FMI diz que moedas digitais do banco central podem substituir o dinheiro

54 Comentários

Na perspetiva do FMI – Fundo Monetário Internacional (em inglês, International Monetary Fund), as moedas digitais do banco central têm potencial para substituir o dinheiro. No entanto, a adoção em massa pode levar tempo.

CBDC (Central Bank Digital Currency), em português, moeda digital do banco central

As CBDCs (Central Bank Digital Currency), em português, moedas digitais do banco central, são a forma digital da moeda fiduciária de um país, regulada pelo banco central desse país e sustentada pela tecnologia blockchain.

Na opinião de Kristalina Georgieva, managing director do FMI, as moedas digitais do banco central “podem oferecer resiliência em economias mais avançadas” e podem melhorar “a inclusão financeira onde poucos possuem contas bancárias”.

As CBDCs podem substituir o dinheiro, cuja distribuição é cara nas economias insulares.

Ofereceriam uma alternativa segura e de baixo custo [ao dinheiro]. Elas também ofereceriam uma ponte entre o dinheiro privado e um parâmetro para medir o seu valor, tal como o dinheiro hoje, que podemos retirar dos nossos bancos.

De acordo com a organização internacional, mais de 100 países estão, atualmente, a explorar esta forma de transação digital.

Kristalina Georgieva, managing director do FMI
Kristalina Georgieva, managing director do FMI

Num relatório publicado em setembro, o FMI partilhou que “o nível de interesse global nas CBDCs não tem precedentes”. Afinal, conforme temos acompanhado, um largo leque de bancos centrais lançou projetos-piloto e alguns até já emitiram a sua moeda digital.

Mais, numa pesquisa de 2022 conduzida pelo Bank for International Settlements, dos 86 bancos centrais inquiridos, 93% disseram estar a explorar CBDCs. Por sua vez, 58% disseram que, provavelmente, emitiriam ou poderiam possivelmente emitir uma CBDC a curto ou médio prazo.

Moeda digital

Segundo a CNBC, o FMI lançou, agora, um guia dedicado às CBDCs, com o intuito de servir como referência para decisores em todo o mundo. Afinal, há muitos países a investigá-las e a desenvolver regulamentações para orientar o dinheiro digital.

O setor público deve continuar a preparar-se para implantar CBDCs e plataformas de pagamento relacionadas no futuro […] estas plataformas devem ser concebidas desde o início para facilitar os pagamentos transfronteiriços, incluindo com CBDCs.

Disse a managing director do FMI.

Comentários

54

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hugo Costa
    Hugo Costa

    Para uma democracia não há melhor que o dinheiro físico.

    1. Avatar de AlexS
      AlexS

      Para a Liberdade.
      Não confundir Democracia com Liberdade.
      Os eleitores podem votar para só vestires de amarelo.

    2. Avatar de joao
      joao

      ha ! bitcoin! ainda é melhor!

      1. Avatar de joao
        joao

        separa o dinheiro do estado!

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Em qualquer democracia o dinheiro é separado do estado

          1. Avatar de Eu
            Eu

            Como é que é???????
            Em que planeta vives?

          2. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            planeta terra..

            sabes o que é uma democracia?
            sabes como é constituída uma democracia?
            sabes o que são separação de poderes?

  2. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Já não chega o que nos controlam, ainda querem controlar o nosso dinheiro?

    Tá bonito está.

    1. Avatar de Joaquim Afonso
      Joaquim Afonso

      a Bíblia já nos deu essa informação há milhares de anos, que os seres humanos seriam controlados pelo lado negro através do “comércio” (dinheiro). Já agora, este deixará de ser o que sempre foi, a disrupção é de tal ordem que “tudo” será tokenizado. E Sim, a Bitcoin, surgiu como alternativa ao sistema bancário corrupto, um dos maiores esquemas em que muitos acreditam e aceitam como sendo a melhor opção e, será, pela conveniência que as pessoas se subjugarão ao sistema que irá não só controlar como escravizar a maior parte dos seres humanos… mas não todos!

  3. Avatar de Gervasio
    Gervasio

    Preferia andar com um saco de moedas de prata que depender 100% de uma carteira digital, já temos euros digitais o que realmente eles querem com cbdc’s? Controlo centralizado? Que opinião tem o pessoal do PPLWARE em relação a esta questão? É bom, é mau? O que é que resolve visto que já existe dinheiro físico e eletrônico em circulação e até agora tudo se tem conseguido fazer. Obrigado

    1. Avatar de Contador
      Contador

      Só que não vais andar com um saco de moedas de prata. Vais usar aquilo que eles te vão dizer. A moeda digital vai ser o futuro e não há manifestações que façam esse plano ir atrás. O que temos de fazer é tentar contornar isso com outras maneiras. Sejam elas quais forem. Nem que seja voltar à troca de um borrego por não sei quantas galinhas. Mas não tenham dúvidas que a moeda digital está a chegar para acabar com o dinheiro físico. Há tanto tempo que tentam implementar isso. Até se babam com a vinda do dia em que estará efetivamente implementado.

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      E tudo bom

  4. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    Portugal só pode avançar para o dinheiro digital somente quando voltar a cunhar a sua própria moeda e tiver associado a esse dinheiro digital uma riqueza, um padrão, como por exemplo o ouro (utilizado na Federação da Rússia e na República Popular da China) ou o petróleo (utilizado pela República Bolivariana da Venezuela).

    Se estas condições não estiverem reunidas Portugal e os Portugueses vão perder totalmente a sua independência financeira – ou o que resta dela – e ficar sujeitos a uma tirania liberal/maçónica imposta por Bruxelas que sempre que o País ou um Português se mostrar desfavorável à agenda política, económica, e de engenharia social da união europeia ficará sem acesso às suas contas bancárias ou verá o seu dinheiro desaparecer.

    Tenha-se em conta o que sucedeu ao Sr.º Nigel Farage:

    – Nigel Farage afirma que as suas contas bancárias foram encerradas «sem explicação»

    https://news.sky.com/story/nigel-farage-claims-his-bank-accounts-are-being-closed-without-explanation-12912144

    1. Avatar de Gervasio
      Gervasio

      Independentemente de cunhar a sua própria moeda, jamais o cidadão poderá estar dependente de um ativo 100% digital, o modelo hibrido como atual é a única solução viável, alias, devíamos ter possibilidade de poder receber ordenado em numerário, visto que até isso nos tiraram. ( ideias dos tais amigos maçons que muitos nem sabem a quem servem)

      1. Avatar de joao
        joao

        Essa vai ser a promessa! que o dinheiro fisico nunca vai acabar!!
        Os estados querem o digital porque assim teem o control absuluto do dinheiro! quero ver os restaurantes agora nao aceitarem isto !!! na ha multibanco?? ha euro digital e assim vao ter de declarar tudo!
        ja viste se forem fazer uma manifestacao ao centro de portugal e fores do norte, se eles souberem podem bloquear o teu dinheiro e assim nao tens maneira de te deslocar porque nao podes pagar! exemplo rapido!
        TEMOS DE POR TODOS OS CENARIO POSSIVEIS EM CIMA DA MESA!

        (A liberdade é a eterna vigilancia!)

        1. Avatar de Figueiredo
          Figueiredo

          A vantagem do dinheiro digital é essa, os criminosos da restauração e bebidas, do comércio, dos serviços, etc., estão tramados, não terão como fugir, vigarizar o cliente, ou cobrar preços que não estão tabelados, por isso são contra o dinheiro digital.

          Mas também lhe digo, o dinheiro digital só tem interesse se for possível pagar em todo o lado de forma electrónica a partir do valor de 1 Cêntimo para cima, e automaticamente ser emitida a factura com número de contribuinte.

          1. Avatar de joao
            joao

            pois mas secalhar assim a sonegar impostos é a unica maneira de ainda terem as portas abertas ou ofrecerem um produto mais competitivo!

      2. Avatar de joao
        joao

        Essa vai ser a promessa! que o dinheiro fisico nunca vai acabar!!
        Os estados querem o digital porque assim teem o control absuluto do dinheiro! quero ver os restaurantes agora nao aceitarem isto !!! na ha multibanco?? ha euro digital e assim vao ter de declarar tudo!
        ja viste se forem fazer uma manifestacao ao centro de portugal e fores do norte, se eles souberem podem bloquear o teu dinheiro e assim nao tens maneira de te deslocar porque nao podes pagar! exemplo rapido!
        TEMOS DE POR TODOS OS CENARIO POSSIVEIS EM CIMA DA MESA!

        (A liberdade é a eterna vigilancia!)

      3. Avatar de Figueiredo
        Figueiredo

        Isso é o que acontece na Federação da Rússia (FR), na República Popular da China (RPC), e na República Bolivariana da Venezuela (RBV), existe o dinheiro digital e o dinheiro físico; provavelmente no Século XXII já não haverá dinheiro em numerário, mas o Século XXI será o da transição e rapidamente a população durante este período irá adoptar voluntariamente o dinheiro digital.

        Quanto ao ordenado em numerário, muita gente o recebe dessa forma, mas o que realmente devia ser possível ao trabalhador escolher era receber o pagamento do seu salário à semana, como na Inglaterra.

  5. Avatar de AlexS
    AlexS

    Dinheiro físico é essencial para Liberdade.

  6. Avatar de Clairvoyant
    Clairvoyant

    BTC is the only way!

  7. Avatar de RV
    RV

    O dinheiro vivo é a fonte da corrupcao … se o dinheiro for digital, a corrupcao diminui porque começa a haver um caminho de migalhas que mostra para onde foi o dinheiro, veja-se o chefe de gabinete do Antonio Costa, por mim, nao me oponho ao dinheiro digital. Pelo que julgo saber, na Suecia ja nao usam dinheiro vivo, penas dinheiro digital.

    1. Avatar de Figueiredo
      Figueiredo

      O problema não é o dinheiro digital mas o facto de Portugal não cunhar a sua própria moeda.

      1. Avatar de joao
        joao

        lol se assim fosse ja estavamos pior do que a venezuela!!

      2. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        Porque raio é que Portugal haveria de cunhar a sua própria moeda se aderimos ao €!? Uma moeda que tem por detrás os motores industriais da Alemanha, França e Itália!
        Já sei! Na sua ótica devíamos era de aderir aos rublos, não?

        1. Avatar de Figueiredo
          Figueiredo

          Portugal e os Portugueses não aderiram à moeda única (Euro), não houve nenhum referendo, foi-nos imposta essa adesão por uma oligárquica minoritária liberal/maçónica sem qualquer legitimidade.

          Uma Nação desenvolvida e soberana tem de cunhar a sua própria moeda, tem de ser independente financeiramente, caso contrário torna-se num País escravo, ocupado, e explorado.

    2. Avatar de AlexS
      AlexS

      Porque é que não defendes uma camera atrás de cada pessoas e o seu controlo por gps?
      Chips nos bebes logo a á nascença.

      Corrupção não é o maior problema do mundo. Aliás ajuda muita gente a não morrer de fome nos países com mais entropia. O mercado negro é um dos maiores combatentes contra a fome.

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        «O mercado negro é um dos maiores combatentes contra a fome.»

        Estás totalmente alienado. Temo que não tenhas salvação, infelizmente.

  8. Avatar de Sergio
    Sergio

    Numa altura que tentam dar FUD à sobrevivência da usdt é normal este e outros comentários de determinadas instituições sobre as CBDC’s. Sempre coordenados xD

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      USDT tem fud desde a sua concepção, não tem nada a ver com CBCDs

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        andas desatento então, é claro que p usdt sempre teve FUD.. mas estares a dizer isso estás a ignorar o que se passou a semana passada lol

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          a cena da blackrock? é preciso saber quem é a blackrock.. lol

  9. Avatar de Pedro Nuno
    Pedro Nuno

    Com a cbdc, acaba a liberdade financeira, médica, de movimentação, de expressão, etc. Não podemos aceitar que nos enfim esta treta. Lembrem_se do que aconteceu na pandemia aos camionistas canadianos.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      O que aconteceu aos camionistas canadianos foi uma coisa chamada lei, se queres viver em democracia estás sujeito à mesma caso contrário tens muitos países por onde escolher.
      O teu discurso e dos teus congéneres é pura comédia de tão absurdo

      1. Avatar de Eu
        Eu

        Lei? Deves ser mesmo tapadinho. Isso foi tudo feito menos por lei. O que o estado fez não se aplica aquela situação. Tudo foi feito ao abrigo de uma suposta necessidade”urgente” e eles irão sempre abusar. Parte do que aconteceu com a pandemia foi igual.
        Abre os olhos mula.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          requisição civil, fazem o mesmo cá na tuga se chegar aos mesmos contornos e acho muito bem, serve para proteger os interesses do povo e não de meia duzia de pseudo revoltados

      2. Avatar de Figueiredo
        Figueiredo

        O que aconteceu aos Camionistas Canadianos não foi a Lei mas sim tirania, repressão, e violência, contra os Canadianos por não concordarem com as medidas tirânicas, infundadas, e psicopatas, do regime liberal/monárquico/maçónico do Canadá.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          requisição civil, fazem o mesmo cá na tuga se chegar aos mesmos contornos e acho muito bem, serve para proteger os interesses do povo e não de meia duzia de pseudo revoltados

  10. Avatar de derminosete
    derminosete

    adeus democracias

  11. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    Penso que o dinheiro digital será o futuro, fazer moedas e notas está limitado à matéria prima e tem custos, e pra já ser mais corruptivel do que o digital.
    As coisas têm de evoluir como tudo, claro que haverá sempre pessoas que irão estar sempre do contra.
    Mas depois tudo vai ao sitio.

    1. Avatar de joao
      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Fraca mas certa

    2. Avatar de Miguel Felicio
      Miguel Felicio

      Será o futuro será…. Todo o povinho vai ser controlado e ai é que eu quero ver se vão gostar.

  12. Avatar de C
    C

    Quando houver apagões ou falta de internet (por variados motivos) como usamos o dinheiro digital?

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Quando houver apagões e falta de internet, poder ou nao poder usar dinheiro é o menor dos teus males. Vais ter de preocupar com coisas bem mais complicadas e piores.

  13. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Dinheiro físico nunca vai acabar.
    Senão como é que as elites e oligarcas mandam o guito para offshores?
    Transferências? Só rir…

    1. Avatar de Tá tudo na maior
      Tá tudo na maior

      Só para complementar, mas desta vez com uma obra de ficção como tantas outras que passam em qualquer ecrã… Um dos melhores filmes de comédia que vi em toda a minha vida… Parabéns a quem o disponibilizou
      https://www.youtube.com/watch?v=n9vEsyRhI9o

  14. Avatar de jhvs
    jhvs

    o dinheiro digital de forma generalizada e única é uma forma controlo mas massas pela dependência.. não deveria ser aceite pelas populações.. claro que o FMI enquanto promotor direto das economias vai tentar por todas as formas forçar a sua implementação.

  15. Avatar de Miguel Felicio
    Miguel Felicio

    Acabar com o dinheiro físico.. É o que eles querem.. Só que o povinho tem andado distraído com a bola..
    Com o dinheiro digital assim eles controlam o povinho a seu belo prazer… 🙁

    1. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Miguel Felicio, o que eles menos querem é acabar com o dinheiro físico.
      Abra os olhos…
      Depois mandam os milhões para offshore por onde? Mbway? Western Union?

  16. Avatar de Miguel
    Miguel

    Então mas as CBDCs não eram teoria da constipação?
    Oh afinal é do mesmo tipo que o dinheiro actual na China, ligado ao sistema de créditos sociais…
    Não acordai não…
    Procurem por Ğ1, ou moeda livre Junas.