Hackers do Reddit exigem 4,5 milhões de dólares e mudança dos preços da API

10 Comentários

Tal como aqui informámos, no mês de fevereiro deste ano, o Reddit foi atacado por hackers que pretendiam roubar os dados dos utilizadores e o seu código fonte. E as informações mais recentes indicam que os criminosos digitais da popular plataforma dizem já ter roubado mais de 80 GB dados do serviço e exigem agora um resgate de 4,5 milhões de dólares e ainda a mudança de preços da API.

Reddit

Reddit: Hackers querem 4,5 milhões de dólares e alteração nos preços da API

Depois do ataque no início deste ano, as últimas notícias avançadas pelo The Verge adiantam que os hackers do Reddit procuram agora obter um resgate da plataforma no valor de 4,5 milhões de dólares, mas ainda há mais. Os detalhes revelam que os criminosos também querem que haja uma mudança nos preços da API.

O grupo de hackers em questão designa-se BlackCat, dedica-se a ataques de ransomware e afirma ter já roubado 80 GB de dados do Reddit. E caso as suas exigências não sejam satisfeitas, os hackers ameaçam divulgar publicamente esses mesmos dados. Além de um pagamento de 4,5 milhões de dólares, os atacantes exigem também que a plataforma altere os seus planos para as mudanças de preços da API, uma intenção do Reddit que tem causado polémica e protestos entre os utilizadores nos últimos dias.

No centro desta discórdia está o facto de, recentemente, o Reddit ter anunciado que iria começar a cobrar aos programadores de apps de terceiros, o que não foi do agrado da esmagadora maioria. E apesar disso, em entrevista ao The Verge, o CEO do serviço, Steve Huffman, disse que a plataforma “nunca foi projetada” para oferecer suporte a aplicações de terceiros e que a empresa não iria recuar nestas mudanças.

Em fevereiro, quando o ataque aconteceu, o Reddit adiantou que os hackers haviam usado técnicas de phishing “sofisticadas e altamente direccionadas” para conseguir aceder a documentos e dados internos, como as informações de contacto de funcionários.

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de supersilva
    supersilva

    Que diferença esses dados fazem pra alguma coisa?

  2. Avatar de mamba
    mamba

    Os heróis que nunca pedimos mas que são necessários para quebrar a teimosia do CEO do Reddit.

    1. Avatar de Fusion
      Fusion

      Acho que estão de mãos atadas os mods dos subs. Pelo que sei os mods dos diferentes subs que estão fechados, receberam um mail avisar que ou abrem ou serão expulsos dos subs e outras pessoas assumiram o papel de mod.

      E como sabes nem todos os utilizadores do reddit querem saber das API, a malta só quer usar, e apesar de eu estar do lado dos mods neste caso, sei que existe pessoas que não querem saber e se tiverem oportunidade de moderar algum sub vão faze-lo com ou sem API

      1. Avatar de Telmo
        Telmo

        Para mim significa a obrigação da malta migrar para serviços federados para tornar o sass (software como serviço) menos mau

        1. Avatar de Joaquim Afonso
          Joaquim Afonso

          SaaS

  3. Avatar de pdsermqq
    pdsermqq

    RIP Reddit.

  4. Avatar de Ru
    Ru

    Passei a acompanhar só um sub. De resto tenho andado no Lemmy.
    Não é para todos, e ainda tem muito para crescer. Mas já tem um movimento jeitoso e principalmente, tem o que me interessa.

    1. Avatar de Telmo
      Telmo

      Dizem que o lemmy é coisa de socialistas

      Bem, tal e qual como mastodon pleroma akkoma entre outros no lado dos blogs federados temos o lemmy e o kbin

      Apenas para realçar que as plataformas federadas é una forma de descentralizar a intenet web 2.1/3.1

      Portanto, aqueles que não desejam serem explorados usar o lemmy/kbin em vez do reddit é a melhor coisa que a malta pode fazer

      Deixo vos aqui duas instancias populares do lemmy

      Lemmy.ml (principal com muito conteudo local em inglês)

      Lemmy.pt comunidade focado para falantes em portiguês (como acontece no lado mastodon, não é a unica focado para publico falante de português)

      1. Avatar de teste
        teste

        Obrigado por tirares um tempo para partilhar tudo isto com todos nos. Abraco

  5. Avatar de Telmo
    Telmo

    Aonde está a noticia sobre is protestos da comunidade?

    #reddit #antireddit #lemmy

    Lemmy.pt