Itália anuncia um “sistema nacional de satélites” em alternativa à Starlink

12 Comentários

A Starlink da SpaceX faz sucesso pelo mundo fora, conectando os utilizadores, de uma forma satisfatória. Entretanto, o ministro da Indústria de Itália disse que o país pretende desenvolver os seus próprios satélites para a órbita baixa da Terra para comunicações governamentais.



Aparentemente, Itália pretende desenvolver os seus próprios satélites para a órbita baixa da Terra para comunicações governamentais, segundo avançado pelo ministro da Indústria, na quarta-feira, citado pela Reuters.

O objetivo passará por criar uma alternativa ao serviço fornecido pela SpaceX de Elon Musk.

Anteriormente, o Governo da primeira-ministra italiana Giorgia Meloni tinha dito que estava a considerar a utilização dos satélites Starlink para fornecer comunicações encriptadas entre funcionários que operam em áreas de risco.

Na altura, a sugestão foi fortemente criticada por políticos da oposição, que questionaram a sensatez de entregar a segurança nacional a um empresário estrangeiro que integra, também, o Governo dos Estados Unidos, liderado pelo Presidente Donald Trump.

Estamos de facto a trabalhar na criação de um sistema nacional de satélites de órbita baixa desenvolvido de forma independente, com o envolvimento dos principais atores nacionais.

Informou Adolfo Urso, defendendo que o desenvolvimento de satélites próprios oferecerá uma alternativa competitiva às infraestruturas fornecidas por outros operadores globais, incluindo a Starlink.

Adolfo Urso, ministro da Indústria de Itália
Adolfo Urso, ministro da Indústria de Itália

Aquando do anúncio, o ministro italiano não adiantou um calendário para o desenvolvimento do projeto e não especificou quais as empresas a que o Governo da Itália recorreu ou ainda planeia recorrer.

No entanto, disse que a agência espacial nacional iria realizar um estudo de viabilidade.

Assinada pela SpaceX, a Starlink conta com 6700 satélites ativos na órbita baixa da Terra, que já fornece Internet a milhões de utilizadores, globalmente.

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    A UE a acordar aos poucos, pois andaram a décadas a serem marionetas dos americanos…

    1. Avatar de rui
      rui

      O problema é que a EU acorda sempre com dinheiro Publico e nunca com iniciativa privada…

      1. Avatar de Ze Carlos N
        Ze Carlos N

        Exacto. Os empresarios europeus estao sempre a espera do dinheiro publico.

        1. Avatar de Jorge
          Jorge

          E de onde aparece o dinheiro publico?

    2. Avatar de AlexS
      AlexS

      Marionetas? eu diria que os EUA foram mais marionetas dos Europeus que o contrário.
      Até se meteram naquele vespeiro dos Balcãs.
      Quantos governos Europeus iriam combater para uma guerra nas Américas?

  2. Avatar de Max
    Max

    Trata-se de um triângulo, mas o post só refere dois lados – parece que a Itália podia optar pela rede de satélites Starlink mas preferiu desenvolver os seus. O terceiro lado é:
    “o IRIS², a constelação multi-orbital de 290 satélites da UE, no valor de 10 mil milhões de euros, que não estará totalmente operacional antes de 2030.
    O projeto é um dos principais pilares da estratégia de defesa da UE e estará também disponível para clientes privados. Espera-se que a Itália participe no projeto, para o qual os Estados-membros da UE podem assinar contratos adicionais a nível nacional.”
    Na verdade, nada de essencial se alterou, relativamente à notícia da Euronews, de 16/01/2015 (link), a não ser a Itália reafirmar aos aliados europeus que não tem qualquer acordo com os EUA & Musk sobre satélites para as suas comunicações militares e diplomáticas. E também omite o IRIS², o que pode ser significativo.
    https://pt.euronews.com/my-europe/2025/01/16/italia-e-starlink-o-que-esta-em-jogo-se-o-negocio-for-para-a-frente

  3. Avatar de AlexS
    AlexS

    Lá para 2035-40. O problema da Europa é cultural. Para começar o ódio do mainstream ao capitalismo.
    Logo a quantidade de empresas relevantes Europeias nascidas nos ultimas décadas é diminuta comparada com os EUA. Temos talvez a ARM e os holandeses da ASML.
    È tudo várias vezes mais lento que os Asiáticos e dos melhores americanos como o Musk – boa parte deles também tem os nossos vícios basta olhar para a California…
    O Trump já está a dar na cabeça da Boeing.
    “President Donald Trump toured a Boeing aeroplane …. and highlight the aircraft maker’s delay in delivering updated versions of the Air Force One presidential aircraft, the White House has revealed.”

  4. Avatar de LJ_ICE
    LJ_ICE

    Musk vs Máfia italiana! LOL!

    O Musk não tem hipótese!

  5. Avatar de Cebolas+Verdes
    Cebolas+Verdes

    A Itália tem uma grande tradição a lidar e anular líderes mafiosos.
    Faz sentido atirar os possíveis contratos com sistemas Starlink para o caixote do lixo evitando assim uma nova célula mafiosa a minar o Estado Italiano.

    1. Avatar de paulo+g.
      paulo+g.

      Os Canadianos e os Brasileiros fizeram o mesmo. Heil ou Elona Musk por vezes dá-se mal.

  6. Avatar de Natsu