Incrível! Burla “Olá pai, Olá mãe” no WhatsApp faz 13 vítimas por dia…

48 Comentários

Os esquemas fraudulentos que circularam nas plataformas digitais são variados. O esquema batizado como “Olá pai, olá mãe” no WhatsApp ainda é uma realidade, tendo sofrido algumas variações nos últimos tempos. Sabia que este esquema faz 13 vítimas por dia…? Tenha cuidado.

Incrível! Burla "Olá pai, Olá mãe" no WhatsApp faz 13 vítimas por dia...


Burlas informáticas têm vindo a aumentar em Portugal…

O Modus Operandi é simples! A vítima recebe uma mensagem no WhatsApp a dizer que é o filho ou filha e que precisa de dinheiro (atualmente existem algumas variações no texto). O “atacante”, que se faz passar por filho ou filha, começa por dizer que mudou de número e pede ao “pai”, que é a vítima, para lhe transferir um determinado valor via MB WAY. Atualmente há várias variantes, mas o Modus Operandi é muito semelhante.

Segundo dados da PSP, revelados na edição deste domingo do Jornal de Notícias, há pelo menos 13 pessoas por dia que são vítimas da burla “Olá mãe, olá pai”, através do Whatsapp. Refere o jornal que, as burlas informáticas têm vindo a aumentar em Portugal e o Gabinete de Cibercrime da Procuradoria Geral da República revelou que entre o primeiro semestre do ano passado e igual período deste ano, houve, uma subida de 59,97% no número de denúncias.

As burlas com recurso à aplicação MB WAY têm vindo a diminuir. Os dados apontam para um total de 3978 vítimas, cerca de 11 por dia.

Incrível! Burla "Olá pai, Olá mãe" no WhatsApp faz 13 vítimas por dia...

Burla no WhatsApp Olá pai, olá mãe: O que fazer se lhe acontecer isto?

Obviamente que não deve fazer nada! No entanto, é importante que este tipo de esquema seja denunciado às autoridades e que outras pessoas sejam alertadas para esta fraude.

Este tipo de burla ganhou muita tração em outros países, como é o caso do Reino Unido, e está a acontecer com muita frequência em Portugal. De relembrar que os ataques de Phishing continuam a ser o principal vetor de ataque em Portugal.

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Quem cai numa coisa destas merece ficar sem o dinheiro.
    Temos ministros e juízes a caírem nisto.
    Por aqui já se vê a qualidade das elites que temos.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Se fores abordado na rua e espancado também o mereces certo? Ah mas são coisas diferentes…Pois são…ambas absurdas.

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Hugo, comparar cair numa burla deste tipo ou ser espancado na rua, enfim, nem vou responder.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Só não percebe a analogia quem não quer… e está bem explícito no meu comentário que são coisas muito distintas. Mais que isto não posso ajudar.

          1. Avatar de Tonho
            Tonho

            Eu ajudo:
            Dicionário – analogia = Relação de semelhança entre objectos diferentes.

            Onde está a semelhança entre uma burla e a agressão física ?

            Reforço a ideia do PorcoDoPunjab, como é possível cair numa burla destas.
            E é como dizes, as escolas não produzem melhor…

            Como dizia o saudoso George Carlin “garbage in, garbage out”

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            A semelhança está no facto de em ambas poderes sair por cima. No caso da burla com conhecimento e no caso da agressão com treino/ força, no entanto ambas as abordagens ao lesado são incorretas e até punidas por lei.
            Como eu disse, só não entende quem não quer ( deixei bem explícito que era uma comparação por absurdo já por causa disso)

    2. Avatar de Tretas
      Tretas

      Exactamente. É a chamada selecção da natureza. Só cai quem quer ou quem for MUITO burro.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Burro é quem não sabe que se chama seleção natural e que essa é efetivamente responsável pela evolução das espécies mas praticamente inobservável entre gerações consecutivas….agora imagina alguém chamar seleção natural a uma burla e chamar aos outros burros. Se isto não é comédia….

        1. Avatar de Tretas
          Tretas

          Exactamente o que referi. Para evolução da especie esses burros têm de desaparecer. Não fazem cá nada (a não ser alimentar esses burlões). Como é vulgo dizer “temos pena”.

          1. Avatar de papagaio
            papagaio

            ..calma..não precisam de desaprecer,tem é que lhes tirar o telemovel das mão..como as crianças.

          2. Avatar de Tretas
            Tretas

            @papagaio e acha que eles se iam calar com isso. Iam ser pior que papagaios :p

          3. Avatar de Hugo
            Hugo

            Dizeres muitas vezes a mesma asneira não faz com que estejas certo.
            Burla é crime…culpar o lesado é apenas ridículo e não, seleção natural não funciona como dizes, lamento.

        2. Avatar de Tonho
          Tonho

          Ó Hugo, andas completamente enganado, isto é muitas REDES SOCIAIS !

          Não é seleção natural ou evolução da espécie, é mesmo estupidificação promovida pelas REDES SOCIAIS.

          Nos dias atuais a estupidez foi elevada ao nível de inteligência.

          Quanto mais estúpido melhor, portanto mais inteligente.

          É o que temos, habituem-se…

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Não estou enganado coisa nenhuma. Toda a gente pode ser burlada, uns mais facilmente e outros apenas com burlas bem elaboradas, em todo o caso a vítima NUNCA pode ser responsabilizada. Acorda pra vida.

  2. Avatar de André R.
    André R.

    Uma colega minha recebeu uma mensagem desse tipo e ela acabou por responder: Não sejas mentiroso. Ainda só tens dois anos e não sabes ler nem escrever…
    Foi paródia total

  3. Avatar de há cada gajo
    há cada gajo

    Oh gente tansa !

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Temos por aqui muita gente que não acredita no covid, máscaras etc…e acredita que o Ventura é o salvador da pátria. Vamos falar de tansos temos pano pra mangas.

      1. Avatar de Tretas
        Tretas

        Esses merecem cair.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Ou seja… tu mereces ser enganado por alguém que o faça de forma a que não te apercebas? Ou num caso extremo e absurdo como referi acima, ser espancado por alguém com mais força que tu? Treinasses LOLOL
          São opiniões…estúpidas…mas força nisso.

          1. Avatar de há cada gajo
            há cada gajo

            Quem se deixa enganar por um qualquer artificio digital, é um tanso. Não sabe ler, não pensa, não raciocina e não tem relação com ninguém. É um tanso de primeira qualidade.

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Tanso é quem acha que sabe tudo…e pelos vistos enquadras-te na categoria…e não…NUNCA fui burlado com o que quer que seja, felizmente.

          3. Avatar de Tretas
            Tretas

            Não se apercebe porque não o quer. Se não “sabe” também não está apto a usar o Whatsapp e muito menos um smartphone. Mas como têm a “mania”….. é bem feito.

          4. Avatar de Hugo
            Hugo

            Volto a dizer: Tanso é quem acha que sabe tudo.
            A próxima vez que buzinares no trânsito pode ser que leves no trombil…afinal se não te aguentas não buzines LOLOL
            Óbvio que é uma comparação absurda…o que não é nada absurdo é seres um burro orgulhoso. Perante um crime punido por lei culpas o lesado. BURRO.

      2. Avatar de papagaio
        papagaio

        ..é melhor informares te mais um bocadinho…depois podes c*g**r ..opiniões com confiança..e não estou a falar do ventura

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Tu não falaste de nada…ponto. Informar sobre quê? Que máscaras são inúteis? Covid? Desembucha…

      3. Avatar de Tonho
        Tonho

        Bem, até podemos concordar que o Ventura não é o salvador da Pátria.

        Mas também sabemos que (a realidade entra-nos pelos olhos dentro) o PS é o que enterra a Pátria.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Esquece a Pátria. O ser humano é egoísta. Ponto. Seja qual for a cor, a religião ou o partido.
          Dito isto, e não querendo que o Chega ganhe as eleições, embora acredite que não mudarão grande coisa nem farão 1/10 do que apregoam, acho que estão a fazer um excelente trabalho de oposição. Diria mesmo como mais nenhum partido o faz, e como qualquer pessoa inteligente sabe, concorrência é benéfico. Oxalá que a longo prazo beneficiemos de alguma forma com isso, independentemente de quem venha a governar.

      4. Avatar de Joaquim Afonso
        Joaquim Afonso

        está provado que as máscaras fizeram pior doque ajudaram. andas desatualizado!

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Então? Explica…

  4. Avatar de Odius
    Odius

    Há outra burla e é feita pela SIBS. Esta burla é forçar todos os que têm conta bancária a ter cartão bancário usando uma regra do BCE e da UE que não existe. Ainda diz que é algo que é exigido pelo BdP sendo uma mentira. A SIBS pode perder a licença de operação bancária na UE por violar regras do BCE.

    1. Avatar de Jomar
      Jomar

      Mas o que isso tem haver aqui com este assunto????

      1. Avatar de Profeta
        Profeta

        Por acaso ate foi interessante revelar isso, porque eu recebi essa mensagem do banco mas nao liguei muito. Nem sabia que era ilegal. Sera que a SIBS e assim tao parvinha ao ponto de fazer essa fraude ? Custa a crer.

        1. Avatar de Medina
          Medina

          E verdade, os Bancos estão a aproveitar e enviar as mensagens mesmo a quem já têm cartão,
          É uma autêntica Burla a ver se o cliente pede outro cartão.
          … foi o Activobank.

  5. Avatar de Gambito do Rei
    Gambito do Rei

    tem de haver mais divulgação e informação para chamar a atenção para estes golpes, especialmente para as pessoas mais velhas, falar na tv, nas rádios, nos jornais etc, etc.

    1. Avatar de Tretas
      Tretas

      Os programas para essas pessoas são os das Lili Caneças, e outros tolos que tais, logo (e como não sabem do que falam) não podem “ajudar” (infelizmente).

    2. Avatar de Tonho
      Tonho

      Olha que estás enganado, as pessoas velhas não se deixam enganar com esta burla.
      São mais as pessoas novas que frequentam redes sociais.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Sim, como os velhotes que trocavam as notas que tinham guardadas pelas novas. Viram isso no facebook 😀
        Mas tu fazes sequer ideia da tamanha estupidez que estás a dizer?

        1. Avatar de Tonho
          Tonho

          São os velhotes com smartphones que se deixam enganar, e fazem transações financeiras via smartphone.

          Não vale a pena navegares para justificar aqueles que caem nesta burla que a noticia fala.

          Concentra-te, tu perdes-te com facilidade. Cencentração é o segredo.

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            “Olha que estás enganado, as pessoas velhas não se deixam enganar com esta burla.”
            “São os velhotes com smartphones que se deixam enganar, e fazem transações financeiras via smartphone.”
            Estás todo queimado. Nem dizes coisa com coisa e depois eu é que tenho de me concentrar?

  6. Avatar de Joao Magalhaes
    Joao Magalhaes

    Tantos comentários em que são “os maiores”. Uma burla com sucesso porque envolve filhos e as pessoas fazem tudo pelos filhos sem pensar. Os “maiores” quando chegarem a velhos vamos ver qual é a burla em que vão cair.

    1. Avatar de Tretas
      Tretas

      ??? Talvez esteja aí a burrice, O “fazer tudo pelos filhos”. Tal não é e nunca foi correcto. Logo…..

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Burla é punida por lei…enviar dinheiro a alguém não. Só és borrego porque queres mas tiro-te o chapéu pela coragem de verbalizar tanta estupidez publicamente.

        1. Avatar de Tonho
          Tonho

          Deixa que te diga Hugo:

          Os idiotas vão tomar conta do mundo, não por qualquer valia, mas porque são muitos.

        2. Avatar de Tretas
          Tretas

          É necessário provar. A burrice já foi demonstrada.

    2. Avatar de Tonho
      Tonho

      Não são os velhos que caem nesta burla.

      A estupidez pode ser adquirida com relativa facilidade, basta só frequentar redes sociais assiduamente e entrar no espírito da onda…

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Argumento estúpido e desprovido de qualquer validade mas ok. Os inteligentes são pessoas como tu…que acham que sabem tudo, está claro.

        1. Avatar de Tonho
          Tonho

          Então o Sr. Hugo é Douturado em redes sociais ?

          Qual foi a nota final ?

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            A tua conclusão confirma precisamente que não sabes avaliar quem quer que seja. Prabéns.