Frequenta um ginásio? Já pode registar a despesa no e-fatura

8 Comentários

A pandemia por COVID-19 não tem sido uma ajuda para os ginásios. Com a mudança de regras, e com o cumprimento das regras da DGS, os ginásios foram abrindo e algumas atividades repostas.

Entretanto, o espaço dedicado às faturas dos ginásios já está disponível no Portal das Finanças, adiantou fonte oficial da Autoridade Tributária (AT).

Frequenta um ginásio? Já pode registar a despesa no e-fatura


Caso já tenha definido outra categoria no e-fatura, pode mudar

Se frequenta um ginásio já pode registar essa despesa no portal e-fatura. A funcionalidade passou a estar disponível hoje, informou a Autoridade Tributária em comunicado e nas redes sociais.

Entretanto, os contribuintes que já tenham ido ao Portal das Finanças classificar estas faturas e o tenham feito erradamente (classificando-as como ‘Outro’, a categoria onde se enquadram as ‘Despesas gerais familiares’) “poderão reclassificá-las sem problemas”, disse em entrevista à Lusa na semana passada o subdiretor-geral da área da Relação com o Contribuinte da AT, Nuno Félix.

Para realizar esta alteração pode selecionar a fatura, carregar em alterar e depois escolher a categoria correta.

Frequenta um ginásio? Já pode registar a despesa no e-fatura

De relembrar que o Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) prevê que 15% do IVA suportado na despesa com “atividades de ginásio – fitness”, “ensinos desportivo e recreativo” e “atividades dos clubes e recreativo” passe a ser dedutível ao IRS.

Frequente Ginásios? Já pode registar a despesa no e-fatura

Isto significa que esta despesa passa a ter a mesma utilidade fiscal ao nível do IRS das faturas dos cabeleireiros, veterinários, restaurantes ou oficinas de carros.

Leia também…

IVAucher: O que acontece se não gastar todo o saldo?

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Helio
    Helio

    E para quando a dos combustiveis, do tipo Ivaucher. Fica a dica

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Isso é que era

  2. Avatar de v99
    v99

    Vivemos num país onde não se incentiva de forma alguma a prática do exercício físico, estamos sempre a andar para trás. Quem apresenta despesas de saúde (ou dito de outra forma, quem der despesas ao estado tem benefícios fiscais) já aqueles que querem melhorar a sua saúde física e mental não têm qualquer beneficio ou ajuda. Se incentivassem a prática do exercício físico os cofres públicos só tinham a ganhar, poupavam centenas de milhões ao SNS, mas pelo que vamos vendo o negocio aqui é a doença e não a saúde.

    1. Avatar de JR
      JR

      Infelizmente é assim… Não se encontra faturação na boa saúde, pelo menos não nos valores que são procurados

    2. Avatar de José Carlos da Silva
      José Carlos da Silva

      Com uma declaração do médico de família que ateste a necessidade da prática de exercício físico, a despesa com ginásios pode ser colocada como despesa de saúde (legalmente), desde que o CAE do local assim o permita.

    3. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Já agora também comparticipavam quem consome produtos de origem biologica e de agricultura sustentavel.

  3. Avatar de contacto
    contacto

    Só falta imposto para quem obra no WC

  4. Avatar de Rui
    Rui

    Olá vinha pedir auxílio por aqui.
    Frequento um ginásio e pedi os recibos para efeitos de IRS disseram que é preciso uma declaração médica.
    Procurei informação e não encontro onde diga que é necessário, alguém podia esclarecer, sff.