iSendr – Partilhe ficheiros de forma simples

15 Comentários

Todos os dias nascem novos serviços na Internet. Alguns conseguem crescer tornando-se em verdadeiros sucessos, outros desaparecem por não conseguirem estar à altura do que os utilizadores pretendem ou por não conseguirem crescer o quanto lhes é exigido. O serviço que vos vamos apresentar deverá ser mais um sucesso pois tem o que é necessário para agradar, mesmo aos mais cépticos.

O iSendr é um site que permite que seja realizada a partilha de ficheiros entre utilizadores de forma simples e sem a necessidade de instalação de software nos PC’s. Tudo se processa via browser.


A novidade que este serviço apresenta, face aos demais que já existem na Internet, é que o ficheiro que vai ser trocado entre os utilizadores nunca chega a ser enviado para um servidor central. É trocado apenas e só entre os 2 computadores (origem e destino) através de uma ligação P2P entre essas duas máquinas.

Deixam de ter de colocar esses ficheiros em sites de partilha onde todos os utilizadores podem aceder e onde somos inundados por publicidade e por tempos de espera desnecessários.

Todo o processo de criação da ligação é tratado pelo site iSendr. Após submeterem um ficheiro é-vos indicado um endereço que deve ser fornecido ao utilizador para onde pretendemos enviar o ficheiro. Esse utilizador apenas tem de aceder a ele e iniciar o processo de transferência.

E como a segurança e integridade dos dados é uma preocupação para os criadores deste serviço, para além da hipótese de colocarem uma palavra chave no acesso à ligação, a transferência entre esses dois computadores é feita com recurso a uma encriptação de 128bits AES.

Para iniciarem o processo de partilha de ficheiro só têm de aceder ao site do iSendr e escolherem a opção Send a File. Caso tenham escolhido a opção de protecção por palavra chave comecem por defini-la. Após isso é pedido que localizem no vosso disco o ficheiro a enviar. No final do processo irá ser apresentada uma mensagem com o link a remeterem a quem pretendem enviar o ficheiro. Não devem fechar a janela do vosso browser pois é necessário que a sessão esteja estabelecida.

O receptor do ficheiro apenas terá de aceder ao endereço que recebeu. Caso prefira pode aceder ao iSendr e escolher a opção Claim a File. Neste segundo caso será pedido que introduza o código fornecido. Esse código é o final do endereço (nBQ4 neste caso). O processo de transferência do ficheiro inicia-se de imediato, se bem que ainda não fica gravado na vossa máquina.

Do lado do emissor do ficheiro pode ser acompanhado o processo pois existirá uma barra de progressão que assinalará o estado do envio.

No final da transferência do ficheiro para o receptor será apresentada uma mensagem de sucesso e será pedido ao utilizador que grave o ficheiro na sua máquina, no local pretendido. Reforço que apenas após essa gravação o ficheiro estará guardado na vossa máquina.

Este é sem dúvida um serviço a ter em conta na hora de transferir ficheiros entre máquina e se não pretendem usar os serviços comuns que actualmente existem.

Apenas merecia duas alterações que, com certeza, iam melhorar e muito a sua qualidade e aceitação por parte dos utilizadores. Essas alterações são a possibilidade de envio de múltiplos ficheiros e a dependência de termos o nosso browser aberto na página gerada até ao fim da transferência. Mas pode ser que quando ultrapassar a fase beta existam melhorias no serviço.

Nota: O iSendr necessita de browsers que suportem flash, pelo que devem tê-lo activo ou utilizar um browser com esse suporte.

Homepage: iSendr

Partilhar:
Tags:

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Norberto silva
    Norberto silva

    Muito útil com certeza, assim evita-se tempos de espera e a PUB irritante.
    Vou começar a usar…
    Já agora, também aceita ficheiros executáveis? Por exemplo: – pequenos programas; tem limite de tamanho? Podem parecer perguntas básicas sorry.

    Pplware vós sois grandes!
    Convosco – sou um aspirante a informático menos básico! eh eh

    1. Avatar de Pedro Simões

      Dá uma olhada nas imagens que ilustram o artigo.

      Como poderás ver foi transferido entre os PC’s (dentro da mesma rede e com NAT para o mundo) um ficheiro exe.

      1. Avatar de Norberto silva
        Norberto silva

        Thanks, nem reparei no “snagit.exe”!!

  2. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Este “serviço” é bastante parecido com o PipeBytes… mas é claro que se continuar a ser “Free” e sem limite de velocidade, então terá tudo para ser um sucesso…

  3. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    @Off topic

    Gostaria de partilhar este fantástico projecto que com certeza muitos de vós estariam á espera de ver concretizado 🙂

    http://docs.latexlab.org/docs

    Um processador de documentos em latex enserido no google docs.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      *inserido

    2. Avatar de Ana Narciso

      Obrigada Ricardo, muito interessante!

  4. Avatar de João Paulo
    João Paulo

    B R U T A L !!!!!

    Andava mesmo á procura de uma solução destas:)

    Obrigado

  5. Avatar de Hugo Cura

    É tal como o FilesOverMiles.com que já me deu jeito várias vezes, mas também já me falhou e simplesmente o receptor do ficheiro não o conseguia receber.
    Não conhecia este. Vai para a lista.

    Thks

  6. Avatar de avlis rotiv
    avlis rotiv

    Outra (boa) alternativa é o FileAi ( http://fileai.com )! 🙂

  7. Avatar de Daniel
    Daniel

    velocidades que tal sao???

    1. Avatar de Hugo Cura

      Se é peer-to-peer, a velocidade é obviamente limitada pela menor taxa de transferência de uma das partes.

  8. Avatar de jprodigy

    Boas,
    Utilizo sempre o http://www.senduit.com/ …. sem complicações ou instalações…

    Abraços

  9. Avatar de Miguel
    Miguel

    tem limite de espaço agora nao sei qual é =/ eu precisava de enviar uma imgem de um disco de uma máquina virtual a um colega meu e nao consegui cumps. PS: imagem tem 1.14gb tentei uma que tinha 3 e nao deu tentei a de 1 e nda tmb deve ser paí até 1gb certo nao sei

    cumps