A Internet na Coreia do Norte tem apenas… 28 sites!

46 Comentários

A Coreia do Norte tem alguns segredos bem guardados. Entre os muitos de que se falam, a própria Internet é também uma incógnita neste país.

Sem acesso do exterior, não se conhecia a extensão desta rede num dos países mais controlados do planeta. Mas um erro de configuração mostrou ao mundo o tamanho da Internet na Coreia do Norte. E o número é surpreendente!

Internet Coreia do Norte

O controlo que o estado tem sobre a Internet na Coreia do Norte bloqueia a totalidade dos acessos deste país ao resto do mundo, mantendo os (poucos) utilizadores confinados aos sites que disponibiliza.

Foi um erro nas configurações nos servidores do domínio afecto à Coreia do Norte (.kp) que revelou o número de sites que estão disponíveis neste país. A lista, que apenas foi obtida por mero acaso, revela uma realidade muito estranha.

Ao todo são apenas 28 os sites que estão disponíveis dentro deste país, que por norma nem permite que sejam acedidos pelo resto dos Internautas, e neste momento estão visíveis a todos. A lista foi obtida e disponibilizada no GitHub.

Lista dos sites da Coreia do Norte

  • airkoryo.com.kp
  • cooks.org.kp
  • friend.com.kp
  • gnu.rep.kp
  • kass.org.kp
  • kcna.kp
  • kiyctc.com.kp
  • knic.com.kp
  • koredufund.org.kp
  • korelcfund.org.kp
  • korfilm.com.kp
  • ma.gov.kp
  • masikryong.com.kp
  • naenara.com.kp
  • nta.gov.kp
  • portal.net.kp
  • rcc.net.kp
  • rep.kp
  • rodong.rep.kp
  • ryongnamsan.edu.kp
  • sdprk.org.kp
  • silibank.net.kp
  • star-co.net.kp
  • star-di.net.kp
  • star.co.kp
  • star.edu.kp
  • star.net.kp
  • vok.rep.kp

Comparando com Portugal, os 28 sites registados no domínio de topo da Coreia do Norte, ficam muito longe da nossa realidade. Apenas em 2016 foram já registados mais de 68 mil domínios.

coreia_norte_2

A quase totalidade destes sites registados em .kp estão relacionados com o governo e são complexos de descobrir. Curiosamente o acesso a estes sites é extremamente lento.

Depois de ter passado 9 dias sem Internet, em 2014, a Coreia do Norte volta agora a cometer uma falha e revela assim ao mundo a sua lista de sites.

Apesar de não ter um acesso à Internet livre, a Coreia do Norte tem estado envolvida em alguns ataques bem identificados, sendo o que foi realizado contra a Sony o mais conhecido deles.

Se quiserem visitar a Internet Norte Coreana podem fazê-lo em pouco tempo. São apenas 28 sites e com conteúdo que é no mínimo diferente do que estão habituados a encontrar.

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo
    Paulo

    Eu não abro os sites. Aconselho também a não abrirem. Às tantas tem “maroska” nisso. 😉

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Já nem digo marosca. Mas com a paranoia deles, e os ataques a empresas e países que eles costumam fazer, não admirava nada que registassem o IP para virem fazer uma visita!!!!!

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Os gajos conseguiram meter os servidores da Sony em baixo. Ponto.

        1. Avatar de Dedo Maroto
          Dedo Maroto

          Eu tenho uma sobrinha na pré escola que não faz isso pela calculadora porque não lhe apetece.

        2. Avatar de Titulo
          Titulo

          não é grande feito, a Sony tinha pouca segurança.

  2. Avatar de Rui
    Rui

    Até é demasiado. Bastava 1 site do grande líder a aconselhar os cidadãos com os bons exemplos a seguir para evitarem o pelotão de fuzilamento!

  3. Avatar de QwertyMat8
    QwertyMat8

    RIP IT Guy que se enganou ao fazer as configurações :'(

    1. Avatar de mont
      mont

      Estava a pensar nisso, num sentido de brincadeira… mas agora pensado melhor não sei onde vi a brincadeira que eles são bem capazes disso

  4. Avatar de pedro
    pedro

    então, existe pluralidade!!!!! podia só existir 1 ……

  5. Avatar de Carlos Antunes
    Carlos Antunes

    O que terá acontecido ao responsável pela falha?

  6. Avatar de Hugo G
    Hugo G

    Exactamente! Menos um gajo por se ter enganado numa configuração!

  7. Avatar de Sousa Ponte
    Sousa Ponte

    Apache/2.2.15 (RedStar 3.0) Server at kcna.kp Port 80 – Categoria 😀

  8. Avatar de Sousa Ponte
    Sousa Ponte

    Isto cheira-me a algo esquisito… já pensaram que os sites foram publicados para serem acessíveis? Muitos deles têm conteúdo em inglês – até a pagina 404 é em inglês – estranho, para um país ultra nacionalista, não?
    E mais… estes sites já são conhecidos desde 2014:
    fonte: http://www.northkoreatech.org/the-north-korean-website-list/

    1. Avatar de Hugo Matias
      Hugo Matias

      É verdade e estranho! Estão todos em inglês e inclusive encontra-se num site sobre a empresa nacional de seguros informação de evento internacional com oradores de vários países incluindo europeus http://knic.com.kp/files/2012/debate_2012_en.html

  9. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    Abri 2 à sorte, firefox crashou 🙂 lol

    1. Avatar de Arlindo Pereira
      Arlindo Pereira

      Já foste minado!!!

  10. Avatar de John Almeida
    John Almeida

    cuidado com as doencas para os pcs!

  11. Avatar de Xis
    Xis

    Será que precisam de um motor de busca para tantos sites?

  12. Avatar de NT
    NT

    Muito estranho… Acredito que têm uma “internet” muito restrita, muito censurada e tudo em coreano… Deve ser tudo para evitar os ataques terroristas… E grande parte do mundo se não acorda também fica com a net restringida mas isso já sou eu com a mania da perseguição.
    Mas agora estarem a acusar a Coreia do Norte pelos ataques à Sony? Não é de culpar a Sony por isso, eles é que tinham sites vulneráveis e o “GRANDE” ataque foi mesmo porque eles(Sony) restringiram a play station e juntamente com isso fizeram muito contra a partilha de média, se foi um segundo ataque que houve, pelo que se conhece provavelmente foi um ataque interno, ou melhor alguém que foi despedido mas ainda tinha acesso ao sistema. E a cereja no topo é que a Sony é japonesa o que não tem grande interesse para os Coreanaos.
    O ataque “vindo” da Coreia foi descoberto por quem? EUA… E segundo se sabe os EUA é que tinham todas as ferramentas que tornavam um “ataque” desse tipo trivial.
    Já agora só uma fonte… mas tem mais perdido na net http://krebsonsecurity.com/tag/sony/

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Acho que está enganado. Os coreanos atacaram a SONY… SONY Pictures por causa de um filme. Investigue melhor isso antes de desgastar o latim todo em coisas que desconhece. Playstation? lol

      1. Avatar de nt
        nt

        Não… Essa cena do filme não foram os coreanos! Isso foi desculpa para apontar dedos e quem sabe se não foi para tentar promover um filme que segundo a critica é péssimo (não sei, não vi o filme)

        http://www.usatoday.com/story/news/nation-now/2014/12/18/sony-hack-timeline-interview-north-korea/20601645/

        http://www.extremetech.com/extreme/196152-who-really-hacked-sony-pictures-it-probably-wasnt-north-korea

        https://www.youtube.com/watch?v=vcIuceL-sjg

        E já agora um pouco de conspiração…
        https://www.youtube.com/watch?v=OFamMmp0o18

      2. Avatar de NT
        NT

        P.S. a Sony(playstation netowrk) já tinha sido hackeada com ataques ‘sofisticados’…

        E já agora com muita informação (show notes…)
        http://www.jupiterbroadcasting.com/75192/sonys-hard-lessons-techsnap-196/

        1. Avatar de sdsdsd
          sdsdsd

          A Coreia do Norte foi fundada pelo avô do actual líder numa luta contra o imperialismo japonês! Como é que pode uma empresa japonesa daquela dimensão não ter interesse para os manda-chuvas norte-coreanos?

    2. Avatar de badsector
      badsector

      Para evitar ataques terroristas?? Não vês notícias? És assim tão ingénuo que não sabes como é o regime norte coreano?

      “E a cereja no topo é que a Sony é japonesa o que não tem grande interesse para os Coreanaos.”
      Nenhum interesse… Os norte coreanos nem costumam lançar misseis para o mar do japão só para os provocar. O japão nem invadiu a coreia na 2ª guerra mundial..

      Deve ser tudo propaganda dos EUA.

      1. Avatar de NT
        NT

        “Para evitar ataques terroristas?? ” Estava a ser irónico porque é sempre essa a desculpa que atiram quando querem limitar mais o que podemos fazer.
        Sim a nível histórico a Coreia no Norte não é “amiginha” mas não estou a ver a fazerem ‘birra’ por causa de um filme.

    3. Avatar de João
      João

      Caso nao saibas foi produzido um filme chamado “the interview ” onde o ‘grande chefe supremo ‘ da corea do norte é ridicularizado ,coisa que de certo nao lhe caiu muito bem

      1. Avatar de NT
        NT

        Sim o filme existe e sei o que trata… No entanto qual é a prova que foi a Coreia do Norte? Vistes ao menos algumas das fontes que meti?
        “ironina on”
        Ou será que é tipo uma torre cair porque levou com um avião em cima? Aliás provaram que é possível, até foram duas torres que caíram por terem sido atingidas por um avião. Ainda caiu uma terceira torre mais “baixinha” e nem foi preciso avião deve ter sido da fé dos terroristas…
        “ironia off”
        E quem avançou com a teoria da Coreia do Norte foi o FBI/NSA/CIA e não outras empresas de segurança informática que estavam a “estudar” o caso.
        E a atribuição de culpas é quase impossível nestes casos porque ter um IP não é a mesma coisa que ter a “morada” do criminoso. Por exemplo em Portugal muitos sites estão bloqueados/censurados, agora a mudança no IP do servidor de DNS(mudar o servidor de DNS) e… já não são portugueses?

  13. Avatar de censo
    censo

    Será que vi na lista o kickass?

  14. Avatar de Alucard
    Alucard

    28 sites até devem ser demasiados para o número de computadores que lá devem ter.

  15. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Está a progredir.
    Ainda assim penso que só quem tem mais ligação ao governo é que tem “internet” por lá. É que há alguns anos, apenas havia um computador para a rede exterior. E mesmo assim só devem haver alguns para a verdadeira Internet, e só para espionagem.

  16. Avatar de Martins
    Martins

    faz-me lembrar o GTA IV e GTA V onde se pode ir à internet nos computadores e telemóveis e também só há uma dúzia de sites. 😀

  17. Avatar de Alpha
    Alpha

    É melhor usar o TOR para visitá-los…

  18. Avatar de Fábio Faria
    Fábio Faria

    E portugal quantos tem?

    1. Avatar de Regis
      Regis

      “Comparando com Portugal, os 28 sites registados no domínio de topo da Coreia do Norte, ficam muito longe da nossa realidade. Apenas em 2016 foram já registados mais de 68 mil domínios.”
      Mas tendo em conta ao controlo intrusivo do nosso Governo,…..brevemente chegaremos aos 28 🙂

      1. Avatar de Fábio Faria
        Fábio Faria

        Obrigado Regis 😉

  19. Avatar de rodrigo
    rodrigo

    so lhes falta ter o pplware.sapo.pt 😉

  20. Avatar de Dino
    Dino

    qual Internet?? Intranet!!!

    1. Avatar de NT
      NT

      lol… realmente parece mais uma lan party.

  21. Avatar de tiago
    tiago

    Imagino a publicidade á internet “Aproveite agora a velocidade ultrasonica 5G para ver os 28 sites… num minuto!” 😀

  22. Avatar de Sargas
    Sargas

    Falta acrescentar o número reduzido de pentiados ridiculos permitidos para se puder andar na rua!

    1. Avatar de sdsdsd
      sdsdsd

      Epic comment!

  23. Avatar de Bruno
    Bruno

    A televisão pública em Portugal tem apenas 4 canais. Não somos assim tão diferentes.