Há brasileiros a passar fome em Portugal enganados por youtubers

129 Comentários

Portugal é um bom país para se viver. A segurança, a amabilidade do povo, a cultura aberta e tolerante, a educação, entre muitos outros aspetos, são fatores que levam os brasileiros a procurar o país. Contudo, promessas de um Eldorado, desenhado por youtubers do Brasil, estão a trazer pessoas do outro lado do Atlântico à procura de uma realidade que não existe.

No Brasil começam a surgir notícias que abordam as dificuldades enfrentadas por brasileiros para migrar para Portugal, que são cada vez maiores. Sem dinheiro, sem trabalho e sem casa para morar, há centenas a passar fome e a morar na rua.

Há brasileiros a passar fome em Portugal enganados por youtubers


Youtubers prometem Eldorado em Portugal

A realidade de Portugal enquadra-se pelo que acontece no planeta. A guerra continua a deixar marcas num crescimento pós-pandemia, e a recessão económica ameaça sobretudo quem não consegue esticar o que ganha ao fim do mês.

Além disso, com as rendas a aumentar – ano passado subiram, em média, 37%, com a conta da energia a aumentar, gás, água, bens alimentares e transportes com preços mais caros, é complicado para quem vem à procura de uma vida mais fácil, ou pelo menos com desafios ultrapassáveis, em Portugal.

Segundo o Correio Braziliense, que cita o pastor Fabrizio Santos, da igreja evangélica Adonai Church, muitas pessoas mudaram-se para Portugal a acreditar que teriam facilidade para arranjar um emprego e para arrendar um local adequado para morar.

Mas tudo está muito caro. As pessoas estão enganadas em relação à vida em Portugal.

Disse o pastor que tem ajudado muitas pessoas com cestas básicas e indicações para trabalho.

O aumento do custo de vida, em especial do valor dos alojamentos, complica a vida destes imigrantes que constituem a principal comunidade estrangeira em Portugal.

Não conseguem mais pagar os alugueis, que, somente no ano passado, subiram, em média, 37%.

Referiu Fabrizio Santos.

O pastor conta que, nos últimos dias, um membro da sua igreja encontrou um casal, com uma criança, a dormir numa estação de comboio na região de Lisboa. Essa pessoa levou o casal e a criança para sua casa, onde ficaram durante 15 dias, até que um deles conseguisse um trabalho.

Não tinham dinheiro nem para comer. E isso está se repetindo diariamente.

Destaca o pastor.

 

Custo de vida em Portugal tem aumentado substancialmente

Para quem quer vir para Portugal viver e trabalhar, tem de se preparar para enfrentar algumas exigências. Saber exatamente para que região pretende viver, a documentação necessárias para entrar e para ficar a viver no país, o custo de vida dessa região e do país em geral, ter dinheiro para poder subsistir alguns meses e ter presente que não é fácil conseguir alojamento, que o emprego nem sempre será o que pretendia e que, apesar de ter um custo de vida dos mais baratos para se viver na Europa, não é barato viver nas grandes cidades.

A facilidade da língua acaba aí mesmo. Isto porque no último ano a habitação aumentou consideravelmente, o salário mínimo não acompanhou a inflação, as pessoas perderam poder de compra e há uma recessão económica latente. Portanto, a aventura de vir para Portugal tem de ser muito bem pensada.

Para 2023, o Governo determinou um aumento do salário mínimo de 705 para 760 euros, uma subida de 7,8% que será idêntica à taxa de inflação média em 2022. Portanto, aquele que foi o maior aumento de sempre do salário mínimo, vê-se anulado pela subida dos preços dos bens e serviços ao longo de todo o ano passado.

 

Youtubers e influencers são um engodo

Pelos relatos que chegam ao religioso, muitos brasileiros que vieram para Portugal foram iludidos por publicações enganosas na internet feitos por youtubers, que estão a ser investigados pelas autoridades portuguesas.

São jovens que aparecem com roupas de marcas, carros, ostentando, como se tivessem ficado ricos em Portugal. Aí, brasileiros que veem isso, compram passagem e chegam ao país europeu com apenas 1 mil euros (R$ 5.500) no bolso.

Disse o pastor da igreja evangélica Adonai Church.

Fabrizio Santos ressalta, ainda, que, quando chegou a Portugal, há seis anos, com 100 euros (R$ 550) enchia um carrinho do supermercado com compras. Agora, com os mesmo 100 euros, no máximo, consegue sair com 3 sacos e “dando glória a Deus por ter comprado algo”.

Segundo ele, são muitos os casos de depressão entre brasileiros, devido às dificuldades e frustrações com o processo de migração.

As redes sociais, como, por exemplo, o TikTok, são canais de informação, muitas vezes falsa ou desenquadrada, fortemente tomados pelos brasileiros. Muitos, até com pouca ou nenhuma informação e propaganda de conteúdo errado, mostram que Portugal é um país de grandes oportunidade e que poderá ser mesmo uma porta de entrada dos brasileiros depois para toda a Europa.

Segundo o SEF, os cidadãos brasileiros mantêm-se como a principal comunidade estrangeira residente no país, num total de 233.138 pessoas, mais 28.444 (13%) do que em 2021.

Dados mais recentes apontam que, em média, por dia, 145 brasileiros pedem ajuda para voltar ao Brasil. O Consulado do país em Lisboa tem sido muito procurado, mas não tem recursos para pagar as viagens de volta.

Partilhar:
Tags:

Comentários

129

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ze
    Ze

    “A segurança, a amabilidade do povo, a cultura aberta e tolerante, a educação” isso tudo ja “morreu”, agora reina a ganacia.

    1. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      ganancia sempre existiu e sempre reinou.

  2. Avatar de tiago
    tiago

    Nenhum país do mundo é um paraíso e muito menos hoje em dia, estes youtubers burlões são uma m/$a.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      tens muitos países bons para ganhares bom dinheiro se quiseres trabalhar por ele, portugal nunca foi um.
      para os brasileiros não existe falta de emprego caso eles queiram, têm uber eats, uber, empregado de mesa ou turismo, são tudo áreas com falta de profissionais e a pagar bem acima do ordenado minimo.

      1. Avatar de V.T.
        V.T.

        Portugal ao pé do Brasil e em regra geral é um excelente país para se viver e constituir família. Se tivesses vivido a dura realidade brasileira não escrevias tal barbaridade!

        1. Avatar de JJ
          JJ

          Na verdade, se vier para o sul do Brasil vai descobrir que somos bem ricos. A única exigência é estudo e não tem medo de pensar e produzir. Se não acreditam procurem os números na internet e vejam vídeos sobre o Sul do Brasil no youtube.

          1. Avatar de Fabiana
            Fabiana

            Sou do sul e estou em Portugal há pouco tempo, mas isso que vc relatou é verdade. Quem mora no sul do Brasil, tem mais oportunidades por ser um Estado muito rico e menos violento.

          2. Avatar de V.T.
            V.T.

            E depois bateste com a cabeça na parede e acordaste…

          3. Avatar de Dinis Domingos
            Dinis Domingos

            Isso é bonito mas no Brasil podem te dar um tiro e aqui é muito mais difícil… Além disso, eu estive no aeroporto de S. Paulo (é no sul não?) e as casas de banho tinham excrementos secos na parede e sanita. No nosso aeroporto podes comer do chão… São as pequenas diferenças entre o primeiro mundo e o terceiro

          4. Avatar de emanuela
            emanuela

            OTem anos que a união paga bilhões em dívidas anuais do Rio Grande do Sul. Escravizam mão de obra do nordeste e vivem na ilusão que são europeus. Sabe a fala de Bacurau, o filme … então – essa é uma versão piorada dela. Gente, vocês deliram. É uma vergonha para o resto do Brasil essa mentalidade colonizada e submissa de vocês.

            Fala do filme
            https://twitter.com/i/status/1210934714808381441

      2. Avatar de Dinis
        Dinis

        Tudo depende de onde vens. Portugal é um milhão de vezes melhor que o Brasil. Nós somos primeiro mundo e eles são 3º/emergente
        Não falo de emprego mas sim de coisas básicas como electricidade e saneamento.
        Cá quando há uma aldeia que não tem electricidade é escândalo da TV lá no brasil é normal.

        1. Avatar de Indignado
          Indignado

          Quanta ignorância!! Acho que você nunca abriu um Google pra pesquisar sobre o Brasil. Digita aí São Paulo, Curitiba, Brasília, Florianópolis, Balneário Camboriú, Maceió, João Pessoa.
          Como pode uma pessoa em plena era digital achar que o país inteiro é todo igual. Só pra lembrar que o Brasil tem 220 milhões de pessoas e só o PIB de São Paulo é 6 vezes maior que o de Portugal. Além disto, o Brasil é N vezes maior que Portugal em território e tem apenas 2k km2 a menos que a Europa toda. Então você acha que pode generalizar um país do tamanho de um continente? Se apenas 1% dos brasileiros quiserem ir pra Portugal a população do teu país iria triplicar, então não venha com essa de que tudo no Brasil é mal.

          1. Avatar de Raquel
            Raquel

            Em primeiro lugar 1% de brasileiros equivale a 2 milhões, logo não ia triplicar a população de Portugal visto k tem 11 milhões de habitantes e segundo, Portugal não tem estrutura para acolher esses 2 milhões de brasileiros. Não tem habitação disponível par alugar e muito menos 2 milhões de posto de trabalhos. Todos os dias chegam pedidos de ajuda no consulado do Brasil aqui em Portugal, pk querem voltar, não ou porque não conseguem trabalho, ou pk simplesmente não conseguem pagar um aluguer, ou até nem casa conseguem arranjar.

        2. Avatar de Indignado
          Indignado

          1o mundo onde? O que vocês produzem? Mais de 30% de uma população de apenas 10 milhões estão na linha de pobreza. Agradeça por existir a União Europeia, caso contrário vocês estariam muito pior.

          1. Avatar de Rúben
            Rúben

            Alguém faltou na escola a aulas de PORTUGUÊS e matemática.
            Portugal está na ultima sondagem com 18.4% população na pobreza, o Brasil está nos 30% .
            O que importa o país ser maior e ter mais população?! Isso é indicativo de qualidade de vida?! Os países mais ricos do mundo têm menos de 10milhoes de habitantes.
            O complexo falou mais alto, o Brasil é grande mas é também uma grande merda.
            O pib é maior que o Português em quase 6x? Ok..mas também têm 21x mais população..isso quer dizer que também é 15x mais pobre pois falta dinheiro para sustentar o povo.
            Enquanto o vosso PIB é 6x maior, a nossa moeda também vale 6x mais que o do Brasil..parece que afinal são mais pobres em tudo novamente.
            Ninguém quer imigrar para o Brasil, já 80% dos brasileiros,choram todos os dias para fugir do brasil, seja para Europa ou EUA.
            Sois muito pequenos apesar dos 220milhoes..

          2. Avatar de João Silva
            João Silva

            Mas nós somos Europa e estamos no continente europeu… não gosta?? Temos pena, sorte a nossa.
            Vocês, Brasileiros, abram os olhos antes de virem para Portugal, isto não é um mar de rosas, é preciso trabalhar duro…
            Tenho colegas Brasileiros que têm dois trabalhos, têm automóveis praticamente novos, que no Brasil nunca iriam conseguir comprar, ainda conseguem ir de férias para o Brasil, claro que com aquilo que ganham em Portugal, quando vão de férias parecem uns reis.

          3. Avatar de JJ
            JJ

            @João Silva aqui também dá para ter um ótimo padrão de vida, quem vai para Portugal é porque está precisando, então acaba indo pessoas menos qualificadas.

          4. Avatar de Dinis Domingos
            Dinis Domingos

            Tu provas que o brasil não presta ao escreveres mal e não teres os teus factos correctos… O nosso ensino está mau mas o vosso é MUITO pior… e a vossa saúde PÚBLICA é uma vergonha…
            E mais: prefiro mil vezes ser pobre em Portugal que no Brasil. No Brasil se fores pobre tens uma barraca, aqui, se te mexeres, a câmara dá-te uma casa…
            Em Portugal há pobreza, no Brasil há miséria.
            A taxa de mortalidade infantil (um dos maiores indicadores do progresso de um país) de Portugal é de 2,4 por mil enquanto no Brasil é 13,3!!!!!! por mil. Mesmo no Sul é de 10 por mil (dados do vosso governo).

        3. Avatar de André
          André

          quanta ignorância! Comparar um país continental com o Portugal é o no mínimo burrice!
          Brasil é mais rico que Portugal, é difícil gerir um país do tamanho do Brasil, EUA idem!

          1. Avatar de V.T.
            V.T.

            Podia-te atirar todos os argumentos e mais alguns. Mas só te dou um, se o Brasil é rico (LOL) porque cada vez mais estão a vir brasileiros para cá????
            Outra, querer comparar o Brasil com os EUA é a prova de que maior burrice é impossível!

          2. Avatar de Vítor M.

            O Brasil é riquíssimo caro VT, nem coloques isso em causa. Uma coisa é o país, outra coisa é a gestão que fazem dele.

          3. Avatar de Dinis Domingos
            Dinis Domingos

            O canada é maior que o Brasil, é também um pais “continental” como tu dizes, e é muito mais bem gerido que o vosso. Lá não há miséria como no Brasil. Austrália é quase do vosso tamanho e é um dos melhores países para viver…

      3. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Bem acima? A maioria dos trabalhos no turismo e restauração pagam o… salário mínimo. Só ganham mais se tiverem gorjetas.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Não deves andar atento ao que aconteceu no sector no último ano.

          1. Avatar de Antonio Saraiva
            Antonio Saraiva

            Deves estar a brincar. A hotelaria e restauração paga mal para carambas. Neste momento têm muita dificuldade para recrutar pessoal. Quem ainda vai aceitando trabalhar nesse sector são basicamente os imigrantes.

      4. Avatar de Jailton
        Jailton

        Concordo com você,mais a maioria dos brasileiros sai daqui,querendo arrumar um serviço que trabalhar pouco,ganhando muito bem,essas pessoas esquece que elas estão em outro país totalmente diferente do Brasil outra cultura e que elas têm que recomeçar sua vida do zero, como diz meu amigo que está em Portugal lá vc tem que aceitar o que aparecer,rala muito pra depois conseguir chegar na sua profissão de verdade ,muitos acham que vai chegar e ser tudo conquistado muito fácil.

        1. Avatar de JJ
          JJ

          Isso é a mais pura realizada, principalmente nos EUA, normal os brasileiros sofrerem para revalidar seus diplomas, mas se procurar já possuímos várias universidades aqui no Brasil com validação automática do diploma em universidades norte, americanas por possuírem simetria no ensino.

  3. Avatar de Naodouonome
    Naodouonome

    Não descurando a situação.
    Os meus avós foram pra França antes de 74 e tiveram que dormir nas obras onde o meu avô trabalhava durante algum tempo até terem uma casa, isto tudo as escondidas num país com uma língua diferente e 2 filhos, saíram do país ilegalmente passaram por Espanha escondidos e entraram em franca ilegais e assim se mantiveram durante algum tempo.
    Agora não nos podemos esquecer que muitos brasileiros entram em Portugal pra darem o salto pra outro país da EU (porque se ganha mais)! Quantos não são apanhados lá fora deportados pro Brasil e voltam a entrar novamente por Portugal.

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Avós e antes de 1974 ?? Poça,você ainda é bem novo. 🙂

      1. Avatar de Matemática
        Matemática

        é só fazer contas…. cerca de 30 anos.
        Naquela época, é que foi bem duro.

        1. Avatar de Naodouonome
          Naodouonome

          Isso mesmo que quiz dizer, bem duro porque os franceses ainda hoje são xenófobos e naquela altura então.
          Agora vir pra um país que recebe bem e fala a mesma língua…

          1. Avatar de PorcoDoPunjab
            PorcoDoPunjab

            Naodouonome, os franceses são xenófobos mas só em relação a alguns porque de outros que por lá andam não falam eles.
            Façam lá eles piadas sobre os árabes como fizeram aqui há dias sobre portugueses e vai ver o que lhes acontece.
            Têm um medo deles que nem imagina…
            Aliás, é ridículo um país daqueles, que em breve será uma Argélia ou uma treta qualquer do género ter esse tipo de comportamentos sobre quem quer que seja.
            A França é um caso perdido.
            Quando os árabes forem mais que os franceses aí sim é que aquilo vai ser um país como deve de ser…lol.
            Se já agora é facadas e atentados dia sim dia sim, imaginem daqui por uns anos quando forem mais magrebinos que franceses.
            Vai ser festa rija…

          2. Avatar de rodrigo
            rodrigo

            @PorcoDoPunjab
            ‘E pena nao have um botão para reportar posts abusivos pq o teu esta bem xenófobo.

    2. Avatar de Rrrrrr
      Rrrrrr

      tudo que é ilegal deve ser recambiado!
      se for legal, entao devem ter os mesmos direitos.

      Nao ha que ter pena de quem nao cumpre.

      1. Avatar de Naodouonome
        Naodouonome

        Só tem os mesmos direitos se tiverem CC portugues, até lá têm quase os mesmos direitos.

      2. Avatar de rodrigo
        rodrigo

        então os coitados que fogem do Corea de norte devem ser recambiados n’e? Nao ha que ter pena certo?
        Que ser humano magnifico que o senhor ‘e. Mere um Nobel da paz.

        1. Avatar de Dinis Domingos
          Dinis Domingos

          O que está a dizer não são imigrantes, são refugiados, tem um estatuto completamente diferente.
          E aqui em Portugal como em toda a Europa aceitamos a imigração do Brasil e dos Palops porque há empregos que os portugueses não querem trabalhar.
          O mesmo na França, Alemanha, etc

    3. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      O meu avo fez a mesma coisa…mas a pe e duas vezes! Sim teve de ir a portugal a franca caminhando pq nao tinha dinheiro para mais. A primeira vez foi apanhado e teve de regressar a portugal mas caminhou la outra vez e desta fez ficou la uns anos.

      As pessoas nao teem noção. Nem eu tenho

      1. Avatar de IKAROS
        IKAROS

        Montes de gente hoje em dia faz o caminho de Santiago de Compostela a partir do meio da da França a pé, e não é nenhum feito impossível.

  4. Avatar de supersilva
    supersilva

    Os caras querem visibilidade no youtube para ganhar dinheiro e fazem vídeos que as pessoas querem ver, sem responsabilidade.

    Lembro deu uma pessoa falando que iria fazer uma bolsa para ir para portugal por 2 anos, ganhando 3500 euros e disse que era muito dinheiro (convertendo a 6 reais o euro). Ae falei pra ela que não devia pensar assim e sim, pensar como se fossem 3500 reais no Brasil.

    É diferente. Tá mais fácil os portugueses virem para o Brasil…

    1. Avatar de Dinis Domingos
      Dinis Domingos

      Isso sim! Uma reforma portuguesa no Brasil é uma maravilha…

    2. Avatar de Dinis Domingos
      Dinis Domingos

      E 3500 euros em Portugal é um balúrdio. Eu vivo bem e viajo com 1000 por mês

  5. Avatar de Joao
    Joao

    Há também o contrário e não vejo notícias ou artigos acerca disso.

  6. Avatar de Zé

    Esse tipo de vídeos já existe aos anos e uma pessoa prestando atenção vê que são todos falsos com “truques e esquemas” para entrar e permanecer em Portugal. E se forem mais longe existem mesmo vídeos que ensinam como enganar o povo e estado português.
    É denunciar todos esses vídeos que eles lá vão desaparecer quando o dinheiro não cair a conta desses “youtubers”.

  7. Avatar de Nuno
    Nuno

    Há portugueses a passar fome em Portugal, enganados pela classe política

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Melhor Comentário ….

    2. Avatar de Nuno Pinto
      Nuno Pinto

      +1 – antes de nos preocupamos com os outros devemos preocupar-nos com os de cá, mas hoje média não se pode dizer pq vem logo algum intelectual de levar no pacote chamar racista …

    3. Avatar de João Silva
      João Silva

      Pela classe política??Essa é boa…
      Espere, já sei, é o Chagas do Aventura Aventureiro, esse encantador de mente – captos, esse é que é um grande benfiquista e politiqueiro salvador da pátria??
      Não trabalhe não, espere que ele o salve….mas sente – se, que vai demorar.

      1. Avatar de V.T.
        V.T.

        Sinceramente… não tens o suficiente com o que o PS e o PSD têm feito ao país? Ou então queres experimentar o falecido comunismo é isso? Ou outra ainda, o BE outra vez no governo e paz e amor e igualdade e direitos para a minorias e deveres para as maiorias??? Ou achas que é por acaso que o Chega, que por mais que vos doa é actualmente a 3ª maior força politica em Portugal? Aguenta!

        1. Avatar de Dinis Domingos
          Dinis Domingos

          O chega é a terceira maior força politica porque o nosso ensino está a ser delapidado e saem todos ignorantes da escola…
          E só és a 3ª força política porque o PSD e o CDS só fizeram porcaria…
          Não sei se leste o programa do Chega mas, por exemplo, para a educação, eles propõem que todas as escolas sejam privadas e sabes qual é a ideia deles? VENDER AS ESCOLAS AO PROFESSORES AHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAH
          A única coisa boa do Ventura é que ele é estupido e as pessoas que estão à volta dele são estupidas…
          Toda a gente se esquece que o Hitler foi eleito DEMOCRATICAMENTE e depois foram precisos quase 100 milhões de mortos para o tirar de lá…

  8. Avatar de Mr. X
    Mr. X

    Viva a liberdade de expressão!

  9. Avatar de Sergio
    Sergio

    No telegram o que não falta é conteúdo adulto, packs de fotos e videos a serem vendidos por essas criadores de conteúdos digitais e a preços altíssimos, e a verdade é que se calhar em cada 10, 9 são brasileiras.
    Por isso não estou assim tao preocupado, aliás a minha única preocupação é não preencherem o IRS com os rendimentos adjacentes a isso.

  10. Avatar de costathepigy
    costathepigy

    simples vao a embaixada do brasil e pedem o repatriamento de preferencia dos 250 mil que dizem que aqui estao 249 facam isso os outros mil podem dar jeito para fazer algo de trolha e pichelaria os portugueses

    1. Avatar de PML
      PML

      No meu trabalho existem vários brasileiros empregados. São como os Portugueses, uns bons outros nem tanto. Há pelo menos 3 que são tão bons como os melhores com que já trabalhei. Os que estudaram em universidades federais (nossas públicas portuguesas) nota-se que a qualidade é bastante boa. Se vierem das melhores universidades (que no Brasil há algumas com rankins até melhores do que algumas Portuguesas), então é garantido serem excelentes profissionais.
      O maior problema para alguns é a falta de caráter – se arranjam um outro emprego a pagar mais meia dúzia de tostões vão-se logo embora. Acabam depois por dar mau nome aos restantes. Mas, esse tipo de pessoas, há-as de todas as nacionalidades.

      1. Avatar de JJ_
        JJ_

        Isso não é mau caráter, arranjar um emprego que paga mais. Mau caracter é os patrões não valorizarem a mão de obra especializada que tem na empresa, e depois veem os bons a irem embora.
        Como querem contratar barato, vão procurar o imigrante e afins. Mas podem ter azar que esse que contratam já não ser tão bom, e depois dizem que eles dão mau nome.

  11. Avatar de Grunho
    Grunho

    Os migrantes são a matéria prima com que os capitalistas fabricam o exército industrial de reserva. E o exército industrial de reserva é a arma absoluta com que garantem a supremacia deles: “vês ali aqueles todos à espera do teu lugar?”

    1. Avatar de Dinis Domingos
  12. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Brasileiros enganados por youtubers também brasileiros,isso é que é incrível. 😐

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      não vejo nada de incrivel, para quem já esteve no brasil sabe bem a selva que é..

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        Sabes que uma mentira dita muitas vezes não passa a verdade.
        Portugal nunca roubou ouro ao Brasil, porque o Brasil no período colonial nem tinha capacidade de extração de ouro em quantidades relevantes.

        Sente-te feliz por Portugal ter levado técnicas de agricultura como a cana de açucar que tanto fez pelo vosso país.
        Mesmo que Portugal fosse o mau da fita, o Brasil há 200 anos que é independente, já não teve tempo de corrigir os tais “erros” levados pelos portugueses?

        Para mim qualquer brasileiro é recebido de braços abertos, em 2010 aluguei uma habitação a dois rapazes e eram bem mais trabalhadores do que metade da população portuguesa.

        Mas quem vem para cá e se limita a vender o corpo ou a trazer a selva que se pratica no Brasil, tem de ser recambiado .

        E claro, não vir espalhar mentiras como a que acabaste de dizer.

    2. Avatar de Jose
      Jose

      É um facto que existem, há gente para tudo. Mas também existem honestos e eu já os vi. Há pessoas que dizem que na realidade o país é seguro e pacífico, mas há dificuldade em gerir o dinheiro devido ao custo de vida à fraca oferta de emprego devidamente remunerado – uma pecha secular neste país onde abundam os “patos-bravos” vigaristas. O que o nosso país deveria fazer seria informar devidamente os candidatos a viver por cá, e ter em atenção que ao mesmo tempo existe uma imensa mole de gente nacional que não tem o básico para viver o dia-a-dia, – lembro o caso de uma familia que vive numa tende numa praia. É bom receber, mas seria muito melhor se fosse em condições e não piorar o estado social em que neste momento, nos encontramos. Só podemos receber outras pessoas, quando os que cá vivem tiverem todas as condições condignas, para que quem chegue se insira sem dificuldades na sociedade e quiçá mais tarda na própria nação. +E uma questão de Dignidade Humana e Direitos Humanos, pois não há nada que mais me irrite doo que ver gente sem abrigo, quando neste mesmo país se esbanja tanto em indeminizações fúteis, mas milionárias, a ganância em construir em bons terrenos agrícolas – deveria ser crime, pois há demasia gula do sector da construção num país com milhares de casas vazias e algumas a necessitar de melhoramentos – e em projectos megalómanos sem sentido. Resumindo, temos politicos e líderes bons de lingua e retórica, mas bastante medíocres e gulosos na gestão da coisa pública.

  13. Avatar de Sed
    Sed

    parabens pela materia, é bom mesmo pq tem youtubers dentro de tesla falando q em ptg ta um país arabico.

    com muito dinheiro.

    tomara q meu governo nao ajude esses brasileiros q foram para aí, e que quando sao entrevistados, cospem no brasil, dizendo que nao querem voltar e nunca.

    e ficam exibindo carros, tvs, que portugal tem guardas em toda esquina e no brasil nao tem nada.

    Parabens!

  14. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    Quantos portugueses paasam fome em Portugal?
    Nada?!

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Fácil, os que querem, com a quantidade de instituições que existem só passa fome quem não quiser pedir ajuda

      1. Avatar de Samuel MGor
        Samuel MGor

        Que quantidade? Se tiveres 3 ou 4 em Lisboa é mesmo muito pouco e mesmo essas não conseguem dar vazamento aos pedidos. O Banco Alimentar nem consegue se quer dar vazamento a 80% dos pedidos a nível nacional.
        Antes de dizeres barbaridades informa-te.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Barbaridades estás tu a dizer, existem dezenas de instituições em Lisboa, até dão comida a gente com posses para ter bons telemóveis e pagar por sportv e boas tvs, só não gostam de cozinhar ou os filhos inscrevem-nos nesses apoios para não se chatearem.
          Já fiz muito voluntariado em muitas instituições há 25 anos atrás, hoje vendo como as coisas estão e que há pessoas que até tiram partido disso para seu benefício sem necessidade até da vergonha ser voluntário.
          Hoje em dia ajudo animais, o resto não me importa.

    2. Avatar de Dinis Domingos
      Dinis Domingos

      Há gente que passa fome em Portugal? SIM! A fome (e a pobreza) em Portugal é como no Brasil? NÃO!!!
      Em Portugal há pobreza no Brasil há miséria…
      Tudo a falar do imigrantes que vem para cá mas esses já são brasileiros privilegiados que tem dinheiro PARA A VIAGEM. A grande maioria dos Brasileiros não tem dinheiro para a viagem…

      1. Avatar de TB
        TB

        Sou Portuguesa/ Caboverdiana, estou em Portugal desde 1994, nunca vi meu Porto tão confuso. Vou falar-vos uma verdade, não gosto de entrar em um café e uma desconhecida me chamar logo de amor, tem que existir profissionalismo, não interessa que de onde vem tratam-se assim entre eles. O trabalho mal renumerado derivado mão de obra não qualificada não dignifica e criar espaço para violência, roubos e outros, porque muitos chegam sem nada e acham que vão conseguir tudo, ilusão. Mas continuam a chegar e terá que haver um control melhor das nossas fronteiras para não aumentar a criminalidade. Portugal é um excelente país para viver, mas sem meios fica complicado. Nada contra, mas tenho saudades de ouvir falar Português de Portugal em Portugal.

        1. Avatar de Dinis
          Dinis

          Tens boa solução: pede o livro de reclamações se te tratam de uma forma que não gostas…

  15. Avatar de Naodouonome
    Naodouonome

    Lol, Portugal nunca podia roubar aquilo que era dele.
    Aconselho te a ler um pouco, ajuda no conhecimento da história e também na escrita…

  16. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    jorgeg, sabe que dizer que há portugueses a passar fome em portugal ninguém quer saber.
    Se forem estrangeiros e de preferência com a cor certa, há logo um monte de inúteis a debitar barbaridades para meia dúzia de labregos ouvirem…

  17. Avatar de Ana
    Ana

    Tb há portugueses a passar fome e ninguem se importa. E velhos a morrer ao frio, e sem medicamentos.

    1. Avatar de Profeta
      Profeta

      Nao vamos mais longe. Temos os sem abrigo ali ao virar da esquina e so no natal e ano novo e que se lembram deles. E quem se lembra ate sao as instituicoes. Governo para ajudar e 0 estamos no bom caminho de facto. Nada contra os estrangeiros mas eles e que se poem a jeito e depois querem o que ? Ajuda ? Os Portugueses tambem ca andam e ninguem lhes estende a mao.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Informa-te porque temos sem abrigo, há tecto para eles todos se eles quiserem.

      2. Avatar de Joao
        Joao

        Toda a gente se preocupa agora com os emigrantes. Na minha opinião e o seguinte entes de pensar nos emigrantes que vinham para cá a pensar que era tudo um mar de rosas pensem nos de cá que infelizmente não teem ajuda de nada e até possivelmente ficaram desempregados por causa da porcaria da Pandemia tal como no meu caso. Atualmente trabalho mas não está fácil. Os ordenados são baixos e os mais baixos da Europa. Sim e verdade. Dão trabalho aos emigrantes porque os portugueses não querem trabalhar? Em certa parte concordo mas isso só acontece porque os portugueses não querem ser explorados. Os ordenados não sobem mais porque há os emigrantes que veem para cá trabalhar por tuta e meia e depois se nos quisermos não há trabalho porque teem lá alguem que aceita trabalhar mais barato não precisam de dar incentivos. Pela ordem de ideias vinham para cá mamar até se orientarem? Já basta a história vergonhosa dos refugiados que não teem culpa nenhuma e infelizmente tiveram de fugir. Mas reparemos que teem direito a casa subsídios ajudas para tudo e os portugueses que alguns vivem na rua por alguma infelicidade da vida e possivelmente já contribuíram e bem para o país porque esses teem de esperar por vezes anos…… Infelizmente o nosso governo é como o deles corrupto

  18. Avatar de Bruno
    Bruno

    Os brasileiros que estão passando fome e dificuldades, não estão nesta situação por culpa de Youtubers. Eles estão nesta situação por preguiça e comodismos, e alguns por burrice e teimosia.
    Eu estou em Portugal a 17 anos, 1 ano atrás um amigo me enviou mensagem perguntando se conseguiria trabalho em Portugal, como faria para vir. Eu dei dicas para ele, expliquei que ele conseguiria trabalho bem rápido.. mas aí ele me fala que na verdade iria vir. Ele, a mulher dele, um filho de 10 anos, o cunhado, a irmã da mulher dele grávida e mais um filho menor dela.
    Eu expliquei para ele que aí já seria bem difícil.
    Porque teria de ir atrás de trabalhos, ir atrás de escola, ir atrás de casa para morar.
    Expliquei por várias vezes que seria melhor ele vir sozinho ou com o cunhado,. Começarem a trabalhar e só depois que se estabelecer trazerem as famílias.
    Ele não deu ouvidos. Veio todos em um vôo só. Já estão a 8 meses passando muita dificuldades em Portugal, estão juntando dinheiro para tentar ir embora para o Brasil.
    Infelizmente tem pessoas que são assim, pensam que são especiais e que com eles as coisas vão ser diferentes.
    Eu não vi até hoje nenhum vídeo de Youtubers falando para vir uma família de 6 pessoas de uma vez, sendo uma delas grávida.
    Muitos que estão nesta situação, estão por escolhas próprias…

    1. Avatar de Kilvia
      Kilvia

      Certeza. Estou aqui a 6 anos, não tenho filhos e meu esposo é Português, vejo nitidamente como é complicado. Tbem não aconselho ninguém a mergulhar de cabeça. Um dia de cada vez.

  19. Avatar de Bruno
    Bruno

    No Brasil segundo o presidente lula tem 25 milhões de crianças de rua, lula também disse que por dia morrem cerca de 300 crianças com fome. Soraya Thronicker disse que no Brasil tem 130 milhões de orfãos,. Marina Silva disse que no Brasil tem 120 milhões de brasileiros passando fome. Acho que no Brasil já temos problemas suficientes para nós prepararmos com brasileiros que por opção própria escolheram imigrar.

    1. Avatar de Indignado
      Indignado

      Hahahahah 120 milhões a passar fome?? 130 milhões de órfãos? Hahahaha acho que você nem se deu a oportunidade de pesquisar no Google pra escrever tanta asneira.

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        O chefe.. Não sou eu quem disse isto.. Lê o meu comentário e veja lá quem disse.
        A Soraya quem disse que no Brasil tem 130 milhões de órfãos, marina Silva disse recente em Davos que o Brasil tem 120 milhões passando fome. Você esta dizendo que eu estou propagando noticias falsas? Reclame com o lula que falou que o Brasil tem 25 milhões de crianças de rua, reclame com a Soraya que afirmou isto no debate da Globo, reclame com a Mariana Silva.. Ou pode reclamar com Alexandre de Moraes.. Mas tire da suas reclamações. Não estou propagando noticias falsas, estou falando o que eles disseram. E se eles não foram punidos por criar notícias falsas, então são amigos do Alexandre de Moraes ou então estão falando a verdade

      2. Avatar de Joca
        Joca

        Nem o teu país conheces e achas boa ideia andar aqui a falar do dos outros ahahhaha o mais giro é que deves estar cá ahahaha

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          JOCA, Não entendi seu comentário, e acredito que você não entendeu o meu. Se o seu comentário foi para mim. Então minha resposta seria, conheço muito bem o Brasil. E vivo sim em Portugal, e conheço Portugal melhor que muitos portugueses. No meu comentário foi citando falas de Lula, quando ele disse que no Brasil tem 25 milhões de crianças de rua, citei o comentário de Marina Silva em DAVOS, quando ela afirmou que no Brasil tem 120 milhões de pessoas Passando fome, citei SORAYA Que disse em rede Nacional que o Brasil tem 130 milhões de órfãos. Eu sei que eles estão mentido.. Mas citei estas falas como modo de dizer que não acredito nesta reportagem aqui, que estamos debatendo. Reportagem que só fala, mas não mostra realidade nenhuma.

      3. Avatar de V.T.
        V.T.

        Este cromo tem cá uma pancada pelo Google…

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          V.T. meu comentário foi citando lula, marina e soraya. Eu sei que o que eles faltam são mentiras. Mas sei como forma de dizer que acredito tanto neles quanto nesta reportagem aqui que estamos debatendo

      4. Avatar de Dinis Domingos
        Dinis Domingos

        O Google diz que tens 7 a 17 milões de crianças de rua. Não são 25 milhões mas também não é nada para ficares orgulhoso

  20. Avatar de Filipe Serra
    Filipe Serra

    Isso é porque as políticas migratórias portuguesas não são de todo sustentáveis. Em lado nenhum do mundo encontram o que acontece aqui. Depois dá nisto.
    https://www.retornovoluntario.pt/retorno.php#arvore

  21. Avatar de Robereo
    Robereo

    O SEF deveria pretender este tal de yotuber Brasileiro ficam vendendo sonhos

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      V.T. meu comentário foi citando lula, marina e soraya. Eu sei que o que eles faltam são mentiras. Mas sei como forma de dizer que acredito tanto neles quanto nesta reportagem aqui que estamos debatendo

    2. Avatar de Bruno
      Bruno

      Roberto.. Esquece isto do SEF. Os policias do SEF só vai atrás de mulheres que estão na prostituição e trabalhadores da restauração. Até hoje só vi o SEF atuar nestas duas áreas, pegar os imigrantes que andam batendo carteira, roubando multibanco, ir atrás dos romenos que andam furtando residência. Ai SEF já não faz nada. Os policiais do SEF só vai atrás de pessoas onde conseguem sacar dinheiro, como no Caso de trabalhadores da restauração e prostitutas, ir atrás de vagabundos e burloes.. Ai já deixam o trabalho para as policias de verdade

      1. Avatar de Dinis Domingos
        Dinis Domingos

        A Roménia é da Europa, o SEF não pode fazer nada… O BI Romeno serve em qualquer país da europa…

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          O SEF supostamente era uma polícia de fronteira.
          Fiscaliza tanto aeroportos, portos e fronteiras terrestres..
          muitos dos carteiristas que vem para Portugal já tem várias passagens pela polícia.
          E mesmo assim nunca são barrados pelos inspetores do SEF..

          Já agora.. não vale mais a pena debater sobre o SEF.
          A incompetência deles ficou demonstrada com o encerramento do SEF.

          1. Avatar de Dinis
            Dinis

            O SEF nem é uma polícia nem é de fronteiras uma vez que não há postos nas fronteiras. E se houvesse postos nas fronteiras era a guarda fiscal que lá estava e não o SEF.
            E volto a repetir se o CC é da europa não há SEF nenhum que possa impedir a entrada…

  22. Avatar de Bernardo duro
    Bernardo duro

    Portugal com a fuga ao fisco que tem não demorará muito a ser tornar num Brasil.. Dinheiro roubado às escolas saúde reformas depois a culpa é dos políticos triste Portugal

  23. Avatar de Genivaldo
    Genivaldo

    As rendas estão um absurdo!!! Ora pra não morar na rua tem que pagar o governo também era pra ver isso, somos roubado na cara de pau

  24. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Mano isto é a mais pura das mentiras!!! Onde e que vês brasileiros a viver na rua em Portugal?? Enganados por youtubers existem vários canais a falar das dificuldades da imigração. Agora brasileiros a viver na rua?? Que piada. Se falassem de sírios,afegaos, paquistaneses,romenos. Agora brasileiros? Para ser sincero não me lembro de um que tenha visto como sem abrigo.

  25. Avatar de Ademir Cadena
    Ademir Cadena

    Amabilidade do povo ? Kkkk sério ?

    1. Avatar de Vítor M.

      O que eu conheço é conheço de norte a sul, ilhas, do litoral ao interior… sem dúvida, muito amável.

      Se saíres da vizinhança, vais ver que tenho razão. 😉

    2. Avatar de André
      André

      se até os portugueses humilham os brasileiros, que nada mais, são descendentes dos próprios português e restantes da Europa, África, Árabes e orientais!
      E aqui no Brasil, tem muito racismo, na. maioria dos casos sempre reportam dos negros, ninguém falam dos orientais (chineses) que são humilhados todos os dias!

      1. Avatar de JJ
        JJ

        Eita amigo fuja rápido do Brasil, aí tá tenso, voe morar nas cordilheiras do Himalaia de preferência isolado, lá tenho certeza que não sofrerá nenhum tipo de ataque, pois se ler nos comentários vai verificar que é um problema global e deve ser tratado SIM e por todos os países.

  26. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Rodrigo, e que tal de em vez de vir com esses chavões já gastos de xenofobia, homofobia, benficofobia e outras coisas terminadas em ia, mostrar com factos de que o que escrevi está errado?
    Pois é, pimenta no cu dos outros é refresco, certo?
    Vá num comboio cheio de pessoas e desata para lá sempre um dos mesmos à facada e matar uma série de pessoas e depois vá ter com as famílias dos mortos e falar em xenofobia.
    É por haver muita gente como vc que eu digo e volto a dizer, a Europa está condenada.
    Existe uma diferença entre solidariedade e suicídio colectivo.

    Anyway, já pensou em ir viver para Paris num bairro árabe?
    Pago lhe o bilhete de bom grado, desde que seja só de ida.
    Se estiver interessado, é só confirmar por aqui.

    PorcoDoPunjab, detesto burros

  27. Avatar de Rui
    Rui

    Então, mas o Brasileiros devem conhecer muitos Portugueses a viver ou a gozar férias no Brasil.
    É que por lógica, quando se ganha muito dinheiro no Eldorado os habitantes desse Eldorado vão gozar férias para paraísos como o Brasil.
    E se os Brasileiros acham que vêem para o Eldorado para viver as custas dos que cá vivem, então nem se dêem ao trabalho de adquirir bilhetes.
    Somos o país da maior inflação na Europa, custo de vida a roçar a sobrevivência e não dá para guardar trocos se não fizerem sacrifícios e fecharem as bolsas ao consumismo.

  28. Avatar de Pedro
    Pedro

    A única coisa que comento é que se realmente querem sair do Brasil, por diversas razões, eu nunca iria escolher um país como Portugal. Se a vida não está boa nem para os Portugueses, quanto mais para um povo de fora. Se os portugueses emigram pela falta de condições que o país possui, o que vêm para cá fazer..?

    1. Avatar de Dinis Domingos
      Dinis Domingos

      A razão pela qual eles vêm para Portugal e não outro pais é que aqui tem CC em 2 anos e noutros países da Europa têm que esperar 5 a 10 anos para serem europeus….
      É a mesma razão pela qual os argelinos vão para a França e não para Portugal…

  29. Avatar de Luis F
    Luis F

    É facil encontrar youtubers desses a falar à boca cheia da vida fácil em Portugal. E montes de gente a engolir essa treta e a perguntar sobre como fazerem para vir e fixarem-se. Às vezes escrevemos nos comentários a explicar a verdade, que está muito difícil para quem não tem qualificações, visto e esteja disposto a começar por baixo. Mas eles não acreditam, dizem que conhecem muita gente que veio e está muito bem na vida, e que estamos a engana-los, que queremos o “paraíso” só para nós (lol). Metemos links para matérias sobre esse drama, publicadas na midia brasileira. Não leem, não acreditam e vem, famílias inteiras, quase sem recursos financeiros para aguentar um tempo inicial. Desistimos, que venham e que aprendam por experiência própria. Às vezes dá pena porque até são gente simples e humilde e ajudamos como podemos encaminhando para organizações de apoio ao repatriamento e dando comida. Mas o problema já tem quase uma década e continua . Nada mais a fazer a não ser divulgar, partilhar, alertar. As televisões também poderiam dar uma boa ajuda mas não querem saber… é triste.

  30. Avatar de Cleber
    Cleber

    Estive em Portugal em novembro 2022, não vi nada demais com essa balela de 1° mundo, nenhuma urbanização que supere algumas de nossas capitais como São Paulo, Salvador, Recife, não existe um bairro que chegue aos pés de “Boa Viagem” por exemplo. A saúde vi uma pessoa próxima ir no atendimento público de emergência chegar às 10h e só conseguir ser consultada as 21h, sem exames! Até nosso SUS tá ganhando. As estradas? Temos hoje mais de 70% no mesmo padrão de 3 faixas, a diferença e que as nossas passam dentro das cidades, por isso temos de reduzir e temos limites mais baixos de velocidade. O ponto positivo é a sensação de segurança, mas ainda vi no noticiário muitos crimes. Alimentação e roupas são relativamente baratas, os preços dos imóveis um absurdo! Ah vi tb uma senhora portuguesa com mais de 80 anos pedindo esmola na Rua Augusta…vi outros pedintes tb em diversos lugares, ah tem até flanelinha! Bom enfim nada muito diferente da minha realidade no Brasil. Os brasileiros que ficam vislumbrados com Portugal realmente eram pessoas bem humildes por aqui na sua maioria. Já ia esquecendo lá não há favelas como as nossas! Mas isso é histórico os escravos eles trouxeram prá cá e não prá lá, logo na abolição, nós ganhamos esse esse problema enorme pra resolver, eles não.

    1. Avatar de Dinis Domingos
      Dinis Domingos

      Viste barracas aqui? Barracas ao lado de bairros de luxo como no Brasil?

    2. Avatar de Rúben
      Rúben

      Cléber, quase que deu um comentário inteligente.
      Então agora grandes cidades é indicativo de 1 mundo.
      Tive a sorte de ir visitar o Dubai por 2x já, e posso afirmar que é melhor que qualquer um dessas cidades que referiu , dá 1000 a 0 ao recife certamente, no entanto apesar disso é um país de 3o mundo, qualquer um dos Emirados é um pais de 3o mundo, tal como Singapura é 1000 x melhor que dubai, mas também é um pais de 3o mundo.
      Um país não se mede por cidades bonitas mas por um todo.
      Rio de janeiro, são paulo é só miséria, algumas ruas são boas mas em geral é miséria,roubos,droga,barracas..FAVELAS?!
      O Brasil é 3o mundo por causa do mal que têm, não do bom, e de mal têm 90%.
      Sem água,sem luz,sem saneamento,sem educação,governos corruptos, ( basta olhar para o presidente que o povo escolhe, um ex presidiário) bandido em cada esquina, educação fraca, sistema de saude fraco..enfim.
      Metade do BR são analfabetos ou quase..isso é coisa de 3o mundo.
      As praias e ruas bonitas não vos salvam.. é preciso mais.

      1. Avatar de Santos
        Santos

        Rúben, não esta sendo um pouco “exagerado”? 90 % de mal no Brasil, metade de analfabetos, e Singapura terceiro mundo. Acaso esta andando com o Lula?

        1. Avatar de Cleber
          Cleber

          Achei bem exagerado também.

          1. Avatar de Dinis
            Dinis

            Brasil 3º Mundo emergente Portugal primeiro mundo…
            Favelas, drogas, armas, saúde, mortalidade infantil, esperança média de vida… em todos os índices vocês estão pior que nós

          2. Avatar de Cleber
            Cleber

            Brasil nona posição entre as maiores economias do mundo.

          3. Avatar de Dinis
            Dinis

            E então? O EUA são a maior economia e é o sitio com mais desigualdades nem médicos têm nem educação nem nada…
            Podes ter a maior economia do mundo mas o Brasil continua a ser uma porcaria comparado com Portugal…
            Como Portugal é uma porcaria comparado com as democracias nórdicas…

          4. Avatar de Cleber
            Cleber

            Vou ficar por aqui nos comentários, estou perdendo meu tempo precioso de trabalho, posso estar debatendo com uma criança de 10 anos e não saber né!? A Internet assim, nunca se sabe quem está do outro lado! Sou brasileiro como muito orgulho, não tenho complexo de vira-lata, não baixo minha cabeça para nenhum gringo, meu país é rico, forte e soberano, temos nossas mazelas, mas quem não tem né?

          5. Avatar de Dinis
            Dinis

            Eu acho bem que tenhas orgulho no teu pais, sem dúvida… O meu tem montes de problemas e eu adoro Portugal…
            Agora dizerem-me que o Brasil é melhor que Portugal, esquece….
            Já disse aí a mortalidade infantil do Brasil vs a de Portugal. Eu gosto de andar na rua no meu país e não correr o risco de levar um tiro por causa de um relógio…
            E és uma economia tão boa e tão forte porque é que a tua moeda nem como papel absorvente serve? Na europa só trocas reais em Portugal porque nós somos amigos, no resto do mundo a tua moeda só vale talvez na Argentina (outro país riquíssimo em que eles vivem pior que nós).
            E quanto aos 10 anos de idade que eu tenho ou não tenho, se eu estou te a falar de mortalidade infantil um, dado do teu governo, que interessa a idade que eu tenho (por acaso tenho 48)? Não deixo de ter razão.
            Gostar do nosso país, tudo bem, ser cego à porcaria que ele é, isso é que não… Adoro o meu Portugal, nunca vou sair daqui, mas SEI que se vive muito melhor numa Alemanha, Holanda, Países nórdicos, etc.
            Por ser Português não tenho que ter palas nos olhos…

          6. Avatar de Cleber
            Cleber

            Dinis, será que vc tem 10 anos de idade e eu tô perdendo meu tempo com vc? Será meu Deus? em momento nenhum eu ataquei seu país como vc está atacando o meu chamando de “porcaria” eu visitei teu país e poderia facilmente citar aqui coisas tipo a economia é extremamente dependente do turismo, vinhos e azeite, agora te pergunto, vcs produzem milho, soja, açúcar, álcool? Vcs tem petróleo como o Brasil tem? Vcs fabricam aviões como nós? Prezado, cada vez que vc fala e xinga o Brasil só demonstra a total falta de conhecimento que vc tem sobre meu país! Aqui fabricamos desde o parafuso até o avião, Portugal tem esse potencial? Vou te falar mais algumas verdades, a estrutura que vc tanto se orgulha não passa de um fiado na UE, Portugal dependente totalmente da economia alemã, deve até as calças…eu nem queria falar, mais vc citou nossas favelas, sabe quem gerou nossas favelas? O tipo de colonização que recebemos…acho que já basta né…eu estava me segurando para ser educado e não falar isso, mas fui obrigado devido a seu posicionamento em atacar meu país, melhor, quando Portugal estiver entre as 10 maiores economias do mundo podemos voltar a debater alguma coisa, passar bem! Fique com Deus! Brasil sempre de corpo e alma!

          7. Avatar de Dinis
            Dinis

            A tua mensagem foi a dizer que tinhas visitado e não tinhas visto nada de especial aqui… Defendendo os que estavam, a dizer mal disto.
            O facto de tu fazeres do parafuso ao avião não quer dizer que tenhas um pais melhor… volto a dizer a tua mortalidade infantil é igual à dos países africanos. A desigualdade no brasil é estrema o racismo nem se fala…
            Mais um sem noção… deves viver bem no brasil não vives numa barraca com certeza se não ias dar mais apreço a Portugal…
            Mas eu por mim quantos menos gostarem disto melhor mais fica para os de cá… Abraço e espero que cortes a amazónia toda e explores o petróleo quando o mundo vai todo mudar para elétrico…

  31. Avatar de Brunomealha
    Brunomealha

    A verdade distorcida disto tudo é que há milhões de portugueses a passar fome em Portugal e no Brasil haverá muitos mais brasileiros na mesma situação ,viva lula ,viva o socialismo…

    1. Avatar de Dinis
      Dinis

      Milhões de portugueses a passar fome? somos só 10 milhões… estás a dizer que 4 ou 5 em cada 10 passa fome? Isso é mentira….

  32. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Lamemtavelmente matérias como essa só servem para estimular e atiçar um certo azedume entre portugueses e brasileiros. O Brasil e Portugal têm um monte de acordos e para resolver esse problema seria suficiente que os dois países estabelecessem que uma das condições para o brasileiro entrar em Portugal ou o português no Brasil, pagassem uma taxa tipo caução para cobrir a viagem de retorno ao próprio país.

  33. Avatar de Renato Vasconcelos
    Renato Vasconcelos

    Vivo em Portugal desde 2016. Concordo com essa realidade descrita. Mas há tbm que que levar em consideração que muitos vem pra Portugal, totalmente despreparados. E me desculpem quem se sentir ofendido, mas a maioria se dão mal por 2 motivos: Preguiça de ler, de pesquisar. Preferem ver e acreditar em vídeos de tiktok em supermercados…. Mas o principal: A grande maioria não faz um planejamento financeiro pra vir. Vem com a cara e a coragem. Outros, já querem escolher trabalho. Outros, ao invés de guardar o pouquíssimo que sobra e qdo sobra, corre pra comprar um iPhone pra postar que tá bem, de iPhone e blábláblá… Portugal não é essa coisa toda não. Principalmente pra quem pensa em vir sozinho. Esqueça. Não vai conseguir se manter. Se vier em dois, conseguir trabalhos os dois, vão levar uma vida mediana. Tendo como benefício apenas segurança física!

    1. Avatar de Dinis Domingos
      Dinis Domingos

      Segurança física e CC europeu em 2 anos não esquecer…

  34. Avatar de Marco
    Marco

    Para quem anda por dentro do assunto sabe que não é verdade.
    Para quem escreveu a notícia está na hora de voltar a escola reparei várias vezes a palavra emigrante escrita com “i” sendo que estavam a falar de pessoas estrangeiras a virem para Portugal.
    Pessoal acreditarem é em alguém que sabe mais que nós próprios.

    1. Avatar de Lelo Sanchez
      Lelo Sanchez

      A palavra imigrante se refere a uma pessoa que vem residir num país que não é o seu. Imigrante tem como ponto de referência o local de destino, ou seja, a entrada num novo país.

  35. Avatar de Joao Santos
    Joao Santos

    Na area once EU vivo a muinta necessidade de pessoas na construcao civil na Bairrada

  36. Avatar de PoPeY
    PoPeY

    Enquanto andarmos todos a medir p!l!nha@s de quem é melhor, brasil isto e portugal aquilo. Teremos uma Lula e um costa a “cuspir” em cima de nós.

    Em Pt como no Brasil, não se trata de ter que trabalhar duro, a realidade é que todos trabalhamos duro e no final o que levamos para casa dá apenas para sobreviver (quando da).

    1. Avatar de Santos
      Santos

      PoPey, o seu comentário foi o melhor de todos!