Hora muda este domingo! Saiba como acertar o relógio…

25 Comentários

A hora legal de Portugal continental coincide com o tempo universal coordenado (UTC) no período compreendido entre a 1 hora UTC do último domingo de outubro e a 1 hora UTC do último domingo de março seguinte (hora de inverno). Porque muda a hora a partir de domingo?


Hora muda este domingo! Saiba como acertar o relógio...


Mudança da Hora – 29 de outubro de 2023

É já na madrugada deste domingo que a hora vai mudar. Em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, às 2:00 da manhã atrasamos o relógio 60 minutos, passando para a 1:00 da manhã. Na Região Autónoma dos Açores, a mudança será feita à 01h00 da madrugada de domingo, passando para as 00h00.

Esta mudança existe há mais de 100 anos. Começou durante a Primeira Guerra Mundial com o objetivo de se poupar energia. Portugal já testou acabar com a mudança de hora. No início do século, experimentou manter a de inverno e entre 1967 e 1975 experimentou manter a de verão. Mas tudo voltou ao mesmo.

Hora muda este domingo! Saiba como acertar o relógio...

O atual regime de alteração de horário é regulado pela lei comunitária de 2000, que prevê que, todos os anos, os relógios sejam adiantados e atrasados uma hora no último domingo de março e no último domingo de outubro, respetivamente.

De 2022 a 2026, inclusive, o início e o termo do período da hora de verão são fixados, respetivamente, nas datas seguintes, à 1 da manhã, tempo universal:

  • 2022: domingo 27 de março e domingo 30 de outubro,
  • 2023: domingo 26 de março e domingo 29 de outubro,
  • 2024: domingo 31 de março e domingo 27 de outubro,
  • 2025: domingo 30 de março e domingo 26 de outubro,
  • 2026: domingo 29 de março e domingo 25 de outubro.

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Informático Amador
    Informático Amador

    Se dizem que o que interessa é estar o mais perto possível da hora solar, e o horário de Inverno é o que se assemelha mais a isso, porque não manter a hora de Inverno, uma vez que os ganhos ou perdas energéticas são residuais, e os benefícios para a saúde são mensuráveis?

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Porque os intelectuais assim o decidiram.

    2. Avatar de Mouro
      Mouro

      Queres as crianças a irem para a escola à NOITE?

      1. Avatar de Oscar
        Oscar

        isso já não pega amigo, não é por 30 minutos que isso fazer alguma diferença para elas…

        1. Avatar de Aves
          Aves

          Adianta-se ou atrasa-se o relógio 1 hora, não é 30 minutos. Faz diferença sim.

          1. Avatar de Oscar
            Oscar

            Aves queres um desenho para perceber o que eu disse, que pelos vistos nem te deste ao trabalho de pensar, talvez o chatgbt te ajude a compreender melhor se lhe fizeres a questão… 😉

          2. Avatar de Aves
            Aves

            Faz lá o desenho 😉
            De facto mexer 30 minutos parece-me uma asneira com patas.

        2. Avatar de Mouro
          Mouro

          Faz sim. Quando fores pai vais perceber do assunto. Ate la, escuta quem te ensina.

      2. Avatar de Ao sul
        Ao sul

        Vem sempre com este argumento, pudera muitos transportes levam horas para chegar a escola. Não temos de viver em função de quem tem essa dificuldade e sair de casa de noite não e’ nada de grave. Vamos acabar com mudança da hora.

    3. Avatar de Jorge Costa
      Jorge Costa

      in Relatório do Observatório Astronómico de Lisboa

      Se se aplicasse a hora de inverno durante o ano todo:

      “i) De manhã e nos meses de maio a agosto o sol nasceria antes das 6h00m, ou perto das 5h00m em junho. Ora, havendo pouquíssimas atividades nesta hora do dia, excetuando a agricultura que pode evitar o calor do dia, ou outras dependentes da luz solar como a construção civil, etc., estas horas matinais são efetivamente “desperdiçadas”: note-se que a maior parte das movimentações em massa ocorre entre as 7h30m e as 8h30m, para o início das atividades matinais.

      ii) Paralelamente, ao final da tarde reduz-se em uma hora o período com luz solar direta, após o tempo laboral (ou escolar), para a maior parte da população. As atividades que se têm tornado importantes como passear, fazer caminhada, corrida, bicicleta, etc., ou atividades de lazer ou culturais, perderiam esta hora de luz.”

      1. Avatar de Aves
        Aves

        O OAL defendeu a continuação da mudança da hora e que se mantivesse as atuais hora de inverno e hora de verão, com uma diferença: passar para a hora de inverno em finais de setembro:
        “A melhor solução para a Hora Legal do país é a que atualmente existe [UTC (atual hora de inverno) + HdV (hora de verão)]. Porém, poderia ser ainda melhor se a transição em outubro (saída da Hora de Verão) regredisse para finais de setembro, como se fazia até 1995 nos países no continente europeu e já com a harmonização da Hora na Comunidade Europeia. Isto também reduziria o período da HdV de 7 para 6 meses, permitindo uma maior aproximação à Hora Solar durante o ano.
        Todas as outras possibilidades que por vezes são debatidas (apêndice D na pág. 28) ou são piores ou muito piores”

    4. Avatar de Hugo
      Hugo

      Concordo, horário de inverno, sem nunca mais mudar. Isso é que era!

  2. Avatar de Aves
    Aves

    O atrasar, para a hora de inverno, e o adiantar, para a hora de verão, não tem o mesmo efeito nos países do norte da Europa e cá, quanto à luz solar
    No norte da Europa, no pino do inverno o sol mais se vê, uma hora a mais no relógio não tem significado. No verão o sol nasce tão cedo que também não tem significado uma hora a mais ou a menos.
    Se estou recordado, quando há uns anos se fez uma espécie de referendo não vinculativo, os nórdicos votaram em massa pelo fim da mudança da hora, que não lhes diz nada.
    Por cá, adiantar ou atrasar o relógio nota-se, exceto no pino do verão em que uma hora a mais ou a menos não tem significado em termos de luz solar.
    Nesse referendo, lembro-me que os portugueses votaram, por larga maioria, pelo fim da mudança da hora e a manutenção da hora de verão o ano todo. Mas o referendo foi feito no verão, tenho dúvidas que se fosse feito no pino do inverno o resultado fosse o mesmo.
    Não sou grande adepto da mudança da hora, inclusivamente, numa altura em que podia dispor do horário como queria, na mudança para a hora de inverno mantive a hora de verão. Levantava-me e ia trabalhar como se a hora não tivesse mudado. Mas durou pouco tempo. À medida que o inverno avançava e que me levantava muito antes do Sol nascer, passou-me a mania do horário de verão o ano todo.

  3. Avatar de Rui
    Rui

    Na minha opinião a hora de verão é a melhor opção, pois qual a lógica de às 17h pela hora de inverno já ser noite. Pois quando vejo desaparecer o s lá começam as dores de barriga e se tenho trabalho para fezer pior ainda.
    100% a favor do horário de verão.

    1. Avatar de Tim
      Tim

      Sem dúvida. É muito melhor ter mais luz solar ao fim do dia do que de manhã.

    2. Avatar de Silva
      Silva

      Eu também tenho uma certa preferência pelo horário de verão, e é difícil trabalhar até de noite. Contudo, é ainda mais difícil acordar ainda de noite, a haver um horário único, eu teria de preferir o horário de inverno.

      1. Avatar de Aves
        Aves

        Pois! A hora de inverno é boa para ir trabalhar, mas é má para sair do trabalho. A conclusão é que não é a hora de inverno que é má … é ir trabalhar no inverno 🙂

    3. Avatar de Aves
      Aves

      Agora o dia é sempre a diminuir e atrasar uma hora é de facto muito brusco. Sair do trabalho de noite não tem graça nenhuma. Mas os dias hão de começar a crescer … lá para fevereiro. “Janeiro fora, mais uma hora, e quem bem reparar, hora e meia há de achar” 🙂

      1. Avatar de PM
        PM

        Os dias começam a crescer ainda em dezembro, após o equinócio

        1. Avatar de Aves
          Aves

          Isso todos sabem. A questão é quando se nota.

  4. Avatar de Paulo
    Paulo

    E se em Março, em vez de atrasar 1h, se atrasar somente 30min? E depois manter sempre esse horário no Verão e no Inverno? Qual será o impacto nos horários de trabalho no Verão e no Inverno? Se formos a ver, estes 30min “não fazem enorme diferença” nas manhãs e nas tardes tal como muitos comentam.

    A poupança de energia é coisa que pessoalmente não vejo, nem meu local de trabalho nem noutras empresas quer seja no Verão quer seja no Inverno. As luzes são/estão constantemente ligadas por isso essa desculpa “… começou durante a Primeira Guerra Mundial com o objetivo de se poupar energia…” já irrita.

    Atualmente as economias podem e devem ser ajustadas à realidade dos dias de hoje e não de há 100 anos. Hoje, por exemplo, temos lâmpadas LED que gastam 1/10 (valor ao azar) das lâmpadas de há 100 anos. Vão-me dizer que é por aí que insistimos na mudança da hora?

    E a nível da saúde? De Inverno, a mudança, e é a minha opinião, aguenta-se melhor que no Verão. O corpo anda “desorganizado” durante uns dias/semanas até se habituar aos horários. Qual o custo a nível da saúde?

    O facto de se acordar com o sol, será que compensa que às 16:30 seja noite e que muitos de nós ainda tem por vezes 1 ou 2 ou mesmo 3 horas de trabalho pela frente?

    Sim, tenho colegas que às 16h terminam o trabalho, mas também tenho muitos que às 18:30 ainda trabalham…

    Não sei se será melhor a hora de Inverno ou a de Verão, mas acho que deveriam consideram aumentar ou reduzir somente 30min a hora e depois mantê-la.

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Um grande número de países nem mexem na hora. Havia de ser bonito as diferenças de 30 minutos. “Aqui é 1/4 para as 3H”, Aqui são 3H e 1/4” Nem na UE iam em tal coisa. Nem esteva nas propostas sobre a continuação ou mudança da hora.

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        A mudar seria toda a Europa, da mesma forma q se faz hoje. Além disso, tem mt lógica q assim q se passa a fronteira com a Espanha, aumenta logo 1h…

        A diferença dos 30min seria aplicada em toda a Europa e de uma só vez.

        As pessoas focaram-se numa só opção, sem abrir a oportunidade a outras, ou pensar em outras opções.

        Há que testar antes de se tirar conclusões precipitadas.

        1. Avatar de Aves
          Aves

          Mais de metade dos países do mundo não muda a hora, mesmo países que tiveram mudança da hora – como o Brasil e a Argentina. Era claro do que escrevi que as diferenças de meia hora era em relação a esses.
          Mas na UE ninguém no seu perfeito juízo ia considerar uma mudança de meia hora, que não resolvia nada. O que temos são sete meses com hora de verão (UTC+1) e cinco meses de hora de inverno (UTC). Os fusos horários seguem aproximadamente a divisão dos paralelos em 15º (360º / 24h). O que estás a dizer é que na UE se teria de considerar 7,5º para acomodar a meia hora, sem qualquer correspondência nos países a sul, que mantinham os 15º. Esquece.

          1. Avatar de Paulo
            Paulo

            E neste caso a Europa muda a hora a cada 6 meses e os países a sul mantêm-na… Onde entra então a tua justificação? E porque é que a Europa tem de respeitar os fusos segundo a tua justificação e os países a Sul não o fazem para se alinharem à Europa? https://en.wikipedia.org/wiki/Time_zone#/media/File:World_Time_Zones_Map.png

            Não são assim tantos os países que adoptam esta teoria de mudança de hora.
            https://en.wikipedia.org/wiki/Daylight_saving_time_by_country

            Nos dias de hoje está mais que desactualizado este sistema de mudança de hora e infelizmente temos de levar com ele mesmo que uma grande maioria da população está em desacordo. Desde sempre oiço as pessoas a queixarem-se desta mudança de hora e são muito poucos os que estão de acordo com ela.

            O ser humano adapta-se, como sempre, mas podíamos estar bem melhor se politicamente houvesse coragem de tomar decisões que são para o bem estar da população em vez de se encherem só os bolsos. (e não, não vamos entrar em politica)

            Fico por aqui.
            Foi um prazer ter trocado algumas ideias ctg,
            Obrigado e bem-haja,