Finalmente! Já pode ativar a Chave Móvel Digital no seu telemóvel

17 Comentários

A Chave Móvel Digital já pode ser ativada a qualquer hora e em qualquer lugar, com a aplicação Autenticação.Gov. Tal processo também pode ser usado para ativar o Cartão de Cidadão. Veja como é fácil.


O que é a Chave Móvel Digital e para que serve?

A Chave Móvel Digital (CMD)associa um número de telemóvel ao documento de identificação de uma pessoa. Se tiver cidadania portuguesa, associa ao Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade. No caso de uma pessoa estrangeira, associa ao passaporte, título ou cartão de residência.

Permite à pessoa titular de CMD aceder a vários portais públicos ou privados, e assinar documentos digitais, com um único login.

Usando a nova versão da app Autenticação Gov, o utilizador pode facilmente ativar a CMD Para tal basta abrir a app e depois escolher a opção Ativar Chave Móvel Digital.

No processo de ativação serão recolhidas imagens suas e do seu cartão de cidadão para validar a sua identidade e autenticidade do documento. Pode ver no seguinte vídeo como tudo funciona.

Autenticação.Gov

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jon@s
    jon@s

    Finalmente? Já a uso há mais de 1 ano e sempre em boas condições.

  2. Avatar de Lab
    Lab

    Será que a app substitui os cartões fisicoes quando solicitado pelas auturidades ? (Ex: Operação stop

    1. Avatar de PM
      PM

      Isso é que era….

    2. Avatar de Reforma
      Reforma

      Que eu saiba, nas operações stop, fazem como no caso das fotocópias dos documentos – deixam seguir mas obrigam a apresentar os originais no “posto”, dentro de um certo prazo

    3. Avatar de Paulo
      Paulo

      Acho que não, porque eles não têm equipamento para validar os QR codes dos cartões gerados.

    4. Avatar de Jorge Revés
      Jorge Revés

      Sim, já fui mandado parar numa operação stop e apresentei apenas o CC e carta de condução através da app id.gov.pt e foi aceite e confirmado pelos agentes que é aceite.

      1. Avatar de Tiago Rodrigues
        Tiago Rodrigues

        E é aceite… eles sabem isso, mas por vezes não dispõem de leitores de QR codes.
        ( apesar que se tiverem smartphones atuais de serviço, os mesmos já servem como leitores de QR codes, logo podem validar )
        Nas últimas eleições em janeiro de 2021 fui presidente de mesa, e vários eleitores ( uma faixa mais jovem ), apresentaram-se e eu aceitei a identificação pela id.gov.

        Mas anda aí muito agente que quer à força toda complicar, o que é para descomplicar… enfim

  3. Avatar de Reforma
    Reforma

    Não sei porquê, mas o que digo a seguir foi bloqueado num post recente:
    – Quem usa CMD pelo telemóvel é melhor comprar um leitor de CC ( à volta de 8€). A mim, a CMD bloqueava com frequência – o leitor de CC desbloqueia.

  4. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Mais um app que funciona mal. Não aceita nenhuma foto do Cartão de cidadão. Diz sempre que são inválidas.
    É o que temo, enfim..

  5. Avatar de Art
    Art

    Pois….passa a vida a dar erro nas fotos ….muito bom sem dúvida 🙂

  6. Avatar de Luis Rosalino
    Luis Rosalino

    Agr so falta ser possivel ativar o certificado digital em casa

  7. Avatar de Goncalo Pinto
    Goncalo Pinto

    A mim nem me chega a mandar o código no primeiro passo. Completamente inutil

  8. Avatar de eu
    eu

    Muitos erros. A câmara aparece toda distorcida e as validações faciais (quando lá chegamos) dão erro. A ideia é boa, a aplicação é má

  9. Avatar de Jorge Costa
    Jorge Costa

    Correu tudo bem.
    Reconheceu logo á primeira a digitação do CC e da selfie.
    Poupei uma ida ao registo civil

    1. Avatar de Jorge Costa
      Jorge Costa

      *digitalização e não digitação

  10. Avatar de Rui Carriço
    Rui Carriço

    Obrigado, consegui finalmente ativar!!!

  11. Avatar de Maria
    Maria

    A mim dá erro na Verificação facial no iphone… não abre a camera de modo algum e se carregar em “seguinte” dá erro ” liveness is not ready to be launched”.

    Acontece a mais alguém?