Imigrantes chegam a pagar 500 euros para ter um simples NIF

13 Comentários

O número de identificação fiscal (NIF) tem como finalidade identificar em Portugal uma entidade fiscal, contribuinte, por exemplo, em declarações de IRS ou outros impostos ou transações financeiras.

Sabia que um imigrante pode ter de pagar até 500 euros para ter um simples NIF?


Sem NIF os imigrantes não podem trabalhar…

A Autoridade Tributária (AT) vai mudar as regras dos agendamentos que permitem aos estrangeiros, nomeadamente imigrantes, pedir o número de contribuinte. O objetivo é evitar os abusos dos representantes fiscais profissionais que estão a monopolizar estes agendamentos.

A explicação foi avançada por fonte oficial da AT à TVI (na sequência de uma reportagem sobre a atribuição do Número de Identificação Fiscal (NIF) a estrangeiros que o Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos diz que está a gerar uma espécie de caos nas repartições de finanças.

De referir que sem NIF os imigrantes não podem trabalhar o que leva milhares a sentirem-se, na prática, obrigados a contratar esse serviço depois de chegarem a Portugal.

Os preços para obter o NIF através de um representante fiscal profissional variam muito. A reportagem da TVI falou com imigrantes que pagaram valores a partir dos 40 euros, apesar dos relatos mais comuns rondarem cerca de 100 euros. Mas, face à urgência, um NIF pode mesmo chegar a custar 500 euros.

Na resposta à TVI, a Autoridade Tributária admite o problema e promete mudanças: “A partir de 1 de janeiro, as marcações para atribuição de NIF exigirão a identificação do cidadão estrangeiro em causa, procurando evitar a realização de agendamentos que não se destinem a um cidadão estrangeiro específico, acautelando assim que as vagas sejam efetivamente utilizadas para o efeito pretendido”.

 

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ifm
    Ifm

    Looool. Notícia ridícula…

    Para fazer transferência de um carro custa 65€ mas se for a um notório é 80/100€.

    Se comprar uma casa o representante jurídico pode cobrar até 700€ + o que é cobrado pelo estado.
    E podia estar aqui o dia todo… O estado cobra X e as ” empresas” que facilitam o processo cobra Y mais o X que é o legal.

    É o sistema de papéis, e confusão de Portugal…

    Um simples comunicado a câmera custa entre 0€ e 30€ e há empresas que cobram 1000/5000€ só para tratar da papelada… É o normal dos boys do estado/ estado comunista/de esquerda para criar trabalho.

    1. Avatar de ozark
      ozark

      Estado comunista?!?! Realmente há gente com muito pouco conhecimento neste país. Devia estar muito agradecido a muitos militantes comunistas que fizeram o 25 de Abril, não tenha duvidas que sem eles ainda hoje tínhamos algumas politicas de direita com que tanto sonha.

      1. Avatar de jc
        jc

        Se 75% da mão de obra é do estado… Então sim vivemos num estado comunista… Qual o trabalho em Portugal que não depende do estado? Quantas empresas trabalham para importação e exportação em Portugal? Poucas ou quase nenhumas comparadas com os trabalhadores do estado. Se repararmos em percentagem nem os estados comunistas tem esta percentagem. Conclusão vivemos num estado (a maioria são trabalhos de serviços burocracia) comunista assim como toda a União Europeia. Quem paga? São os trabalhadores independentes e os que trabalham por conta de outrem.

      2. Avatar de Luizsikva
        Luizsikva

        Sim,… mas também é agredecer aos militares moderados que impediram que os militares comunista, no dia 25 de Novembro de 1975, de instalarem uma ditadura de esquerda em Portugal.

        1. Avatar de ozark
          ozark

          Portanto décadas foram precisas para acabar com a ditadura e acha que se os militares quisessem uma outra ditadura não a teriam feito…aconselho-o vivamente a estudar, é importante ter opinião mas se é para dizer qualquer coisa mais vale ficar calado.

          1. Avatar de Test User
            Test User

            ozark comentário ignorante, mais vale ficar calado. aconselho-o vivamente a estudar. Tanto de um lado como doutro tentaram.
            operação matança da Páscoa
            Golpe de 11 de Março de 1975
            Exército Para a Libertação de Portugal

            25 de Novembro de 1975 veio restabelecer a democracia.

    2. Avatar de Alfredo
      Alfredo

      Amigo a lei é para todos

  2. Avatar de Carlos
    Carlos

    Simples não cheguem a Portugal por vias ilegais e com pouco dinheiro. Isso é o básico para qualquer imigrante.

  3. Avatar de Vitor
    Vitor

    Novidades, há?

  4. Avatar de Leandro
    Leandro

    Que tal resolver o problema cortando o mal pela raiz? Só tirar a obrigação de ter um representante fiscal que acaba isso!! O próprio estrangeiro tendo que agendar não vai resolver o problema dele ter que pagar pra alguém assinar o documento…

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      É uma solução. Mas aí o imigrante precisa de ter uma morada logo, e muitos tiram o NIF ainda quando estão num hotel, ou alojamento temporário.

      1. Avatar de eu
        eu

        Isso não quer dizer nada. Posso afirmar de fonte segura que no conselho de Odemira que há estrangeiros a abrir supermercados e que estão sempre às moscas. É uma Senhora na caixa e mais nada, todo o dia. Mas depois se formos a ver a folha dos trabalhadores são às centenas!
        Basicamente o dono do supermercado vive dos pagamentos dos “seus funcionários” que trabalham diariamente nas estufas.
        Ou seja, uma máfia em que até as estufas fingem não saber.

  5. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    E aqueles países onde é impossível obter um NIF porque você precisa de ter uma casa? Ok, qual é o problema? Você não pode ter uma casa porque você precisa de um NIF. eh eh

    E qual é o problema disso tudo? Nunca pode legalizar-se nesse país, pelo menos não de forma que alguém futuramente não o possa expulsar, porque mesmo que obtenha através corrupção um NIF, a qualquer momento alguém pode investigar e expulsá-lo, já que obteve de forma ilícita o mesmo.