Incêndio em Data Center da Samsung provoca falhas em serviços

36 Comentários

Num mundo cada vez mais dependente de serviços online, em que até o mais comum dos electrodomésticos começa a estar ligado à cloud e a integrar serviços Web, uma simples falha de serviço deixa algumas pessoas em alvoroço.

Ontem ocorreu um incêndio num Data Center da Samsung que originou falhas nalguns serviços dessa empresa, algumas delas ainda sentidas hoje.

samsung-sds-incendio_01


O incêndio ocorreu na cidade de Gwacheon (Coreia do Sul), por volta das 6h00 locais, e deixou milhares de utilizadores de Smartphones e televisores Smart TV sem acesso aos serviços “Smart Hub” assim como também a alguns websites da Samsung (como por exemplo o www.samsung.com).

O incêndio demorou várias horas até ficar controlado e os serviços só foram restabelecidos por volta das 10:30 do mesmo dia.

Veja o vídeo do incêndio:

Segundo um comunicado oficial no blog Samsung SDS, este incêndio terá tido como origem de ignição uma falha e presumível curto-circuito no sistema de UPS daquele Data Center. Os técnicos desligaram alguns dos servidores e começaram de imediato a migrar os dados para outro Data Center, tentado desta forma garantir a integridade dos dados existentes.

Segundo as últimas informações disponíveis, todos os serviços foram repostos e a perda de dados foi mínima ou praticamente inexistente. Existem diversos tipos de sistemas de combate a incêndios em Data Centers, sendo o mais comum o uso de gases inertes (normalmente o Inergen ou o Novec que vieram substituir o Halon pelo facto deste último ser altamente nocivo à camada do ozono). As salas são ocupadas na totalidade por esse gás, substituindo assim o ar e respectivo oxigénio lá existentes, extinguindo assim o incêndio através do “abafamento” e da supressão (não do combustível mas do comburente).

Além do sistema de gases inertes, o edifício está munido também dos típicos extintores (normalmente de CO2, para acção directa do homem) e detectores para que os alarmes fossem actuados, permitindo assim alertar imediatamente os bombeiros e o pessoal técnico.

Abaixo, está um exemplo típico.

ksj1368428573

 

O que pensa deste acidente? Tem receio que isto um dia aconteça num Data Center onde tenha os seus dados guardados e fique assim sujeito a perder toda a informação?

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Francisco Filipe
    Francisco Filipe

    Falta o “s” em mais.
    “em que até o mai comum dos electrodomésticos”

  2. Avatar de Luis Rodrigues
    Luis Rodrigues

    O conceito de Cloud verdadeira (caso da Amazon,rackspace e mais algumas) existe para evitar isto. Neste caso podemos considerar este tipo de soluções como hosting e não como cloud.

    Penso que se anda a vender hosting por cloud e isso e muito mau. Cloud é um conceito/realidade pensada de origem para evitar estas situações.

    cumps

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Meu amigo a Cloud não é magia, mais não digo. Alguém que saiba tanto como eu e tenha a paciência que te explique como a Cloud funciona.

      1. Avatar de Jorge H
        Jorge H

        Aqui está um post rico em conteúdo e extremamente útil. A sério? Jose, sabes tanto de cloud e não conseguias esclarecer as pessoas com uma pequena frase?

    2. Avatar de Joao Pinho
      Joao Pinho

      Não confundir o conceito de “Cloud Hosting” com o mero conceito de cloud, que tal como retinas e afins apenas complementa algo já existente. O que te referes é Cloud Hosting e não absorve todas as referências a “cloud”.

    3. Avatar de Hedgehog
      Hedgehog

      Errado.

      Cloud básicamente é pagares a uma empresa para usares os equipamentos deles remotamente a partir da net.

      A vantagem é que todos os serviços são pagos há medida da exigência do consumidor.

  3. Avatar de PahAssimTodosJáSabemOmeuNome
    PahAssimTodosJáSabemOmeuNome

    A NSA devia criar um serviço cloud género o do mega, assim ninguém era “espiado”, e eles não caiam na asneira de fazer barbecues ao lado dos servers 😀

    1. Avatar de Plato
      Plato

      Sim, a NSA está a fazer um datacenter na cloud com a amazon… mas separados da “plebe”

  4. Avatar de Rogerio
    Rogerio

    Foi a bomba mundial, Samesung S5 kkkkkkkkkkkkkkkkk

    1. Avatar de Hedgehog
      Hedgehog

      A Samsung está tramada, estes eram os PC’s que tinham as fotos, “videos caseiros”, passwords e emails dos clientes todos.

      A sério, para que é que a Samsung precisa de um prédio cheio de computadores? Não tem iTunes, não tem Youtube, não tem iCloud, não tem Live/Outlook, não tem Windows Azure, não tem nada disso… nem distribuí atualizações de software!

  5. Avatar de OMG
    OMG

    Sou o único a associar a ausência do Nelson nos últimos dias com este acontecimento?
    Deve ter ido passar férias à Coreia do Sul… 😀

  6. Avatar de Miguel
    Miguel

    Já não bastam os telemóveis a explodir agora explodem também os servidores, ahahahah, fracos.

  7. Avatar de int3
    int3

    E o gás não funcionou ?
    A dotsi tem um gás chamado: HFC-23 . E devia de funcionar, só que pelos vistos não aconteceu.

    1. Avatar de dotsi
      dotsi

      vai ao datacenter deles para veres o gás (extintores). mentir é feio

    2. Avatar de n sei
      n sei

      “Possuímos o nosso próprio espaço num data center localizado em Lisboa…” num qualquer!

      1. Avatar de infomani
        infomani

        Tenho vários servidores na Dotsi e nunca tive nenhum problema, recomendo. Bem melhor que todos os anos que estive na Telvent. Sistema de extinção de incêndios a partir do chão e tecto que liberta o gás de extinção caso seja necessário, eles mostraram. Tudo sempre monotorizado e automático. Estou tranquilo! xD

  8. Avatar de Tiago
    Tiago

    foi a apple, aahahahahahah

    1. Avatar de Johnny
      Johnny

      Secalhar usam os carregadores dos S4 para alimentar estes servidores… 😀

  9. Avatar de Daniel Pinto

    Com o lançamento do S5 e este triste acontecimento (sim, pode acontecer a qualquer um) podemos dizer que a Samsung está on fire!

  10. Avatar de Alex
    Alex

    Onde é que eu já vi acontecer igual. (mas alguém a tentar abafar o caso)) lol
    http://www.datacenterknowledge.com/archives/2008/08/13/is-fire-damaged-apple-building-a-data-center/

    1. Avatar de Plato
      Plato

      Um edificio começou a arder?

      Serviços foram interrompidos?

      Foi mesmo, ou especulação?

      Onde é que é igual? E se for mesmo, qual é o problema?

    2. Avatar de Silva
      Silva

      2008!!!
      Secalhar nem tinhas nascido.

    3. Avatar de Nunes
      Nunes

      Igual? Segundo a notícia apenas servia internamente a Apple – se é que tinha lá algum datacenter, pois a actualização da noticia dá a entender que não. Não provocou qualquer problema nos serviços prestados aos clientes!

  11. Avatar de jáfui

    as chamas da luz chegaram à coreia, viva o Benfica!

  12. Avatar de Plato
    Plato

    A Samsung tem data-centers?

    Para quê?

    Eles usam os serviços da Google!

  13. Avatar de OMG
    OMG

    Ui, que drama!
    A Samsung e os seus produtos são um porcaria por causa de um incendio -.-

    1. Avatar de Hedgehog
      Hedgehog

      A samsung é uma porcaria.

      Põe um datacenter mal gerido no meio de uma cidade.

      Google, Apple, Facebook, Microsoft, Amazon, etc… têm os datacenters em zonas afastadas da população…

      Mas estão no país deles… literalmente…

  14. Avatar de sakura
    sakura

    “”””” receio que isto um dia aconteça num Data Center onde tenha os seus dados guardados e fique assim sujeito a perder toda a informação?””””

    se o DC e da MS isso e impesavel. os dados nuca de perdem. ver o que e um d. c.

    hoje ter os dados em em clude e mais seguro que no pc.

    ha tevem encriptar tudo.

  15. Avatar de Jose
    Jose

    O serviço apenas teve offline 4h, o que é bastante bom tendo em conta a gravidade da situação.

    Muitas seriam as empresas que demorariam mais do dobro do tempo para terem os serviços novamente Online.

  16. Avatar de Datacenter men
    Datacenter men

    Será que um dia poderá acontecer alguma coisa deste tipo à Samsung?

    http://expresso.sapo.pt/chao-do-centro-de-dados-da-pt-cede-ao-fim-de-quatro-meses-de-uso=f851262

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Nem 4 meses durou, obras a português, enfim.

    2. Avatar de H
      H

      ..sim
      Os Data Centers da Samsung também devem ter certificação “Tier” do uptime institute e serem por isso sujeitos a testes antes de serem inaugurados.

      Pena é que em Portugal não existem mais como o da PT na Covilhã, e tem que ser uma empresa nacional a fazer algo ao nível do que se faz lá fora.

      PS: O Expresso já emitiu um pedido de desculpas por ter produzido essa notícia com base em presunções e não em factos reais
      Imperdoável para a reputação do jornal.. quase que acreditei.. agora para mim Expresso = VIP = Caras = bulshxx

    3. Avatar de diogo costa
      diogo costa

      Sabem que isso não passou de um mero conto num ponto??
      já ouviram falar em chão falso em datacenters?
      Pois bem, o que soube que aconteceu na realidade é que foi um pilar que suportava 4 tiles que caíu, provocando então que esses 4 tiles desabassem. e foi só isso!!!
      “Tile Floor computer room”
      http://i00.i.aliimg.com/photo/v0/11460966/Kts_Cementitious_Infill_Steel_Hpl_Panel.jpg
      é a comunicação social que temos.

      1. Avatar de Vítor M.

        Portanto, os sites informativos coreanos estão errados, é isso?

        É que quero saber, assim na próxima vez em vez de os lermos, perguntamos a ti 😀

  17. Avatar de Manuel
    Manuel

    Muito desiludido…não se compreende um incêndio desta dimensão. A legislação na coreia do sul deve ser muito mais branda que a dos UE e dos EUA.

  18. Avatar de infomani
    infomani

    A maioria das empresas estão em datacenters partilhados, isso não é novidade para ninguém! Tenho vários servidores na Dotsi e nunca tive nenhum problema, recomendo melhor que todos os anos que estive na Telvent. Sistema de extinção de incêndios a partir do chão e tecto que liberta o gás caso seja necessário, eles mostram.