A Internet vai mesmo mudar? Artigo 11.º e artigo 13.º avançam para votação final

47 Comentários

Um dos temas mais falados nos últimos meses é, inevitavelmente, a mudança na Internet que a Comissão Europeia quer criar. Com os conhecidos artigo 11.º e artigo 13.º os criadores de conteúdo vão ter de mudar muitas das suas formas de trabalhar.

Até agora existia a possibilidade destes 2 artigos serem alterados e até rejeitados, estando a ser discutidos. Contudo, esta quarta-feira o consenso foi alcançado entre as partes em discussão e, dessa forma, os artigo 11.º e artigo 13.º avançam para votação final.

artigo 11 artigo 13 Internet Comissão Europeia votação

Esta decisão significa o que muitos temiam. Depois de várias semanas de negociação entre as partes envolvidas, houve finalmente um acordo. O resultado é a versão final do texto relativo à nova diretiva sobre os direitos de autor no mercado único digital.

Os artigo 11.º e artigo 13.º avançam para votação final

Na prática, em outras palavras, os tantas vezes discutidos e criticados artigos 11.º e 13.º avançam para votação final. Em particular, e contra o esperado, estes mantêm a sua forma original.

As negociações entre o Conselho Europeu, o Parlamento e Comissão, o chamado trílogo, começaram no início desta semana. Na sua base estava o texto que antes tinha sido aprovado no Parlamento Europeu. Presente estava também uma proposta conjunta da França e Alemanha, que a maioria dos países tinha já aceite.

Comissão Europeia aprovará diretiva sobre direitos de autor

O acordo obtido não é definitivo e, por conseguinte, terá de ser votado no Parlamento Europeu e na Comissão Europeia. Estes momentos devem acontecer nas próximas semanas, não havendo uma data precisa para tal.

Ainda não está disponível a versão final deste texto, mas a eurodeputada alemã Julia Reda, que representa o Partido Pirata, publicou no seu site pessoal uma versão não oficial deste texto obtido das negociações.

A data limite para este acordo ser obtido estava definida para esta quinta-feira. Caso esse consenso não fosse obtido, estas mudanças iriam ser colocadas em pausa e poderiam nunca ser aprovadas e colocadas em prática.

A Internet vai mesmo mudar? Parece que sim

Tanto quanto se sabe, o artigo 11.º e o artigo 13.º estão presentes, na mesma forma que eram criticados. A Comissão Europeia deve em breve publicar o texto final que foi obtido neste acordo.

Os filtros automáticos para conteúdos protegidos por direitos de autor vão avançar, no caso do artigo 13.º. A “taxa do link”, em que jornais e outros meios podem exigir uma quantia para publicação das suas notícias no Google, Facebook ou outros, está presente no artigo 11.º.

Segundo Julia Reda, deverá ser em março ou abril a votação desta nova diretiva. A eurodeputada revela que ainda é possível eventualmente salvar a Internet, com indicações concretas das medidas a tomar junto dos representantes europeus.

O monstro do Artigo 13 e o fim da Internet

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de martins
    martins

    A Partido “Pirata” preocupado….
    Está tudo dito.
    Essa preocupaçao acaba pot ser um grande elogio à Lei.

    1. Avatar de MarioAlberto
      MarioAlberto

      Santos e mais santos.
      Agora alguns dizem
      Eu não….
      Tretas.

  2. Avatar de Falcão Azul
    Falcão Azul

    Vamos lá a ver no que isto vai dar… Mas estou muito apreensivo. 🙁

  3. Avatar de Sandra Alicia
    Sandra Alicia

    Só espero que as pessoas deixem de ir ao cinema, comprar filmes e ou música.
    E que exista mais pirataria!
    Sou totalmente contra, isto não protege os pequenos mas sim os grandes.
    É igual à gasolina, se o portugues se juntasse e não metesse gasolina 1 dia de Norte a Sul as empresas iam sentir que não podem aumentar só porque sim.
    Vergonha de viver na UE.

    1. Avatar de MarioAlberto
      MarioAlberto

      Apoiado.

    2. Avatar de J. C. Lopes
      J. C. Lopes

      Emigra para a Venezuela.

      1. Avatar de Tiro aos patos
        Tiro aos patos

        Já vi que estamos perante um anti-social de extrema direita, denominada burra; ao menos podia ser inteligente e aí respeitava-se a opinião..

        1. Avatar de 007
          007

          não sei como conseguiste numa só frase tirar tais opiniões… deves ser “comunista”, tudo de borla sem fazer nada.

          1. Avatar de nuno santos
            nuno santos

            diga me uma coisa que tenha mos de borla ///so se for os empressos para pagar impostos porque de resto se paga tudo bem pago começando nos combustíveis impostos ////nos pagamos tudo isso de ter tudo de borla deve ser para si que defende os corruptos que estão no puder e você deve ser um deles por isso não sente as dificuldades da vida

    3. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Se deixarem de meter gasolina durante 1 ou 2 anos talvez tivesse algum impacto.
      Mas quando só se abastece 1x por semana, abastecer ser na sexta ou no sábado é igual.

      1. Avatar de Sandra Alicia
        Sandra Alicia

        Em relação a gasolina, gasóleo etc deveriam criar um movimento do tipo no dia 15/02/2019 ninguém de norte a sul abastece e todos ficam em casa sem trabalhar. Tudo fechado, lojas, continentes, tudo (claro que concordo que pelo menos a saúde continue funcional).
        Em relação a este artigo, é deixar de comprar filmes, de ir ao cinema, de comprar cds, etc.
        Por exemplo, se não fosse através da pirataria, cá em casa ninguém comprava filmes, nós vemos primeiro e depois compramos (exceto no cinema que não dá mesmo).

        1. Avatar de Cortano
          Cortano

          Espero bem que trabalhes de borla. Para seres consistente com as tuas ideias.

          1. Avatar de Sandra Alicia
            Sandra Alicia

            Fala quem deve estar cheio

    4. Avatar de Peace
      Peace

      E isso resolve o quê? Não metes hoje, metes amanhã. As gasolineiras ganham o mesmo.

    5. Avatar de Pedro Quelhas Lima
      Pedro Quelhas Lima

      No dia seguinte iam todos meter a gasolina que não meteram no dia anterior. Que grande diferenca

  4. Avatar de JCFB
    JCFB

    Para mim não me vai afetar em nada

    1. Avatar de MarioAlberto
    2. Avatar de Hugo Nabais
      Hugo Nabais

      Não podes dizer isso com certeza, pois não se sabe exactamente o que vai acontecer se tais leis forem aprovadas.

    3. Avatar de André Cardoso
      André Cardoso

      Sabes a quem não vai afectar? Aos “ratos” das bibliotecas, que não usam a internet porque existem tantos livros e tão pouco tempo. A ti, que estás aqui a comentar, acredita que vai afectar; e já agora, a mim também.

      1. Avatar de JCFB
        JCFB

        Nem por isso. todo o conteúdo que eu “consumo” vai continuar a estar disponível

  5. Avatar de Nuno
    Nuno

    Pirataria FTW, é aproveitar para crescer mais, que venha o tal artigo que aqui vai chover €€

  6. Avatar de ASilva
    ASilva

    É para o lado que eu durmo melhor 🙂

  7. Avatar de Não Interessa
    Não Interessa

    Ainda gostava de ver a google a mandar um email a todas as agências noticiosas a perguntar se queriam manter a indexação de notícias sem receberem dinheiro por isso ou se queriam sair do google news.

    Só para ter noção de quantas optariam por sair, na minha opinião acho que não iam ser muitas…

  8. Avatar de Tiago Brito
    Tiago Brito

    Em que é que os youtubers o afectam?
    Sente-se prejudicado pela actividade de terceiros?
    Alguém o obriga a ir ver o canal deles?

    Para eles aquilo é o trabalho deles, você diz que não, então afinal qual é a opinião válida?
    Tanto quanto sei alguns deles ganham quantias que eu nem em sonhos no meu trabalho convencional, portanto eu diria que o enganado é você.

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Por acaso, indirectamente afecta toda a gente e a sociedade! Alguns dos youtubers têm a sua quota de responsabilidade pela estupidificação dos adolescestes de hoje.

      Canais onde falam sobre nada, onde falam sobre assuntos ridiculos como se fossem os mais importantes do mundo, discutem coisas parvas e sem sentido, sentem-se moralmente capazes de criticar os outros, etc… Aliás, criticam inclusivamente conteúdos originais de outros canais.

      Sim, apesar de não seguir nenhum youtuber português, sinto-me atingido pela atividade de alguns e a sua ausência de valores sociais.

      Sigo muitos youtubers estrangeiros mas são canais especificos de assuntos específicos.

      1. Avatar de Tiago Brito
        Tiago Brito

        Nesse caso os pais é que têm de controlar o que os adolescentes vêm.
        Há muita coisa que não é apropriada para crianças e se uma os pais vetam, pq é que o YouTube é diferente?

        Estupidificante são casas dos segredos e loves on top, os programas nos canais de TV pouca ou nenhuma cultura dão, mas agora a culpa é da Internet e dos youtubers?

  9. Avatar de Manuel Vieira
    Manuel Vieira

    Na minha modesta opinião, está nova norma só irá servir para de uma forma mais eficiente controlar e manipular a população e a sua opinião… Ex, links grátis/patrocinados vs pagos..

  10. Avatar de ivan
    ivan

    Apresentadores como a Cristina Ferreira em nada contribuem para a sociedade também a diferença é que youtubers no geral trabalham sozinhos e o lucro que tiverem é para eles apresentadores de televisão trabalham numa empresa e tem ordenado certo no final…

  11. Avatar de Samuel
    Samuel

    O que vai mudar nestas leis: O Youtube vai bloquear todo o acesso da UE. O facebook possivelmente vai também bloquear todo o acesso da UE. A Google noticias também o vai fazer. Quando fazer uma pesquisar sobe algo só vais ter é a wikipedia. Em termos políticos o sentimento anti-UE vai crescer 80% (no mínimo)

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      ena pa… é o fim do mundo…

      esta malta abusa no alarmismo

      1. Avatar de Tiago Brito
        Tiago Brito

        Para mim é. Por exemplo o YouTube é uma das melhores fontes de tutoriais de IT. Sem esses recursos como é suposto um programador ou arquitecto se manterem actualizados e fazerem o seu trabalho? Vistas curtas.

        1. Avatar de Cortano
          Cortano

          Vais continuar a ter tutoriais. 🙂

          1. Avatar de Tiago Brito
            Tiago Brito

            Isso se as outras plataformas, como blogs e afins, não fecharem tb o acesso a partir da UE.
            E continuar a ter tutoriais não é o mesmo que ter os melhores tutoriais.

  12. Avatar de oPedro
    oPedro

    O princípio do fim. Temos liberdade nas nossas vidas? Liberdade=internet ? Pois, essa liberdade também vai acabar com as novas leis. É complicado quando um Youtuber sozinho ganha mais que a Tvi. Querem o dinheiro concentrado nos grandes e não nos pequenos. Tal e qual a protecção de dados, que é apenas poeira para os olhos….pois os grandes continuam a vender informações privadas a outras empresas.

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Tenho uma dúvida:
      Um youtuber desconta para a Segurança Social e faz descontos para o Estado?
      Tem de estar registado como Empresário ou é a recibo verde?

      1. Avatar de Sandra Alicia
        Sandra Alicia

        Cortano deve estar cheio de certeza
        Segurança Social é fugir deles, finanças??? uma porcaria
        Não se vê o que aconteceu ao Ronaldo, tem dinheiro então toca a mamar???
        Mas para onde vão os descontos, IVA????? …
        Gostava de saber para onde vai cada cêntimo, coisa que o estado não diz
        Em relação aos youtubers, os grandes descontam sim, conheço o Nuno Agonia pessoalmente, até porque vivo perto e tem tudo dentro da lei

      2. Avatar de ivan
        ivan

        os youtubers normalmente tem de descontar e declarar quanto ganham mas ha sempre que fuja como em todo o lado.

  13. Avatar de Filipe
    Filipe

    Oh não, vão voltar os vídeos sobre o artigo 13 dos YouTubers de crianças!

  14. Avatar de Hugo Nobre
    Hugo Nobre

    Cada vez mais desiludido com a EU.
    Uma organização que tenta puxar uns cordelinhos, beneficiar uns países e levar outros à banca rota.

    1. Avatar de Hugo Nabais
      Hugo Nabais

      LOL, és mesmo um comediante (mas daqueles sem piada)!

  15. Avatar de Rodrigo Maia
    Rodrigo Maia

    Na minha opinião não li o artigo mas o que se devia definir é, podermos utilizar conteúdo mas teremos que pagar por ele se queremos ganhar dinheiro. Um Youtuber, por exemplo não paga pela imagens divulgadas ou mesmo nas redes sociais. A questão é que o contudo pertence a outros e não a nós. e eles ganham dinheiro com isso.
    Não podemos pegar num filme, e simplesmente gravar um DVD e vender. PIRATARIA. Ganho dinheiro
    Agora pegar no filme e ver o filme. obviamente estou a utilizar para uso próprio. Não Ganho dinheiro.

  16. Avatar de informado
    informado

    Não adianta tentar controlar porque isso só vai provocar o aparecimento de outros meios, de outras plataformas

  17. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    Eles querem é dinheiro para gastarem em obras de metro e comboios que estão a fazer na Bulgária, é esta a falta de respeito dos Países Unidos.

  18. Avatar de Sara
    Sara

    Foi com a internet que descobri soluções para os meus problemas de saúde que a medicina convencional diz não ter cura e ainda cagaram em mim… foi com a internet que me apercebi tudo de ruim que nos fazem comer, foi com a internet que comprei mais (não sei qual é o problema desses maganos da musica, cosméticos, marcas e afins…), foi com a internet que hoje me tornei mestre de Reiki, é com a internet que ajudo pessoas a superar variadíssimas situações, foi com a internet que descobri os podres de várias indústrias … podia estar aqui uma tarde inteira, a falar as coisas… direitos autorais uma ova! Querem é que que fiquemos na ignorância! A internet tem muita coisa má, mas se bem utilizada é uma arma contra esses criminosos da indústria alimentícia/farmacêutica/mafiosa etc…