GNR dá truques para evitar embaciamento dos vidros…

10 Comentários

As autoridades nacionais têm uma forte presença no online. Além da sua ação de fiscalização, cabe-lhe também a ação de sensibilização e também de partilha de “boas práticas”. Recentemente a GNR deu a receita, com vários truques, para evitar embaciamento dos vidros. Saiba o que dizem…


Tal como é referido, o inverno é uma época em que o embaciamento dos vidros do carro é um problema comum. A condensação e a humidade resultantes dos dias de chuva ou frio podem dificultar a visibilidade e colocar em risco a segurança dos condutores.

Dicas da GNR para evitar que os vidros embaciem…

Para evitar este problema, a GNR deixa algumas dicas simples:

  • Limpe os vidros regularmente. A acumulação de pó, óleo ou gordura pode facilitar a formação de condensação.
  • Utilize um desumidificador. Este acessório ajuda a reduzir a humidade no interior do carro.
  • Mantenha o ar condicionado ligado. O ar condicionado ajuda a secar o ar e a evitar a condensação.
  • Abra as janelas durante alguns minutos antes de iniciar a condução. Isso ajudará a arejar o interior do carro e a reduzir a humidade.
  • Se os vidros do seu carro já estiverem embaciados, não arrisque desembaciar com o veículo em movimento. Pare em local seguro e use o ar condicionado ou o desembaciador.
  • Se estiver com pressa, pode tentar desembaciar os vidros usando um pano seco ou um papel absorvente.
  • Também pode experimentar passar rodelas de batata crua pelos vidros. O amido da batata ajuda a criar uma camada protetora que dificulta a formação de condensação.

A Guarda Nacional Republicana (GNR) é uma força de segurança de natureza militar, constituída por militares organizados num corpo especial de tropas e dotada de autonomia administrativa, com jurisdição em todo o território nacional e no mar territorial.

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de manel
    manel

    O embaciamento – supostamente – resulta da diferença de temperatura entre o exterior e o interior do carro. Se a temperatura for a mesma – supostamente – não deve haver problema.

    Abrir um pouco da janela para equilibrar a temperatura normalmente resolve.

    Quando tá frio, claro, batemos o dente 😉

    1. Avatar de GM
      GM

      Acrescentar ao diferencial de temperatura a humidade relativa. Ambiente húmido no interior devido à respiração, resulta na condensação desse vapor de água após o abandono do veículo, passado algum tempo.

  2. Avatar de Nuno Galhardo
    Nuno Galhardo

    Confiem nisto que vos dizer:
    metam cerca de 15,20mml de Fairy ou Cif , detergente Loiça, no vidro por dentro , mas muito bem espalhado com pano , e vam ver que o vosso vidro não embacia por dentro , mesmo nas piores condições, Durante 2, 3 meses pelo menos sem embaciar…
    100% Garantido.
    Muito melhor do que estas pequenas dicas da GNR.

    1. Avatar de naodigo
      naodigo

      ou então é só ter o vidro bem limpo que não embacia, eu limpo com pano microfibra mais nada, nunca mexo com os dedos nos vidros, só embacia quando está sujo

  3. Avatar de Antunes
    Antunes

    Se o carro estiver constantemente embaciado pode ser água da chuva que está a entrar. Alguma porta ou janela mal vedada.

  4. Avatar de JL
    JL

    Com o meu Tesla, não tenho problemas!

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Já psicologicamente…

    2. Avatar de Impressionado
      Impressionado

      Parabens !

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      Triste comentário! fica-te bem!
      Eu acredito vivamente que não tens nenhum!
      olha eu tenho dois! eu e a minha mulher estamos muitos satisfeitos, o mesmo não se pode dizer de ti!

    4. Avatar de PJA
      PJA

      É pá, sinseramente, aconselho ajuda médica. Irra que “Karen”, até aqui.