Fogos.pt – Saiba em tempo real o estado dos incêndios

11 Comentários

Infelizmente, Verão não é sinónimo de férias e de descanso para toda a gente. Milhares de homens e mulheres trocam os óculos de sol e o protector solar pela farda de bombeiros e arriscam a vida para salvar as florestas e, a cima de tudo, as populações que são ameaçadas pelos incêndios todos os Verões.

Este ano, parece que a “época de incêndios” está oficialmente aberta e há um serviço que lhe mostra, em tempo real, os incêndios activos em Portugal e que permite acompanhar a sua evolução.

incendio


Fogos.pt é um serviço que lhe permite saber, em tempo real, todas as ocorrências de incêndios com a respectiva localização e estado do incêndio.

O estado das ocorrências é classificado por cores que podem ser, desde Ocorrência Significativa, Vigilância, Em Resolução, quando não há perigo de propagação para além do perímetro já atingido, Em Curso, quando o incêndio se encontra em evolução sem limitação de área, entre outras situações.

fogos.pt_mapa

O serviço é actualizado de dez em dez minutos com recurso aos dados da própria Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Além das informações já descritas, o utilizador poderá ainda saber quais os meios que foram deslocados para a ocorrência, nomeadamente, o número de bombeiros, de carros e até de meios aéreos, bem como a data e hora de início.

fogos.pt_detalhes

Além de estar disponível online, através do site fogos.pt, o serviço ainda se encontra disponível através de uma aplicação para Android e iOS. Com as aplicações móveis é possível definir notificações de alerta sempre que deflagrar um incêndio no seu distrito.

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de eu
    eu

    Grande projecto em 2015. Desde há uma semana que a fonte (ANPC) também já disponibiliza a informação de forma mais intuitiva, em vez de pdf. ( http://www.prociv.pt )
    Mérito para o empreendedor do fogos.pt que deve ter despertado a entidade para tal!

  2. Avatar de neapo
    neapo

    Este tipo de aplicações deve ser banida, assim como qualquer noticia sobre os mesmos, apenas serve para os criminosos saberem em pormenor e atacarem noutras frentes.

    1. Avatar de tiago
      tiago

      E antigamente que não havia aplicações e havia novas frentes? Menos drama…

      Acho boa a aplicação para informação em tempo real porque muitas vezes vamos de ferias para zonas de mato e pode ser complicado!

  3. Avatar de neapo
    neapo

    Informação é boa para quem combate as chamas ponto.

  4. Avatar de dinis lopes
    dinis lopes

    ainda devia de ser melhor, a anpc através de uma aplicação mandar alertas para quem fosse bv, em tempo real a alertar e possivelmente poderia trazer mais voluntários aos quarteis em tempo oportuno

  5. Avatar de User
    User

    Este site ja tinha sido noticia aqui, mas continua a ser melhor que o proprio ANPC

  6. Avatar de Orlando Correia Machado
    Orlando Correia Machado

    Todo e qualquer sistema que ajude e simplifique de qualquer maneira a vida das pessoas é por isso bem vindo e só por si é uma razão para existir.
    Mas à que ter em atenção, este sistema que estamos aqui a falar, se por um lado é uma ferramenta de trabalho tremenda para os profissionais que trabalham na área, não deixa de ser altamente prejudicial se estiver aberta a todos em geral, nomeadamente aos prevaricadores que fazem destas coisas acontecerem.
    Cada macaco no seu galho e partilhar com tudo e todos informação altamente sensível não é de todo lá muito responsável.
    Com isto não quero de forma alguma denegrir a plataforma e todo o seu potencial de ajuda ao próximo, mas nem tanto ao mar, nem tanto à terra.

  7. Avatar de Maria Mendes
    Maria Mendes

    Ervedal da Beira -OHL em chamas. Alguma noticia a mais?

  8. Avatar de Manuel Afonso
    Manuel Afonso

    Podiam por buldozeres ha ajudar as populações fazer desmatacoes de volta das aldeias como emporrar terras e arvores contra a passagem dos fogos só para aliviar esses pobres dos nossos bombeiros e pessoas e bens materiais e não esperar só pelos meios aereos

  9. Avatar de Rui
    Rui

    Este sistema parece-me “spam”. O que é que interessa avisar um distrito inteiro por SMS se está em alerta vermelho. Eu queria saber era se existem incêndios e para onde se dirigem com antecdência, para que não voltem a haver mortes e as pessoas saberem para onde se deviam dirigir.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Comentário no artigo errado, desculpem.