IRS: Está à espera de um bom reembolso? Pode ter más notícias…

31 Comentários

Já não falta muito para que abra o período para entrega da declaração de IRS relativa a 2023. Muitos contribuintes sabem que terão direito a reembolso e outros sabem que, provavelmente, vão ter de “pagar”. Mas este ano quem está à espera de um bom reembolso pode não ter sorte!


IRS: Entrega de 1 de abril  a 30 de junho

A entrega da declaração de IRS começa a 1 de abril e termina a 30 de junho. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos referiu hoje que os contribuintes devem evitar concentrar entrega do IRS no início e fim do prazo, pois dispõem de um “longo prazo” para a entrega.

No que diz respeito ao reembolso, a DECO-Proteste avisa que este ano poderão chegar más notícias. Tal acontece porque vai acontecer acerto de contas, entre os contribuintes e o Estado.

Soraia Leite da DECO-Proteste explica que muitos portugueses podem vir a receber menos de reembolso, ou até vir a pagar mais imposto, e a “culpa” está na retenção na fonte.

O Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) aplica-se ao rendimento dos cidadãos residentes em território português e dos não residentes que obtêm rendimento em Portugal.

Partilhar:
Tags:

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé

    Isto já nós sabíamos, mas ainda aplaudimos quando foi aprovado. Mas ainda assim não esconde o facto de que a carga fiscal voltou a aumentar em 2023 e voltará a aumentar em 2024, o que já não é novidade pois tem vindo sempre a aumentar. Se ainda assim servisse para termos melhores serviços públicos… basta ver o crescimento desmesurado do número de pessoas com seguro de saúde. Acho que é uma das maiores bitolas ao funcionamento do SNS. Num país com SNS universalmente gratuito, não faz sentido ter seguro de saúde, só mesmo porque o SNS está um caco.

    1. Avatar de Mário
      Mário

      Mas o que oiço dizer, inclusive de amigos meus que têm cirurgias de milhares de euros a fazer é … ah e tal o que eu descontei estes anos todos pagava a cirurgia e ando a pagar n sei para quê.
      Mas depois quando os confronto, então não vais fazer isso no privado porquê? Ah é caro e se tiver um problema mandam me para o publico.

      1. Avatar de andre
        andre

        A falácia dos casos dramáticos que só são resolvidos no publico, não passam de uma profecia auto-realizada

        Achas que nos estados unidos sem SNS não existem hospitais capacitados para fazer cirurgias tão bem ou melhor que os nossos públicos em portugal?

        O sistema em portugal está construido de tal maneira que cirurgias e capacidade desse calibre nao é rentável pois a clientela é pouca.

        Se as pessoas tivessem o dinheiro na mão e pudessem escolher, acredita que teriamos hospitais privados bem mais capacitados.

        1. Avatar de Yur-pt
          Yur-pt

          Os privados funcionam bem em cirurgias programadas. Agora em situações de urgência… esquece.

        2. Avatar de Castro
          Castro

          será que realmente queres falar nos Estados Unidos como exemplo para a saúde?
          Um país em que se tiveres um problema de saúde é bem possível que venhas a passar por dificuldades económicas para poder pagar a conta, nalguns casos até vais à falência.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            As falências por lá são fáceis de superar

          2. Avatar de Castro
            Castro

            Zé Fonseca A.
            só podes estar a gozar! As falências não se superam quando as pessoas não têm dinheiro para cobrir o que devem e viver o dia a dia.
            Há imensas pessoas nos Estados Unidos literalmente a evitar ir ao hospital ou sequer ir numa ambulância por os custos se tornarem rapidamente incomportáveis…

      2. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Mário, então o seu amigo anda há décadas a descontar para o Estado e depois quer que ele pague no privado?
        Quem recebe os descontos dele é que tem a obrigação de o operar.
        O privado não recebe os descontos que o seu amigo faz ou fez, ou será que recebe?
        Quem lhe fica com o dinheiro que trate dele.
        Entretanto, já que estamos a falar disto, imagine vc que é dono de um hospital privado, onde as máquinas custam milhões de euros na aquisição, manutenção, etc, mais salários de médicos, enfermeiros e tudo o resto.
        Aparece lá alguém que apenas faz descontos para a SS e vc vai tratar dele de borla?
        Assim o seu hospital vai falir numa semana.
        Decida-se lá então…
        Sabe, as máquinas que os hospitais públicos têm e restantes despesas vem do bolso de todos os contribuintes, por isso sim, quem deve tratar dele é quem lhe vai ao bolso todos os meses.
        E como bem sabe, um hospital privado que dê prejuízo constante vai fechar já um público nunca fecha por isso a gestão é como é…

    2. Avatar de Mário
      Mário

      A têndencia devia ser reembolso zero e pagamento zero.
      O que recebemos no ano seguinte é só um adiantamento que estamos a fazer ao Estado.

      1. Avatar de Luís+C::
        Luís+C::

        verdade!

    3. Avatar de Castro
      Castro

      Realmente o povo português é muito ignorante em finanças.
      O IRS baixou, caso não saibas! E se vais receber menos de reembolso é porque a percentagem de retenção na fonte (salário mensal) baixou por forma a que fosse retido em imposto quase o que seria necessário, ao contrário da prática de décadas em que era retido demasiado e depois as Finanças tinha que nos devolver o que era retido a mais…

  2. Avatar de Jose Afonso
    Jose Afonso

    Habituem-se, como diz o contas certas (Austeridade)

    1. Avatar de Mário
      Mário

      Por isso é que temos sido elogiados em bruxelas… mas o pessoal quer é populismos e banha da cobra.
      O SNS não funciona por causa dos vícios instalados. Era despedir os gestores hospitalares todos e contratar novos com vontade de trabalhar que o SNS deixava de ter problemas. Além de que se fosse possível despedir na função pública as coisas estariam muito melhor.

    2. Avatar de Castro
      Castro

      meu caro! Se o reembolso é menor é porque também pagaste menos impostos do teu salário ao longo dos meses!!!
      Parece que há muita gente por aqui que não faz a mínima ideia como é que funciona o IRS.

  3. Avatar de TiagoR
    TiagoR

    Uns chamaram-lhe “diabo” outros “contas certas” mas o resultado é o mesmo, paga Zé !

    1. Avatar de MLopes
      MLopes

      para que é que comentas se não fazes ideia do que falas.
      o montante de imposto pago a final não se altera um cêntimo eplo facto de alguém receber menos reembolso.
      não consegues perceber porquê? o tempo que perdes a comentar era melhor aproveitado a estudar fiscalidade 😉 e já percebias

      1. Avatar de há+cada+gajo
        há+cada+gajo

        O problema não é de fiscalidade é de matemática. Já sabe que o tuga é muito fraco a fazer contas.

      2. Avatar de danyyelmendes
        danyyelmendes

        caro MLopes, se fosse ensinado na escola…

      3. Avatar de danyyelmendes
        danyyelmendes

        Mas o importante é casas de banho mistas

  4. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    Exemplo de um país sem lógica! Se ganharmos no jogo 60000€ pagamos 20% de mais valias ao estado. Se vendermos uma casa pelo mesmo valor, e tivermos um lucro de 20000€, pagamos ao estado de mais valias 28%!!

    1. Avatar de Andre
      Andre

      Na venda de uma casa, és obrigado a englobar 50% do valor da mais valia, o que na prática será sempre menos que os 28%

    2. Avatar de há+cada+gajo
      há+cada+gajo

      Não pagas se usares o ganho na compra de nova casa. É uma medida entre outras destinada a evitar a especulação imobiliária,

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Isso é se for HPP

      2. Avatar de Pedro António
        Pedro António

        Nem sempre é assim! A casa tem de ser habitação própria, no mínimo nos últimos 3 anos, não pode ser de herança, etc. etc.

    3. Avatar de Castro
      Castro

      outro que não faz ideia o que representam os reembolsos…

  5. Avatar de Grunho
    Grunho

    O problema do IRS é ser uma mega farsa montada em cima das folhas de pagamento que os patrões mandam para as finanças. Se não tens patrão a mandar-te para lá a folhinha, preenches como queres a declaração, e depois ou ficas isento, ou dás uma esmola simbólica ao estado. Com algum jeito até podes candidatar-te ao RSI e teres uns charutos e umas garrafas de whisky extra à pala dos contribuintes. É por isso que o IRS é todo pago pela classe média assalariada e que a burguesia exploradora dos negócios e profissões liberais paga zero. Em breve, com a direita dos conservadores/reaças/fachos a mandar vai ser ainda pior.

    1. Avatar de há+cada+gajo
      há+cada+gajo

      E quando chegares à idade da reforma ficas a saber que afinal a farsa está do teu lado.

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      Como assim do meu lado? Para ter reforma tenho de descontar, o IRS não serve para nada.

  6. Avatar de MLopes
    MLopes

    idealmente, em resultado da entrega da declaração de irs, não deveria existir nem pagamento nem reembolso.
    isto significava que o objetivo de sempre de a tributação ser feita no momento da obtenção do rendimento estava totalmente conseguido.
    é óbvio que isso não acontece, pelo menos de forma perfeita, e por isso costuma haver tanto pagamentos, como reembolsos.
    a aproximação dos valores de rentenção na fonte do que seria expectável para um dado rendimento é uma coisa boa uma vez que aumenta o rendimento mensal disponível das famílias. não obstante, diminui, como é óbvio, a poupança forçada que leva a que no ano seguinte haja reembolso.
    mas é uma solução, poupar durante o ano. é óbvio que isto é mais fácil de dizer do que fazer (por mim falo) mas não culpemos a lei pelas nossas incapacidade pessoais, como acima já várias pessoas o tentaram fazer.
    este é um dos casos, poucos infelizmente, em que o legislador atuou no sentido em devia

    1. Avatar de Castro
      Castro

      Finalmente um comentário de alguém que sabe da coisa!
      Apenas diria que o reembolso nunca é uma poupança forçada, já que o estado não nos devolve o dinheiro com juros. A existência de reembolso em muitos dos casos implica que o contribuinte perdeu dinheiro, pois durante vários meses o dinheiro que pagou a mais não gerou juros numa conta bancária!

  7. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Bom, no outro dia meti-me a pensar e cheguei à conclusão que para aí uns 80% do que recebo vai para o estado, via impostos directos e indirectos.
    O melhor mesmo é deixar de trabalhar e arrumar carros.