IMI: Contribuintes têm até 30 novembro para pagar

14 Comentários

As taxas do Imposto Municipal Sobre Imóveis (IMI) são fixadas anualmente pelos Municípios da área de localização dos prédios. O pagamento do IMI pode ser realizado na totalidade ou em prestações.

Os proprietários de imóveis com um valor de IMI superior a 500 euros e que não tenham optado em maio pelo pagamento integral do imposto, têm até final do mês para pagar a prestação do imposto.


IMI: pagamento da segunda ou terceira prestação…

Novembro é o mês em que os contribuintes, com um IMI acima de 100 euros, mas inferior a 500 euros, pagarem o Imposto Municipal sobre Imóveis. O pagamento da segunda prestação deverá ser efetuado, impreterivelmente,  até 30 novembro de 2022.

No caso dos proprietários de imóveis que tenham de pagar o IMI em 2022 superior a 500 euros, podem pagar o imposto em três prestações, sendo que a terceira e última deverá ser paga também até ao dia 30 de novembro de 2022. Neste caso, as prestações foram pagas em maio, agosto e novembro.

Nos cônjuges não separados de pessoas e bens ou unidos facto, nos casos de prédios urbanos para habitação própria e permanente, em que tenham fixado o respetivo domicílio, o valor referido aplica-se à totalidade do imposto a liquidar, mesmo que o prédio esteja em compropriedade.

A Autoridade Tributaria e Aduaneira disponibiliza um conjunto alargado de meios de pagamento, para que a qualquer momento, de forma simples, rápida e cómoda, possa pagar os seus impostos sem se deslocar a um Serviço de Finanças.

O contribuinte pode fazer débitos diretos, usar o MB WAY (através da appSit.Fiscal-Pagamentos), por multibanco, homebanking, etc. Veja aqui todas as obrigações de pagamento.

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de z-life
    z-life

    O imposto mais criminoso que existe, um manjar para os tachistas e amigos.

    1. Avatar de Jose
      Jose

      É o mais estúpido de sempre pelo facto de termos de pagar por algo que é nosso! Ou seja, temos algo a que é permitido dizer que é nosso já que se deixarmos de pagar esta extorsão ficamos sem o bem a que os juristas gostam de chamar direitos reais. nem como piada. É apenas mais um esbulho ao bolso dos portugueses, um de muitos.

      1. Avatar de Jose
        Jose

        Como é óbvio, já “paguei”.

    2. Avatar de deepturtle
      deepturtle

      o sistema e o círculo de amigos está muito bem montado para que assim permaneça! isto só ia ao sítio à paulada

  2. Avatar de aj
    aj

    uma redução do aumento das rendas em 2023 mas baixar o IMI, isso fica esquecido….

  3. Avatar de aj
    aj

    os 28% de imposto sobre as rendas recebidas que os proprietários tem que entregar ao governo, isso também não vai baixar.

    1. Avatar de ifm
      ifm

      calmaaa façam bem as contas…
      Ex: o meu patrão contatou-me por 1000€ mensais.

      Só ai o estado leva-me 11% para a segurança social + 17%de IRS.
      Quando uso esse dinherio o estado leva-me mais 23%

      Feitas as contas: 11+17+23 = 51% , dos 1000€ que a entidade patronal paga para eu produzir o estado vai levar logo 510€, fico só efectivamente com 490€
      desse remanescente, ainda vou pagar IMI, IUC, Imposto de selo, imposto do só por que sim.

      As contas feitas ao fim do ano, o estado deve levar no minimo 55 a 60% do nosso trabalho dos 1000€ que me pagam para produzir efectivamente só tenho disponivel 400€, o resto é para o estado.

      Depois ainda vem com temos servico de saude gratuito, policiamento, etc
      O estado leva-me 60% do ordenado e ainda acham que a saude e educação são gratuitos?

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Essas contas estão muito mal feitas mas nem vou discutir isso.
        Pareces ignorar que nos outros países europeus não existem impostos…
        Era bonito não haver impostos? Era mas é uma utopia de todo o tamanho. Prefiro viver num país que tenha como base um sistema assistencialista com as suas imperfeições e vícios.

        1. Avatar de paulo
          paulo

          Não so nos outros paises ganhas a dobrar ou mais mas os impostos são menos, mais baixos e o estado não vive dos impostos como nos por ca. Para não falar do dinheiro que desaparece em corrupção que se estima em 30%.

          1. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Sempre o mesmo argumento em relação às taxas.

            Em 2019, Portugal tinha 36.8% enquanto a média na UE é de 40.2% (percentagens em relação ao PIB), ou seja, estamos abaixo da média na UE

            https://www.gee.gov.pt/pt/indicadores-diarios/ultimos-indicadores/30712-eurostat-carga-fiscal-2

            No entanto, concordo contigo que os nossos salários são baixos e isso dificulta o crescimento da economia e, indirectamente, não dá margem para se baixar impostos porque a receita seria maior se os salários fossem mais altos.

        2. Avatar de Ifm
          Ifm

          Eu não estou a falar nos outros países….
          Estou a falar no nosso, então diz lá onde as contas estão mal feitas???

          Há países com cargas fiscais maiores e com um serviço pior, como há países com cargas fiscais menores com melhores serviços.
          Há de tudo… mas com o map dos outros passo eu bem, eu nasci e vivo cá.

          1. Avatar de Ifm
            Ifm

            Eu acho que as contas estão a ser feitas por baixo, porque impostos do combustível é 60% e não 23%, tabaco, produtos com açúcar também .

            Só gostava os impostos do tabaco e açúcar fossem directamente adoçados ao hospitais oncológicos e de tratamento de diabetes.
            Posto que tinham muito boas condições.
            Mas não vão para a TAP e BES é para as casas do Sócrates

          2. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Muito simples. Por exemplo se o IVA está a 23% isso não quer dizer que te retiram 23% do salário bruto.

  4. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Sarcasm on, temos que pagar muitos impostos, só assim Portugal continua a ser o país mais rico e influente do mundo, com um futuro brilhante pela frente. Sarcasm off…