IVA 0%: Controle os preços via SMS! Saiba o que fazer…

30 Comentários

O IVA ZERO já está em vigor em Portugal para um cabaz de produtos definido com base nas necessidades nutricionais da população, de forma a aliviar um pouco o impacto da subida dos preços. Saiba como pode controlar os preços via SMS.

IVA 0%:  Controlo os preços via SMS! Saiba o que fazer...


Cabaz Controlado: Acompanhe as variações de preços dos 46 alimentos

Passados mais de 365 dias desde que a Rússia iniciou o seu ataque à Ucrânia, é cada vez mais notório que as idas ao supermercado ficaram mais caras. Para ajudar os portugueses, o Governo lançou um programa de IVA 0% e a DECO lançou a campanha Cabaz Controlado.

Segundo a DECO, o objetivo desta campanha é acompanhar as variações de preços dos 46 alimentos abrangidos e comunicá-los através de alertas semanais via SMS, mas também dar aos consumidores uma ferramenta de denúncia.

Pode também “denunciar exemplos de produtos alimentares abrangidos” pela isenção, mas aos quais não esteja a ser aplicada a medida, ou denunciar casos de “suspeita de aproveitamento”.

Se está interessado em receber essa informação, basta ir ao site da DECO e criar “um cabaz virtual com os bens alimentares essenciais que habitualmente compra – entre os mais de 40 isentos de IVA”. Segundo a SIC, uma vez “personalizada a sua própria lista de compras” passará a receber, todas as semanas, “as oscilações de preços dos produtos abrangidos pelo IVA 0%”.

IVA ZERO: Afinal, quanto se pode poupar numa compra online?

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Security
    Security

    IVA Zero e supermercados a lucrarem mais e mais… eu por cá já comecei a procurar produtores locais, ir às feiras e procurar o comércio local ao invés dessas grandes superfícies. Pelo menos incentiva-se a economia local e circula os euros por quem mais precisa.

    1. Avatar de Paula Rocha
      Paula Rocha

      Muito bem!! Eu faço o mesmo e digo para todos fazerem o mesmo. O nosso comodismo acaba por nos escravisar, e ficamos dependentes apenas dos grandes.

    2. Avatar de JR
      JR

      Há um grande problema que é:
      – Cartão de refeição.
      Maioria desses produtores e feiras locais não aceitam ou sequer tem MB…

      1. Avatar de Mário
        Mário

        Depende do cartão, se for dos senhores da EDENRED não funciona em quase lado nenhum porque as comissões são elevadíssimas. Tenho o do santander e até combustível meto com ele.

        1. Avatar de freakonaleash
          freakonaleash

          (verifica cartão de do subsídio alimentação antes de comentar…é um ticket…ufa)
          Mesmo o ticket não funciona em todo lado a não ser grandes superfícies, já nos pequenos supermercados dá problemas! E restaurantes então é raro funcionar!

      2. Avatar de Antonio Ferreira
        Antonio Ferreira

        nem passam fatura sequer, é ver os aventais cheios de notas. Não pagam impostos e ainda vão pedir subsídios. Depois é vê-los andar em grandes Mercedes. Concordo que nos viremos para os produtores locais, mas se os pequenos empresários pagam impostos, porque razão os pequenos produtores não pagam ? Alias, basta entrar numa feira/mercados mensais das localidades e ver quantos passam fatura.

        1. Avatar de Lopes
          Lopes

          Só asneiras, tomara muitos que andam ai nas feiras conseguir vender o que tem, quanto mais andarem de Mercedes, isso só revela total desconhecimento da realidade.

          Os que andam bem montados e sempre a chorar-se que está mal e atrás de subsídios não são os que andam nas feiras, esses vendem diretamente para as grandes cadeias de retalho, onde tu vais todos os dias comprar ao preço do ouro 50x mais caro…

          1. Avatar de Antonio Ferreira
            Antonio Ferreira

            Caro Lopes, eu tenho conhecimento da realidade, tenho vários clientes como referi, e não são nem 1 nem 2. Engana-se que os que se choram são os que vendem para as grandes cadeias de retalho (podem chorar na mesma). O mercado mensal da localidade onde moro, tem o tamanho de cerca de 2 campos de futebol, tudo se vende, e é tudo sem fatura, tudo para o bolso. Ainda lhe digo mais, a propósito do IVA Zero, sendo eu parceiro da Sage, em pleno webminar de formação sobre o IVA Zero, muitos participantes a perguntar como fazer para colocar a taxa de IVA a Zero nos produtos mas manter o preço de venda que tinham antes com IVA. Nos meus comentarios não me refiro ao casal de velhinhos que tem uma reforma de miséria, que têm uma pequena horta e que vão vender alguns produtos para as micro feiras/mercados de fim de semana para fazer mais algum dinheiro. Não são desses a que eu me refiro.

      3. Avatar de Antonio Ferreira
        Antonio Ferreira

        não têm MB pois se tiverem o fisco cai-lhes em cima por venderem sem faturarem. Dinheiro vivo não deixa rasto.

      4. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        É bem verdade, quem tem isso está limitado. Na minha opinião, esses cartões deviam ser ilegais, limita as opções do trabalhador. Não pode gastar o dinheiro em feiras, mercados ou até restauração sem pagamento por cartão (e há bastantes). Pior ainda é supermercados que dão o subsídio em cartão para usar no próprio supermercado.

        1. Avatar de MF
          MF

          Os cartões deviam de ser ilegais como também os altos impostos que temos…
          Quando 1 prejudica, há outros aproveitar se da situação.

      5. Avatar de Lopes
        Lopes

        Não há problema nenhum, pois o cartão refeição não foi criado com essa finalidade, mas sim para pagar refeições em local próprio, ou seja, restaurantes, e não para realizar compras.

        Como é natural os produtores não tem essas opções como meio de pagamento como é evidente, pois não precisam delas para nada…

        Por outras palavras o CR foi criado para se conseguir receber um pouco mais de subsidio de almoço sem ser penalizado nos descontos, mas ainda assim muitos se pudessem nem usavam o dinheiro para outros fins, assim só podem usar onde for possível

        1. Avatar de MF
          MF

          Cartão de refeição foi criado para propositar ao empregado + ordenado juntamente como ao empregador – gastos
          A finalidade final de onde é usado nunca foi algo realmente “estudado”
          Principalmente porque quando apareceram os primeiros cartões era possivel adicionar ao MBWAY, GPAY etc para criar cartões virtuais, transferir dinheiro…

          1. Avatar de David Guerreiro
            David Guerreiro

            E haviam quem fosse ao supermercado, compra-se uma consola com o saldo e depois logo em seguida devolvia para receber em dinheiro vivo. Os supermercados alteraram as políticas e passaram a reembolsar para o meio de pagamento inicial.

        2. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Há inúmeros estabelecimentos de restauração que não aceitam pagamentos por cartão. Falo desde uma simples pastelaria até restaurante em shopping (sim, já vi restaurante no shopping sem MB). Deixa-se de poder comer onde se quer, mas sim onde dá. É algo restritivo das nossas liberdades. Se acabassem com os impostos no subsídio de refeição acabava logo essa palhaçada.

    3. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Acho que faz muito bem, e principalmente nas frutas e legumes poupa-se bastante. Temos uma sociedade totalmente tomada pelas grandes superfícies, compram desde umas meias até a um móvel no supermercado

    4. Avatar de Grunho
      Grunho

      Lógico. Não há lei nenhuma a estipular o que o capitalista pode cobrar. Portanto, se o estado prescinde do IVA, o capitalista da distribuição soma-o à margem dele, basta ter procura para continuar a vender ao preço anterior. No fim dá uma sonora gargalhada, igual à dos filmes de terror. Não tem nada que saber.

    5. Avatar de mamba
      mamba

      se usassem MB e passassem faturas, iria lá sem pestanejar..
      Infelizmente até já me chegaram a aumentar o preço por simplesmente pedir fatura.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        É standard nesses locais, tal como oficinais, cabeleireiros, etc.

  2. Avatar de Pl4y
    Pl4y

    “Passados mais de 365 dias desde que a Rússia iniciou o seu ataque à Ucrânia”

    Todos os males do mundo foram causados pela agressão Russa à Ucrânia

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      A Ucrânia é uma província da Rússia que se corrompeu aos imperialistas. O fito deles todos é a prazo derrubar o regime e pôr um fantoche na Rússia a escancarar as portas dos recursos naturais aos imperialistas. Como se a China permitisse semelhante coisa.

      1. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        Amo-te!
        Ora cá vai:
        A Moscóvia é um província da Federação Russa que se corrompeu aos oligarcas (nomeadamente o seu fuhrer putin). O fito deles todos é a prazo derrubar o regime e pôr um fantoche (outra vez!) na Ucrânia a escancarar as portas dos recursos naturais aos oligarcas. Como se a Ucrânia permitisse semelhante coisa.

        Não se esqueça que deve de bater as botas enquanto estica o braço em saudação ao retrato do seu querido fuhrer putin que tem na mesinha de cabeceira.

    2. Avatar de Lopes
      Lopes

      Bem, se analizares as coisas como deve de ser, isto durante dois anos andou tudo mal por conta da pandemia, parou quase tudo, quando as coisas se estavam a começar a compor, rebenta a guerra, e descobriu-se que afinal andava tudo dependentes de materiais oriundos destes países, o que com sanções e afins tornou-se um gingante problema a nível mundial…

      Portanto, isto não é a desculpa, foi a maior abre olhos de sempre para todas a as nações, deixaram de produzir para ir comprar aos outros para ser mais barato, mas nunca equacionaram que um cenário destes poria vir a acontecer e ai está o resultado…

    3. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Todos os males do mundo não, mas os males dos ucranianos de certeza que pioraram com o zurzir das balas entre edifícios residenciais e o bombardeamento constante de infraestruturas civis!
      Aliás parto do principio que entre violações, massacres, rapto de crianças, valas comuns de civis, entre outros que as perspetivas de vida dos ucranianos diminuíram bastante de qualidade!

  3. Avatar de Maria
    Maria

    O (des) Governo PS devia era controlar de imediato os supermercados que ao invés de reduzirem os preços, fizeram o inverso e aplicar multas no mínimo de 50 milhões aos “chico espertos”. Mas claro, sendo os Socialistas a (des) governar, não há interesse nenhum em defender o povo…

    1. Avatar de Lopes
      Lopes

      O problema foi sempre esse, não estar tudo tabelado, para não haver estes desvaneios, mas não só ao nível dos supermercados, mas sim a tudo, pois neste momento, o que se ganha em Portugal é muito inferior ao nível de custo de vida…

      Mas ao invés de baixarem impostos e criarem limites, para os custos não subirem, mais, não é a dar esmolas que é isso mesmo que se precisa, subsídios de valores irrisórios, é uma vergonha este país…

      1. Avatar de MF
        MF

        Querer regular um mercado completamente privado e livre é só um tiro no pé
        Vários paises tentaram e viu se o resultado
        O problema não é a existência do privado mas sim a inexistência do publico

      2. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Tabelar os preços dos supermercados? Mas somos a URSS ou quê? Não aprenderam ainda que assim que tabelam os preços nos supermercados as prateleiras ficam vazias? Ó gente ignorante!

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      Não se preocupem, o PSD, a IL e o Chega, amigos e BFF best friends forever dos capitalistas dos hipermercados, vão já a correr resolver isso tudo.

      1. Avatar de KeyboardWarrior
        KeyboardWarrior

        Não não vão, o PS vai continuar com a maioria absoluta e a carga fiscal vai continuar a bater recordes.