gov.pt: chegou a nova app do Governo para os seus cartões

58 Comentários

A esta altura já todos ouviram falar na app id.gov.pt e muitos usam-na no dia a dia. Esta app passou agora a chamar-se apenas gov.pt e permite ter no telemóvel o nosso cartão de cidadão, carta de condução, entre outros documentos.  Conheçam a nova app.

gov.pt: chegou a nova app do Governo para os seus cartões


gov.pt: todos os cartões na app do governo

A gov.pt é a app oficial da administração pública portuguesa que dá acesso a vários serviços de identidade digital, autenticação e assinatura digital. (substitui as antigas apps id.gov.pt e autenticacao.gov).

Nesta app pode adicionar e gerir vários documentos oficiais (ex. Cartão de Cidadão, carta de condução, entre outros), que têm validade legal. Também pode validar documentos digitais, apresentados na mesma app a partir de outros dispositivos.

Esta nova app centraliza um conjunto de serviços que antes estavam dispersos por outras app. Pode ter:

  • Documento digitais
    • Nesta app pode adicionar e gerir vários documentos oficiais (ex. Cartão de Cidadão, carta de condução, entre outros), que têm validade legal. Também pode validar documentos digitais, apresentados na mesma app a partir de outros dispositivos.
  • Assinatura digital e autenticação
    • Através da app consegue gerir várias funcionalidades da Chave Móvel Digital (CMD) e assinar documentos .pdf.
    • Pode receber os códigos de acesso, alterar os dados associados à Chave Móvel Digital e gerir as autorizações da CMD. Pode também ativar os certificados do seu Cartão de Cidadão ou voltar a ativar a CMD através da aplicação.
  • Novos serviços em breve

Ao longo dos próximos meses a app gov.pt irá integrar cada vez mais serviços digitais de áreas e entidades diferentes, tornando-se num dos principais canais para interagir com os serviços públicos em Portugal. Mais novidades em breve! Também pode aceder ao portal aqui.

Comentários

58

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno
    Nuno

    Sem querer denegrir o desenvolvedor e restante equipa…
    Mas em pleno 2024 como é que uma app governamental tem este tipo de design antigo e funções super básicas?

    Não entendo…

    1. Avatar de OutroChegano
      OutroChegano

      se não entende é porque não percebe a utilidade da ferramenta … além disso, que tal indicar algumas sugestões de melhoria ao invés de estar a criticar 😉

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Entendo a utilidade da ferramenta, e eu mesmo trabalho na área.

        A sugestão seria o refazer de toda a interface de ui, pois já não nos encontra-mos em 2015.

        Fora isso, de notar que não utilizam ultimas tecnologias para estes projetos, e os problemas entre versões de mobile são vastos.

        Sugestões:
        – Contratar equipas modernas e com capacidade de desenvolvimento
        – Despedimento de inúteis
        – Design Modernos.. no Dribbble tem lá exemplos feitos por indianos que metem este projeto num bolso.

        1. Avatar de OutroChegano
          OutroChegano

          “Despedimentos de inúteis” : na máquina do estado, como é possível definir que é inútil ?
          entendo as sugestões, mas dada a finalidade da app, a interface é mesmo assim tão importante ?

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            A visão do “se é importante ou não” depende de muita coisa.
            – Sendo uma app do estado achas que os custos que meteram para fazer isto foram baixos?
            – Que updates significativos vamos ver nesta “nova” versão? Tendo em conta as anteriores do governo eu diria que um update por ano que realmente traga valor a app é o esperado…

            Eu sou realmente apologista que este tipo de negócios deveria a ata publica e a melhor empresa com o melhor design e execução deveriam ganhar o projeto.

          2. Avatar de Nuno
            Nuno

            Concursos públicos*

        2. Avatar de Americo
          Americo

          Sou reformado, vou fazer 86 anos em Janeiro. Não tenho cartão de cidadão. Só tenho Bilhete de identidade. Onde posso colocar o respetivo documento. Espero k me digam. Email :americomagalhaes8@gmail.com. Obrigado. Cumprimentos

        3. Avatar de Manuel da Rocha
          Manuel da Rocha

          Refere-se a pagar 6500 milhões de dólares, a uma empresa, para poder usar o copyright de um botão, 6000 biliões de cores, mínimo de 10gb de Ram e 5.9mpbs de ligação?
          É que isso é moderno, o problema é custar 6500 milhões de dólares e precisar de 650000 milhões para cibersegurança.

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            A realidade está bem longe disso.. Agora se for a primeira empresa que lhe aparecer, acredito que possam ser comidos de cebolada 🙂

            Mas qualquer coisa basta colocar aqui um comentário e eu deixo orçamento hahah

      2. Avatar de Franco
        Franco

        Um Critica muito válida, é que estas aplicações não teem segurança nenhuma.

        Em primeiro Lugar, sendo que esta APP representa uma ferramenta do estado, teria que utilizar certificados Portugueses com tecnologia Portuguesa.

        Depois a Cartão do cidadão e a forma como é usado pelas aplicações do estado é completamente errada, e nota-se perfeitamente que quem fez estas aplicações não entente porra nehuma de como os certificados digitais funcionam.

        Para terem uma ideia, sempre que fazem autenticação com Chave móvel digital, em qualquer site que utilize o método…teem que introduzir sempre o vosso código pessoal de acesso a chave móvel digital….isso é uma falha de segurança brutal!!!

        Deveriam sim introduzir a chave aleatória gerada na app da chave móvel digital, mas não!! pede o código da chave móvel digital…que horror!!

        1. Avatar de Artur Alabaças
          Artur Alabaças

          Ora aqui está um comentário de alguém que sabe andar nisto.
          Muito bom, tenho a mesma opinião.

        2. Avatar de Nuno
          Nuno

          É o estado. Já não era de esperar outra coisa.

    2. Avatar de Pastor
      Pastor

      Os “programadores” tugolandeses são bons é a fazer copy/paste, mas mesmo assim saem estas pérolas. Este tipo de apps só é imútil porque a ideia em si ainda consegue ser mais inútil.

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Tão inútil como um Pastor a comentar tecnologia.

      2. Avatar de Julio
        Julio

        Isso está errado,
        A aplicação é necessaria e a utilidade é muito apreciada.
        Portugal tem excelentes programadores, mas também teem alguns que são menos capazes, e Portugal é o País dos tachos.
        O problema está na segurança da Aplicação, a forma como os sites que permitem acesso via chave móvel digital, funcionam.

        Eles deveriam esperar a chave aleatória gerada pela app chave módel digital, mas ao invés disso, eles pedem mesmo o código de acesso á aplicação da chave móvel digital.
        E isso está errado e é uma falha de segurança.

        A aplicação deveria ter mais funcionalidade, mas já tem alguma e permite a assinatura digital de ficheiros,autenticação,etc é já um salto muito bom.
        E devemos todos estar gratos pelo que temos..

        Mas deve se dar mais atenção á segurança, se calhar nem é um problema da App, mas sim dos sites do estado, muito provavelmente o problema está ai e estamos a ser injustos com a app móvel.

    3. Avatar de Bugs
      Bugs

      Pk nem todos têm a tua idade

  2. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    E nem funciona. Saíram 2 atualizações, e a app fica parada no splash screen. Cada dia pior.

    1. Avatar de Quem
      Quem

      Isso não me aconteceu.

    2. Avatar de João
      João

      Também me aconteceu (Android), mas após forçar paragem já consegui entrar na aplicação.
      Atualizar os documentos é que nem por isso.

    3. Avatar de jorge
      jorge

      Igual, ficou presa no splash screen. Desinstalei e e voltei a instalar e agora fica presa na Autenticação…

      1. Avatar de jorge
        jorge

        Já consegui entrar, mas ao adicionar documentos dá erro de servidor… É aguardar…

        1. Avatar de Mário
          Mário

          Se os documentos tiverem caducados dá erro, ou se não tiver a chave móvel digital ativa, lente que, o material tem sempre razão…

          1. Avatar de jose
            jose

            tenho cahve digital ativa e documentos atualizados…. várias tentatvas. sepre erro no servidor

          2. Avatar de jorge
            jorge

            Tenho tudo actualizado, era mesmo erro de servidor. Hoje de manhã pelas 7h15 consegui carregar todos os documentos sem problema. Muita gente a aceder ao mesmo tempo, o Raspberry Pi que alimenta o servidor do Gov.pt não conseguiu dar conta do recado…

  3. Avatar de Tozé Grilo
    Tozé Grilo

    Alguém sabe se já é possível ter os documentos dos filhos?

    1. Avatar de jorge
      jorge

      Isso dava imenso jeito…

    2. Avatar de João
      João

      Não testei, mas a opção para isso pelo menos existe.

      1. Avatar de Tozé Grilo
        Tozé Grilo

        Pois, mas para isso a outra pessoa tem que ter chave móvel digital. As minhas filhas são menores e não têm telemóvel, por isso tenho que andar com os CC delas sempre atrás.

        1. Avatar de Oi to the world
          Oi to the world

          Na app quando fui digitalizar um novo documento apareceu a opção “documentos de outra pessoa”, deduzo que seja util no seu caso

          1. Avatar de Nuno Magalhães
            Nuno Magalhães

            Sim, é possível.
            Dá imenso jeito e todos os documentos são partilháveis, até o mais recente carta verde do seguro automóvel.

            E existe duas vias para a partilha, uma temporal via QR Code ou com CMD já sem validade na partilha.

    3. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Sim dá, desde que os seus filhos tenham também a app em outro equipamento, depois onde está instalado a identificação do seu filho(a), vai ao documento que quer partilhar e seleciona partilhar documento e seleciona o tempo máximo 6 meses. Gera um qrcode e na sua app vai a parte das partilhas e scaneia o qrcode e pronto já tem a identificação do seu filho, eu costumo fazer isso. Ao fim de 6 meses tem de repetir o processo.

      1. Avatar de Nuno Magalhães
        Nuno Magalhães

        É possível partilhar via CMD, e sem validade na partilha.

        No caso dos menores, mesmo sem número móvel/smartphone, basta os pais criarem uma conta com um número móvel secundário, uma vez que por CMD só é aceite um numero móvel.

  4. Avatar de Aragão
    Aragão

    Como tudo feito pelos desenvolvedores do governo, não funciona. Fica preso em diversas telas além de dar inúmeros erros. Não vou usar.

  5. Avatar de joaobarroso
    joaobarroso

    Questão de design é discutível, eu prefiro que funcione corretamente, o que não é o caso. Bloqueia muitas vezes no splash, é necessário fechar e voltar a abrir, dá imensos erros a atualizar os documentos. Documentos adicionados a 24.12.2024 em 25.12.2024 aparecem como desatualizados.
    Estes sim, são os problemas que se devem preocupar a resolver, depois podem tratar do design.

    1. Avatar de B
      B

      +1
      E os erros que ocorrem ao tentar adicionar os DUA e os seguros, já tentei 2 vezes mas sem sucesso.

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Lembre-se que o servidor central tem de gerir uns milhões de pessoas, a tentar aceder a dados, ao mesmo tempo que 70000 milhões de tentativas de invasão, por segundo.
      Ao longo dos dias, deve ficar melhor e facilitar as operações. Só aqui é que as pessoas pensam “pago 120 euros por uma ligação de 1gbps e um telemóvel com 400gb, de dados a 3gbps, devo ter acesso a 5000 sistemas solares, de dados, em 1 milisegundo”.

      1. Avatar de joaobarroso
        joaobarroso

        Então que não definam a validade dos documentos de 24h, porque atualizei ontem à tarde e hoje já dá como desatualizado. Se assim o fizerem, certamente o número de acessos e tokens que os servidores terão que lidar serão muito menos.
        É tudo uma questão de planeamento, parece que algo está a falhar.

    3. Avatar de AlexS
      AlexS

      O design pode influenciar o funcionamento de uma app.

      1. Avatar de joaobarroso
        joaobarroso

        Não, não pode, se está mais “bonita” ou “feita” mão influencia se trabalha e tem bugs ou não. Isso não cabe na cabeça de ninguem.

  6. Avatar de natebul
    natebul

    Mas quantas apps é que já saíram? Estão sempre a mudar.

  7. Avatar de Wat3rMan
    Wat3rMan

    Não atualiza os documentos desde que saiu

  8. Avatar de Nuno
    Nuno

    Aqui tudo OK em termos de “erros” que impossibilitem acesso/funcionamento.
    Apenas diz que os documentos estão desatualizados, mas aparecem-me todos, com todos os dados e fotos portanto até ver, não está mau…

  9. Avatar de Tretada
    Tretada

    Foi um erro tirarem o «id» do nome. Com o «id» pelo menos sabíamos logo para que servia… daqui a uns tempos, só com o «gov» e sem o «id», há sempre a possibilidade de nos esquecermos para que serve aquela app que temos que é identificada apenas como «gov.pt»… qualquer coisa relacionada com o governo, pensa-se.
    Eu sei que à frente do «gov.pt» aparece «(id.gov)»… mas fica escondido, não aparece por baixo do ícone da app.

    De qualquer maneira, a app também me é inútil por duas razões:
    . não funciona no meu telemóvel que já tem alguns anos, por sorte o tablet que tenho é mais recente e aí já funciona mas obviamente não vou andar com o tablet às costas só para isto.
    . e no meu caso há um DUA que nunca consegui adicionar nem mesmo recorrendo ao código QR.

  10. Avatar de Aziado
    Aziado

    Ou esta aplicação vai servir para mais coisas para alguém dos documentos de identificação, ou é, só ridiculo, não se chamar “Identificação Gov”, tal como existe a “Autenticação Gov”. Colocarem o nome do dominio “gov.pt”, no nome da aplicação, dá aspeto de uma aplicação projetada, por maçaricos.
    Deviam ter colocado o nome da aplicação como “Gov”, ou “Gov Pt”.
    Já o Booking, também têm esse vicio.

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Podiam ter-lhe chamado: “Documentos de identificação online, com acesso digital, utilizando a chave móvel digital, podendo adicionar 650000 documentos, neste telemóvel.” Assim ninguém se enganava e ocupava 6 páginas do menu de cada telemóvel. Já que 95%, dos portugueses, tem 72000 apps, instaladas, em cada telemóvel, sempre ajudava. Só os italianos tem mais apps que nós. Até temos 60000, a mais, que os alemães.

    2. Avatar de Nuno Magalhães
      Nuno Magalhães

      A app “Autenticação.Gov” foi descontinuada com a implementação da função na app Gov.pt.

      Achei curioso e depois de tanto burburinho com as identidades gráficas governamentais ninguém comentar a perda da identidade deste logo, as 5 quinas, ainda para mais apresentado um logo que se assemelha a uma qualquer app “Messenger”.

      E mais, só Gov.pt é de facto um nome muito redutor.

  11. Avatar de jose
    jose

    Resolvi instalar um telemóvel novo hoje . Estava tudo a correr bem até instalar a APP da AMA. Não conseguia instalar os neus documentos e, para verificar, voltei ao telemóvel antigo e também não consigo atualizar. Pelo comportamente instável dos ” Time Out” eram percetíveis os problemas…
    Contatei a Linha do Cidadão (300003900) e a resposta foi simpática e clara ” A aplicação é nova , tem problemas! Possivelmente, amanhã…”
    Se visitarem o site, é evidente a “urgência” de arrancar, porque nem uma versão Beta parece!
    Infelizmente, ainda há em muitas insttuições muito caminho a percorrer até se atingir a maturidade de outras áreas da engenharia! Mas já não havia necessidade…
    PS: Numa mudança desta monta, teria valido a pena algum investimento no UI/UX… Digo eu!

  12. Avatar de Nuno Rompante
    Nuno Rompante

    Está tudo muito bem, mas acho que anda ali uma confusão com o nome da app

  13. Avatar de JMRuas
    JMRuas

    Com a nova app surge um erro inultrapassável nos 4 documentos: “Documento desactualizado” quando estão todos bem actualizados.

  14. Avatar de JMRuas
    JMRuas

    Actualização: depois de tocar em “actualizar”, à frente de “carteira…”, 2 ficaram actualizados e 2 continuaram desactualizados. Removi os dois e inseri-os novamente. Um foi adicionado e o outro deu erro.

  15. Avatar de César Couto
    César Couto

    As atualizações deixaram de funcionar com os cartões que já tinha introduzido, a atualização falha em ambos os cartões, uma APP à Portuguesa.

  16. Avatar de Carlos Correia
    Carlos Correia

    Se querem realmente ter críticas construtivas para ajudar as pessoas simplesmente colocavam o problema + modelo tlm/sistema operativo.. e já começamos a ver quais são as melhores máquina (funcionarem quando é preciso) e não prk tem x mp ou y ram….. se calhar alguns de vocês começavam a abrir os olhos.. em vez de reclamar de tudo e todos quando mts vezes o problema está nas vossas escolhas/decisões… neste caso chegariam a polícia sem documentos porque a App não funciona e vão disparar para todo lado..

    1. Avatar de Elisabete
      Elisabete

      Tens Razão!!
      A app, ou os sites teem alguns problemas, mas são de extrema utilidade.
      Deveriam ter mais funcionalidade.

      De qualquer forma são de grande utilidade publica, e a maioria dos comentários são de extrema arrogancia ou falta de maturidade.

  17. Avatar de Zeca
    Zeca

    Não atualiza a Carta de condução… Qual será o motivo?

  18. Avatar de Pedro
    Pedro

    Não esta a funcionar. Não atualiza