Hoje, todos os telemóveis nos EUA vão emitir um alerta de emergência

16 Comentários

O governo dos Estados Unidos da América (EUA) alertou que, hoje, vai testar dois sistemas de alerta e emergência, fazendo tocar todos os telemóveis do país equipados com sistema wireless.

Representação de pessoas a receberem um alerta no telemóvel

Hoje, quarta-feira, por volta das 14h20 locais, a Federal Communications Commission e a Federal Emergency Management Agency dos EUA vão testar os seus sistemas de alerta e aviso de emergência.

O governo alertou que o teste será de cariz nacional e servirá para experimentar um novo sistema de alerta (em inglês, EAS) e um sistema de emergência via wireless (em inglês, WEA).

O primeiro tem o objetivo de enviar mensagens de alerta a órgãos de comunicação, e o segundo pretende deixar avisos de emergência em todos os telemóveis equipados com wireless.

É o sétimo teste EAS nacional e o segundo teste de envio para todos os telemóveis nos EUA.

 

EUA testam sistema de alerta para avisos e emergências

Os testes serão enviados em inglês ou espanhol, dependendo do idioma configurado no telemóvel. Durante cerca de 30 minutos, os avisos enviados para os telemóveis serão “acompanhados por um toque e vibração únicos”, por forma a torná-los o mais acessíveis possível, e informarão: “Isto é um teste do sistema nacional de alerta de emergência wireless. Nenhuma ação é necessária.”

Por sua vez, os alertas enviados para as televisões e rádios terão a duração de um minuto e indicarão o seguinte:

Isto é um teste nacional do sistema de alerta de emergência, emitido pela Federal Emergency Management Agency, cobrindo os EUA das 14h20 às 14h50, ET. Isto é apenas um teste. Nenhuma ação é exigida por parte do público.

Se a meteorologia não estiver a favor, o teste será adiado para o dia 11 de outubro.

Catástrofe

Apesar de hoje se tratar apenas de um teste, o sistema existe para alertar a população para as seguintes situações:

  • Alertas AMBER para crises de rapto de crianças;
  • Alertas da Casa Branca em caso de emergências nacionais;
  • Alertas de condições meteorológicas extremas e desastres naturais do Serviço Meteorológico Nacional, como inundações repentinas, tornados, tsunamis, tempestades severas, furacões, tufões, tempestades, ventos extremos, tempestades de poeira e rajadas de neve;
  • Atiradores ativos;
  • Desastres provocados pelo Homem;
  • Blue Alerts para quando são atacados polícias;
  • Outras emergências ameaçadoras.

As mensagens WEA não são afetadas pelo congestionamento da rede.

Representação de pessoa a receber um alerta no telemóvel

De acordo com a Federal Emergency Management Agency, “objetivo do teste do dia 4 de outubro é assegurar que estes sistemas continuam a ser eficazes no alerta público acerca de emergências, especialmente nas de nível nacional”.

Este tipo de iniciativa não é inédito, considerando que os EUA realizaram um evento semelhante em 2021 e em 2011, e o Reino Unido levou a cabo um teste semelhante este ano, no dia 23 de abril.

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de DS
    DS

    Em Portugal o tal relatório sobre o Cell Broadcast ficou na gaveta do MAI
    Temos o país que merecemos.

    1. Avatar de Urtencio
      Urtencio

      O culpa não é do mAI nem do gOVERNO!

  2. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Ainda este ano em Março estive no Texas e devido a um tornado, tanto o meu cartão português como o dos EUA, receberam alerta. Na mesma semana, outro alerta, dessa vez devido a uma pessoa desaparecida.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      desliga os amber alerts, são uma praga

  3. Avatar de Joaocesar
    Joaocesar

    Pra controlar .

    1. Avatar de DS
      DS

      Pode justificar a afirmação?
      Onde e o que é que controla o quê?

      1. Avatar de Keyboardcat
        Keyboardcat

        Ainda não sabes? Isto é o sinal para ativar as nanopartículas 5G das vacinas.

        Agora é que antivaxxers vão finalmente provar as teorias deles!

        1. Avatar de Carlos Fernandes
          Carlos Fernandes

          muito bom.

    2. Avatar de LOl
      LOl

      apaga que dá tempo

    3. Avatar de Antonio Ferreira
      Antonio Ferreira

      explica lá então aqui para os mais distraídos esse teu sábio comentário de “Pra controlar”

    4. Avatar de DV
      DV

      Antes fosse para controlar alguma coisa mas a realidade é que ninguem está ao leme estamos á deriva entregues à bicharada.

  4. Avatar de tUGA
    tUGA

    Sr. Antonio Ferreira
    Os números dos telemóveis que os governos têm, de certeza que não é só para emitir avisos à população. Apontem um país em que o governo na realidade se tem preocupado com a POPULAÇÃO. ZERO. Exemplo? Vejam este país em que se preocupam connosco. Vão-nos dando uns migalhas e o zé fica todo contente e pronto. Outros roubam o povo, na altura não existe doenças para esses, depois são apanhados e aí já têm.

    1. Avatar de Antonio Ferreira
      Antonio Ferreira

      Caro tUGA,

      e o que tem isso que acabou de comentar com esta noticia de os EUA estarem a testar avisos para situações de emergência, catástrofes, etc ?

      Cá em Portugal também recebemos alertas via sms da proteção civil relativamente a incêndios. O que têm esses sms a ver com controlar pessoas ?

      Como exemplo de controlo populacional pelo estado, não há melhor exemplo do que a China, mas não é disso que este artigo esta a falar.

      1. Avatar de Keyboardcat
        Keyboardcat

        Tem cuidado, não fales mal da China.

        Aqui só podes falar mal dos malandros do ocidente que subjugam e silenciam a pobre população. Daqui a nada tens a polícia secreta do Costa à porta.

        1. Avatar de Antonio Ferreira
          Antonio Ferreira

          :-))))))

  5. Avatar de Bagaceiro
    Bagaceiro

    Se tombar muita gente culpam o Trump….