IRS: Revolut não é preciso declarar! Mas N26, Bunq e Openbank sim..

71 Comentários

Com o aproximar da entrega do IRS referente a 2019, são várias as dúvidas que surgem! O aparecimento dos bancos e serviços digitais financeiros tem levado os contribuintes a questionarem-se do facto de terem de informar ou não a Autoridade Tributária.

No caso das contas no Revolut e Monese o utilizador não precisa de declarar! Mas se tem N26, Bunq ou Openbank já tem de informar o fisco.

IRS: Revolut não é preciso declarar! Mas N26, Bunq e Openbank sim..


Como referimos recentemente, a Autoridade Tributária (AT) já esclareceu que, o facto de a Revolut não ser um banco, deixa de ser necessário declarar as contas no IRS. De acordo com as informações, os esclarecimentos prestados a 18 de abril de 2019 mantém-se em 2020. Tal situação acontece com o serviço Monese que encontra-se em Portugal a operar como serviço de pagamentos e não de crédito.

N26, Bunq e Openbank têm de ser declarados no IRS

Relativamente aos bancos digitais N26, Bunq e Openbank já é diferente. Por atribuírem aos clientes um IBAN estrangeiro — diferente de “PT50”, o código nacional –, estes terão mesmo indicar ao Fisco que possuem estas contas bancárias estrangeiras na declaração de rendimentos relativa a 2019, refere o ECO.

Revolut for Business: Como deixar de pagar comissões ao banco?

Fonte oficial do N26 confirmou ao jornal digital que é abrangido por esta obrigatoriedade: “Na sua declaração anual de IRS, um cliente N26 deve declarar uma conta estrangeira que tenha aberto ou encerrado e fornecer toda a informação necessária sobre essa conta”.

A declaração destas contas não terá impacto no cálculo do imposto a pagar ou a receber, mas o ato é obrigatório. As contas têm de ser declaradas no Anexo J da Declaração Modelo 3 do IRS, tal como já aconteceu no ano passado, refere o Jornal de Negócios.

IRS: Revolut não é preciso declarar! Mas N26, Bunq e Openbank sim..

De relembrar também que o Banco de Portugal classifica o N26, Bunq e Openbank do grupo Santander com  “instituições de crédito da UE”.

No que diz respeito ao Moey do Crédito Agrícola, ou até mesmo o ActivoBank do Millenium BCP, estes não são abrangidas por esta questão.

Leia também…

Revolut: É necessário declarar as contas no IRS?

Comentários

71

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de anon
    anon

    E quem faz IRS automático?

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Neste caso não podes fazer IRS automático.

  2. Avatar de NEMC
    NEMC

    OK, aceito porque tem a questão do IBAN. Mas estive a ver e o REVOLUT também tem um IBAN diferente do PT! GB94REVO 009898989898989898999 . Isto não é um IBAN?

    1. Avatar de Woot!
      Woot!

      Sim tem é sempre por ai que carrego apesar de estar bloqueada a transferência por alguns bancos (tipo Activo).

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Posso dizer-te que já fiz muitas transferências do Activo para o Revolut e não está nada bloqueado

        1. Avatar de Woot!
          Woot!

          Eu também faço mas por default está bloqueado. Tive de pedir o desbloqueio.

    2. Avatar de Filipe
      Filipe

      O artigo presta informação incorreta, aliás como o artigo que saiu há umas horas no eco.pt de onde este foi copiado

      1. Avatar de rikardo pereira
        rikardo pereira

        exatamente.. o IBAN nao tem nada a ver… mau jornalismo…

  3. Avatar de Nuno Santos
    Nuno Santos

    “Por atribuírem aos clientes um IBAN estrangeiro ”
    O revolut também atribui NIB estrangeiro

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Pois, está mal o artigo. É um copy paste do que saiu há umas horas no eco.pt e o erro mantém-se

  4. Avatar de bernardo silva
    bernardo silva

    Isto já não é verdade. A revolut já é um banco.

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Sugiro que aprendas a ler… O link que tu próprio deste diz que não estão a operar sob a licença e a licença não faz deles automaticamente um banco

    2. Avatar de Justino, o Justo
      Justino, o Justo

      Outra vez ? A Revolut não é um banco.

  5. Avatar de bernardo silva
    bernardo silva

    A revolut é um banco, a AT está bêbada –> https://blog.revolut.com/we-got-a-banking-licence/

    1. Avatar de Justino, o Justo
      Justino, o Justo

      Não insistas. Não é. A Revolut gere cartões pré-pagos. Não tem autorização para fazer operações bancárias, nem está interessada nisso. A questão da licença bancária europeia é marketing. Não serve para nada. Alguém quer entrar num negócio de raiz com um banco ? Com taxas de juro negativas ? Só se eles comprarem algum banco em dificuldades.

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Estás errado. Revolut é um banco. Está registado como tal em UK.

        1. Avatar de Filipe
          Filipe

          Não, é uma conta de pagamentos, colo são a maior parte das fintechs. Não tem garantia de depósitos e não pode dar crédito

        2. Avatar de Justino, o Justo
          Justino, o Justo

          Não é. Por mais que o repitas, não é verdade. E tens essa informação debaixo dos teus dedos. Qual é a tua verdadeira intenção ? O que ganhas com isso ?

      2. Avatar de Hildeberto
        Hildeberto

        Então se não é banco porque tem IBAN? Porque lhe apetece?? tem IBAN, logo é uma conta aberta.

        1. Avatar de Ze Carlos N
          Ze Carlos N

          Quando aderi ao Revolut tinha um IBAN do Lloyds. Agora e’ REVO.

        2. Avatar de Filipe
          Filipe

          Ter um IBAN em nada está relacionado com ser ou não ou banco. Ser banco está relacionado com poder dar crédito e ter garantia de depósitos, coisa que o Revolut não tem

        3. Avatar de Justino, o Justo
          Justino, o Justo

          Onde é que achas que eles guardam o dinheiro com que carregam os cartões ? Imprimem as notas e guardam numa estante ? Dependem de uma conta bancária, salvo erro no Lloyds ou no Barclays. E com as referencias dos depósitos associam aos respectivos cartões. É assim tão dificil entender isto ?

          1. Avatar de Louro
            Louro

            Tens um Iban único para ti, não tem nada a ver com referências nos pagamentos.

            Não digas asneiras quando não sabes do que falas

          2. Avatar de Filipe
            Filipe

            @Louro

            Falares em asneiras quando andas a dizer que o Revolut é um banco é absolutamente precioso lol, mas sim cada um tem o seu IBAN, e? Foi até disso que surgiu a confusão inicial da AT no ano passado

          3. Avatar de Justino, o Justo
            Justino, o Justo

            Ò Louro, tens muito que aprender sobre técnicas bancárias.

    2. Avatar de mlopes
      mlopes

      é pá vocês devem ter vontade de complicar!
      se autoridade tributária de um país vos diz que não é de declarar uma dterminada realidade porque raio insistem a discutir o assunto?! até parece que querem declarar à força!

  6. Avatar de bernardo silva
    bernardo silva

    Na verdade, desde dezembro de 2018.

  7. Avatar de Manuel
    Manuel

    Depois do Salgado e restantes capangas declararem o que enviaram para o estrangeiro eu declaro o que tenho na conta do N26. Até lá, temos pena…
    É a vida!!!

    PS: Alguém devia de perguntar à AT se dinheiro em offshres também é obrigado a ser declarado…LOL

    1. Avatar de mlopes
      mlopes

      arma-te em portuguesinho chico esperto e vê lá se te lixas por uma insignificância! 😉 claro que depois nunca viras aqui dizer que pagaste uma coima porque isso feriar-te-ia o ego mas enfim.
      não declarar é complicar uma coisa que é simples. é apenas uma obrigação declarativa sem importância alguma, uma única linha numa declaração com caráter meramente informativo, mas enfim

      1. Avatar de Manuel
        Manuel

        Não é Chico, é Manuel.
        Atrás de um teclado até pareces um entendido, mas não passas de um curioso.
        Não te preocupes com a coima. Se ela chegar cá estarei para a receber e contestar, caso seja necessário. Até lá espero que sejas coerente com o que dizes e declares o que tens de declarar.
        É por estas e por outras que nunca passaremos de um país menor e para tolos!

  8. Avatar de Mac
    Mac

    Off-topic, ou nem tanto…

    Então e o “pidesco” Big Brother actual nos depósitos?

    Há uns dias fui fazer um depósito de 10,00€ na conta de uma pessoa que me vendeu uma peça usada e tive de ir ao carro buscar o Cartão de Cidadão para me identificar, caso contrário recusavam liminarmente.

    RIDÍCULO, não?

    1. Avatar de Justino, o Justo
      Justino, o Justo

      Agradece às instâncias europeias que introduziu regras no âmbito do combate ao terrorismo e branqueamento de capitais.

  9. Avatar de Anon
    Anon

    Fascistas. Se uma pessoa tiver 1€ na conta tem de declarar, mas se forem políticos ou banqueiros está tudo bem.

    1. Avatar de Soldier
      Soldier

      Não se esqueça das despesas de manutenção,se tiver 1€ na conta,precisa de mais 4,15€ para pagar a mensalidade do banco,mas o José Sócrates e essa escumalha política,podem desviar milhões,não se passa nada.O povo paga.

  10. Avatar de Filipe
    Filipe

    Mais uma notícia enganosa, copy paste to eco.pt, curioso como as incorrecções gritantes frequentes no eco vêem sempre aqui parar umas horas mais tarde… O IBAN não ser PT50 nada adianta em saber se se tem de declarar ou nao, o próprio Monese e Revolut que o artigo diz nãos e ter de declarar têm IBANs estrangeiros

  11. Avatar de Luis Gomes
    Luis Gomes

    Existe uma grande diferença no N26 as contas bancárias estão asseguradas pelo fundo garantia bancário de 100.000,00€ por isso é que a AT diz que temos de o declarar. O fundo garantia permite uma maior segurança para os proprietarios da conta que no caso de o banco falir pelo menos 100.000,00€ vao ser reembolsados. Na minha exclusiva opiniao penso que a AT interpreta o N26 como um banco seguro onde as pessoas podem querer ter algum dinheiro que não foi declarado em Portugal

    1. Avatar de Bernardo Silva
      Bernardo Silva

      Mentira. A revolut também já tem o fundo de garantia bancária.

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Não, não tem, deixa de espalhar falsa informação

        1. Avatar de bernardo silva
          bernardo silva

          https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/banca—financas/detalhe/revolut-conquista-licenca-bancaria-na-europa

          “Os clientes agora podem receber os seus salários na conta da Revolut e ainda fazer depósitos. Estes fundos estão protegidos pelo sistema de garantia de depósitos até 100 mil euros, o mesmo que acontece numa conta bancária tradicional. Além disso, passa a existir a possibilidade de contas a descoberto e ainda a cedência de empréstimos.”

          1. Avatar de Filipe
            Filipe

            Já devias saber que as notícias nacionais sobre a banca, especialmente fintechssao uma completa desgraça e os jornalistas que a escrevem não percebem patavina do assunto.

            Parabéns em citar fake news

          2. Avatar de bernardo silva
            bernardo silva

            Então significa que a tua opinião tem mais validade q a do jornal de negócios? porque razão não és tu a citar fake news?

          3. Avatar de Filipe
            Filipe

            Não é a minha opiniao, é a realidade. O próprio Revolut no post em que falam da licença bancária avisa que isso não faz deles um banco, as termos de uso do Revolut explicitam que operam com uma licença de moeda eletrónica e em lado nenhum refere protecção de depósitos. Se lhes escreveres a perguntar dizem-te que não são um banco, mas tu achas que a imprensa portuguesa, que não acerta uma única notícia no que diz respeito a fintechs é que tem razão… E a AT também não sabe, tu e o jn é que sabem

          4. Avatar de Louro
            Louro

            @Filipe,
            pessoalmente nao consigo perceber qual é a tua motivacao para andares a espalhar noticias falsas e tentar demover as pessoas de nao suar os bancos tradicionais em Portugal.
            A menos que sejas bancario e estejas com medo de ficar sem o teu trabalho.

            Sim no link que já foi publicado N vezes, diz que os depositos estao cobertos até 100 mil euros.

          5. Avatar de Filipe
            Filipe

            @Louro

            Sugiro que realmente leiadno que diz no post do Revolut on anunciam a licença bancária:

            “Now, it’s worth pointing out that nothing is going to change right away. Despite being granted with a licence, this does not automatically turn us into a bank right away.”

            Esta foi a última atualização deles em relação ao assunto.

            Estares a sugerir que eu apenas chamo a atenção para as fale news a serem propagadas por ti e por outros por causa de algum interesse escondido é um bocado estranho… Estar, como tu, a espalhar falsa informação mesmo depois de milhares de vezes corrigido, isso sim aponta para motivos pouco claros

          6. Avatar de Justino, o Justo
            Justino, o Justo

            E depois dessa noticia de 13 de dezembro de 2018 que citas, o que aconteceu ??? Já depoisitas dinheiro na Revolut ? Já te emprestam dinheiro para o carro ou para a casa ? Qual é o interesse em espalhar noticias falsas ? O que me está a escapar ? Tu até tens toda a informação sobre a Revolut debaixo dos dedos. O que pretendes ?

          7. Avatar de Louro
            Louro

            @Filipe,
            Sim não são um banco, mas em 2019 estavam em risco de perder a licença para operar como um banco… Simplesmente fantástico…

            Pessoalmente so uso para quando viajo para fora do uk, devido às taxas da banca tradicional, no entanto conheço N pessoal que usa como conta bancária do dia a dia, incluindo débitos directos e afins.

          1. Avatar de Filipe
            Filipe

            Aprende a ler, repara no “Will”: “The new banking licence will allow its customers to start depositing their salaries, which will be protected up to €100,000 under the European Deposit Insurance Scheme.”

            Não é estritamente fake o que escrevem mas certamente irresponsável dada a quantidade de tantos como tu…

            E entretanto desde esse “Will” a licença do Revolut que era provisória está sob investigação e o próprio Revolut desistiu de a usar. Pediram agora uma licença na Irlanda que ainda não foi concedida.

            Interessante que como a comunicação do próprio Revolut não te agrada andas a desesperar a tentar alguma coisa para tentar provar a tua ideia que certamente por agora já sabes que está errada

          2. Avatar de Justino, o Justo
            Justino, o Justo

            Arranja lá uma noticia mais atual, que essa tem mais de 1 ano.

    2. Avatar de Filipe
      Filipe

      Nada disso. Simplesmente a leu diz que têm de se declarar contas bancárias e quando as leis foi feita isto das contas de pagamentos que não são bancos não existia. A AT está-se a lixar quer para uns como para outros

  12. Avatar de Soldier
    Soldier

    Eu declaro o valor que tenho no N26 quando a Isabel dos Santos for considerada inocente e quando o José Sócrates justificar os 2 milhões que recebeu.

    1. Avatar de rui
      rui

      não têm que declarar o dinheiro, só a conta

  13. Avatar de Bruno
    Bruno

    As finanças podem dizer o que quiserem, não me parece que legalmente alguém seja obrigado a comunicar a quem quer que seja as suas contas bancarias.

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Não parecer não significa nada legalmente 🙂

      Abc

      1. Avatar de rui
        rui

        já o que a legislação diz, normalmente tem efeito legal e a obrigatoriedade existe

  14. Avatar de Fabio
    Fabio

    Uma questão, para quem tem N26, mas somente abriu a conta, pediu o cartão físico mas NUNCA efectuou uma transação lá, seja de depósito, levantamento ou pagamento, tem de declarar de igual forma? Cumprimentos

    1. Avatar de Pedro Silva
      Pedro Silva

      infelizmente tem, fiz essa pergunta à At e disseram que sim

  15. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    As finanças podem dizer o que quiserem. Tenho conta em praticamente todas elas e não vou declarar nenhuma delas. Posso ser tuga mas não sou parvo.

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Sabes que o banco declara à AT do lado deles. Se não declarares do teu lado podes ter problemas

    2. Avatar de mlopes
      mlopes

      outro portuguesito chico esperto como o @Manuel de uns comentários acima.
      digo-te o que lhe disse a ele: vê lá se te lixas por uma insignificância! claro que depois nunca viras aqui dizer que pagaste uma coima porque isso ferir-te-ia o ego inflamado.
      não declarar é complicar uma coisa que é simples. é apenas uma obrigação declarativa sem importância alguma, uma única linha numa declaração com caráter meramente informativo, mas enfim

    3. Avatar de mlopes
      mlopes

      e ainda te digo mais, tem cuidado com os valores das transferências para essas “contas” e movimentados por elas.
      olha bem para a legislação portuguesa e comunitária acerca de branqueamento de capitais para não teres uma surpresa 😉
      (isto assumindo que para teres assim tantas “contas” deves ser um gajo que movimenta muito dinheiro ;))

      1. Avatar de Manuel
        Manuel

        Ora aí está algo que a AT se deveria de preocupar, transferências comunitárias e inter-comunitárias para e de paraísos fiscais e não só…
        Nem debaixo do nariz eles as querem ver…
        Se eles fizessem isso bem feito não andavam preocupados com assuntos menores, mas isto é mais apelativo para os médias e blogs.

  16. Avatar de rui
    rui

    – Há 2 revolut uma do UK e outra da Lituânia que podem ser utilizadas em portugal e nenhuma está registada com o banco
    https://www.bportugal.pt/entidades-autorizadas/all/revolut
    Não é só banco que tem de ser declaradas nos termos que indicam e tem a ver com os serviços financeiros, no entanto a revolut não precisa, assim como não têm o dinheiro protegido

    – Atenção que se tiverem rendimentos no revolut, caso de trocas de divisas ou com vendas isso deverá ser declarado mas em sede de rendimentos.

  17. Avatar de Pedro
    Pedro

    Pedi esclarecimento directamente às finanças o ano passado sobre este assunto, e o que me foi dito é que qualquer conta no estrangeiro que tenha IBAN tem que ser declarada. O revolut tem…

    1. Avatar de bernardo silva
      bernardo silva

      Pois, espera só pelo Filipe para ele te dizer q isso são fake news.

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Pois são. Tu és burro que nem uma porta…

    2. Avatar de Filipe
      Filipe

      Estão errados. Eles próprios emitiram depois ema declaração oficial a dizer isso

  18. Avatar de bernardo silva
    bernardo silva

    Desculpem, alguém sabe o que significa IBAN?

  19. Avatar de bernardo silva
    bernardo silva

    Uma coisa, sabiam que as pessoas que vos informam no balcão das finanças não fazem jurisprudência, certo?

  20. Avatar de Paulo Andrade
    Paulo Andrade

    Caros leitores, após verificar muitos comentários sobre o Revolut .
    Venho por esta via também tentar elucidar alguns de vocês?
    O Revolut não é necessário declarar pois está inscrito no banco de Portugal como Instituições de Moeda Eletrónica com Sede na U.E. em Regime de Livre Prestação de Serviços e como no Ofício-circulado n.º 20211/2019, de 18/04 no portal das finanças. ao contrário dos restantes N26 entre outros que estão registados como bancos de crédito.
    Espero ter esclarecido.

    1. Avatar de Justino, o Justo
      Justino, o Justo

      Não percas tempo. Há muita gente interessada em desinformar…ou se calhar é sempre o mesmo com nickname diferente. Algum interesse escondido e que nos está a escapar.