Internet via satélite da SpaceX chega em junho a Portugal

63 Comentários

Portugal está cada vez mais perto de ter internet via satélite fornecida para popular SpaceX. A empresa que é liderada por Elon Musk garantiu à Autoridade Nacional das Comunicações que, até junho, vai iniciar a comercialização da internet espacial. 

De acordo com as informações, a rede da SpaceX terá a capacidade inicial de fornecer 50 mil acessos em Portugal e poderá chegar a 16 mil utilizadores ainda em 2021.

Internet via satélite da Space X chega em junho a Portugal


As redes de suporte do acesso à Internet via satélite são redes de satélites geoestacionários ou não geostacionários. Em Portugal existem presentemente ofertas residenciais e não residenciais.

No caso das ofertas residenciais, estas apresentam custos de instalação no montante de até 150 euros, custos de ativação entre 19,9 e 49 euros e custos de aluguer (entre 4,9 e 9,99 euros mensal) ou aquisição do equipamento.

Portugal já está coberto a 100% pela rede de satélites da SpaceX

A americana SpaceX confirmou à ANACOM que o território nacional já está coberto a 100% pela sua rede de satélites. Até junho de 2021 prevê-se a comercialização em Portugal dos serviços de acesso à internet. Os números agora revelados, foram divulgados por Matt Botwin, diretor do departamento de “Global Satellite Government Affairs” da SpaceX à ANACOM.

A ANACOM revelou também que a empresa criou, em março, a Space Exploration Technologies Portugal – SXPT, que será responsável por vender os serviços de Internet no nosso país.

Internet via satélite da Space X chega em junho a Portugal

A Autoridade das comunicações acredita “que a oferta de internet via satélite se venha a tornar, nas próximas décadas, um dos grandes negócios do New Space baseado em megaconstelações, passando a representar a maior fatia das receitas geradas”.

Do ponto de vista comercial, em 2020, foram lançados cerca de 1085 pequenos satélites, dos quais 773 pertencem à rede Starlink da SpaceX.

A OneWeb lançou 104 satélites, a SWARM lançou os primeiros 12 satélites duma constelação planeada para 150 satélites, a SPIRE lançou 14 cubesats e outros operadores, como a EUTELSAT e o ISRO (GSAT-30) da Índia, colocaram também em órbita satélites de comunicações comerciais.

Estima-se que oferta de internet via satélite se venha a tornar, nas próximas décadas, um dos grandes negócios do New Space baseado em megaconstelações, passando a representar a maior fatia das receitas geradas.

 

Leia também:

Rede Starlink vai chegar aos 300 Mbps e com uma latência abaixo dos 20 ms

Comentários

63

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Arlindo
    Arlindo

    Muito bom! Finalmente uma boa notícia em muitos anos neste mercado de operadores burlões e cartelistas.

    Nota: com aquela preço de 99 euros/mês em Portugal não chegam a lado nenhum. Têm de ter um preço mais competitivo cá.

    1. Avatar de Ficolixado
      Ficolixado

      Eu pago na boa.
      Prefiro pagar 100€ e ter alguma internet, do que pagar 30€ e ter 1mbps de internet + Rage diário.
      Não vejo a hora de lhe meter as mãos.

        1. Avatar de ficolixado
          ficolixado

          Isso sucks, não passa de 5mbps.

        2. Avatar de David
          David

          Ter tens o problema é que nenhuma vale nada ahah o problema desses serviços é que têm satelites em orbita geoestasionarias que é demasiado loge para ter um serviço como de ser a spacex tem em orbita baixa por isso consegues velocidades muito superiores até equivalentes à fibra com a evolução do serviço

        3. Avatar de rjSampaio
          rjSampaio

          estas a comparar ~20Mbps a 500ms vs ~200Mbps a 30ms

          as opções não são muito boas, tecnologias e abordagems diferentes, a unica coisa que se mantem é dizer que são satellites.

      1. Avatar de Wagner Albuquerque
        Wagner Albuquerque

        Aqui no Brasil, na região mais pobre que existe (Nordeste) pago R$: 99,90 (15€) em 200 mbps via fibra.

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          E tem os 200Mbps ou tem 20Mbps? É que pelo que me disseram, no Brasil, os operadores são apenas obrigados a fornecer 10% da velocidade contratada.

          1. Avatar de rjSampaio
            rjSampaio

            E leres no contrato, acho que em Portugal é 90% mas também está relacionado com o número de dias que está abaixo desse valor.

            10% seria ridículo.

    2. Avatar de ACS
      ACS

      Isto não é internet para quem vive na cidade. É internet para quem quer viver no meio do nada. 99 euros par ter internet numa casa no fim do mundo é bem bom! Finalmente podemos ir viver para o interior sem nos preocupar com acesso à Internet.

    3. Avatar de Berto
      Berto

      Eu ja pedi o Beta, para veres o meu desespero

    4. Avatar de Darth
      Darth

      No interior, onde não tens nada, 99e até pode ser aceitável

      1. Avatar de Seal
        Seal

        Define interior e esse “não tens nada”… Pensa duas vezes antes de generalizar.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          qualquer terrinha para o interir a fibra nao chega e o adsl e o 4g sao muito escassos

          1. Avatar de Seal
            Seal

            Ainda bem que essas condições nas”terrinhas” têm melhorado bastante… Daí o não generalizar

          2. Avatar de Keyboardcat
            Keyboardcat

            Conheço muitas terrinhas no distrito de Viseu e Guarda com internet por fibra, e não são assim tão poucas. É uma questão de sorte.

            Há sempre aquela pessoa em Lisboa que não tem acesso a internet decente. Mas isso não significa que a maioria de Lisboa não tenha cobertura com fibra.

  2. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Outra vez arroz? A Stalink não quer concorrer com os operadores fixo, nem provavelmente alguma vez vai decido ao custo da infraestrutura necessária, isto é para aqueles utilizadores no meio do monte que não estão cobertos por nenhum operador, nem vão estar porque não compensa esticar um cabo ou instalar uma antena GSM só para 1 ou 2 casas

    1. Avatar de Ficolixado
      Ficolixado

      Não estás errado,as também não estás 100% certo.
      Noeu caso como em muitos, são as operadoras que estão a fornecer k serviço, seja ele 4G ou ADSL. Logo, entrando a starlink, irá pelo menos tirar parte desses clientes a essas operadoras burlonas que vendem gato por lebre.

    2. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      cá não, mas vais ver se no EUA e outros países que tens cidades inteiras onde existe apenas um unico operador, se eles não vao concorrer.
      Pelo menos no inicio enquanto esses ISP não baixarem os preços muito superiores ao Starlink.

    3. Avatar de ACS
      ACS

      até porque a nivel de latencia mesmo estanto mais proximos que os outros satélites nunca vão conseguir competir. Consegues ver um video 4k sem problema mas se tiveres de carregar a frontpage do youtube com centenas de imagens carregar não vai ser smoth. Mesmo assim melhor que nada principalmente para quer fazer um jogo online ou ver um video 4k numa aldeia perdida no mundo.

      1. Avatar de Keyboardcat
        Keyboardcat

        As requests são feitas em paralelo, por isso não notas nada. E o starlink tem latencias inferiores a 50ms, o que é bastante razoável. A única limitação será certos jogos, especialmente FPS a um nível mais competitivo. Tirando isso serve perfeitamente

  3. Avatar de Seal
    Seal

    Concordo. Mas a tua nota final diz tudo…+ – 40€ quanto muito.

  4. Avatar de Cláudio Andrade
    Cláudio Andrade

    vou já vender um rim para poder colocar net por satelite…

  5. Avatar de Ivo
    Ivo

    Boa tarde,

    Alguém tem feedback sobre os acessos da Konnect ou da skyDSL? Será o acesso da SpaceX melhor? Tenho uma casa de férias onde a cobertura ADSL e 4G é muito má e queria uma alternativa decente. Mas sendo uma casa de férias, é impensável pagar 99€/mês.
    Obrigado.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Em termos de satelite o da spacex é muito superior aos restantes mas se pagar 99€ não é opçao só te resta esperar que o serviço baixe o preço eu vou experimentar pôr na terrinha dos meus pais eles agr estão lá sempre e a internet é uma miseria

    2. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      tecnologia completamente diferente, no skyDSL e outros tens menos velocidade de down, muito menos de UP, e pings a volta dos 200~500ms.

    3. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Segundo a Anacom tem várias empresas que fornecem este tipo de serviços de Internet Via Satélite: https://anacom.pt/render.jsp?contentId=1610501 a partir de 12,90 euros (18 Mbps / 1 Mbps). Se o preço é um problema, pode optar por uma opção mais barata… mas tenha em atenção as suas necessidades reais no local onde o sistema estiver instalado, para realmente instalar o sistema adequado e não estar a pagar a mais… nem a menos. Os operadores via satélite são um pouco problemáticos não só nos preços como também nas velocidades e sobretudo no tráfego onde existem planos para todos os gostos/ necessidades.

      1. Avatar de rjSampaio
        rjSampaio

        É como comparares GSM com 3G

        1. Avatar de Joao Ptt
          Joao Ptt

          Depende da utilização. Para a maioria o tempo de resposta não é assim tão crítico.
          Claro que para certas aplicações satélites de órbita baixa com tempos menores de viagem dos dados serão certamente o mais adequado.

          Mas o 5G está a chegar e não vai ser preciso mais Internet via satélite *rir até 2090*

          1. Avatar de rjSampaio
            rjSampaio

            Portanto tens zonas que não têm 4G e agora o 5G que tem muito menos alcance vai resolver isso…

          2. Avatar de Joao Ptt
            Joao Ptt

            rjSampaio o 5G pode utilizar as mesmas frequências do 4G, do 3G… pelo menos os 900 MHz, 1800 MHz… e no 5G ainda vai ter os 700 MHz em Portugal… logo o alcance ainda pode aumentar!

            E estava a brincar que o 5G está a chegar e não vai ser preciso internet via satélite, ainda hoje existem locais sem GSM (2G), quanto mais o resto.

  6. Avatar de MontaCabritas
    MontaCabritas

    ITT: pessoal a chamar burloes aos nossos operadores e depois a queixarem se do preço da spaceX LOOOOOOOOOL
    quando perceberem a latencia deste serviço e que não é concorrente com os normais operadores, vao ter uma surpresa.

    É so personagens.

    Este serviço é para mim, que ando no meio do monte com as minhas cabritas, sem rede, sem net, sem nada. So eu e elas!

    1. Avatar de ACS
      ACS

      é para dar Internet a quem nao consegue cabo ou 4G em condições. Não é para a cidade nem aredores. É para quem quer viver no meio do nada. O preço parece-me optimo para internet de setelite. Se der para fazer chamadas pelo zoom e ver videos 4k é bem bom.

      1. Avatar de ACS
        ACS

        Se queres ir viver para o meio do nada onde a renda ou preço da casa que constróis é ao preço da chuva acho que não será 100 euros de Internet que vais morrer.

        1. Avatar de Samuel MG
          Samuel MG

          Renda nas aldeias já é de 350 a 500 euros

          1. Avatar de Pensamento Positivo
            Pensamento Positivo

            Na maior parte delas sim, a não ser se for um sítio mesmo muito isolado…

          2. Avatar de Rui
            Rui

            Elaaaaaa, não sei em que aldeias andas mas eu tenho casa aqui numa aldeia ao pé de santarem que até a rede de telemovel é escassa e compras aqui um terreno e fazes uma boa casa ao preço de um t1 em odivelas arrendar não sei porque simplesmente não ha aqui casas para arrendar e no final do dia estás a 40 minutos de lisboa com AE que nos dias de hj não é praticamente nada

    2. Avatar de ACS
      ACS

      é para quem vive no meio do monte não e para quem trabalho no meio do monte. Ja viste o tamanho da antena e da eletricidade que precisa para mexer o motor e aquecer o prato quando neva?

    3. Avatar de Berto
      Berto

      latencia de 20ms? aguento

    4. Avatar de Arlindo
      Arlindo

      A latência até é aceitável, porque estão abaixo da órbita geoestacionária.

  7. Avatar de Berto
    Berto

    Quero, Quero

  8. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    150+60(portes de envio)+49+9.99+99 = 367,99!! Muito caro mas vocês é que sabem o que querem!!

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      Qual é o custo de compra e instalação de um router de fibra óptica sem fidelização?

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Não sei!! Não tenho!! Tenho hotspot 4G, TV e Voz e só pago 29.68 euros!! Mas acho que é menos de 367, 99 euros 🙂

        1. Avatar de rjSampaio
          rjSampaio

          E quanto custa o router então?

          E quanto pagarias ao mês se não tiveces fidelização?

          1. Avatar de Seal
            Seal

            Pacote M2 com 100mb sem fidelização, 32.99€ mês mais 280€ de instalação.

          2. Avatar de rjSampaio
            rjSampaio

            https://conteudos.meo.pt/meo/Documentos/Tarifarios/Outros_fibra.pdf

            é daqui? nao vejo M2 ou outro com tv e net e telefone sem fidelização

          3. Avatar de Seal
            Seal

            Está lá… M2 com 24/12/6 meses ou sem qualquer fidelização.
            Os outros pacotes têm outros preços.

          4. Avatar de rjSampaio
            rjSampaio

            Eu vejo dois M2, um sem internet e outro sem TV…

            É como se M2 significa-se que so tens dois serviços…

          5. Avatar de Seal
            Seal

            São dois serviços. M2 – Net e voz ou TV e voz
            Quem quiser mais tem o M3/4.
            Suponho que nas outras operadoras seja igual.
            Starlink, por enquanto, é apenas Net.

          6. Avatar de rjSampaio
            rjSampaio

            so estou a espera que o Samuel MG diga o mesmo do seu pacote, mais nada.

  9. Avatar de TrincaEspinhas
    TrincaEspinhas

    Fdx! 99€ de mensalidade ?! Não obrigado, passo bem sem net, não passo sem água, agora sem net passo muito bem.

    1. Avatar de Berto
      Berto

      Deves dizer isso de barriga cheia, eu estou em tele trabalho com 3G a 1Mb/s e tenho desesperado. pago na boa 100€ por mes para conseguir trabalhar e a minha filhar ter escola em casa e não precisar de ir todos os dias para casas de amigas.

  10. Avatar de jack
    jack

    Já escrevi ao Moska de 300 a 500 euros eu pago só para me ver livre destes babosos

  11. Avatar de Wagner Albuquerque
    Wagner Albuquerque

    Aqui no Brasil, na região mais pobre que existe (Nordeste) onde moro, clima quente e seco, dificuldade para obter água, chove pouco, pago R$: 99,90 (15€) em 200 mbps via fibra.

    https://veja.abril.com.br/economia/a-empresa-e-o-homem-por-tras-da-banda-rapida-do-sertao/

    1. Avatar de Joel
      Joel

      Ok e 200 Mbps equivalem a quantos litros de água?

  12. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    Para ter internet no fim do mundo é boa opção, excepto quando o tempo é mau…..

  13. Avatar de Paulex
    Paulex

    E andou o Estado Português a comprar o SIRESP à MEO/Altice… Afinal qualquer cidadão vai ter sinal de comunicações/dados com mais estabilidade que as forças de segurança e protecção civil…

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Esta ligação da Starlink, seria sem dúvida muito útil para a Proteção Civil e outras agências governamentais. Nos EUA está a ser bastante utilizado para responder a emergências em zonas de catástrofe. Só precisam de ter energia elétrica, e céu livre.

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Não esqueças que o EUA espiam na Starlink e não têm RGPD!!!

  14. Avatar de Seal
    Seal

    Está lá… M2 com 24/12/6 meses ou sem qualquer fidelização.
    Os outros pacotes têm outros preços.

    1. Avatar de Seal
      Seal

      Resposta no sítio errado…

  15. Avatar de liliana
    liliana

    Eu tive o privilégio de presencial este fenómeno nos céus do Alentejo litoral, em Porto Covo, no dia 06.05.2021.
    Fiquei maravilhada! Um local chamou-lhe de cordão de Santa Catarina, e parece-me que não era a primeira vez que o tinha visto.