaladas em zonas residenciais.”

          5. Avatar de Há cada gajo
            Há cada gajo

            Estás Reparar pouco, para quem se autodenomina Repara. Agora espetas aqui com o comunicado de junho, e negas o que a AMI veio depois a confirmar no comunicado de Agosto. Não estás a ser sério e só te estás a enganar.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Eu não sei se vive na lua ou em Marte, mas o que eu tenho visto na tv é um país completamente arrasado pelas bestas russas! Ou é tudo inventado?

      1. Avatar de Profeta
        Profeta

        O mais engracado neste video e que se o aviao embateu no drone e so entortou uma elice ? Ha coisas estranhas de facto. A mim parece-me mais um video montado. Este tipo de noticias e para criar mais polemica e a juntar a noticia do balao. Aos poucos querem denegrir a imagem da Russia. E disto que se trata. O proprio Putin ja veio falar na TV a dizer que a comunicacao social tem mentido muito. Mas como veio da Russia e tudo mentira obviamente. So pode existir uma verdade das coisas.

      2. Avatar de GM
        GM

        São cenários de Hollywood. Alguns dos figurantes, apesar de mortos, mexem-se.

      3. Avatar de Há cada gajo
        Há cada gajo

        Essa é a questão: é o que tu vês, ou o que te mostram?

  12. Avatar de Profeta
    Profeta

    E tambem ja esta confirmado que o aviao que embateu no drone era da Russia ? Realmente estes americanos conseguem investigacoes em tempo recorde. Ja parece o 11 de Setembro, em menos de 24h concluiram que o Bin Laden foi o autor do atentado as torres gemeas.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Não seja ridículo a defender quem não merece. Até os russos reconheceram que o avião deles:

      https://www.rfi.fr/pt/mundo/20230315-drone-eua-e-r%C3%BAssia-trocam-acusa%C3%A7%C3%B5es

      1. Avatar de Profeta
        Profeta

        Rui das vontade de rir lol. Ainda nao entendeste que as noticias da comunicacao social estao todas contaminadas ? Tu nunca vais saber o que e verdade ou mentira. Apenas aquilo que te contam. E nao interessa que a mesma noticia circule por 100 paises. E assim que se enganam as pessoas.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Meu caro, ao contrário de si, todos os dias leio todos os pormenores associados ao mundo militar e a toda a envolvente.
          Sei exactamente o estado lastimável das nossas FA, sei quanto é gasto, onde, dos principais países. O que está a acontecer na Ucrãnia e…..

          Não vale a pena perder o meu latim. Você acha mesmo que está mais informado do que eu?

          LOL
          Sabe o que é um RAM? E ESSM?
          Não discuto telenovelas, aí você ganha-me que eu mal vejo canais nacionais (só alguns minutos da SIC notícias).

          Vá estudar

        2. Avatar de Profeta
          Profeta

          Rui la por seres especialista em armas e militares e o que quer que seja isso nao invalida o que a comunicacao social tem continuadamente a fazer as pessoas. Passa bem.

  13. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Bom, aqui vão os meus 5 cêntimos…
    As pessoas têm que perceber que os países democráticos, livres, sem censura, censuraram os canais Russos porque esses canais fazem censura.
    Algo no meio disto tudo não está a bater certo mas vcs já perceberam o que se passa.
    Para os que não perceberam eu passo a explicar, de forma sucinta e básica, para não haver dúvidas.
    Os nossos dirigentes, Costalinis e Von der Leyen e etc, tratam as pessoas como acéfalos, como atrasados mentais, que não podem e não devem ter acesso a informação que contrarie a versão que eles entendem que é a certa.
    Mas como eu não alinho com essa gente e tenho um enorme desprezo por pessoas que acham que têm que evitar que os cérebros das criancinhas sejam expostos a outras realidades e por isso fazem o que censuram os outros por fazerem, vou sempre procurar outras fontes de informação e só depois é que decido o que devo pensar, mas só depois de ver o panorama geral e não o que me dão a ver.

    Agora cada um decida se deve ser mais uma ovelha no rebanho e vai para onde vão as outras ou se entende que merece mais do que isso.
    A verdade é apenas uma, há censura e eles não querem que as pessoas tenham acesso ao outro lado.
    Portanto, fazem censura, mas da boa, é daquela que se pode fazer….
    Get it?

    PorcoDoPunjab, o porco que não se deixa enganar e encanta burros

    1. Avatar de jotabê
      jotabê

      A questão não é ser mais uma ovelha a seguir o rebanho, é mais escolher qual o rebanho que quer seguir.

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Jotabê, se há vários rebanhos, isso quer dizer que há opções.
        Haver só um rebanho, só há uma opção.
        Consegue ver a diferença?
        É que é uma enorme diferença…

        1. Avatar de jotabê
          jotabê

          Exacto, por isso é que a maioria dos paises Europeus, são multipartidários e há rotatividade (opções), muitas vezes escolhemos o mal menor, enquanto que em outros paises dizem que o governo tem aprovação de 80 a 90 por cento da população, aí sim, o “rebanho” está unido.

  14. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Só um aparte, por censurarem os canais Russos, fui de propósito ver esses canais.
    Tenho acesso a tudo, pelos vistos têm que ser mais espertos nos bloqueios que fazem.
    Não tenho dificuldade nenhuma em aceder a tudo o que quero.

    1. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      É por isso mesmo que eu acho delirante todos acharem que este vídeo prova o que aconteceu. Estão de tal modo formatados que encontram evidências mesmo sem elas existirem. Pode ter acontecido, mas este vídeo é um atentado á minha inteligência ao afirmarem que prova o ataque.

  15. Avatar de Repara
    Repara

    O pessoal pró-putin esbraceja e esperneia e não vê que está a nadar em seco 😉
    Que caças de outros países podiam ter abatido o drone sem ser os russos?
    Se dúvidas houvesse, a Rússia acaba de condecorar os pilotos que abateram o drone, dizendo que protegeram a fronteira que tinha sido comunicada pela Rússia (e que quer encolher a fronteira reconhecida internacionalmente, das águas internacionais e do espaço aéreo).
    A Estónia, hoje, juntou-se à Polónia e ofereceu os Migs que tinha à Ucrânia (a Rússia destrui os meio aéreos da Ucrânia no início da invasão). Não são assim tão poucos. A Rússia, hoje, prometeu abatê-los. Por certo os Migs não são entregues à Ucrânia sem proteção anti-área. Por isso, são de esperar desenvolvimentos.

    1. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Estás enganado, ninguém disse que o caça não era russo nem ninguém disse que o drone não era americano. A partir daqui, e se não percebeste isto, então tudo o resto é só preconceito teu. O que se diz é que este vídeo prova …nada. Vê bem o vídeo e diz-me o que vês. Olha de forma objectiva para o video. Vê por ti. Vês uma aproximação do caça e vês uma interferência. Isso diz o quê ? Não diz nada. E mais, as imagens são fornecidas por quem ? Pelos interessados, claro está.

      1. Avatar de Repara
        Repara

        Os pró-putin aproveitam tudo para atacar os meios de comunicação social. “Vejam, isto é mais uma manipulação!”. Nem vale a pena contar os comentários desses só neste post. Mas estás a nadar em seco – os russos já confirmaram o derrube do drone por aviões russos.
        Mas deve ser chato não encontrar, fora da Rússia e dos seus poucos satélites (Bielorússia, Síria e Nicarágua), um único meio de comunicação favorável a Putin e à invasão da Ucrânia. Nem na China. Deve ser tudo uma manipulação orquestrada pelos EUA 😉

        1. Avatar de Há cada gajo
          Há cada gajo

          Continuas atolado na tua retórica anti-Putin e não és capaz de observar de longe este conflito, até porque tu achas que isto só começou no dia 24 de fevereiro de 2022. O pior cego é o que não quer ver, mas tu lá sabes. Pior ainda, é que todos nós andamos a pagar esta porcaria toda (ou os teus pais, sei lá).

  16. Avatar de Zé Tuga
    Zé Tuga

    Uma das coisas mais bonitas de se ver é o Jardim Zoológico com as suas espécies diferentes cada uma com o seu instinto; Hoje não, apetece-me ficar na onda de comentários razoáveis onde também é um espetáculo digno de ser visto…………