Hackers usam sites sobre estado do Coronavírus para roubar dados pessoais

15 Comentários

Um investigador descobriu que há hackers a usar os sites informativos sobre o estado do Coronavírus, para roubar dados pessoais dos utilizadores.

É nos momentos de maior aperto que infelizmente percebemos que há muitas pessoas sem carácter por esse mundo fora.



De momento, em todo o Mundo há registo de 121.747 casos infetados, 4.387 mortos e ainda 66.943 recuperados do Coronavírus. Em Portugal estão confirmados para já 59 casos.

Com o surto a infetar pessoas em vários países, foram criados mapas sobre o avanço da doença COVID-19 nos vários territórios. Mas é preciso ter cuidado.

 

Hackers usam sites sobre estado do Coronavírus para roubar dados

Com a criação de vários sites informativos, podemos estar atualizados através de mapas que indicam a evolução dos casos com COVID-19. Ficamos informados sobre o número de casos em cada país, a quantidade de mortos, os recuperados, entre outros.

No entanto há agora informação de que muitos desses mapas estão infetados com um malware. Isso permite aos hackers roubar informações dos utilizadores que acedam, como por exemplo nome, passwords, números de cartões, entre outros.

A descoberta foi feita por Shai Alfasi, um Investigador de Segurança na empresa Reason Labs.

De acordo com Alfasi, os hackers criam os sites com o objetivo de solicitar o download de uma aplicação que promete manter o utilizador atualizado, em tempo real, acerca da evolução do Coronavírus.

No entanto, a app nem precisa ser instalada, pois através download é instalado um ficheiro malicioso no computador do lesado.

Por sua vez, Alfasi refere que atualmente apenas ficam infetados os computadores com Sistema Operativo Windows. De qualquer forma, acredita que será uma questão de tempo até afetar outros sistemas.

Para além disso, o investigador adianta que o software usado é o AZORult, utilizado para roubar dados do computador ao mesmo tempo que os infeta com outros malwares.

Alfasi explica que este malware:

É usado para roubar o histórico de navegação, cookies, ID/passwords, criptomoedas e muito mais. Pode ainda fazer o download de malware adicional em máquinas infetadas. O ACORult é normalmente vendido em fóruns russos clandestinos com o objetivo de recolher dados confidenciais de um computador infetado.

Como se isso não bastasse, este malware é ainda capaz de criar uma conta de administrador secreta para ataques remotos.

Por outro lado, no início de março a empresa de segurança Check Point concluiu que mais de metade dos domínios relacionados com o Coronavírus, haviam sido criados para infetar computadores.

Desta forma, deixamos aqui o apelo para um cuidado e atenção redobrados quando acederem a algum site relacionado com o vírus.


Leia também

Covid-19: Dashboard com informação apenas de Portugal

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de sba
    sba

    Para quem quer apenas saber informações num site, faz o download e instala um programa, merece ser infectado.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Há pessoas que não têm este conhecimento, não devemos desejar o mal a ninguém, digo eu.

      1. Avatar de Filipe Rafael
    2. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      não concordo, nem toda a gente tem as capacidades para isso, e desespero, alarmismos entre outras coisas dá nisto.
      e nunca podemos dizer que nunca nos vai acontecer a nós

  2. Avatar de KodiakShadows
    KodiakShadows

    Ultima Hora! E3 2020 foi cancelado o ESA acabou de confirmar

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    Isso não é nada. Deviam era fazer um virus que se transmitisse também pelo ar e assim infectavam pessoas e computadores 🙂

    1. Avatar de Mac
      Mac

      Foi o que fizeram, neste caso. Alguém tem dúvidas?
      Tal como o ANTRAX(SARS), este “CoronaVirus19” foi feito(fabricado) para que se transmitisse também pelo ar e assim infectavam pessoas, criando uma catástrofe mundial, com a qual alguns(cartolas políticos/governos/farmacêuticas/multinacionais) irão lucrar muitos milhões, senão biliões.
      Pensem nisto…

      1. Avatar de Woot!
        Woot!

        lol olha outro teorista. Sim porque antes de existirem humanos não haviam virus…deixa de ser choninhas.

        1. Avatar de GM
          GM

          https://www.youtube.com/watch?v=bfukCy1dj2A
          Vê e reflecte. Pode não ter nada a ver, mas pode tb ter alguma ponta de verdade.

        2. Avatar de Mac
          Mac

          Woot! Abre os olhos!
          É por ingénuos como tu, que vamos a caminho de uma pandemia gerada em laboratório.
          A história assim dirá.
          Informa-te…

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            A minha pergunta é: Abre os olhos e quê? Mesmo que estejas 100% certo isso prevenirá alguma coisa no futuro? Resolve algo agora?
            Então? Achas mesmo que és mais informado que a restante população? Abre tu os olhos. TUDO é corrompível e manipulável…ultrapassa isso!

  4. Avatar de eu
    eu

    Devia era de haver um vírus que entra-se pela rabadilha dos piratas informáticos, sai-se pela boca e volta-se a entrar no cú.
    Até disto se aproveitam estes inergumes.

  5. Avatar de Mac
    Mac

    VAI COMEÇAR A APARECER A VERDADE…
    Daniel José Ramos
    2 h ·
    XEQUE-MATE CHINÊS

    Nos últimos dias a China bateu muitos recordes.
    Ganhou 20 bilhões de dólares e comprou cerca de 30% das acções das empresas.
    Xi Jinping superou os europeus e os democratas americanos numa jogada inteligentíssima feita diante dos olhos de todo o mundo.
    Devido à situação em Wuhan a moeda chinesa começou a declinar mas o Banco Central chinês não tomou nenhuma medida para impedir esse colapso.
    Passavam, inclusivamente, notícias de que a China nem sequer tinha máscaras suficientes para combater o coronavírus.
    Esses rumores, mais a medida de Xi Jinping em bloquear as fronteiras de Wuhan, levaram a um forte declínio das acções (44%) nas empresas de tecnologia e indústria química.
    Os “tubarões financeiros” começaram a tentar vender todas as acções chinesas mas ninguém queria comprá-las pelo que se desvalorizaram fortemente.
    Xi Jinping esperou uma semana inteira aparecendo sorridente em todas as conferências de imprensa como se nada de especial estivesse a acontecer.
    Quando o preço caiu abaixo do limite permitido, ordenou a compra de TODAS as acções de europeus e americanos, ao mesmo tempo!
    Só aí os “tubarões financeiros” perceberam que tinham sido enganados.
    Mas já era tarde demais.
    Todas as acções haviam passado para a mão da China que, naquele momento, faturou 2.000 bilhões de US$ e tornou-se, de novo, o acionista maioritário de empresas construídas por europeus e americanos.
    Com estas novas acções ficaram proprietários da indústria pesada da qual a União Europeia, a América e o mundo inteiro dependem.
    A partir de agora a China fixará o preço e as receitas das suas empresas ficarão no país, o que permitirá um acentuado aumento das suas reservas de ouro.
    Jogada brilhante na história do mercado das acções.
    Xeque-Mate aos “tubarões financeiros”!
    (De um texto enviado pelo Prof. Jaime Santos e da autoria de Miguel Boieiro e Delfim de Almeida Carvalho.)

  6. Avatar de Hugo Andre
    Hugo Andre

    Pois nao duvido que o capital da direita fascista com esses comentários pense assim e aja assim!

    Mas ja vieram a desmintir isto!