Incêndios: já pode candidatar-se a apoios monetários

13 Comentários

O diploma (decreto-lei 98-A/2025, de 24 de agosto), agora oficialmente publicado no Diário da República, autoriza o início das candidaturas a apoios estatais destinados às populações, câmaras municipais e empresas afetadas pelos incêndios das últimas semanas.


Os apoios destinam-se a todos os incêndios ocorridos desde o primeiro dia de julho.

Os apoios visam vários setores, incluindo:

  • Habitação: reconstrução de casas.
  • Economia: reposição de atividades económicas perdidas.
  • Meio ambiente: recuperação das áreas afetadas, abrangendo florestas, biodiversidade e infraestruturas

As comissões responsáveis pela avaliação dos danos e atribuição dos apoios são as autarquias locais e as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR).

Apoios específicos por setor:

  • Agricultura: até 10 mil euros para necessidades como a alimentação animal.
  • Empresas:
    • Se tiver seguro: o Estado cobre até 50% da diferença entre o prejuízo e a indemnização da seguradora.
    • Sem seguro: o apoio reduz-se para 25% do prejuízo registado.

Durante um período de três meses, as empresas também podem receber apoio para manter postos de trabalho; em situações de crise empresarial, podem recorrer a um regime simplificado para redução ou suspensão de contratos de trabalho

Outra medida contemplada no diploma, prometida pelo Primeiro-Ministro Luís Montenegro, refere-se à comparticipação nas habitações:

  • Reconstrução 100% financiada até 250 mil euros.
  • Caso o valor ultrapasse os 250 mil euros, a comparticipação estatal é de 85%

Além disso, está prevista isenção total de taxas moderadoras e as unidades locais de saúde, em coordenação com a Agência Portuguesa do Ambiente e as CCDR, estarão atentas à qualidade do ar, da água e dos solos. Podem saber mais aqui.

Nota: O formulário para apoios deverá ficar disponível esta semana

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de mijah
    mijah

    Sim continuem a alimentar a indústria dos fogos. Já se esqueceram de Pedrogão, quem necessitava nunca recebeu nenhum apoio

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      ISSO É FALSO!!!
      Quem não recebeu apoios é porque tinha terrenos, em nome de tetra-tetra avós, que os registaram em 1894. Desde aí, até aos fogos, nunca mais registaram nada, construíram casas, garagens, armazéns e espaços, sem qualquer autorização.
      Quem pode pagar 30000 euros a 670000 euros (uma pessoa, de Figueiró dos Vinhos, conseguiu a casa nova, graças a pagar 670000 euros, aos advogados, para mudar residência fiscal, declarar uma casa de 6 assoalhadas e 500 metros quadrados, de garagem, num terreno de 900 metros quadrados), a advogados, conseguiu re-construir tudo.
      Que saiba (e tenho lá, muitos familiares) há 2 casas, uma na Castanheira de Pêra, outra em Pedrogão Grande, que, ainda, não foram construídas, porque não conseguiram fazer a habilitação de herdeiros, há 1700 pessoas, para assinar… antes de poderem legalizar o terreno, em nome, dos herdeiros, da pessoa, que viu a casa arder, entretanto faleceu.
      As tvs anunciam 1000000 casas, perdidas, como o Hugo Soares anunciou “vários milhares de cadáveres a serem queimados, em casas abandonadas, das quais tenho provas”.

      1. Avatar de Nilin
        Nilin

        1700 pessoas? Até os coelhos têm menos crias XD

    2. Avatar de Inculto
      Inculto

      O Marcelo não cumpriu nem fez cumprir o que disse… É verdade…

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        O Marcelo é um crápula de um corrupto.
        Desde a casa pia, até ao brasil, uber,etc

        É a maior nulidade que o País viu nos ultimos 25 anos.

  2. Avatar de Vim Menti
    Vim Menti

    Já ajudamos pouco o estado… o estado é que tem que ajudar essas pessoas

  3. Avatar de Mike Yeadon
    Mike Yeadon

    Políticos fraquinhos. É melhor começarmos a contratar políticos do norte da Europa. Com líderes diferentes, as massas acompanham. Com líderes fracos e corruptos como os nossos, nunca passaremos da cepa torta.

  4. Avatar de São Pedro
    São Pedro

    Todos os anos é a mesma coisa, ninguém tira conclusões do que correu bem e do que pode ser melhorado. É necessário pegar numa vassoura e correr com os coordenadores incompetentes que se calhar estão há anos e anos nos mesmos cargos e… enfim. Parece um carrocel, mais uma volta? mais um ano de incêndios descontrolados.

  5. Avatar de paulo
    paulo

    agr é que é pegar fogo a casas!! ha icentivos a isso!

  6. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    O terrível lobby climático agora vai distribuir umas migalhas, depois de ter arruinado tanta gente.

  7. Avatar de X
    X

    Perdi grande esperança na Humanidade e isto faz-me ficar deprimido, quero a minha compensação monetária.

  8. Avatar de Nilin
    Nilin

    Lol.
    Maior parte do pessoal dos incêndios do Pedrogão Grande de 2017 ainda não receberam nada…

  9. Avatar de João
    João

    Se fosse para comprar um carro elétrico estava tudo certo.