Fundo Ambiental: janelas, painéis solares e ar condicionado. Candidate-se

40 Comentários

O novo programa de apoio à eficiência energética de residências de habitação permanente, designado de Fundo Ambiental, abriu a 16 de agosto tal como informamos aqui. O prazo termina a 31 de outubro. Saiba que tipo de obras pode candidatar.

Fundo Ambiental


Substituir janelas, instalar painéis solares ou ar condicionado são algumas das medidas comparticipadas pelo Estado.

Até 31 de outubro de 2023 estão abertas as candidaturas ao Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis. A este aviso podem candidatar-se proprietários, coproprietários e arrendatários de habitações permanentes de todo o território nacional (Continente e Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores).

Este Programa tem uma dotação total de 100 milhões de euros, dos quais 30 milhões de euros são destinados a este Aviso.

Fundo Ambiental

Para que serve o programa Fundo Ambiental?

O Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis tem como objetivo financiar medidas que promovam a reabilitação, a descarbonização, a eficiência energética e hídrica, e a economia circular.

Espera-se que estes apoios contribuam para a redução de, em média, pelo menos 30% do consumo de energia primária nos edifícios intervencionados. Além disso, espera-se que levem também:

  • À melhoria dos níveis de conforto para os seus utilizadores;
  • À melhoria da qualidade do ar interior;
  • A benefícios para a saúde;
  • À extensão da vida útil dos edifícios;
  • Ao aumento da resiliência dos edifícios;
  • À redução da fatura e da dependência energética do país;
  • À redução de emissões de gases com efeito de estufa (GEE).

    Que tipo de obras estão incluídas?

    • Tipologia 1: Substituição de janelas não eficientes por janelas eficientes, de classe energética igual a «A+»;
    • Tipologia 2: Aplicação ou substituição de isolamento térmico em coberturas, paredes ou pavimentos;
    • Tipologia 3: Sistemas de aquecimento e/ou arrefecimento ambiente e de águas quentes sanitárias (AQS) que recorram a energia renovável, de classe energética «A+» ou superior;
    • Tipologia 4: Instalação de sistemas fotovoltaicos e outros equipamentos de produção de energia renovável para autoconsumo com ou sem armazenamento;
    • Tipologia 5: Intervenções que visem a eficiência hídrica.

    O Programa de incentivos abrange edifícios unifamiliares e frações autónomas de edifícios multifamiliares (o mesmo é dizer: moradias e apartamentos) licenciados para habitação até 31 de dezembro de 2006, inclusive.
    Excetuam-se habitações em que tenham sido efetuadas intervenções licenciadas até 1 de julho de 2021 que se enquadrem nas tipologias 3, 4 e 5.

    As candidaturas são apresentadas através do preenchimento do formulário disponível aqui, até às 17h59 de 31 de outubro de 2023, ou até à data em que seja previsível esgotar a dotação prevista. Para outros esclarecimentos, contacte o e-Balcão ou ligue para 210 519 411.

    Comentários

    40

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de Pedro Fernandes
      Pedro Fernandes

      A instalação de ar condicionado encaixa em que tipologia?

      1. Avatar de Ar Condicionado
        Ar Condicionado

        Posso receber apoio para a compra de um aparelho de ar condicionado?
        Sim, estes equipamentos estão incluídos na tipologia “sistemas de aquecimento e/ou arrefecimento ambiente”. Terá, contudo, de cumprir todos os requisitos exigidos.

        Por exemplo, as empresas instaladoras devem ser certificadas e estar registadas na Agência Portuguesa do Ambiente e os equipamentos instalados devem ter marcação CE e etiqueta energética igual ou superior a “A+”. Leia as orientações técnicas para esta tipologia de intervenção para conhecer todas as exigências.

        Fonte: Deco

        1. Avatar de noticia errada
          noticia errada

          Não,
          Ar condicionado já não se encaixa nesta nova fase de 2023.
          Contacte o fundo ambiental.

      2. Avatar de José Silva
        José Silva

        Pelo que vejo ao consultar as tipologias no aviso…os aparelhos de ar condicionado não se inserem em nenhuma.
        Na tipologia 3, que seria a dos sistemas de aquecimento/arrefecimento, apenas se incluem bombas de calor; sistemas solares térmicos; Caldeiras e recuperadores a biomassa.
        O título desta notícia só pode estar incorreto.

        1. Avatar de ANDRÉ FIGUEIREDO ALMEIDA
          ANDRÉ FIGUEIREDO ALMEIDA

          8. Os aparelhos de Ar Condicionado estão abrangidos neste Programa?
          Sim. Os aparelhos de Ar Condicionado são um dos tipos de bombas de calor, pelo que estão enquadrados na tipologia 3.1.

          fonte Fundo Ambiental

      3. Avatar de Ar Condicionado
        Ar Condicionado

        4. QUE TIPOS DE EQUIPAMENTOS DE AR CONDICIONADO SÃO ELEGÍVEIS PARA EFEITOS DE CANDIDATURA?
        Apenas são elegíveis aparelhos fixos1 de ar condicionado reversíveis até 12kW com classificação
        energética igual ou superior a A+ (para condições climáticas médias), tanto no parâmetro SEER
        (arrefecimento) como no SCOP (aquecimento). O equipamento terá também de ter evidência
        da marcação CE ou a declaração de conformidade CE.
        A sua instalação deverá ser feita por empresa ou técnico certificado para o manuseamento de
        gases fluorados. A lista de técnicos e empresas certificados para intervenções em
        equipamentos/sistemas que contêm gases fluorados com efeito de estufa está disponível no
        website da Agência Portuguesa do Ambiente (APA)2
        .
        De notar que equipamentos portáteis de ar condicionado não são elegíveis para candidatura
        no âmbito do presente Programa de Apoio.

        Fonte: Fundo Ambiental

    2. Avatar de Figueiredo
      Figueiredo

      E Classe-Média a pagar todo este chulanço.

      1. Avatar de V
        V

        Embora o seu comentário esteja correcto noutras áreas, nesta parece-me que não porque são fundos Europeus

        1. Avatar de Américo Mendes
          Américo Mendes

          Sabe de onde vêm os “fundos europeus”?
          Das contribuições/ impostos de TODOS os países, incluindo Portugal!

          Portugal vai passar a ser contribuinte líquido positivo (pagar mais que recebe) muito em breve.

    3. Avatar de Carlos
      Carlos

      A empresa que me instalou os AC’s não está inscrita na plataforma, ainda dá para se inscrever e depois candidatar-me? Ou será que agora só dá para um próximo aviso? Obrigado.

    4. Avatar de Migas
      Migas

      Boa tarde,

      Coloquei paineis fotovoltaicos via EDP há 2 meses. O comercial indicou que poderia naquele momento pedir pagamento em prestações ( o que fiz ) e quando abrissem estes fundos, poderia liquidar a totalidade e candidatar-me. No entanto, a EDP disse-me que tal não seria possivel, pois a fatura deverá conter o total pago e não poderia ter requerido prestações.

      Alguém me pode ilucidar?

      1. Avatar de jgago
        jgago

        Existe um numero de telefone para onde poderá ligar ou então preencher o formulário que está em https://www.fundoambiental.pt/paes-2023/e-balcao.aspx , para pedir esse esclarecimento.

        Mas
        INFORMAÇÃO
        Utilize o nosso serviço de atendimento telefónico para mais esclarecimentos através
        do número 210 519 411 (Disponível das 9h às 18h, todos os dias úteis).

    5. Avatar de Paulo
      Paulo

      Boa tarde,
      O fundo ambiental tem 4 tipologias, em qual delas se encaixa o ar condicionado? Uma vez que, só está previsto sistemas de aquecimento e em nenhum deles aparece ar condicionado…

      1. Avatar de noticia errada
        noticia errada

        ar condicionado apenas era possível na fase anterior. nesta nova fase que abriu agora já não é possível.

    6. Avatar de Paulo
      Paulo

      Boa tarde,
      O fundo ambiental tem 4 tipologias, em qual delas se encaixa o ar condicionado? Uma vez que, só está previsto sistemas de aquecimento e em nenhum deles aparece ar condicionado…

    7. Avatar de Paulo silva
      Paulo silva

      Boas quero meter janelas no apartamento quero saber valores do que tenho direito obrigado

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Direito ?
        Tens direito a avançar pagar e depois tentares a tua sorte…

    8. Avatar de Gilberto Macedo
      Gilberto Macedo

      As turbinas eólicas? Podem se encaixar na tipologia 4, outros equipamentos de produção energia??

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Podem

    9. Avatar de AA
      AA

      No ultimo fundo ambiental, instalei AC em minha casa, no entanto o mesmo não foi comparticipado devido às referencias dos equipamentos da fatura não coincidirem com os equipamentos (na fatura os AC multi-split tinham uma referencia para o conjunto, mas os equipamentos tinham cada uma das unidades uma referencia), entreguei uma tabela do fabricante com a correspondência dos equipamentos, mas os fulanos do fundo ambiental mandaram-me f%d$r literalmente, fiquei muito dececionado com toda a burocracia e com todo o processo. Fiz queixa na DECO, sendo membro, mas foi outra perda de tempo. Por falar na DECO, sou membro deles há vários anos mas nunca me resolveram nenhuma das situações em que me senti lesado.
      Fica já o aviso para este fundo ambiental, basta fazerem a candidatura e observarem que à volta de metade das candidaturas são canceladas pelo fundo.

      1. Avatar de notauser
        notauser

        Aconteceu-me o mesmo com os certificados das janelas que tinham de ter a referência individual que batesse certo entre a factura e o certificado. Acabei por ter de pedir uma nova emissão da factura com a descriminação pedida e depois disso foi aceite.
        Não há dúvida que o processo é extremamente exigente para que tudo bata certo e o instalador/fornecedor tem de ser flexível e estar bem preparado.

    10. Avatar de Lopes
      Lopes

      Vamos lá ver como corre . Já pus A/C’s novos em 6 imoveis e se correr bem, como espero, será uma optima valorização do património.

      1. Avatar de A Neves
        A Neves

        Mas os apoios é só para habitação própria e permanente… como vai ser apoiado nos 6 imoveis?

    11. Avatar de Ken
      Ken

      Mudança de janelas é algo que tenho nos planos para fazer mas sem certeza de comparticipação será algo que ficará para quando houver condições para tal…

    12. Avatar de Dono da verdade
      Dono da verdade

      Posso recorrer a estes fundos para reparar o ar condicionado do carro?

      1. Avatar de jgago
        jgago

        Claro que sim. Basta só ter registado na AT o seu carro como a sua habitação:
        ****
        O Programa de incentivos abrange edifícios de habitação existentes, unifamiliares, bem como
        frações autónomas de edifícios multifamiliares licenciados para habitação até 31 de
        dezembro de 2006, inclusive.
        ****

    13. Avatar de José Silva
      José Silva

      Habito uma casa do IHRU, será que este instituto não pode concorrer a esses incentivos, para melhorar as casas e consequentemente a vida de quem lá mora?

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        não pode, é publico, e mesmo que pudesse nunca o fariam, nâo têm recursos para isso

    14. Avatar de Alexandra Coelho
      Alexandra Coelho

      As portas de alumínio antigas também são elegíveis neste aviso?

    15. Avatar de andre
      andre

      este tipo de apoios exclui automaticamente os mais pobres, primeiro porque na generalidade os mais pobres têm menor capacidade de navegar em todas as burocracias necessárias para concorrer ao apoio, e por outro lado, não têm o dinheiro para avançar e arriscar a obra podendo até depois não receber dinheiro nenhum.

      1. Avatar de Sergio Dias
        Sergio Dias

        É verdade. para alem disso, se for apenas arrendatário, também não se enquadra, assim como o proprietário, visto se tratar de uma segunda habitação, também deixa de ter logo possibilidade de se candidatar. Enfim. A intenção é muito boa, mas quem realmente precisa, depois não consegue usufruir pela exigência para o fazer.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          porque os proprietarios não precisam? o que não falta é pessoal proprietario com caixilharias em madeira e gelar nos invernos
          além que isto é um apoio, não é uma garantia, ou seja é para aqueles que pretendem fazer e que iriam fazer, o apoio é um bonus não é algo adquirido

      2. Avatar de Bruno
        Bruno

        Estes apoios não são para quem quer fazer melhorias, mas sim para quem já as fez. Mas atenção que é preciso certificado para tudo. A meu ver, façam as alterações necessárias por vocês e, no final, ainda vos fica mais barato.

    16. Avatar de Rosa Canário
      Rosa Canário

      Boa tarde,

      Sou administradora de um condomínio em que o telhado ainda é de amianto e as fachadas são em tijoleira e passam a vida a cair. Em reunião de condomínio decidimos que iriamos fazer obras no telhado e em algumas fachadas do prédio. Pelo que percebi podemos nos enquadrar na Tipologia 2: Aplicação ou substituição de isolamento térmico em coberturas, paredes ou pavimentos;
      caso seja verdade o que teríamos que fazer?

      Administradora/proprietária de uma fração do prédio

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        oh Rosa, é administradora não sabe pesquisar e ler?
        https://www.fundoambiental.pt/apoios-prr/c13-eficiencia-energetica-em-edificios/05c13-i012023-paes-2023-1-aviso.aspx

        mais vale entregar isso a uma empresa de gestão de condominios

    17. Avatar de noticia errada
      noticia errada

      Creio que seja mentira.
      Após contactar o fundo ambiental, ar condicionado não está incluído neste nova fase de FA.

    18. Avatar de Bruno
      Bruno

      https://www.fundoambiental.pt/paes-2023/e-balcao.aspx

      8. Os aparelhos de Ar Condicionado estão abrangidos neste Programa?
      Sim. Os aparelhos de Ar Condicionado são um dos tipos de bombas de calor, pelo que estão enquadrados na tipologia 3.1.

    19. Avatar de José Maria Esteves Pires
      José Maria Esteves Pires

      Boa tarde.
      Eu coloquei um aparelho de Ar condicionado em Março deste ano. Nessa altura ainda não havia a obrigatoriedade de ser habitação permanente. A minha morada ainda é no Porto, mas passo a maior parte do tempo na aldeia devido à minha situação de reformado. Pergunto se mesmo assim me posso candidatar? E se eu mudar a residência ainda me posso candidatar?
      Obrigado.

    20. Avatar de jgago
      jgago

      Alguém me pode esclarecer no seguinte:
      Tenho um apartamento num prédio de mais de 300 frações distribuídas por 8 blocos de apartamentos (4 apartamentos por andar).
      1- Na constituição da Propriedade Horizontal (PH), a fração está descrita como 5º Esq Sul
      2- Na Caderneta Predial Urbana (CPU) no ponto Andar/Divisão: 5º Esq.
      3- As letras nas caixas de correio e por cima da porta são de A a D.
      Na várias escrituras de vários vizinhos em nenhum deles fala nas letras de A a D , mas sim norte, sul, poente, nascente, esquerdo, direito.
      A minha morada fiscal é no 5ºD.

      Telefonei para a linha de apoio à candidatura do FA e disseram me que neste caso não podem confirmar que a habitação é própria e permanente e que por isso pode ser um motivo de exclusão.

      Já questionei o e-balcão das finanças para saber se é possível alterar o Andar/Divisão para 5ºD, e eles dizem que transcrevem o que está na PH (neste caso para poupar o teclado não escreveram sul). Sugerem que se mude a morada fiscal para 5ºEsquedo Sul, e depois tenho que ficar todos os dias junto da porta do prédio pode vir algum correio para o 5ºEsq Sul e não existe.

      Fui à câmara municipal para saber se eles passam algum declaração a dizer que o 5ºEsq Sul corresponde à letra D. Não fazem, porque eles só passam uma declaração do numero de policia do prédio, não dos apartamentos em si.

      Fui ao registo predial para saber o que se pode fazer. Não tem solução nem sabem como se pode resolver.

      Neste momento já conheço 4 casos em prédios diferentes com situações idênticas.

      ALGUÉM ME/NOS PODE AJUDAR E DAR UMAS DICAS DE COMO RESOLVER ESTE PROBLEMA.
      Boa semana para todos.