Funcionários do Facebook vão ter net lenta para melhorarem apps

35 Comentários

O Facebook tem uma veia filantrópica muito grande e quer levar a Internet a todas as partes do planeta. Para isso tem vários planos em curso, em várias áreas.

Algo que passará a motivar os seus funcionários, fazendo-os vivenciar as experiências de utilização em alguns locais do mundo, é o forçar de uma redução da velocidade da Internet. Com esta mudança será mais simples perceber problemas nas suas aplicações.

fb_net_1

A partir de agora, e às terças feiras, os funcionários do Facebook vão passar a ter a possibilidade de usarem a rede social de uma forma mais real e similar às que existem nos mercados emergentes.

Sempre que se autenticarem com as suas contas estes utilizadores vão ver surgir no topo da barra de feeds a opção de limitarem as suas ligações a 2G, garantindo que limitam as suas possibilidades de usar as aplicações e a página do Facebook, conseguindo assim detectar pontos de falha e oportunidades de melhoria.

For that next hour, their experience on Facebook will be very much like the experience that millions of people around the world have on Facebook on a 2G connection.

They’re going to see the places that we need to improve our product, but they’re also going to see the places where we have made a lot of progress.

Se a maioria dos utilizadores da rede social mais famosa e usada da Internet lhe acede com velocidades elevadas, mesmo em dispositivos móveis, nos mercados emergentes estas velocidades não existem ainda e o acesso é feito por 2G, onde uma página web pode demorar até 2 minutos a carregar.

fb_net_2

A ideia do Facebook é dar a todos os seus funcionários a possibilidade de testarem e vivenciarem cenários em que o acesso à rede é limitado e apresenta limitações técnicas, obrigando-os a encontrar formas de melhorarem e optimizarem todas as formas de acederem ao Facebook.

Depois de criarem melhorias nas suas aplicações, que detectam de forma imediata a velocidade de acesso à Internet e que ajustam os conteúdos apresentados em função disso, o Facebook quer agora trazer os seus funcionários para fora dos cenários idílicos e perfeitos, onde a velocidade da Internet é elevada, mostrando-lhes uma realidade a que não estão habituados.

Esta é uma mudança que não melhorará apenas o acesso ao Facebook nesses mercados emergentes, mas que será aproveitada por todos, que mesmo com velocidades “normais” passará a ser ainda mais rápida e optimizada.

Devem as empresas controlar/interferir no acesso à Internet?

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de José Antonio
    José Antonio

    Mudaram-nos para Portugal?

    1. Avatar de Daniel Pinto
      Daniel Pinto

      Eu acho que os mudaram para o UK

    2. Avatar de André
      André

      Vá, não exageremos. A nossa ligação à internet não é assim muito má, aliás, é das melhores da europa.

      1. Avatar de Zaark
        Zaark

        Speak for yourself 😛

      2. Avatar de Daniel Pinto
        Daniel Pinto

        Pro esse mesmo motivo é que falei no UK… A net aqui é uma valente bosta!

        1. Avatar de Spysky
          Spysky

          Concordo plenamente…
          Nunca pensei que fosse tao ma, e sentir tanta falta da nossas velocidades em Portugal.

          Na Giffgaff ter 3G ou LTE e exactamente a mesma coisa.. velocidades de 1Mb.

        2. Avatar de Mark
          Mark

          Sem falar que basta sair do centro das cidades e nem rede para fazer uma chamada se tem

      3. Avatar de Daniel Pinto
        Daniel Pinto

        Pro esse mesmo motivo é que falei no UK… A net aqui é uma valente bosta!

    3. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Não conheces outros paises da europa..

      Não conheço nenhum pais com excepção da suécia e alemanha, que tenha uma velocidade internet movel tão rapida como a portuguesa.

      1. Avatar de Romanhov
        Romanhov

        Romenia! 😉

    4. Avatar de Thiago
      Thiago

      Experimenta aqui no Brasil 🙂 venha conhecer a maravilha da internet kkkkkkkkkk

  2. Avatar de Mark
    Mark

    Só agora é que se lembraram disso?
    Isso é uma das regras de ouro do desenvolvimento web ou sistemas que precisem de dados da Internet.

  3. Avatar de RR
    RR

    Podiam também, além dos 2g, utilizar a app num telefone com bateria fraca

      1. Avatar de Galo
        Galo

        optimizarem o consumo de bateria 🙂

        1. Avatar de André
          André

          Para isso não é preciso testar em telemóveis com bateria fraca. Consegue-se saber qual é a percentagem de bateria gasta ao fazer determinados processos.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      ja vieram reconhecer isso 😉 pode ser que daqui a uns tempo tenhamos uma app que consome pouca bateria e poucos dados.
      btw, a app deles já não canta nos meus smartphones há muito tempo.
      MAs esta é uma atitude a aplaudir-se.

  4. Avatar de Nuno Fernandes
    Nuno Fernandes

    Estou farto de perguntar isto em todo lado.. É só comigo que os vídeos de facebook não carregam em condições? e que as imagens ficam a moer tb? Por vezes desisto de ver vídeos e vou a procura deles no youtube. Outras desisto de vez… Ficam a fazer buffer um porradão de tempo, chegando a 6 minutos ou mais para um vídeo de 20 segundos.
    Já mudei de browsers, já verifiquei o Flash, já limpei caches, já fiz flush a cache de dns, já mudei para os DNS’s da google…

    O FIrefox não dá metade dos vídeos porque não suporta flash. O Edge crasha inúmeras vezes e para além de rodar bem os vídeos de início, passado um tempo fica a moer também, o Chrome é para esquecer em todo o Facebook, lento como tudo..

    1. Avatar de Nuno Fernandes
      Nuno Fernandes

      ps: MEO, M5O, 100mbps.

      1. Avatar de sadmin
        sadmin

        Já testaste com outros dispositivos? Pode ser disso. Ou do teu router. Já que com 100mbps dá mais que perfeitamente…

        1. Avatar de Nuno Fernandes
          Nuno Fernandes

          Já, no portátil acontece o mesmo, no telemóvel idem aspas..
          Poderá ser o router? Não sei..

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Acontece-me o mesmo… O Edge vai-me safando na maioria dos casos…

      1. Avatar de Nuno Fernandes
        Nuno Fernandes

        Lá está. Se com o Edge funciona, (por pouco tempo mas funciona), não tem lógica ser do router ou da net..

    3. Avatar de Luís Marques
      Luís Marques

      Acontece-me o mesmo. Estou com a MEO 8MB donwload e 1MB de upload.

    4. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      Tenho firefox e não tenho problema nenhum! E o firefox suporta flash… mas se é em todos os browsers, isso há-de ser problema no sistema operativo. Talvez está na hora de formatar o pc

    5. Avatar de André
      André

      Sim, por vezes até no iPhone isso acontece… Não percebo porquê.

      1. Avatar de Fábio Leça
        Fábio Leça

        Tenho meo e tenho exactamente o mesmo problema, com 100mb e os videos não carregam ou carregam e param no telemóvel não me acontece so no pc.

    6. Avatar de VC
      VC

      No linux isso já não acontece…

  5. Avatar de JMCS
    JMCS

    É sabido que a qualquer programador não se devem fornecer equipamentos muito rápidos. Na Microsoft deviam fornecer PCs a 500MHz à equipa do W10 para que eles aprendam a programar…

    1. Avatar de Zaark
      Zaark

      Não digo 500 MHz 😛 , mas tens razão num ponto: os actuais programadores não usam bem os recursos como antigamente se tinha de usar… Já lá vai a época dos 48K 😀

    2. Avatar de Galo
      Galo

      Percebo a tua ideia….mas olha que aqui o W10 corre num pc de 2007 todos os dias sem problemas.

  6. Avatar de Realista
    Realista

    Tornem o facebook lite padrão sem a necessidade do messenger e o problema esta resolvido…

  7. Avatar de ZarkBit
    ZarkBit

    Nice! nada melhor que estar na pele dos outros.

  8. Avatar de tiago
    tiago

    Se deixassem a publicidade de lado… 😉 mas é bem… para perceberem o quanto custa fazer o loading de uma pagina do face… nós aqui em PT não temos esse problema mas tirando a vertente dos pc’s não foi só uma noticia a falar sobre o consumo de bateria que o face tem sobre os telemoveis… 😉