GelAvista: informe e esteja informado sobre alforrecas

3 Comentários

O GelAvista é o programa de ciência cidadã responsável pela monitorização dos organismos gelatinosos em toda a costa portuguesa, Açores e Madeira. Se avistar alforrecas ou outros organismos gelatinosos, reporte.


Este portal GelAvista foi lançado em fevereiro de 2016, e o objetivo é envolver a comunidade no desenvolvimento da ciência, colmatando assim a falta de conhecimento sobre as espécies que ocorrem em Portugal.

O programa reúne informação acerca destes animais, recorrendo à participação dos cidadãos que frequentam as zonas costeiras – praias, estuários, rios, marinas, e outros – durante as suas atividades de lazer (passeio à beira-mar, mergulho, vela, surf, etc.) ou as suas atividades profissionais (por exemplo, recolha nas redes de pesca).

Principais objetivos do portal GelAvista

  • Recolher dados sobre espécies de organismos gelatinosos de Portugal;
  • Conhecer diversidade, distribuição, dinâmica e o seu papel nos ecossistemas;
  • Aumentar a literacia sobre os ecossistemas marinhos;
  • Informar a população sobre riscos e precauções no contacto com as espécies;
  • Modelar e prever a ocorrência de blooms.

Qualquer informação é preciosa para uma contínua monitorização das populações destes organismos, incluindo avistamentos e fotografias antigas! É também muito importante receber informação de que não se encontram organismos gelatinosos nas praias (avistamentos nulos), sendo a única forma de se saber que não estão de facto a ocorrer.

Se viu algum organismo gelatinoso na nossa costa, pode reportar através das apps móveis disponíveis aqui.

Comentários

3

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de X
    X

    As alforrecas são um triunfo da evolução da vida na terra e no entanto nem têm cérebro como deve ser mas sobrevivem e são imortais um verdadeiro risco para a Humanidade e o seu QI elevado, o dito homo “sapiens”!

    1. Avatar de sapoide
      sapoide

      Aliás, elas só atacam quem tem medo, Eu nadava com elas e as que estavam em terra, já mortas? Nunca se sabe, não tocavamos nelas com dedos, mas faziam de postes das balizas e às vezes raspava-se uma mão ou pé, no big deal, continuamos cá vivinhos da silva.

      Isso e as urtugas são os grande smitos. Até fico parvo que as alforrecas em filmes americanos de hoillywood até costumam matar. Curioso porque as que dão à costa da caparica deviam ser as mais meiguinhas ou então algo está errado. E nem falo do pavor que eram as urtigas. um dia caí em cima das urtigas e ardeu claro, mas foram uns 2/3 dias de comichões e tal, e no big deal…

  2. Avatar de sapoide
    sapoide

    Mas quyal é este drama sobre alforrecas. Quando era puto elas faziam de postes das balizas para jogarmos a bola. Enfim! Tocar nelas dá uma leve comichão é? Ficas com alergia e depois metes lauroderme ou fenistil gel e passa, nem me lembro…Isso e as urtigas LOLOL Quem nunca?