IRS: 3 milhões de contribuintes já entregaram a declaração! Já entregou?

16 Comentários

A entrega da declaração de IRS relativa aos rendimentos de 2023 começou no passado dia 1 de abril. Segundo os dados mais recentes, já foram entregues três milhões de declarações de IRS.

IRS: 3 milhões de contribuintes já entregaram a declaração! Já entregou?


Declaração de IRS pode ser feita até 30 de junho…

O Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) aplica-se ao rendimento dos cidadãos residentes em território português e dos não residentes que obtêm rendimento em Portugal. Segundo a informação que é disponibilizada no Portal das Finanças, já foram entregues quase três milhões de declarações, sendo que cerca de 75% correspondem a pessoas com rendimentos exclusivamente de trabalho dependente e pensões.

IRS: 3 milhões de contribuintes já entregaram a declaração! Já entregou?

Em resposta à Lusa sobre problemas e liquidações, a AT referiu que…

Não só não foi identificado qualquer problema nos processamentos de validação das declarações modelo 3 de IRS, como, efetivamente, até ao final do dia 22 de abril se registava um aumento de mais de 440 mil declarações validadas relativamente ao período homólogo do ano passado

O Ministério das Finanças indicou ainda que…

as declarações são submetidas a procedimentos complexos de validação da informação nelas constante, sendo esses procedimentos mais complexos quando o número de anexos da declaração é maior

Aquando da submissão da declaração modelo 3, o contribuinte tem logo disponível a respetiva prova de entrega”, nota o Ministério das Finanças, acrescentando que “o facto de um contribuinte não conseguir aceder ao comprovativo da declaração modelo 3 significa apenas que essa declaração ainda não foi objeto do procedimento de validação

De referir que a entrega da declaração de IRS pode ser feita até 30 de junho.

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ZÉPovinhoIRS
    ZÉPovinhoIRS

    Sim! já fiz essa aldrabice…
    Perder tempo a declarar algo que o governo já sabe que eu fiz ou tenho é só estupidez.
    Quem andou a meter dinheiro por baixo da mesa não irá declarar de certeza absoluta, quem fugiu ao fisco não irá dize-lo neste momento logo isto é uma perda de tempo. Mas como é o “nosso pai” a dizer para fazer, a maioria o faz e nem sequer pensa um pouquinho no que está a fazer… o contribuinte com isto poupa uma boas horas a quem efetivamente deveria de tratar desta papelada e o melhor de tudo fa-lo “de borla” bem jogado “pai”!!! 2 em 1

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Quem tiver rendimentos do estrangeiro, o governo não sabe logo.

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      E você é dos que diz que “Portugal perde 20000 a 780000 milhões de euros por ano para a corrupção”. Mesmo que logo a seguir garanta, a 1000%, que ter usado um amigo para entrar numa discoteca, com 50% de desconto e 4 bebidas gratuitas, não tem qualquer sinal de corrupção.

    3. Avatar de Mário
      Mário

      O socialismo obriga á entrega do IRS, se fosse com os liberais era tudo por baixo da mesa, porque pagar impostos tá de gesso, mas quando num momento de aperto se precisa do estado, o estado tem que ajudar…
      É a mesma coisa que fazer um bolo, eu não contribuo para os ingredientes do bolo, mas no fim tbm quero comer.

  2. Avatar de x
    x

    Mas nós somos 10 milhões neste país? 3 milhões? Bora lá 3 milhões pagar as despesas dos outros!

    1. Avatar de jaugusto
      jaugusto

      Bebés, crianças e declaração conjunta

    2. Avatar de Joaquim Afonso
      Joaquim Afonso

      +imigrantes (ilegais) com os custos associados!

    3. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Cá está um dos eleitores que garante que há 870000 milhões de humanos no planeta e mais 120000 milhões em Marte.
      Cada declaração, inclui agregados familiares, não é 1 declaração por cada cidadão, a partir dos 30 segundos após o nascimento.
      É por pessoas, como você, que 99% dos portugueses não percebem o mínimo de impostos e taxas e pagam 620000 milhões de euros à banca e seguradoras sem qualquer utilidade, a cada ano.

  3. Avatar de Jaime
    Jaime

    Como recebo rendimento do estrangeiro (pensão) só irei entregar no último dia… já sei que vou pagar forte e feio. Básicamente, vão me roubar um mês inteiro de pensão.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Não roubam, são impostos, a alternativa é fazeres retenção na fonte.
      Seguindo esse raciocínio a mim estariam a roubar-me 7 meses de ordenado.. lol

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        LOLOL lá estás tu a ser ridículo.
        Olha um raciocínio errado…vou fazer exatamente o mesmo para dar a entender “coisas” ahahah

      2. Avatar de KIM
        KIM

        Rendimentos recebidos do estrangeiro, os impostos são sempre pagos no pais de residência e declarados no anexo J do IRS. Não pode haver retenção na fonte.

    2. Avatar de Kim
      Kim

      ou fazer dia 1 ou no ultimo dia, tem o mesmo prazo para pagar, ou seja, até 31 de Agosto. A sua lógica não faz sentido. Mas vai voltar aqui no ultimo dia reclamar porque vai ter dificuldade entregar a declaração por os servidores estar saturados de trafego. Boa sorte.

      1. Avatar de Manuel da Rocha
        Manuel da Rocha

        Aquele é dos que dizem ganhar 98000000 euros e que pagam 5% de impostos mas, querem ajudar Portugal, assim fazem cá a declaração e pagam 500000 euros ao contabilista para lhes reduzir o valor a pagar, esquecendo de declarar 99,99999% dos rendimentos.

    3. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      O prazo para pagamento é largo. Eu também vou pagar por dividendos recebidos do estrangeiro, não houve retenção na fonte, agora pago.

    4. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Ou está super mal informado ou é mais um dos eleitores que nunca aprendeu o básico e acredita em quem promete 5000000 milhões de euros de despesas anuais, ao mesmo tempo que reduz 93000 milhões de receita de impostos e taxas…
      Pode fazer no dia 1 de Abril ou 30 de Junho, que o prazo de pagamento é SEMPRE 2 de Setembro (dia 31 de Agosto é sábado).
      Que tristeza 99% dos portugueses não saberem o microbásico da sociedade.