It Just Works!

8 Comentários

Hoje em dia muitos de nós usam o Outlook para enviar mails, organizar eventos/tarefas e armazenar contactos, outros de nós usarão o Thunderbird, outros ainda usarão os dois, uma vez que podem até usar vários sistemas operativos. Haverá ainda alguns de nós que por vezes, quando não têm o seu computador pessoal disponível, preferem o interface web do Yahoo ou do Gmail etc.


Pois bem, a pensar nisto tudo a Funambol disponibilizou um portal em www.myfunambol.com, que permite ter dados sincronizados entre: Outlook, Thunderbird, o interface web em myfunambol.com. É ainda possível sincronizar estes dados com dispositivos móveis, tais como: telemóveis, smartphones, pdas e até mesmo ipods.

A Funambol disponibiliza clientes para Windows mobile, iPod, Outlook, e dispositivos com suporte J2ME. A juntar a estes clientes e uma vez que a empresa é open source existem projectos criados pela comunidade, entre estes incluem-se plug-ins para sincronizar o portal myfunambol com o Google e o Yahoo (embora ambos os projectos estejam ainda em desenvolvimento), existe ainda um cliente para o Thunderbird, e para dispositivos Blackberry.

O portal oferece ainda push email, o que permite a recepção instantânea de emails que acabaram de chegar a vossa conta de email.

Para os mais curiosos o protocolo usado na sincronização é o syncml, que como alguns de vós devem saber é suportado pelas principais marcas: Nokia, Sony-Ericsson, Motorola, etc

Aproveitando o facto de muita gente que passa por aqui ser da área de informática, a Funambol tem um programa de apoio (monetário) a projectos relacionados com o seu sistema, caso estejam interessados passem por:
http://www.funambol.com/opensource/codesniperprogram.html.

Autor: Paulo Fernandes

Partilhar:
Tags:

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de NutsPT

    Boa noticia!

    Infelizmente não descobri o suporte para o thunderbird…

    Alguém sabe dizer onde isso se encontra?

  2. Avatar de NutsPT

    Já agora encontrei em http://www.funambol.com/opensource/community.html

    Estão aí os projectos para outros clientes… O problema é q o meu thunderbird crasha sempre que corro o sync…

    Help alguém?

  3. Avatar de TopPlus
    TopPlus

    Boas!

    Gostei da ideia de ter um repositório dos contactos/calendário/tarefas online, é capaz de dar jeito pra quem não tem acesso ao “outlook” do serviço em casa e esqueceu-se de sincronizar com o telemóvel.
    A ideia do push email tb é boa mas não dá no meu telemóvel (SE K700i).

    A sincronização do telemóvel parece-me para já impeditiva, pelo menos para mim, que não tenho tarifário para ligação de “dados” nem wi-fi no telémovel.

    Vou manter-me pela sincronização Bluetooth/Aplicativo da SE.

    Contudo é um serviço grátis, o que é de louvar.

    Hasta!

  4. Avatar de Paulo Fernandes
    Paulo Fernandes

    bem a verdade é que é possivel usar o sistema com com qualquer telemovel uma vez que as tres operadores têm planos de dados activos na maior parte dos clientes…e o SE k700 vai funcionar com quase 100% de certeza..
    quanto ao push email é verdade que nao funciona, em alguns telemoveis java mas ja agora passa por aqui : http://www.funambol.com/opensource/downloads.html tens la uma aplicação j2me pro mail. No meu caso quando nao tinha wi-fi no telemovel usava o serviço como backup e depois sincronizava apenas com o thunderbird, yahoo e gmail.

  5. Avatar de Urbano
    Urbano

    Já alguém experimentou este serviço? Se sim, será que me podem dizer algumas coisas? Tipo:
    [b]- Paga-se alguma coisa?[/b]
    Para receber os emails, msgs, aceder aos contactos…

    [b]- Se sim, alguém me pode dizer quanto?[/b]
    [b]- Funciona realmente bem?[/b]
    Isto é: acede facilmente via GPRS?
    Velocidade de acesso: Rápida? Lenta?

    Tudo o mais que queiram/possam dizer seria interessante.
    Já à bastante tempo que procuro uma ferramenta deste tipo e esta de facto parece-me muito interessante, mas antes de utilizar gostava de recolher algumas opiniões para tomar decisões.

    Desde já obrigado por qualquer contribuição!

  6. Avatar de craftsoul
    craftsoul

    Dava era ca um jeitaço algo do genero , que fizesse uma sincronizaçao com um cliente e desse pa ver o mail de varias contas num browser em kk lado…

    Mas isso nao existe pois nao???

  7. Avatar de Paulo Fernandes
    Paulo Fernandes

    craftsoul : existir, nao existe mas como se trata de 1 projecto open-source, e como as api’s para desenvolver connectores estao disponíveis.. quer dizer que pode perfeitamente ser implementado..

  8. Avatar de Paulo Fernandes
    Paulo Fernandes

    Urbano:
    [b]- Paga-se alguma coisa?[/b]

    pelo serviço nao! mas paga-se o trafego gprs á operadora (tmn/vodafone/optimus)

    [b]- Se sim, alguém me pode dizer quanto?[/b]
    dependo do plano de dados activo

    [b]- Funciona realmente bem?[/b]
    Sim!

    Isto é: acede facilmente via GPRS?
    Velocidade de acesso: Rápida? Lenta?

    acede de kualquer maneira desde que o telemovel tenha 1 plano de dados e a velocidade depende do telemovel.. pode ser gprs, 3g, etc..