Internet da Starlink vai ter apenas um tarifário! 99 euros por mês…

126 Comentários

Como já revelamos, Portugal está cada vez mais perto de ter internet via satélite fornecida pela popular SpaceX. O serviço chegará em junho ao nosso país através da Space Exploration Technologies Portugal – SXPT, a empresa que foi criada para vender os serviços de Internet.

Ao contrário do que acontece com outras operadoras, a Starlink vai ter apenas um tarifário. Saiba quanto tem de pagar para ter Internet da empresa de Elon Musk.

Internet da Starlink vai ter apenas um tarifário! 99 euros por mês...


A rede Starlink é uma rede de acesso à Internet cujo “backbone” é constituído por satélites. O objetivo é criar rede de acesso de alta velocidade que chegue inclusive a zonas remotas.

A americana SpaceX confirmou à ANACOM que o território nacional já está coberto a 100% pela sua rede de satélites. Até junho de 2021 prevê-se a comercialização em Portugal dos serviços de acesso à internet. Os números agora revelados, foram divulgados por Matt Botwin, diretor do departamento de “Global Satellite Government Affairs” da SpaceX à ANACOM – saber mais aqui.

Starlink: 99 euros de mensalidade + 499 euros de hardware

Tendo em conta as ofertas do mercado, o preço da Starlink não é propriamente atrativo. O investimento não é simpático e, além disso, o serviço oferecido também não justifica propriamente o valor pedido.

Internet da Starlink vai ter apenas um tarifário! 99 euros por mês...

No entanto, os responsáveis pelo serviço já referiram que o preço é agora mais baixo e até estão a perder dinheiro.

made great progress on reducing the cost” of the Starlink user terminal, which originally were about $3,000 each. She said the terminals now cost less than $1,500, and SpaceX just rolled out a new version that saved about $200 off the cost.

A rede Starlink vai chegar aos 300 Mbps e com uma latência abaixo dos 20 ms. Atualmente, numa versão beta, os utilizadores podem usufruir de uma velocidade de dados que pode variar entre 50 Mbps a 150 Mbps e uma latência entre 20 ms a 40 ms.

De relembrar que Musk pretendia ter 12.000 satélites. No entanto, devido a restrições da FCC, já que nem todos estariam na mesma órbita e frequência, só poderia pedir permissão para 4.425. Ou seja, os mais de quatro mil satélites serão ligados em rede, com a mesma frequência e a uma mesma altitude.

Comentários

126

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Aj
    Aj

    tive que ir confirmar que não é 1 de Abril.

  2. Avatar de Ci
    Ci

    Tão barato???

    1. Avatar de FAR
      FAR

      É uma opção a mais para quem tem poucas ou nenhumas, deviso ao sitio onde mora.
      É uma opção para quem não pode prescindir de internet e agora tem um pouco mais de liberdade e deixa de estar confinado (eheh) às grandes cidades onde, regra geral, o acesso à internet é melhor. Isto numa altura em que o tele-trabalho está a ganhar prevalência é uma boa notícia. Deixem-se de ser mesquinhos sff. Se um produto não se adequa às suas necessidades não o compre e siga em frente.

      1. Avatar de André Mesquita
        André Mesquita

        exato! serei cliente

    2. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      Conheço quem paga 80€ por 24MB de ADSL (+tv) quem nem metade da velocidade tem.

  3. Avatar de MACnista
    MACnista

    Isso deve ser internet do “outro” mundo ou das Star(s), hiper-mega-ultra-super rááááápida!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    1. Avatar de Aj
      Aj

      está escrito em cima. A rede Starlink vai chegar aos 300 Mbps

      1. Avatar de MACnista
        MACnista

        … compreendo mas mesmo assim bué guito!!

        1. Avatar de ficolixado
          ficolixado

          Será pra quem não tem internet, não pra quem tem fibra.
          Slogan diz tudo: “better than nothing”.
          Portanto, haverá a possibilidade de quem não tem internet, poder vir a ter.
          Isso é excelente.

          1. Avatar de theman
            theman

            Em Portugal quem não tem acesso a fibra está normalmente em regiões onde os rendimentos são em média mais baixos.
            Isto parece me ser mais virado para nómadas digitais e teletrabalhodores que querem passar estadias em sítios diferentes e remotos.

          2. Avatar de José Fonseca Amadeu
            José Fonseca Amadeu

            Deves ser daqueles que pensa que os agricultores e pastores são pobres só porque levam vidas simples.

          3. Avatar de eu2
            eu2

            Uma coisa é não terem net por não terem dinheiro, outra é não terem net por morarem em cascos de rolha e não haver ligação na zona.

          4. Avatar de Filipe
            Filipe

            Sim, se pagar 99€ de mensalidade. Isto é o que acontece quando se dá ouvidos a lunáticos. Neste caso, o resultado foi riqueza para uma só pessoa com trabalhadores a trabalhar mais de 12 horas por dia e mal pagos para agora termos mais lixo espacial.

          5. Avatar de IonFan
            IonFan

            @Filipe, de cada vez que escreves aqui um comentário, é de bradar aos céus…

            Achas caro? Mete mãos à obra e faz melhor ou mais barato.

            Achas que o funcionários da SpaceX ganham mal? Diz me se achas que isto é ganhar mal: https://www.payscale.com/research/US/Employer=Spacex/Salary

            Os satélites, enquanto tiverem utilidade não são lixo. Se quiseres falar de lixo, começa por comentários inúteis como o teu.

          6. Avatar de José Fonseca Amadeu
            José Fonseca Amadeu

            IonFan, não pagam mal, mas pagam abaixo do valor de mercado para as funções.
            EUA varia muito de estado para estado, mas na CA seria de esperar incomes bem superiores.
            Trabalhei em NY alguns anos e facilmente recebia 200k + bonus, CA estaria em patamar semelhante.

          7. Avatar de IonFan
            IonFan

            @José, tem dados que suportem essa afirmação?
            O que eu encontro é, por exemplo, que um estagiário ganha 17$/h na Nasa e 28$/h na SpaceX: https://www.glassdoor.com/Compare/NASA-vs-SpaceX-EI_IE7304-E40371.htm

            E aquilo que está no meu primeiro link são valores médios. Incluí desde a recepcionista até ao director.

          8. Avatar de José Fonseca Amadeu
            José Fonseca Amadeu

            Tenho, a minha folha salarial e a folha salarial das equipas que chefiei durante anos e ainda faço uns biscates 😀
            CA e NY, rendimentos abaixo de 150k ano são considerados baixos, e nem sequer consegues pagar casa na cidade.

          9. Avatar de IonFan
            IonFan

            @José, uma folha salarial é um exemplo, não são dados.

            Dados foi o que mostrei, onde se compara a mesma posição noutro líder da indústria, extraindo de uma amostra considerável. É a isso que me refiro quando disputo o facto de dizer que pagam abaixo do valor de mercado para as funções.

            Posso acrescentar que, em 2019, o ordenado anual médio na Califórnia eram 71k$. Muito longe do que diz ser “considerado baixo”.

            Ao juntar as peças que me lembro dos seus comentários, diria que o José é um milionário na casa dos 30 mas que já viveu uns 150 anos, têm experiência em tudo um pouco e, apesar de não se contentar com menos 200k por ano, ainda tem a bondade de vir espalhar conhecimento pelos comentários de tudo o que é artigo sobre os mais variados assuntos. Não o conheço nem posso provar nada, mas como se costuma dizer: quando a esmola é muita, o pobre (não deve conhecer nenhum) desconfia…

  4. Avatar de Nuno
    Nuno

    LOLOLOLOL!!! Aqui há dias um dos comentários sobre a notícia da chegada do Starlink é que finalmente íamos ter net barata e de qualidade. Nicely done!

    1. Avatar de Rui
      Rui

      o preço já se sabe há muito tempo, e isto é para zonas rurais não é para cidade vai lá tentar arranjar uma net de 300 a menos que isso aí nas aldeias para o interior

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Exacto, e isso justifica o preço. A quantidade de gente das zonas rurais capaz de suportar um preço destes é enorme.

        Vamos continuar com a narrativa de defender o indefensável. Eu curto ver. É bué fofinha.

        1. Avatar de theman
          theman

          Isto.

          Em Portugal 99€/mês não vai trazer internet rápida a nenhuma comunidade remota. Nota que este valor nem trás televisão, por isso vai ser em cima da conta da NOS/Vodafone/MEO.
          Isto vai é permitir que alguns teletrabalhodores se mudem para essas comunidades.

          1. Avatar de Berto
            Berto

            Não vais ter TV porque? Conheces IPTV?

          2. Avatar de eu2
            eu2

            Vários vizinhos combinam e partilham o acesso e os custos. Numa comunidade remota.

        2. Avatar de ACS
          ACS

          Lançar satélites, manter os mesmo deve ser barato pelas tuas palavras. 99 euros em Portugal até pode ser muito dinheiro mas no canada, estados unidos ou outros países nórdicos são amendoins como dizia o outro. Vai ver quanto custa as outra ligações por satélite com velocidades superiores a 50 mb

        3. Avatar de IonFan
          IonFan

          Esse preconceito não te fica bem. Então os pacóvios da aldeia não têm dinheiro para o Starlink… Só o que pagam a menos para ter a mesma qualidade de vida paga bem os 99€.
          E deves achar que quem tem uma herdade no Alentejo, por exemplo, ganha o ordenado mínimo… Ou que os alojamentos locais de turismo rural não preferem pagar 99€ para os hospedes terem internet, em vez de pagar 25€ por ADSL que nem dá para abrir o Facebook.

          1. Avatar de Rui
            Rui

            herdades, turismo rural ele sabe lá o que é isso ele acha que no interior é tudo pobre ahah a maioria secalhar vive bem melhor do que ele ahah

          2. Avatar de ernez
            ernez

            Rui, é que não tenhas a menor duvida, hehehe, malta do meio rural, pobre por parecer simples, hahahaha, muito bom, bem se vê o conhecimento que essa malta tem do interior, enfim.

        4. Avatar de Rui
          Rui

          que visao tão limitada ahah eu estou a trabalhar em casa há mais de um ano e vou continuar mesmo depois da pandemia daqui a uns anos secalhar até é opçao mudar me para o interior o que poupo na casa eletrecidade e agua dá para pagar os 99€ até aos 150 anos, para alem disso há muita gente no interior que não se importa nada de pagar os 99€ a prova disso é que o starlink já fatura 10 milhoes por mes

          1. Avatar de Filipe
            Filipe

            Não poupas assim tanto. Garanto-te. No interior, especialmente norte, água, luz e gás é o mais caro do país. Rendas? Era bonito. Praticam os mesmos preços que periferia do Porto ou periferia de Coimbra. Não tenhas ilusões. Recebe-se menos de ordenado com a desculpa da qualidade de vida, mas paga-se o mesmo ou mais que noutros locais.

          2. Avatar de IonFan
            IonFan

            @Filipe, não fales à toa e pesquisa antes de dizer disparates. Em junho de 2020, por exemplo, a renda média em Lisboa era 5x mais do que em Portalegre: https://www.imovirtual.com/noticias/imoblog/mercado-imobiliario-em-numeros-barometro-mensal-de-julho

          3. Avatar de Rui
            Rui

            Filipe estás muito desatualizado umz zona que conheço bem é arredores de santarem vai lá ver quanto custa uma casa (estou a falar de arredores) compras lá um terreno por uma pechincha e fazes uma bela casa agua e luz também é mais barato e para quem está a trabalhar em casa recebe o mesmo ahah claro que ir trabalhar para lá já é outra historia mas não tenhas a minima duvida arrendares uma casa ou fazeres uma nos arredores de santarem pagas os 99€ o resto da tua vida e a vida dos teus filhos, e no final do dia estás a 40 minutos de lisboa

      2. Avatar de Filipe
        Filipe

        Quando não se sabe do que se faça só se dizem asneiras.

        Amigo Rui. Moro no interior norte. Num meio rural onde por acaso se consegue que chegue internet cablada, com praticamente 500 megas de download nem metade de 99€ custa por mês. É claro que nem em todos os locais é possível esta situação, sendo que em muitos nem cobertura de rede móvel 2G existe, e a maioria das pessoas recebe pensões que não vão assim tão longe dos 99€ mensais.

        Mas infelizmente, a julgar pelos teus comentários aqui no site és mais uma pessoa daquelas que acha que Portugal é só pouco mais de que Lisboa, Porto e Coimbra. Quando estiver tudo desconfinado, pega no teu carrinho, máscara e álcool em gel e visita as coisas à tuda volta, claro, em devida segurança. Vai ser um “abre olhos”.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Eu é que acho ahahhahah essa ta oa pelo teu comentario tu é que achas isso porque eu tenho uma casita nos arredores de santarem e outra no alentejo e lá as pessoas o 3g mal se apanha dentro de casa é para esquecer mal tens rede, tu achas mesmo que no interior é tudo pobre ahah é que nao podias estar mais enganado ahah vai aí para o interior vais ver para aí casarões e a maioria do pessoal vive bem melhor do que tu ahah os 99€ para eles não é nada para ter uma internet como deve ser.
          Vamos ver hj em dia com pouca cobertura o starlink já fatura 10 milhões por mês é claro que isto nem dá para pagar meia duzia de satelites mas quando houver cobertura global falamos

  5. Avatar de poiou
    poiou

    Isto basicamente só vale a pena para o pessoal do interior que só consegue ter ADSL ou 2g. E vale a pena porque não têm alternativa, não é pelo preço.

    1. Avatar de ficolixado
      ficolixado

      E foi com esse intuito que eles criaram essa internet.
      Dar a possibilidade a quem não tem, poder vir a ter.
      Simples.
      A questão é: Vale a pena ter internet por esse preço? Eu digo que sim.
      Internet é um bem essencial hoje em dia…
      Mas obvio que o preço será sempre elevado, tendo em conta os bilionários custos desta operação..

      1. Avatar de theman
        theman

        Virtualmente ninguém que precise de internet rápida está atualmente nesses sítios.
        Por isso não, não vai trazer internet rápida a quem precisa. Vai é permitir que quem precise de internet rápida se possa deslocar a esses sítios e poupar noutros custos (tipo rendas e compra de casa).

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Portanto quem não vive no centro da cidade não necessita de Internet

        2. Avatar de ACS
          ACS

          nem mais. Haverá mais opções para evitar a cidades e poupar trocos. Nem tdoa a gente quer estar na cidade. Além disso pensar que quem vive no campo não precisa de internet rápida é não ter noção da realidade. Tenta carregar o facebook numa ligação ADSL ou tenta ver um video com qualquer qualidade.

        3. Avatar de IonFan
          IonFan

          Não passas de um preconceituoso que nunca deve ter saído da área metropolitana onde vive… A a minha opinião sobre os teus comentários.

        4. Avatar de Gonçalo
          Gonçalo

          or aí está isto pode levar muita gente para o interior então agr que muita gente está a trabalhar em casa e provavelmente vai continuar dps da pandemia isto dá outra vida aquela casa da terrinha que o pessoal tanto gosta de ir

  6. Avatar de darksantacruz
    darksantacruz

    Penso que os preços não são nada convidativos mas para quem tenha a possibilidade estando numa zona em que a Internet é fraca será bom.

    1. Avatar de Aj
      Aj

      so que existe alternativas internet via satelite em Portugal com oferta muito mais em conta.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Podes me dizer quais? é que fui ao google pesquisar e encontrei 2, são mais baratas mas não é nada parecido coma oferta aqui, velocidades down maximas de 40 a 50 megas e up de 4 a 6, algumas com limites de dados e os preços entre os 30 e 120 euros mensais…

        1. Avatar de eu2
          eu2

          40 a 50 já é suficiente

        2. Avatar de Henrique
          Henrique

          anteriormente e em alguns países ainda tem o mesmo nome: twoway , neste momento em portugal chama-se bigblu… já instalei varios clientes no alentejo e até mesmo na grande lisboa…mas neste momento não estão a aceitar clientes novos…provavelmente deve aparecer ai alguma novidade em breve..

          1. Avatar de HOUSEinBOX
            HOUSEinBOX

            Henrique, Penso que agora é comercializado diretamente pela EUTELSAT através de França. Mas a nível de serviço? Tem qualidade?
            Tenho curiosidade de saber por quem usa, ou no seu caso, pela experiência de instalação. Pode comentar?

      2. Avatar de darksantacruz
        darksantacruz

        Com a mesma velocidade? Quais?

      3. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        existem mas não têm sequer comparação e hj em dia essas opções já só sao usadas em casa extremos porque o 4G consegue ser melhor que esses satelites portanto os sitios que têm 4G é mais vantajoso ter um router com um cartao sim

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Depende, isto é ilimitado, 4g tipicamente é 30gb e o preço não é assim tão pouco…
          Outras opções satélite o upload é baixo sub 5 em quase tudo, para alguém como eu com cloud o tempo todo é impossível já, os 30 da starlink não sendo alto já começa a entrar no aceitável…

          1. Avatar de darksantacruz
            darksantacruz

            +1

      4. Avatar de rjSampaio
        rjSampaio

        é mais em conta no preço claro, mas e a qualidade de serviço?
        porque 50€ por 20/2 com muito bom tempo e 200 a 500ms de ping é otimo /s

  7. Avatar de Ja'quim
    Ja’quim

    Acreditem que será ótimo para quem não tem sinal de internet, como acontece na minha aldeia!

  8. Avatar de Blox
    Blox

    660€ com activação no 1º mês… Depois é “só” 100€mês…

  9. Avatar de Victor
    Victor

    A estes preços só para empresas, reformados e quem não sabe o que fazer ao dinheiro. Para o tuga comum é um estoiro

    1. Avatar de ACS
      ACS

      Quem não sabe o que fazer ao dinheiro? Isto permite ires para o campo e poupar muito em transportes e rendas ou empréstimos ao banco. Podes neste momento por 1/3 do custo ir para o campo e ter Internet boa para trabalhar à distancia. Além disso acordas sem poluição e o som dos vizinhos. 99 euros não é nada quando pensas quanto podes poupar ao sair da cidade.

      1. Avatar de Victor
        Victor

        Mas alguém no seu perfeito juízo vai sair de onde está só com o pretexto de que agora já tem boa internet no meio do nada… please

        1. Avatar de eu2
          eu2

          Nem sabes quão importante é a internet hoje.

          1. Avatar de Victor
            Victor

            Elucida-me lá já que nasci só ontem

          2. Avatar de Rafilda
            Rafilda

            Ele já não vai responder. Não vai ter tempo. Está na internet.

        2. Avatar de IonFan
          IonFan

          Conheço pelo menos um caso em que, embora não fosse via satélite, a disponibilidade de internet com velocidade suficiente foi um factor na escolha do meio rural para onde se mudaram. E deve haver muita gente que já o quer fazer há muito tempo e só não o fez porque a sua terra natal ou o local que gostam não lhes permite desenvolver o seu trabalho da forma que necessitam. Isto é mais um passo no sentido certo.

  10. Avatar de António Miguel de Medeiros Correia
    António Miguel de Medeiros Correia

    Quando tiverem a versão hotspot aí eu vou pensar no assunto.

  11. Avatar de Infinity
    Infinity

    A esse preço so é util para aldeias onde mal existe o acesso à internet, seria bom se fosse a dividir por todos os habitantes da aldeia

    1. Avatar de PoPeY
      PoPeY

      Estava a pensar no mesmo… 100€ numa lan a dividar por 4 ou 5 vizinhos fica dentro das ofertas em PT.

      1. Avatar de Técnico Meo
        Técnico Meo

        Muito bom comentário

      2. Avatar de José Fonseca Amadeu
        José Fonseca Amadeu

        O contrato que assinas com os operadores impedem a partilha do acesso com terceiros.

        1. Avatar de eu2
          eu2

          Starlink também?

          1. Avatar de José Fonseca Amadeu
            José Fonseca Amadeu

            Tudo o que seja regulado pela Anacom.

        2. Avatar de Infinity
          Infinity

          se colocares um AP a difundir a internet? onde esta a ilegalidade? é o mesmo que partilhares a tua password da internet de casa.

          1. Avatar de José Fonseca Amadeu
            José Fonseca Amadeu

            Vai contra as regras do contrato global de prestação de serviços, é requerido pela Anacom e dá direito a multa e suspensão do serviço.
            Conheço um caso que em 2005/2006 partilhava internet com a aldeia através de uma antena de alto ganho e com os vizinhos do lado com uma puxada rj45 e que foi multado e não pode voltar a subscrever serviços daquele operador, naquele caso o operador era clix e o artista era um técnico da clix que fez uncap no DSLAM para ter 24 mbps quando as ofertas ainda andavam por 1/2 mbps.

          2. Avatar de Pedro Feliciano
            Pedro Feliciano

            José Amadeu, agradeço que partilhe a legislação. A partilha de acesso num acesso internet subscrito por empresa (ex: hotel) também está sujeito à referida proibição?

        3. Avatar de Rui
          Rui

          portanto não posso dar a pass à minha namorada que ainda vou preso ahah

          1. Avatar de José Fonseca Amadeu
            José Fonseca Amadeu

            Podes, estás na tua casa, agora se a tua namorada viver na casa do outro lado da rua não podes partilhar a tua internet com ela.
            E não vais preso, pagas multa e deixas de ter serviço.

  12. Avatar de LMartins
    LMartins

    Para uma empresa localizada numa zona onde a melhor internet que consegue ter são uns míseros 5mbps em adsl e que perde dinheiro todos os dias devido a essa condição, não é caro. Atualmente para uma empresa contornar essa realidade é necessário pedir um acesso dedicado a um operador que, tendo em conta os valores praticados, ultrapassa largamente, tanto os €99/mês, como os €499 de hardware.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      ou mesmo para uma empresa com fibra que queira um segundo link redundante

  13. Avatar de Zorba
    Zorba

    Há ofertas bem mais baratas…
    https: //eco.sapo.pt/2021/04/05/internet-por-satelite-e-opcao-em-portugal-e-ha-ofertas-a-1290-euros-por-mes/

    1. Avatar de Rui
      Rui

      mais ou menos, dependende do necessário, a melhor oferta dessa lista é 100/5 (down/up) por 50€ mês, starlink faz 300/30 (down/up(já houve malta a medir)) logo só pelo upload pode valer a pena os 50€ adicionais por mês.

      1. Avatar de ACS
        ACS

        e o ping mais baixo. Tentem carregar o youtube ou amazon com latencia acima dos 50ms. Demora uma eternidade para ver todas as fotos.

  14. Avatar de Rui
    Rui

    Pessoal isto não é para cidade é para zonas rurais e acho que isto pode mudar a paradigma do nosso pais, hj em dia com tanta gente em teletrabalho há muita gente que só não vai para a casinha da terra por causa da internet e 99€ para pôr internet na casa da terrinha onde tudo é muito mais barato incluindo quem queira comprar casa numa terrinha 99€ pagam se num instante

  15. Avatar de Nuno Monteiro
    Nuno Monteiro

    O pessoal ainda não entendeu que o publico alvo deste serviço são zonas rurais e empresas ? Hoteis, hostels, etc etc etc.. em zonas rurais podem agora ter rede e internet de alta qualidade! E isto pode até proporcionar criação de novos hoteis ou hostels ou etcc..

    1. Avatar de TSLAbull
      TSLAbull

      Exato, até porque a Starlink não vai funcionar tão bem em cidades com grande densidade populacional. É mesmo só para zonas rurais, barcos, aviões e zonas extremamente remotas.

  16. Avatar de Jonny
    Jonny

    Bueda barato

  17. Avatar de Fernando
    Fernando

    Se fosse 100€, era caro.
    A 99€ por mês é barato.

  18. Avatar de LG
    LG

    O tuga queixa-se que é caro.
    O tuga nem precisa disto.
    O tuga vive numa área tão remote que prefere pagar 250-350€ por mês por 100-500 kbp/s de Internet por satélite que haveria até agora?
    Se és desses tugas, queixa-te novamente como isto é caro!

  19. Avatar de Silvestre
    Silvestre

    Um bom pacote M5O na Meo com Netflix, Sporttv, Canais cine, todos os canais e telefone fixo, box Android, Net rápida, dois números com chamadas e 7 gigas cada e um 5° cartão com 30 Gigas, não chega a esse valor. Só mesmo para quem está no cu de judas e precisa de Net mais rápida.

    1. Avatar de ACS
      ACS

      Então porque te queixas se tens boa oferta onde vives? Alguém veio à tua porta vender-te isto?

    2. Avatar de Gilberto
      Gilberto

      agr mudate para o interior e tenta ter essa oferta toda por esse preço ahah com o que poupas no interior pagas o 99 até aos 100 anos

  20. Avatar de Joao
    Joao

    Varios se juntar para adquirir isso.
    Depois criar um sistema de routers, por aí.
    Yagi antennas ou assim e partilhar a internet?

    Ainda tem que abaixar o custo de hardware, fora se tiver fidelização…

    will see.

    1. Avatar de HOUSEinBOX
      HOUSEinBOX

      Não há fidelização. Tens de comprar todo o equipamento (499€), taxa de ativação e mensalidade pré-paga. Router só com 1 porta Eth e ativação com a App Starlink.
      Preço mantem-se na fase Beta, com velocidade máxima 150 Mps.
      Em PT a capacidade atual é para 50.000 utilizadores.
      Logo que sejam colocados os outros 2 terços dos satélites previstos, a velocidade pode ir até aos 300 Mps e existirão outros preços.

      1. Avatar de Henrique
        Henrique

        neste momento o serviço deixa muito a desejar pois está completamente lotado devido aos confinamentos…em relação ao serviço em si, era porreiro embora tivesse certas limitacoes como é o caso das video chamadas , ver cameras online com acesso remoto etc…tudo o que metesse dados em directo era mau ou dificil , de resto era porreiro , netflix you tube sem problemas..tudo o que metesse acesso rápidos á mistura era caótico…

  21. Avatar de Oiii
    Oiii

    Isto parece super interessante é para o pessoal que passa a vida a viajar e assim conseguem ter sempre acesso a net em qualquer parte do mundo. Estou a pensar bem ou estou errado?

    1. Avatar de Berto
      Berto

      Errado, tens de ficar no mesmo sitio, alem do mais terias de andar com uma parabólica ás costas

    2. Avatar de António Miguel de Medeiros Correia
      António Miguel de Medeiros Correia

      Seria preciso eles avançarem com uma versão hotspot.

    3. Avatar de ACS
      ACS

      para já está bloqueado a uma localização porque ainda não há satélites suficiente para garantir net em todo o lado mas já foi fito que no futuro podes ir acampar ou instalar na tua caravana e usar onde quiseres.

    4. Avatar de eu2
      eu2

      Por enquanto só funciona a uma certa distância das torres de comunicação com os satélites, pois eles ainda não conseguem comunicar entre si, só com as torres e os terminais.
      (torre satélite terminal starlink)

      Já agora, acho que não há planos, não sei se de na antartica ou no polo norte de não haver satélites, por isso lá não funciona. Mas de resto estás a pensar bem.

  22. Avatar de André C.
    André C.

    Alguém sabe se estes preços se vão manter? Pelo que percebi eles estão ainda em “fase de testes” ainda para um número reduzido de utilizadores. Se com o alargar dos serviços baixarem um preço aí sim poderá ser uma oferta a considerar para mais gente

    1. Avatar de eu2
      eu2

      Nem eles sabem. Por enquanto o objetivo deles é não ir à falência como todas as outras empresas que tentaram o mesmo.

  23. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    são só 99€! Nada mais.
    Coitados daqueles que não têm outro remédio e têm adquirir para ter internet…

  24. Avatar de HOUSEinBOX
    HOUSEinBOX

    Pelo que li e vi, este serviço é bom se ao redor da habitação, não existirem obstruções (árvores altas, edificios, etc). Vejam os vídeos dos utilizadores americanos sobre o tema (especialmente os mais recentes). Contudo, esta é a fase beta e, também pelo que vi, a assistência técnica não é muito boa… deixa a desejar.
    A antena direciona-se automaticamente para o satélite, o que facilita muito a instalação do sistema.
    A latência é muito baixa.
    Contras: Ainda não permite o dns dinamico ou seja, se tivermos um servidor em casa, poderá perder o acesso pela internet e não se consegue aceder quando estamos no exterior. Aliás, pelo que vi, quando muda de satélite, o IP muda. Está previsto para o futuro, existir a ligação por IPV6 e, nessa altura com um DDNS tipo NOIP ou semalhante, já poderá ser acessível.

    Tirando este pormenor e o preço, tenho muito boa opinião sobre o sistema, em ambiente de acesso rural.

    Também segundo já li, este preço irá manter-se até serem lançados todos os satélites previstos e, depois, haverá preços mais altos, para velocidades acima dos 150 mps (atual máximo em beta).

    A EUTELSAT tem latências até 700 ms – assistencia apenas online (se estiver errado corrijam)
    A Sky tem tido várias reclamações

    Atenção aos contratos…

    1. Avatar de henrique
      henrique

      bem se a antena se posiciona automaticamente ja é uma vantagem em relacao ao existente noutros operadores , e tambem mal parecia satelites recentes terem a mesma latencia dos que estao a fornecer servicos ha algums anos..
      quanto á historia do dns ou ip fixo tambem é a malapata dos outros operadores pois o ip está sempre a mudar e o ddns funciona mal..

      1. Avatar de rjSampaio
        rjSampaio

        A latência não está relacionado com o facto do satélite ser recente, os valores baixos vêm diretamente com a altitude dos mesmos.

        E o IP mudar não faz sentido nenhum, seria o mesmo que dizer que o IP do meu telefone muda conforme viage numa autoestrada e vá mudando de antena.
        Mas esse tenho de investigar.

        1. Avatar de henrique
          henrique

          nem vou comentar.. vou só tirar as notificacoes

  25. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    “No entanto,os responsáveis pelo serviço já referiram que o preço é agora mais baixo e até estão a perder dinheiro.” Ai é ?? Minha rica Vodafone,nunca me abandones.Safa. 🙂

  26. Avatar de jon
    jon

    Em breve, o lixo espacial vai ser um problema maior que o lixo no oceano…
    https://www.engadget.com/were-entombing-the-earth-in-an-impenetrable-shell-of-dead-satellites-163002560.html

    Continuem a alimentar o senhor capitalista Elon.

    1. Avatar de IonFan
      IonFan

      Pesquisa andes de comentar.

      A SpaceX alterou os planos originais para os satélites passarem a orbitar a 550km de altitude em vez dos 1.150km. Uma das vantagens é precisamente o curto tempo que eventual “lixo” demora a decair e reentrar. A desvantagem principal é precisar de mais satélites e estes durarem menos tempo, sendo por isso mais caro fazer o mesmo que, como toda a gente sabe, é o sonho de qualquer capitalista…

      O pedido de licenciamento à FCC:
      “The natural orbital decay of a satellite at 1,150 km requires hundreds of years to enter the Earth’s atmosphere, but the lower satellites at an altitude of 550 km will take less than five years to do so, even considering worst-case assumptions.” – https://licensing.fcc.gov/myibfs/download.do?attachment_key=1569860

    2. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      Elon Capitalista????

      primeiro dizem que ele so tem empresas que não dão lucro, que a tesla esta sempre em perda e a spaceX so explode, agora é Capitalista?

  27. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    99 Euros, mais equipamento, está barato!
    Em especial se eles não limitassem o tráfego… algo que ainda não li em lado nenhum e que todos os operadores via satélite fazem, e que mesmo quando dizem que não limitam na prática colocam as pessoas num outro satélite onde estão todos os que passaram os limites o que pode significar velocidades bem menores.

    1. Avatar de IonFan
      IonFan

      Não tem limites de dados, nem sequer aqueles disfarçados de diminuição de velocidade 😉

    2. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      Fisicamente, mudas de satélite a toda hora, várias vezes por hora…

      1. Avatar de henrique
        henrique

        pelo contrário os satélites sao geoestacionarios e estao sincronizados com o movimento da terra .. o satelite é sempre o mesmo em determinada latitude e longitude

        1. Avatar de rjSampaio
          rjSampaio

          … Estamos a falar do starlink certo?

        2. Avatar de IonFan
          IonFan

          Errado. As orbitas geoestacionárias são a mais de 35.000km de altitude. Estes satélites estão a 550km, e daí a latência mais baixa (não vale a pena tirar as notificações). A essa altitude uma órbita demora cerca de 90min. As órbitas geoestacionárias, como é óbvio, demoram 24h.

          Tens um site com a localização estimada de cada satélite em tempo real: https://satellitemap.space/

  28. Avatar de Nick
    Nick

    Caro para nós, mas com adesão de milhões descerá. No entanto, o investimento é gigantesco com todos este satélites, começo a ter dúvidas.

  29. Avatar de TrincaEspinhas
    TrincaEspinhas

    Acho deveras curioso haver tanto “fala barato” neste forum a dizer que a mensalidade de 99€ por mês é barato. Digam-me génios, vocês que parece serem todos muito espertos e ligados às tecnologias e a trabalhar remotamente, que ordenado tem ? Vocês tem noção do disparate que andam a dizer ? Vocês estariam disposto a pagar do vosso bolso essa mensalidade ou só falam porque acham que os outros, os ditos ricos que vivem no interior o fariam ? Vocês por acaso, pagam renda, comida, transporte ou vivem em casa dos papás e o vosso ordenado é só para pagar a mensalidade do telemovel e da internet ? Vocês não devem ter noção do valor do dinheiro, só pode.

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      Já paraste para pensar que dizer barato por si só não serve de nada até ser comparado com outro?

      10000 por um carro novo é barato?
      50000 por um super carro é barato?

      99€ pela tecnologia e capacidade do starlink é barato?

      Eu não tenho dinheiro para comprar um super carro de 50000€ mas que é barato é…

      1. Avatar de TrincaEspinhas
        TrincaEspinhas

        Sabe, por vezes acho que a comida deveria custar 100x mais. É meu caro, é das poucas coisas sem a qual não vive. Eu jamais pagaria 99€ por um acesso. A internet, ao contrario do que afirmam não é de todo um bem de primeira necessidade. Pagaria sim 1000€ por um prato de comida se ela me faltasse. Acho que vocês meninos não sabem o que dizem. Quando se casarem e tiverem filhos aí sim vão saber o real valor do dinheiro e vão ver onde ele deve ser gasto e onde ele deve ser poupado.

        1. Avatar de rjSampaio
          rjSampaio

          Claramente não sabes deferenciar coisas de valor e valor das coisas…

        2. Avatar de HOUSEinBOX
          HOUSEinBOX

          Pelo seu comentário, deduzo que ainda está na era apenas do canal 1 da tv a preto e branco.
          Se necessitasse de trabalhar a partir de casa e por conta própria, nas zonas onde nem o telemóvel toca, apenas recebe sms dizendo que alguém o quis contactar, logo me dizia.
          Eu estou nessas condições e pedi orçamentos a todos os operadores (MEO, NOS e Vodafone) para a instalação de uma linha dedicada de fibra optica, cuja distancia da povoação mais próxima é 1500 metros e o resultado foi:
          – MEO – Não instalamos
          – NOS – Fidelização de 2 anos com mensalidade de 830 euros + IVA
          – Vodafone – Estamos em estudo (há mes e meio), mas é difícil prevermos data.

          Por outro lado, outros operadores de satélite em Portugal, os preços ascendem aos 300€/mês com fidelizações ou com limitações (sem TV nem Telemovel).

          A diferença entre pagar 99€ mensalmente e não pagar, resume-se a poder ou não, comprar a tal comida para o dia a dia da familia, ou em alternativa, alugar uma casa e deixar a minha

        3. Avatar de Técnico Meo
          Técnico Meo

          Tem razão nesse ponto de vista, na vida é preciso ter muita atenção quando a retaguarda financeira / familiar é fraca ou não existe,..criar família neste país é matéria para um programa de sobrevivência quase tribal. Este acesso não pode ser massivo , tanto que é limitado até pelo facto como funciona. Por exemplo, nalgumas zonas da Sertã , nem fibra nem ADSL nem 3g. Duas ou 3 famílias que vivam em moradias pegadas ou próximas, está solução é boa. Depois um router bom para difundir o wi-fi até 40 / 70 metros de alcance para se ligar a quem tem a password. Ilegal é expandir a rede coaxial e box em habitações diferentes, agora a NET , o wi-fi está no ar e ninguém é dono desse sinal de rádio. Simplesmente o operador não dá garantias de sinal fora da habitação, ou até mesmo em habitações muito grandes.

          1. Avatar de rjSampaio
            rjSampaio

            “agora a NET , o wi-fi está no ar e ninguém é dono desse sinal de rádio.”

            Então e se eu quiser partilhar a o sinal de TV cabo por wireless já posso…

            Não é assim que funciona e tens isso no teu contrato.

  30. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    rJSampaio, permita-me a humilde opinião de quem teve no terreno muito tempo… em deslocações de instalações, avarias, upgrades, etc, muitas vezes eram detetados casos semelhantes ao mencionado… o contracto é explicito sim, e não era dado suporte a um cliente cuja avaria real era o sinal não chegar ao rés-do-chão que era o primo ou senhorio etc. No máximo era cobrada a deslocação de 25 euros ao cliente…porque agora muitas de não cumprimento do contracto num vi nenhuma nem a própria provedoria do Cliente deixava. Puxadas de rj45 podiam ser cortadas mas nunca cortei nenhuma e box em andares diferentes do contrato inicial essas sim os macs podiam ser bloqueados até se resolver o assunto.

    Em tribunal, é impossível determinar que está a ser partilhada a internet fora da residência, porque o sinal viaja em todas as direções. Isso só acontece quando o acesso está envolvido em crimes de maior gravidade. Quanto á partilha de sinal de tv por rádio….ai pode haver um problema enorme com a anacom e o uso indevido do espectro de radiofrequência. Eu entendo o que disse, mas na pratica as coisas são complexas e ninguém vai perder um cliente em zonas de concorrência.

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      Desviante ai o assunto, o tópico era ser ou na ilegal a partilha, e é ilegal, não é por ser por wireless que passa a ser legal.

      Quanto a dificuldade de identificar a origem, por o sinal viagar em todas as direções… É só ridículo.

      Mas mesmo que seja difícil, não o torna legal.

      1. Avatar de Técnico Meo
        Técnico Meo

        Não é legal, mas a partilha de internet por wifi é de uma complexidade legal que nem a provedoria da PT se queria meter nisso. Talvez por saberem que se levados a tribunal seria uma dor de cabeça enorme, tanto até pelas leis da proteção de dados. Da mesma forma quando o senhor partilha os dados de telemóvel para desenrascar alguém etc etc etc. Obrigado pelas suas respostas e pela sua cordialidade

  31. Avatar de Ficolixado
    Ficolixado

    Depois de ler todos os comentários, deduzi:
    Pessoas da cidade acham que as pessoas da aldeia são pobres.
    Pessoas da cidade acham que as pessoas da aldeia não devem ter o mesmo direto á internet .
    Pessoas da cidade acham que na aldeia uma internet de 1mbps chega
    Pessoas da cidade acham que na aldeia é o fim do mundo.
    E posso concluir que as pessoas da cidade São ingenuas e demasiado limitadas.

    100€ é caro por um acesso á internet? Sim é.
    Mas é cara quando não se tem outra opção de internet? Não, não é.

    Quanto ás pessoas da cidade acharem esta internet ser pra ricos, é pelo facto de poderem ter internet a 30€, pois se não tivessem nenhuma opção, pagariam nem que fosse 300€, sabendo da dependência da mesma.

    Viver numa zona rural com internet de qualidade e poder trabalhar por aí, é uma riquisa enorme.

    Só salientar que a renda de um apartamento T3 em Lisboa custa 1000€, numa aldeia, a renda de uma vivenda custa 200€. 800€ de diferença dá pra pagar 8meses de internet starlink.

  32. Avatar de Hugo rafael
    Hugo rafael

    Fonix pessoal que vive em sítios remotos que vivem da terra e dos animais vocês acham que tem grandes reformas?Nao vivem em Portugal de certeza, o dinheiro da para os medicamentos e alguma comida que compram as vezes a 20 30 km de distancia,isso de ter net na aldeia por 99 euros ate me da vontade de rir isso surreal,isso e mais para os nómadas que fazem algum estudo no cu de judas e precisam de net,ve se mesmo que o Elon Musk nao vive no mesmo mundo que a maioria de nos,enfim mas um rico a roubar aos pobres