Irão cortou o acesso à Internet… Elon Musk vai dar conectividade

48 Comentários

Tal como informamos aqui, o Irão sofreu uma interrupção generalizada da Internet, durante o dia de ontem, aquando de uma série de protestos em massa contra o governo.

No seguimento de tal ação, Elon Musk publicou uma mensagem na rede social Twitter da qual se depreende que está já a ativar a sua rede de satélites Starlink para permitir o acesso à internet naquele país.

Irão cortou o acesso à Internet... Elon Musk vai dar conectividade


Elon Musk: a ativar a [rede] Starlink para os iranianos acederem à internet

Os iranianos sofreram uma interrupção generalizada da Internet, devido aos protestos contra o governo. A perda de conectividade, impedindo o acesso a plataformas como o Instagram e o WhatsApp, torna mais difícil a organização de manifestações, bem como a partilha de informações sobre a repressão protagonizada pelo governo.

Elon Musk não perdeu tempo e rapidamente indicou no Twitter que estava “A ativar a [rede] Starlink…”, em resposta a outra mensagem, também na rede social Twitter, colocada pelo secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, em que informava que a Casa Branca tinha emitido uma autorização para que as empresas de internet disponibilizassem os seus serviços no Irão.

Irão cortou o acesso à Internet... Elon Musk vai dar conectividade

De relembra que os protestos no Irão começaram na sexta-feira da semana passada, após ser conhecida a morte de Masha Amini, de 22 anos, depois de ter sido detida pela Polícia da Moral por levar o véu colocado de forma que os agentes consideraram incorreta.

A televisão estatal IRIB noticiou a morte de 26 pessoas devido aos confrontos com as forças policiais. O governo iraniano restringiu fortemente o acesso à internet, com as redes móveis cortadas desde as 21:00 até de manhã nos últimos dias.

Na quinta-feira, os EUA determinaram sanções à Polícia da Moral, pela morte da jovem, e a sete dirigentes do setor da segurança, pela repressão das manifestações.

De referir também que os cidadãos iranianos estão barrados de aceder ao Facebook, Telegram, Twitter e YouTube, apesar de muitos contornarem essas restrições através de VPN.

Leia também…

Irão perde acesso à Internet durante os protestos contra o governo

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jane Doe
    Jane Doe

    O ironia das pseudo-feministas andarem cá a “lutar” pelo direito às mulheres usarem o hijab, enquanto lá elas estão a morrer pelo direito a não o usar.

  2. Avatar de Abel Lopes
    Abel Lopes

    E depois ficam admirados porque é que a América dá subsidios as empresas do Elon Musk, tudo interesses geopoliticos.
    Vemos na Ucrania, é sempre a chegar equipamentos starlink a custo 0, e agora querem que o pessoal use isto em países onde a América quer controlar a narrativa…

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      O Elon Musk tem jeito para publicidade.
      Acho que nem um único aparelho chegou à Ucrânia a custo zero, de uma forma ou de outra alguém o pagou, e acho que foi o Estado Federal dos EUA, li algures mas já não me lembro como o fizeram.

      Vão activar o sinal para o Irão… mas e os terminais, quem é que os tem por lá? Ao contrário da Ucrânia, foi o Estado do Irão quem decidiu cortar o acesso à Internet, porque é o próprio Estado que está em perigo de desaparecer com estes protestos se não os contiverem e meterem as pessoas na linha, não vão certamente facilitar a entrada de terminais de acesso à rede Starlink, pelo contrário, tudo farão para impedir e vão certamente castigar fortemente qualquer um(a) que seja apanhado(a) a utilizar esse ou qualquer outro método de comunicação para aceder à Internet que não seja explicitamente autorizado.

      1. Avatar de Jane Doe
        Jane Doe

        “acho que foi… Li algures… Já não me lembro…”
        O costume, portanto.

    2. Avatar de Boda
      Boda

      Só dizes é barbaridades

    3. Avatar de Jane Doe
      Jane Doe

      “controlar a narrativa”? Como é que se controla, abrindo a Internet? Não estarás a fazer confusão com o controlo, cortando o acesso, proibindo assim a livre expressão e acesso à informação?

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Actualmente censura é a nova liberdade.
        Muitos gritam liberdade mas estão sempre a pedir censura “cancelamento” e algo do género.

        1. Avatar de Cunha
          Cunha

          Yahh… tipo aquilo bom dos outros é meu também. Yehh sou livre de invadir qq coisa, é tudo meu, só meu… é dos outros…

    4. Avatar de Bernardo duro
      Bernardo duro

      Preferes o irão à frente do mundo convido-te a ir para lá…

      1. Avatar de joaomatos
        joaomatos

        também podes ir tu..

    5. Avatar de Luís Costa
      Luís Costa

      Usas vírgulas onde não são necessárias dás numa de esperto e no final só vomitas porcaria.. amigo, ninguém te impede de ir viver para esses países, o que fazes aqui ainda?

    6. Avatar de Stanley
      Stanley

      Controlar a narrativa? só pelo cinema/streaming.

  3. Avatar de Aaaa
    Aaaa

    Será que China pode disponibilizar internet aos cidadãos americanos a revelia do governo dos EUA?

    1. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      Então? O governo americano também cortou o acesso à internet a toda a população?

      1. Avatar de Jane Doe
        Jane Doe

        Don’t feed the troll.

    2. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Sim, a China pode fornecer Internet à revelia do governo dos EUA.

      A China tem armas nucleares para forçar tal vontade, se lhes der para isso, assim como uma marinha naval de guerra e força área cada vez mais poderosa a ponto dos EUA admitirem que se a China decidir mesmo tomar Taiwan pela força os EUA não conseguirão parar a China, e a mesma vence em todas as simulações que já fizeram. Suponho que em todas as simulações as armas nucleares ficaram de fora da simulação.

      Actualmente os EUA até admitem que a China tem capacidade real para destruir os satélites dos EUA.

      Por tudo isto, sim, se a China decidir ajudar Norte-Americanos revoltosos a fazer uma revolução que de alguma maneira beneficie a China, esta pode fornecer Internet sim e os EUA pouco podem fazer a não ser tentarem mandar abaixo os satélites e/ ou outros meios que a China envie para prestar tal serviço (ex.: balões, drones, aviões autónomos, etc.)… além é claro de tentar encontrar quem utilize tais serviços via satélite e os punir.

      1. Avatar de Jane Doe
        Jane Doe

        Uma pessoa lê e fica a pensar que ninguém pode escrever isto de forma séria… Wtf?!

        1. Avatar de James
          James

          Tens de dar um desconto… este tipo deve estar sozinho em casa sem nada para fazer e vem praqui dizer umas “bacoradas” … Espero que ninguem o leve a serio.

      2. Avatar de Bernardo duro
        Bernardo duro

        Comunista faz as malas e leva os teus amigos não és bem vindo

      3. Avatar de Stanley
        Stanley

        A China deixa as ogivas estocadas. A prontidão só dos loucos dos Russos.

    3. Avatar de joaomatos
      joaomatos

      Aaaa,
      A tua pergunta está correcta, e bem colocada. 🙂

  4. Avatar de Paulo Martins
    Paulo Martins

    Elon Musk mais uma vez a aproveitar a desgraça alheia para obter publicidade gratuita…
    Quem é que no Irão tem acesso aos pratos e routers da Starlink? Quantos cidadãos têm acesso a 600$ para adquirir os equipamentos, já não falo na mensalidade…
    Mas claro Elon Musk o salvador vai para o Twitter dizer que deu acesso à internet no Irão quando na verdade nem meia dúzia de gatos pingados conseguiram acesso…

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Quando foi o caso da ucrania ele enviou centenas, neste caso não acredito porque isto não é santa casa uma empresa faz o que pode daqui a nada querias que o tio elon tambem te enviasse um e te pagasse a internet tenham noção

      1. Avatar de abdu
        abdu

        mas que foram entregas foram pagos pelo departamento de defesa dos eua

    2. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      O Starlink causou a desgraça sim…mas foi de centenas de tripulantes de tanques orcs. Oxalá cause desgraça aos fundamentalistas islâmicos também.

  5. Avatar de sa.pong
    sa.pong

    Quando os EUA querem agravar um conflito do qual têm muitos interesses militares e politicos a Starlink é grátis, para os otários é a pagar… Continuem a acreditar na “boa vontade” dos EUA e depois queixem-se.

  6. Avatar de Zé Pinto
    Zé Pinto

    Quando se luta contra uma ditadura todos os meios são legítimos…..
    Além disso, quem gosta de ditaduras pode escolher ir para lá e fazer parte do regime repressivo…..

    1. Avatar de ze elens ki
      ze elens ki

      Pois pode, por exemplo para o país do bidé corrupto, a propósito, o filho já foi preso ou o fbi continua a esconder as provas?

      1. Avatar de Jane Doe
        Jane Doe

        No país do Biden constroem-se muros para impedir as pessoas de entrar, no país do Putler constroem-se muros para impedir as pessoas de sair… Pequenas diferenças…

        1. Avatar de Pedro Simões

          Acho que tens um erro no início da frase. Querias dizer “no país do Trump” e não no “país do Biden”.

          No país do Trump esses muros começaram a ser levantados. No país do Biden esses muros são desmanchados.

          1. Avatar de Jane Doe
            Jane Doe

            Nem por isso… O Trump continuou, ou reforçou um muro que já existia, e se não me engano, a sua construção continua. Para mais precisão deveria era ter escrito “muros” com aspas, isso sim, porque ter um muro físico, uma parede, ou uma fronteira controlada 24h por dia para não deixar passar migrantes ilegais, é na prática, a mesma coisa.

          2. Avatar de Pedro Simões

            Muro sempre existiu, é uma fronteira física entre 2 países. Agora a “iconografia” e a ideia que Trump lhe aplicou fazia dele algo completamente diferente do que hoje existe.

          3. Avatar de Jane Doe
            Jane Doe

            Por outro lado, note-se que o país de Biden e de Trump é o mesmo – EUA.

          4. Avatar de Pedro Simões

            Na verdade, quem faz um país são as pessoas que lá vivem e as suas ideias e filosofias, em especial, as que estão no poder…e nesse caso, são dois países que estão muito longe um do outro

          5. Avatar de J Martins
            J Martins

            Pedro simões, isso é falso. É melhor conhecer mais a historia do muro e basta ir à wikipedia; não é preciso ir muito longe nas darkwebs. (https://en.wikipedia.org/wiki/Mexico%E2%80%93United_States_barrier).
            Em resumo; o tal muro começou a sua construção no tempo de Jorge W. Bush, Clinton continuoou e Obama também. Ou seja, o muro não foi novidade. A novidade é que Trump queria fortificar o muro já existente e terminar o que ainda faltava. Aliás, uma grande celebração da “contrução do mur de Trump” foi simplesmente substituir o já existente por um reforçado..

            Agora, vamos lá ser sérios -> A situação migratória não melhorou nada com o Biden , aliás, até tens a propria Kamala Harris a mandar os migrates voltarem apra trás. Tens crianças ainda enjauladas na fronteira e a situação não tem melhorado. Sabes a diferença? É que no tempo do Trumo era todo o santo dia tinhas os média a colocar as gafes do trump no telejornal e o tema do muro; Em relação ao Biden não vês nada nos médias nacionais (porque ficaram com o rabo preso por defenderem que com Biden as coisas iam ficar melhores… não ficaram – de longe). Nós, aqui no nosso Burgo onde não se passada nada, falamos do alto da nossa torre de marfim sobre migração porque não sabemos o que é ter criminalidade a aumentar com migração ilegal como se vê nos EUA, Grécia, Turquia, etc.. Paises com fronteiras complicadas. Nós aqui falamos do alto mas quanta gente não vi com essa atitude mas depois nem familias problematicas querem a viver no mesmo predio. Ou malta que é “caviar” nestas coisas mas depois não quer os filhos em escolhas de bairro social, mesmo que sejam perto de casa. Enfim. O melhor é realmente tentar saber o que se passa nos EUA sem ser pelos média nacional ou o diz que disse. Ou convido o Pedro (e outros) a irem viver uma temporada ali para a fronteira com o Mexico e depois vão dizer que afinal a ideia do muro nem era má ^_^

          6. Avatar de Pedro Simões

            Esse “muro” é muito mais do que a sua infraestrutura. Há toda uma linha de pensamento que promove a demonização destes emigrantes e que foi exacerbada na campanha Trump e no seu mandato. Pode estar longe de ser uma situação resolvida, e certamente será muito complicado de resolver, mas a verdade é que a postura de um governo e do outro é diferente (no mínimo).
            Não os querer presentes e promover que sejam recambiados para fora é completamente diferente. Perceber que são essenciais para o país e acusá-los de serem todos criminosos é também diferente.
            Repito e reforço, é uma questão de postura e até de “verdade” face ao que realmente aconteceu e vai acontecer no futuro imediato.

          7. Avatar de Jane Doe
            Jane Doe

            Não me parece que “país” tenha sido utilizado nesse contexto – teremos de aguardar esclarecimento do autor do comentário.

            Esse “muro” idelógico não passou de campanha politica, usada por Trump para ganhar votos de um lado, e pela oposição para ganhar votos do outro, na prática, nada mudou. Exageros de um lado, exageros do outro… quando não se governa com equilibrio, quando se cai num extremo, dá-se origem à ascenção do outro extremo – aconteceu nos EUA, e está a acontecer na UE, incluindo em Portugal; é uma espécie de equilíbrio desequilibrado, que raramente traz algo de bom. Aguardemos por melhores tempos.

          8. Avatar de AlexS
            AlexS

            “No país do Trump esses muros começaram a ser levantados. No país do Biden esses muros são desmanchados.”

            Falso. Trump prolongou o muro, e Biden continua. É só pesquisar com Biden tapou partes do muro que não estavam completos.
            E vai prolongar mais.
            Claro que se a fonte de infrormação são os expressos e publicos deste mundo não ficamos informados.

          9. Avatar de Vítor M.

            Vamos ter de ir ao local então.

          10. Avatar de freakonaleash
            freakonaleash

            Troca Trump por Obama e estarás perto da verdade!

  7. Avatar de Jane Doe
    Jane Doe

    A ironia de ver trogloditas a abusarem da liberdade de expressão para atacarem quem a promove, na defesa de outros trogloditas que a abolem.

    1. Avatar de J Martins
      J Martins

      Se o Musk não usasse a tecnologia do Starlink para o povo do Irão existiram, se calhar até as mesmas pessoas, a criticar o Musk por ter usado na Ucrania e em iates de luxo mas não estar a usar no Irão – com argumentos xpto. Agora ele usa no irão e é “preso por er gato” também.
      Ou seja, se laguém faz alguma coisa esta mal. SE alguém não faz algo também está mal. Acho que a ideia é simplesmente falar mal do Musk e outros.
      Claro que isto serve de publicidade ao starlink mas, sinceramente, é melhor marketing e ajudar do que não fazer nada só para não chatear os velhos do restelo.

      1. Avatar de AlexS
        AlexS

        Precisamente, Musk preso por ter cão, preso por não ter.

  8. Avatar de Bernardo duro
    Bernardo duro

    Comunistas e simpatizantes fascistas vem para este fórum comentar cuidado compatriotas…

  9. Avatar de Oi
    Oi

    A sério, camarada?

    1. Avatar de Oi
      Oi

      Para o camarada Abel Lopes