Grooveshark – O serviço de streaming de música chegou ao fim

9 Comentários

O primeiro serviço de streaming online de música foi desativado no passado dia 30 de Abril. Criado em 2006 por três estudantes universitários o Grooveshark não resitiu aos processos judiciais movidos contra o seu serviço pelas editoras Universal, Sony e Warner Music.

grooveshark_1


Era exigido pelas editoras uma indeminização de 657 milhões de euros, contudo e para evitar uma ida a tribunal, os criadores do Grooveshark decidiram desactivar o serviço e entregar o domínio (grooveshark.com).

Tendo atingido cerca de de 30 milhões de utilizadores mensais, o Grooveshark foi durante muito tempo a referência online de streaming de músicas.

Agora sabe-se que a forma como “partilhavam” a música não era a mais correcta e supostamente os músicos/artistas não estariam a receber qualquer valor relativo aos direitos de autor.

grooveshark_2

No comunicado, os criadores do Grooveshark admitem falhas “no licenciamento de direitos de autor para uma enorme quantidade de música” e que apesar das “melhores intenções” cometeram “erros graves“.

We failed to secure licenses from rights holders for the vast amount of music on the service

No fim do comunicado deixam também uma menção aos seus “rivais” até à data e um “conselho”:

Na altura do nosso lançamento, alguns serviços de música forneciam a experiência que desejávamos oferecer – e que pensámos que vocês merecem. Felizmente, esse não é mais o caso. Actualmente, existem centenas de serviços acessíveis e direccionados para os fãs dos quais é possível escolher, incluíndo o Spotify, Deezer, Google Play, Beats Music, Rhapsody e Rdio, entre muitos outros

Se gostam de música e respeitam os artistas, compositores e todos que fazem a melhor música possível, usem um serviço licenciado que compense os artistas e os detentores dos direitos de autor. Podem encontrar serviços excelentes em http://whymusicmatters.com/find-music

Está assim terminado mais um serviço de música na Internet, que não resistiu às pressões da industria e que não se soube adaptar às novas necessidades e condicionalismos dos tempos actuais e que ditam novos modelos de negócio.

Comunicado oficial do Grooveshark

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Dias
    João Dias

    E que foi o primeiro a implementar um player em HTML5.

  2. Avatar de André Silva
    André Silva

    quais as melhores opções para ouvir streamming em browser?

    1. Avatar de knom
      knom

      spotify, mixradio

  3. Avatar de Pedro Peixinho
    Pedro Peixinho

    Boa tarde pessoa, só uma dica, quando colocarem citações tentem uniformizar a cena, ou coloquem ou inglês ou em português, não misturem. 🙂

  4. Avatar de paulo fernando
    paulo fernando

    Uma pena, mas inútil. Youtube , torrents e tantos outros serviços farão as vezes do mesmo sem a mesma praticidade.
    Que os executivos se divirtam vendo que só gastaram dinheiro em processos.

  5. Avatar de thefrozeninspector
    thefrozeninspector

    Com o Deezer e Spotify, este passou para segundo plano. E devem haver mais outra boas opções mas para já estas servem.

  6. Avatar de SSilva
    SSilva

    Já usei muito no trabalho. Agora uso o Meo Music, não pago tráfego de dados e é sempre a bombar 😉 Muito melhor justamente por causa de clientes Meo não contar para tráfego de dados.

  7. Avatar de morpheuz
    morpheuz

    o melhor serviço de musica do género de todos os tempos… é um dia triste… sou fã desde o ano 1.. creio que na altura era em flash… e depois inovou com o HTML5

  8. Avatar de André Ribeiro
    André Ribeiro

    Eish que perda, foi o 1º streamming de musica que usei em browser. Vai deixar saudades e apenas boas memorias, foi sempre um serviço impecavel.