França aplicada multa “pesadíssima” à Google (e ao Facebook)

10 Comentários

Se fizermos algumas pesquisas rápidas na internet sobre multas aplicadas aos gigantes da tecnologia, vamos certamente ter muitos resultados. Desta vez, foi (novamente) a França que aplicou multas “pesadas” à Google e Facebook.

Segundo o que foi revelado, a culpa é dos “cookies”, que são usados pelas empresas para ter publicidade dirigida ao utilizador.

França aplicada multa "pesadíssima" à Google (e ao Facebook)


Google vai ter de pagar 150 milhões de euros! Facebook 60 milhões

De acordo com o anúncio feito hoje, a Comissão Nacional de Informática e das Liberdades (CNIL, na sigla francesa) multou a Google e a Facebook em 150 e 60 milhões de euros, respetivamente, pelas suas práticas de ‘cookies’, utilizados para publicidade dirigida ao utilizador.

De referir que o valor da multa imposta à Google é um ‘recorde’ no que diz respeito às sanções impostas pela CNIL, que já tinha aplicado uma multa de 100 milhões de euros à Google, em dezembro de 2020, também por causa das práticas de ‘cookies’.

Segundo o que foi revelado, CNIL refere que os ‘sites’ facebook.com, google.fr e youtube.com não permitem” recusar ‘cookies’ “de forma tão simples” como aceitá-los.

França aplicada multa "pesadíssima" à Google (e ao Facebook)

A comissão entendeu que o facto de aqueles ‘sites’ oferecerem um botão para aceitar ‘cookies’ de forma imediata, mas serem necessários “vários cliques para recusar todos os ‘cookies’”, “viola a liberdade de consentimento”. Adicionalmente, o botão adicionado pelo Facebook para recusar ‘cookies’ é ainda chamado de “Aceitar cookies”, observou a CNIL.

As duas plataformas têm três meses para agir em conformidade, sob pena de “as empresas terem de pagar, cada uma, uma multa de 100.000 euros por cada dia de atraso”, acrescentou a CNIL.

Um cookie é um pacote com informação enviado de um servidor Web para um ferramenta de navegação (ex. browser), e depois reenviado sempre que este aceda ao servidor. Os cookies permitem acompanhar a navegação do utilizador, de forma a que possa ser enviada publicidade personalizada, relacionada com as suas áreas de interesse, sendo, por isso, regularmente denunciados pelas violações de privacidade que podem causar.

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de NÃOsabemosNADA
    NÃOsabemosNADA

    Acho muito bem, é preciso acabar com a m*** da publicidade dirigida e cookies desnecessários e diminuir a quantidade de publicidade! Felizmente alguns ADB ainda funcionam em alguns serviços.

  2. Avatar de Ts
    Ts

    A google faturou 40 mil milhoes, isso são trocos para eles

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Ya não é muito pesado, é como se uma multa para nós fosse 4€

  3. Avatar de Indignado
    Indignado

    E configurar os browsers para remover todos os cookies a saída e instalar o addon “i dont care about cookies” sempre que o browser o permita

  4. Avatar de PGomes
    PGomes

    Pesadíssima?
    Isso são trocos, para empresas que têm receitas de milhares de milhões por ano.

  5. Avatar de Jmartins
    Jmartins

    Outra questão é que o governo é que fica com esse dinheiro, que depois sabe-se lá para onde vai. Os lesados supostamente são os cidadãos que usam os serviços.

  6. Avatar de Joao moutinho
    Joao moutinho

    Agora só falta para o youtube por ter tirado milhões de euros a youtubers por “falsos flags” e remover videos sem necessidade alguma.

  7. Avatar de Joao moutinho
    Joao moutinho

    Agora só falta para o youtube por ter tirado milhões de euros a youtubers por “falsos flags” e remover videos sem necessidade alguma.

  8. Avatar de Kendimen.C
    Kendimen.C

    PPLWARE, corrijam a gralha no título, se fazem favor.
    Continuação do bom trabalho!

  9. Avatar de FreakOnALeash
    FreakOnALeash

    Brave…sim aceito cookies mas não vejo publicidade que se intrometa na minha navegação, isso só quando uso o chrome.